Ministério da Defesa da Índia desmente ‘short-list’ do MMRCA
O porta-voz do Ministério da Defesa da Índia minimizou as informações divulgadas pela mídia de que o caça francês Rafale e o Eurofighter Typhoon tenham emergido como favoritos na concorrência do MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft).
Sitanshu Kar informou ao grupo Jane’s no último da 10 de agosto que nenhuma decisão foi tomada após o Ministério da Defesa ter recebido o relatório das análises técnicas dos participantes.
Recentemente o canal de TV indiano Times Now noticiou que o relatório de avaliação técnica da Força Aérea da Índia sobre os concorrentes do programa MMRCA recomendou a inclusão de somente duas aeronaves no “short-list”: o Rafale e o Typhoon.
FONTE: Jane’s
LEIA TAMBÉM:
Rafale firme como palanque em banhado kkkkkkkkkkkkk
essa conversa não me é estranha!!?!?
onde foi mesmo…..
claro que eles não vão confirma qualquer notícia ñ oficial
Rafaletes:HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA.
0 x 0
Mais especulação…os caças do F-X2 da FAB estariam fora do MMRCA:
Rafale, SH e Gripen fora.
E F-16, Typhoon e Mig-35 dentro.
©Copyright Strategic Affairs Magazine @ August 15 Edition:
http://1.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TGLv5k0CKPI/AAAAAAAALEQ/aH55ktwgBeA/s1600/P1010537.JPG
http://livefist.blogspot.com/2010/08/mag-report-f-16-mig-35-typhoon-make-cut.html
Rafale 0 Kill !! hahaha
Tem gente se descabelando em um certo palacio da velha senhora, e aqui tambem.
Lógico que não vão confirmar nada….mas o Gripin dançoooooou na India….
É a morte mais anunciada dos últimos tempos !!!!!
Então o boato não passava deeeeeee……………..um reles BOATO !!!!!
É difícil convencer certas cabecinhas que vaca não tem asa !!!!!
Com licença, que agora eu vou voltar a conversar com os meus amigos Saci Pererê e o Boitatá.
[ ]s
Bem faz a IAF de desmentir a FAB até agora só falou uma vez sobre os boatos e agadas do FX.
Quando o presidente Lula deu por encerrado e fechado com o Rafale.
Atá agora a única manifestação de alguém do alto staff indiano foi do embaixador na Italia, e ele disse que o Typhonn ai muito bem.
Rodrigo, desculpe a minha colocação, mas a FAB não emitiu uma nota oficial tratando disso? Acho que lembro de ter lido alguma coisa a respeito, mas juro que não tenho certeza Com relação a essas discussões sobre notas, contra notas e etc., acho tudo muito sem sentido. Acho que sempre temos que ter em mente que há bilionários interesses nesse meio e as verdades, se é que existem, nem sempre aparecerão. Da mesma forma que na Índia há matérias que afirmam que X, Y ou Z são os escolhidos e blá, blá, blá, aqui é a mesma coisa. A escolha… Read more »
Rodrigo, na verdade a FAB emitiu ao menos 7 Notas Oficiais tratando do FX-2 entre 2009 e 2010.
Inclusive para esclarecer que não eram verdadeiras as notas publicadas pela imprensa.
Segue uma pequena lista de links da própria FAB
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4477
13/01/2010
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4714
5/02/2010
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3898
7/10/2009
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3799
24/09/2009
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753
11/09/2009
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=1775
21/11/2009
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=1526
21/11/2009
A sensação que tenho é que a imprensa anda especulando para vender noticia!!
Paulo Andrade disse:
11 de agosto de 2010 às 20:15
Sim! O Brigadeiro Saito, falou na TV que o processo continuava normalmente!
ave que novela la na india e tem gente que mete o pau na fab,braincadeira.
A notícia do Times Now foi paga pela Dassault … enquanto noticias francesas “afirmavam” que o Brasil “fechou questão” com o Rafale (com comemoração a champangne e tudo mais) … ou seja, esperavam que o Brasil aproveitasse a notícia na India e batesse o martelo …
Putz … viajei na maionese legal ! 😀
abc
kaleu
Mig-35 é bom, barato e tem o peso da parceria militar da Rússia com a Índia. Porém a mesma Rússia não pretende operá-lo e a Índia quer diminuir sua dependência deles. F-16 já é utilizado pelo Paquistão, compete em categoria com o Tejas, não tem previsão de crescimento e está fora, apesar do preço baixo. F-18 E/F pode ser entregue rapidamente, tem preço competitivo, boa tecnologia e performance. Se os indianos quiserem aumentar os laços com os EUA, este é o vencedor. Gripen E/F é barato, tem boa tecnologia e performance, mas concorre em categoria com o Tejas e ainda… Read more »
Amigos,
Com essa perspectiva de utilização dos F-16 pelos americanos (link abaixo), duvido que os indianos decidam pela sua aquisição, independentemente do preço.
http://ericpalmer.files.wordpress.com/2010/08/fightergraphjpeg.jpg (postado por Santiago)
Concordo que o fato de estar operacional no Paquistão também é gol contra.
Abraços,
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Estranho…
Demorou tanto para um porta voz desmentir alguma coisa…
Onde Há fumaça, tem fogo….
Yep……. fogo amigo !!
Como já disse, foi só para justificar uma festinha no Chateau……
Sds.
Just one point, i think there is a mistake with the translation of Jane’s article. It does not states that the MoD “has denied” but “has downplay” (=minimize) the report. The meaning of the article is not exactly the same if you consider this point.
MWAHAHAHAHAHAHAHA, eu já sabia, kkkkkkk… 🙂
Hahahahahahahahahahahaha…
Bem que eu sabia, os favoritos da MMRCA são os “F-18 e Mig-35”, e não os caças europeus. Parece que a Dassault e a EADS aprenderam com a Saab a publicar noticias falsas na mídia, e também a distorcer os fatos como fazem os gripenzeiros de Platão hehehehe. Mais o caso é que o naquela concorrência o Gripen NG morreu já na largada hehehehe.
Chora rafalezada e gripenzada hehehehehehe….
Baschera disse:
11 de agosto de 2010 às 21:48
Amigo Baschera, no Brasil qualquer coisa serve para justificar festinhas pagas, no final das contas, com o dinheiro público.
Até mesmo a subida do Pindamonhangaba FC para a terceira divisão.
[ ]s
Para quem gosta de notícia boboca, aí vai mais uma:
Extra, Extra, Extra !!!!!!!!!!!!!!!!!
A revista indiana Strategic Affairs acaba de noticiar que os finalistas do short-list são:
Mig 35, F-16, Typhoon.
Lá vou eu ficar mais uma semana sem dormir de tanto nervosismo.
[ ]s
Segunda confirmação de eliminação de porcaria sueca (fonte : Strategic Affairs).
O primeiro prego no caixão do gripen hiGiENico
RSRSRS
Olá,
Mais uma confirmação de que onde há fumaça, há fogo.
Pelo jeito que foi desmentido, ele disse:
” Que o Ministerio não tomou nenhuma decisão a respeito da analize tecnica feita pela força aerea “;
Pelo visto o que vazou foi analize tecnica dos caças pela força aerea, onde:
Rafale e o Typhoon foram bem;
Super Hornet ???
F-16 e Su-35 foram considerados projetos antigos;
E o NG foi considerado com alcançe pequeno e radar de baixa qualidade
Claro tudo isso baseado nas informações que pipocaram na midia esses dias sobre a concorrencia Indiana.
Abraços,
de novo: tchau gripen !
(se até a India, com território menor do que o Brasil acha que o gripinho tem pouco alcance…)
O Vader já expôs muito sobre o alcance do NG.
Mas para quem não quer ler, não adianta mesmo …..
Só para lebrar novamente, o Mirage III teria um alcance menor que o Gripen e foi usado durante décadas no Brasil …..
Pessoal dizia que na India é diferente… lá é igual aqui… alguém (um jornalista) conversa com um mecânico da FAB, já sabendo a resposta claro, e este diz que o NG é o preferido da Força, então este jornalista toma o “depoimento” deste mecânico como verdade absoluta… lá na India deve ser mais ou menos assim… ou não? vai saber… o fato é que lá o negócio parece mais factível… eles não são “moleques” como alguns jornalistas daqui… claramente vendidos ao poder político…
Sds!
Minimizou não seria diferente de desmentiu? como diz o Robson… onde há fumaça há fogo… vcs Gripetes já deveriam saber… pois usam esta “Tática” para afirmar que a FAB escolheu o NG… onde está a nota da FAB que diz isso? ao contrário…. existe nota negando!
Sds!
Novo alento para os monomotores> THURSDAY, AUGUST 12, 2010 A Big Fat MMRCA Update http://livefist.blogspot.com/2010/08/big-fat-mmrca-update.html Sick of hearsay and rumours? Well, here’s some stuff that’s confirmed true, new, and potentially explosive for contenders in the Medium Multirole Combat Aircraft (MMRCA) competition. Let me just start by saying that the ball is squarely with the MoD now — the field evaluation trial report has been submitted, but has not yet been approved by the MoD. There is likely to be a measure of back and forth between South Block and Vayu Bhawan before it is approved and passed on for the… Read more »
O interessante dessas “notícias” é os motivos das eliminações. O único que tem sentido é o Gripen, visto que o Tejas MK.2 deverá ter um desempenho próximo. Os Indianos não sabiam disso????? Sobre o radar, o mesmo é um protótipo, alguem duvida que o de série não será mais capaz??? O F-16, se a LM quiser, faz a versão Silent dele e aposto que seria mais furtivo que qualquer Eurocanard, só não o faz para não ameçar o F-35. O MIG-35 é Russo sim, os Indianos não sabiam quando mandaram o RFI para a MIG!?!?? O F-18 E pode ser… Read more »
Thanks for the link Asimov, again… 🙂
Well, pelas ultimas noticias os maiores contenders seriam o Gripen e o F-16… Mas no fim a decisao serah politica, mas eh dificil que o MoD seja tao parcial e suspeito como aqui.
Ainda prefiro o criterio da FAB, que avaliou varios quesitos (alem dos tecnicos) e elaborou um ranking.
[]s!
P.S.: 643 test points? quais seriam os prioritarios? Como foi a parte tecnica da COPAC? Grifo?…
Very interesting news (in french, sorry) on Rafale AESA :
http://lemamouth.blogspot.com/2010/08/sortie-du-premier-aesa-de-serie.html
At the end of the article, we learn that Saab asked first Thales to provide AESA for the NG, but as a member of the Rafale consortium and because the two planes are in competition in Brazil, Thales refused the deal. It also states that the EF consortium or more probably one of its customer may ask for the Thales AESA in a near future.
12 de agosto de 2010 às 10:53 Novo alento para os monomotores> Obrigado Asimov. Esta especulação faz bem mais sentido, de acordo com o que se espera de uma avaliação técnica. Mas continua sendo apenas uma especulação. Interessante (se for verdade) o abandono do custo de ciclo de vida como fator de consideração, em prol do preço fly away e financiamento. Se a Índia tivesse anunciado isto antes certamente teria recebido ofertas com preços de aquisição baixíssimos, com a perspectiva de recuperar mais tarde nos suprimentos e revisões. Se isto for mesmo verdade, deve ter muito concorrente se mordendo por… Read more »
Francisco AMX disse:
12 de agosto de 2010 às 10:39
“afirmar que a FAB escolheu o NG… onde está a nota da FAB que diz isso?”
Chicão, a palavra do Nelson Jobim confirmando não serve? Ainda mais sabendo que os militares da FAB são evidentemente proibidos de se manifestar sem autorização superior?
Sds.
Interessantíssimo o texto do Asimov.
http://chhindits.blogspot.com/2010/08/cost-politics-to-determine-mmrca-winner.html According to Chindits a shortlist will be maid : “The commercial proposals of the firms whose aircraft is short listed after technical trials and evaluation, whose ToT criteria have been met and whose offset offers have been accepted technically will only be opened and a comparative statement will be prepared. Comparison of offers will also be done on the same basis.” “Not all six vendors are compliant, as per the minimum requirements, some will be definitely knocked out, so as to ease the opening of the commercial bids, because the commercial proposals of all vendors can’t be opened.” This… Read more »
Ainda prefiro o criterio da FAB, que avaliou varios quesitos (alem dos tecnicos) e elaborou um ranking. []s! P.S.: 643 test points? quais seriam os prioritarios? Como foi a parte tecnica da COPAC? Grifo?… Caro Dr.Cockroach, aqui no Brasil a FAB realmente fez um processo aparentemente bastante diferente da Índia: A FAB enviou primeiro aos concorrentes um pedido de informações (RFI) para 6 concorrentes, e com base nestas informações definiu uma short list de apenas 3 concorrentes. Somente estes três receberam pedidos de oferta (RFP), apresentaram propostas e foram avaliados pela FAB. No caso da Índia todos os 6 concorrentes… Read more »
Peraí, 4 países formaram um consórcio para desenvolver um caça de ponta (o caça é o Typhoon e os países são: Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha). O desenvolvimento desse caça custou anos e anos e bilhões e bilhões. Certo tempo depois, esse mesmo consórcio gasta os tubos para certa empresa LÍDER EUROPÉIA NA TECNOLOGIA DE RADAR AESA (essa empresa é a Selex Galileo) desenvolver um Radar AESA para o seu caça (o Radar AESA é o CAPTOR E, e o caça, como já foi dito, é o Typhoon). O Radar já se encontra em fase final de desenvolvimento, mas……..mas…..peraí !!!!!!!… Read more »
And according to DAN sources:
Regarding the number of engines matter :
“The sources pointed out that while single-engine aircraft was suitable for certain manoeuvres, the twin-engine jets had high survivability.
“However, there will be no preference expressed by the IAF on the basis of the number of engines in each of the platform, though low life cycle cost would be a factor,” they said.”
http://www.dnaindia.com/india/report_decision-on-multi-billion-fighter-plane-deal-may-be-political_1422564
O Radar já se encontra em fase final de desenvolvimento, mas……..mas…..peraí !!!!!!! Por uma loucura qualquer, esse mesmo consórcio que enfiou os tubos para desenvolver o tal do Radar AESA vai…..vai…..escolher o Radar AESA do Rafale !!!!!!!!!!!!!!! Caro ZE, você acha que depois da Thales ter tentado puxar o tapete da SAAB para ajudar o Rafale, o consórcio Eurofighter vai justamente procurar comprar um radar AESA… da Thales??? Você acha que o consórcio Eurofighter vai trocar a anglo-italiana Selex Galileo por uma empresa francesa??? Pior que essa, só mesmo aquela que a Royal Navy estaria considerando comprar o Rafale –… Read more »
Se a questão de fato é o valor, está entre o F16, SH e o Fulcrum!
O resto é resto.
grifo disse:
12 de agosto de 2010 às 13:51
A pessoa que acredita que a RN considera seriamente o Rafale, deveria ganhar o troféu “Velhinha de Taubaté” do ano!
ahahahaahah
Ze, Griffin, A potential Typhoon foreign customer may ask for different radar or weapons… This is absolutly not something weird or stupid. As Dassault does not find sales for Rafale, Thales should be ok to sell his products to other companies when Rafale is not in the competition. Regarding the Rafale and the RN, it is more and more probable that the F-35 will be drop for a cheapest aircraft. Then, according to all newspaper and analysts the possibilities are F-18 and Rafale. Do not underestimate the changes to come in the defense projects between France and UK, the political… Read more »
A potential Typhoon foreign customer may ask for different radar or weapons… This is absolutly not something weird or stupid.
Dear Orion_paris, and why would a Typhoon customer would ever want a radar from Thales? Could you give me a single reason? It makes absolutely no sense.
Griffin,
I don’t know, i’m not qualified to compare AESA radars, but why not? If the Thales AESA is consider by some prospects to be a more capable product, it may happen. Jean-Marc Tanguy (blog le Mammouth) is consider as a very serious and trustable source on defense matters, i don’t think he would have posted a news if it was irrelevant or stupid…
Opnião de um entusiasta, que gostaria de ver a Europa mais forte e unida, pois afinal, em que pese eles não lembrem, nós também temos um pouco de sangue europeu também. A Europa Ocidental está cometendo um terrível engano, quanto à alocação de recursos para defesa. Com a disputa de espaço entre os Euro-Canards, há triplicação de esforços e investimento, um desperdício. São 3 (três) caças, sendo 2 (dois) bimotores. São 3 (três) radares AESA, sendo dois do mesmo fabricante principal. São 3 (três) IRST, Pirate, OSF e IR-Otis. São 3 (três) turbinas diferentes. Certamente serão outros conjuntos de 3… Read more »