Intercâmbio entre operadores de Super Tucano
O 2°/5° GAV, Esquadrão Joker, recebeu dois instrutores do Grupo de Aviacion Nº1, esquadrão responsável pela formação dos pilotos de caça da Força Aérea Chilena, entre os dias 2 e 8 de agosto. A comitiva, composta pelos Tenentes-Aviadores Jorquera e Mella, realizou no período um intercâmbio com os pilotos do Esquadrão.
Durante uma semana, os pilotos chilenos se familiarizaram com a sistemática de formação dos Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e cumpriram um programa de, aproximadamente, 5 horas de voo na aeronave A-29B. As missões realizadas englobaram todo o curso operacional realizado pelo 2°/5° GAV, proporcionando uma visão geral do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça, desde o voo básico até as fases avançadas de emprego do A-29 como plataforma de armas.
Este tipo de intercâmbio visa promover a integração entre as Forças Aéreas Chilena e Brasileira, além de buscar a melhoria da qualidade de instrução de Caça na FAB advinda com a troca de experiências.
Como parte do intercâmbio, a Força Aérea Brasileira enviou dois Instrutores do 2°/5° GAV, entre o período de 9 a 13 de agosto, para a Escola de formação de pilotos de caça da Força Aérea Chilena, localizada na Base Aérea de Iquique e, assim, efetivar a troca de experiências entre os Instrutores das duas forças.
O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à I FAE e administrativamente à BANT e tem a missão de formar os Pilotos de Caça para a FAB.
FONTE: FAB
Olá,
Sem duvida uma boa noticia. Seria interessante criar um integração operacional entre todos operadores de Supertucanos afim de criar melhorias e manter o projeto atualizado já que muitos paises tem um numero consideravel de unidades.
Em especial uma integração com a Colombia seria fantastica já que ela que opera o Supertucano em cenario real e com capaçidades ampliadas.
Abraços,
O Super Tucano é muito feio….Parabéns a FAB por usar isso….
Parabéns aos Profissionais! No futuro, as ações de defesa do Brasil, deve ser pensadas em termos de defesa continental. É um grande passo, mas com a ajuda e seriedade de todos, conseguiremos efetuar tal empreitada. SDS. Ps. Madame, preciso me abster dos comentários sérios. Fico muito feliz por terem encontrado a solução, mesmo após 30 anos de indecisões. Meu agradecimento pessoal a sua pessoa e a todos que ajudaram, e me coloco a disposição de ti e de sua família caso exista algo em que possa ajudar e estiver em meu alcance. O mundo todo agradece e dorme mais tranqüilo.… Read more »
Tsc… nem comento o rapazinho aí de cima. Viva ao melhor turboélice de todos os tenpos. E é nosso!!! e todos querem!!!
Abraços.
Seria possivél criar um turboélice invisivél como o F35 e 22?
Eu falo em modificações aerodinâmicas para dar mais furtividade a eles, pois tornariam-se bastante eficiêntes se não podessem ser detectados por radares no que se referem a ataques táticos, ainda mais em grande número.
Quando vi esta notícia tomei um susto, pensei que tivesse sido reveledo outra coisa..
Com os chilenos tudo certo!
Este abate é quente mesmo??
http://www.youtube.com/watch?v=C_gr5zlqPo0&feature=related
Quando eu vejo ST,AMX tenho muito orgulho dos nossos tec,eng,e
vou mais alem ja pensaram em um AMX-2,so´com tecnologia de quinta
geraçao incluindo radar aesa,furtividade,bombas smk2,missel a-darter,
meteor,nossa pareçe sonho mais temos condiçoes e´so´questao de
investimento.
Eu queria ver essa bela máquina armada com mísseis anti-tanque hellfire!!!
Tem razão Giordane, acha que seriam ótimos caça tamques também!
Se as forças da OTAN operassem o a-29, certamente teriam gasto muito menos do que gastaram e estão gastando nas campanhas do Iraque e Afeganistão. Está pra surgir outro turboelices tão capaz para a missão a que são destinados quanto o ST. Aproveitando o gancho, e o Departamento
de Defesa americano, vai ou não adquirir as 200 unidades?
Abraço a todos