USAF debate uma grande atualização para os F-22 Raptors
Stephen Trimble
A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou à Flight International que está pendente a decisão de se lançar uma grande atualização de 63 aeronaves da frota de Lockheed Martin F 22.
Embora a decisão deva ser feita internamente dentro de poucos meses, a Força Aérea irá esperar para informar a decisão até que a administração Obama divulgue a proposta orçamentária para o ano fiscal de 2012, em fevereiro próximo.
Em análise está uma proposta para atualizar quase a metade da frota operacional de 186 F-22 da USAF, com um conjunto de armas novas e avançadas que entraram em serviço durante os últimos anos, além de equipamentos avançados de comunicação que ainda estão em desenvolvimento.
A proposta surge depois que o Departamento de Defesa decidiu encerrar a produção do F-22, no início de 2012. Como parte dessa decisão, foi aceita uma proposta da Força Aérea para investir US$ 1,3 bilhão em um “programa de configuração comum”, que deverá consolidar as seis versões diferentes do F-22 ora existentes em três tipos básicos.
Para a frota de treinamento e teste, a USAF está modernizando 37 F-22 Block 10, que incluem dois tipos de aeronaves de teste em configuração de produção, ao padrão Block 20. Isso inclui um novo processador central integrado, que irá eliminar uma configuração de software mais antiga que não se mostrou confiável nos ensaios operacionais quase uma década atrás.
Nesse plano de configuração comum, a frota de combate de F-22 será separada em grupos de 63 aeronaves do Block 30 e 87 do Block 35.
As aeronaves do Block 30 serão atualizadas com as capacidades do Increment 3.1, que incluem os modos de ataque ar-solo e eletrônico para o radar Northrop Grumman APG-77.
Enquanto isso, as aeronaves do Block 35 também serão modernizadas com as armas ar-ar mais avançadas da USAF – os mísseis Raytheon AIM-120D AMRAAM e os AIM-9X Sidewinder. O pacote, chamado Increment 3.2, também adiciona um sistema automático de anticolisão com o solo, além do data-link avançado multifuncional. O último permitirá ao F 22 transmitir dados para outros aviões stealth.
Oficiais da Força Aérea estão agora discutindo se devem atualizar também as 63 aeronaves Block 30 para o padrão Block 35. Se a proposta for aceita, a USAF irá operar uma frota de 150 F-22 com capacidades idênticas.
Mas a frota de Raptors ainda sentirá falta de uma série de características comuns aos caças mais modernos, que incluem um sensor infravermelho para busca e acompanhamento passivos, além de um sistema de visada no capacete capaz de permitir lançamento de mísseis ar-ar fora do campo de visão dos sistemas eletrônicos.
É possível, contudo, que a Força Aérea decida adicionar novas capacidades ao F-22 além das previstas no pacote Increment 3.2. Um exemplo é o sistema de abertura distribuída, ora instalado no Lockheed Martin F-35, que prevê a cobertura óptica de 360° em torno da aeronave.
De acordo com Jim Pitts, presidente da Northrop Grumman Electronic Systems, é provável que a USAF esteja interessada em adotar este sistema em outras aeronaves assim que os pilotos se familiarizem com as suas capacidades.
FONTE: Flight International / COLABOROU: Justin Case
Atualizar o F-22 ?!?!?!?!
E enquanto isso, o Brasil num programa de comédia chamado F-X.
Tá meio mal este programa, já que tem mais palhaços do que platéia !
Quanto à atualização dos Raptors, bom isso dispensa comentários…..
Interessante!
Tais atualizações ajudarão o F-22 a continuar sendo o mais absoluto avião de caça da atualidade.
Já pensou? um F-22 sem piloto? Será?
“Um exemplo é o sistema de abertura distribuída, ora instalado no Lockheed Martin F-35, que prevê a cobertura óptica de 360° em torno da aeronave.”
Uma pergunta: Tal sistema daria ao F-22 a mesma consciência situacional do F-35?
Abs.
Atualizar o que já é ótimo.
Enquanto isso aqui no Brasil nos debatemos uma grande atualização para os nossos mortíferos F5.
A7X disse:
5 de agosto de 2010 às 20:05
“Uma pergunta: Tal sistema daria ao F-22 a mesma consciência situacional do F-35?”
Sim.
Sds.
Eu entendi direito ou o F-22 ainda não tinha um datalink que o permita conversar com outros caças? Não tinha mira no capacete? Cara, isso até nossos F-5 já têm. Tudo bem, não temos as capacidades de supercruzeiro e stealth, que fazem toda a diferença. O F-22 é uma exelente plataforma, mas os seus avionicos estavam um pouco desatualizados.
zmun
sim…o f-5M e o f-22 são “pau a pau”…por isso mesmo que o f-X2 não vai sair, pois já temos o melhor avião do mundo.
inclusive na versão f-5M block 20 vai ser invisível igual ao avião da “mulher maravilha”, lembra? “desenho dos superamigos”…isso ai…vão ser igualzinhos…
O Brasil com um tamanho continental, tentando atualizar F 5, e fazem uma novela para comprar 36 caçinhas é um triste horizonte, ver os EUA atualizar 122 Raptors; nossa que inveja.
a verdade do taõ falado f-22 estaõ aparecendo nem mira no capacete tem como os armamentos ameriacanos saõ gavados os russos com seu pak taõ discriminado vai ter sistemas mais complexos e melhores como datalink e sistemas avançados além da mira no capacete que surpriendeu o ocidente depois da queda do muro de berlim com certeza vai ter novos sistemas que os eua e aliados vaõ cossar muito a cabeça ……..
hehehe, Fabio, eu não disse que o F-5 é melhor que o F-22, nem sou louco pra dizer isso. Mas vc eh espirituoso, humor é sempre bom. O que eu quis disser é que o F-22 custou tão caro, que a sua avionica ficou estacionada. E digo mais, impressionantemente, o F-5 jah tinha aquipamentos que o F-22 começará a receber agora. Mas uma coisa é verdadeira, na relação custo-benefício, o F-5M ganha de goleada. O Galante tem apresentado isso muito bem, a evolução dos meios americanos não tem andado na mesma proporção do aumento dos custos. A industria belica americana… Read more »
Para esclarecer, eu sempre falava do F-5M
abç
Zmun, Nunca foi prioridade para o F-22 o combate em alcance visual, embora sempre fez parte dos planos da USAF adotar o JHMCS e o AIM-9X. O interessante do F-22 é que de tão avançado, ele não precisa de armas super hiper avançadas. Se contenta por exemplo com a versão C5 do Amraam, que nem é a versão C-7 mais atual. Se ele integrar o Amraam D provavelmente o mesmo terá um alcance de uns 250 km quando disparado do F-22 em supercruise. Quanto ao data-link a informação não procede. O F-22 pode se conectar com outros F-22, mas não… Read more »
Por poder atacar de muito longe e ter supercruise, um F-22 só entra em combate WVR se quiser.
Outros caças americanos têm prioridade para receber os AIM-9X e o JHMCS por terem mais probabilidade de entrarem em combate aproximado por existirem grande quantidade de caças de igual geração mundo à fora.
Já o F-22 é único e continuará assim por mais uns 10 anos. Até lá não é prioridade armá-lo com DAS, JHMCS, AIM-9X, IRST, etc.
Bosco, eu discordo com vc o que tange as prioridades de combate do F-22. O F-22 foi projetado para ser mortífero em qualquer aspecto do combate aereo. Tanto que um dos 5 “S” dele é a super-manobrabilidade. Os americanos inclusive prevêm que as novas tecnologias encurtarão os combates aereos. Duvido que os americanos se darão ao luxo de não querer MUITO armar seu caças com o que têm de melhor, mesmo que o caça em si tenha capacidades fenomenais. Mas eu gostaria de me deter aos aspectos economicos do projeto. Essa foi a minha intensão desde o primeiro post. As… Read more »
Zmun, Creio que ninguém tem as respostas aos seus questionamentos. Tudo seria especulação e achismo recheado de um pouco de torcida com uma pitada de pró ou contra os EUA, já que ele ainda não foi colocado à prova. Enquanto isso ninguém pode dizer nem que sim, nem que não sobre o fato dele ter um alto custo e se isso irá compensar. Da minha parte não tem nada que me faça crer que não vale a pena. Nada me diz que o caminho seguido pelo F-22 está equivocado e que ele seria melhor se fosse de outra maneira, como… Read more »
Continuo crente que os F15 Silent Eagle são melhor opção, o F22 deveria ficar como caça especial para situações táticas.
Como caça de produção em massa, um F16 Silent Falcon. E para Bombardeio, um b52 Silent Stratofortes !! ah ah ah ah ah !!
A busca pela furtividade é uma tendencia, mas existem maneiras diferente de faze-la. Um conceito interessante é o que a Saab apresentou com o seu, se eh que se pode chamar assim, “Silenc Gripen”. Um seja, uma aeronave pequena, com tratamento anti-reflecção, formato melhorado, armamento acamodado em canos, ( como as do T-50 russo) e, pricipalmente: custo muito, muito , muito mais baixo que o americano. Uma aeronave seguindo esse conceito teria algumas limitação em relação ao enorme F-22, mas na prática saria quase ou até tão furtiva, porém custando uma pequena fração do preço. Da mesma forma que não… Read more »
os vários erro eu atribuo ao sono, kkkkkk
abç
Meu Deus!! Reli todos os meus erro de portugues e fiquei até envergonhado.
Zmun, Quanto aos erros de digitação não se preocupe que eu bato todos os records do blog.rsrsr Você enfatiza muito o preço. Ora! Nesse aspecto eu tô me lixando, o contribuinte americano é que pode encanar, mas eu… Lá, eles tem a forma deles de fazer as coisas. Um empregado da Lockheed ganha bem, tem uma bela casa, uma bela duma “camionete”, gosta de fazer churrasco todo fim de semana, uma lancha pra pescar, etc. Lá as coisas são mais caras. Eles não ligam não. É assim que funciona. Esses americanos são esquisitos mesmo. rsrsrs Acaba que se fosse feito… Read more »
Um pouco deste programa de modernização esta associado a manter contratos relativos a esta aeronave, preservando portando capacidade de atualização de sistemas, treinamento, simulações, documentação, pesquisa operacional, entre outros itens,”invisíveis” a olhos leigos, mas que fazem parte do espectro de competências por de trás de um sistema de armas desta complexidade.
o zmun questionou as mesmas coisas que eu pretendia… só faltou algo que fiquei em dúvida qnd o Bosco escreveu…
“Vai ser mais barato? Provavelmente. Vai ser pior? Não faço a mínima idéia. Vai ser melhor? Provavelmente.”
Bosco, na sua opnião, qual seria o melhor vetor pra 2018 +- (mas no estilo super trunfo mesmo:D, independente de apoio e tudo mais).
Qual teria mais capacidades?
Pak fa ou f-22 modernizado?
Eu não acredito, alguém comparar o F 5 com o f 22 Raptor, só essa que faltava, comparar um fusquinha com uma Ferrari, eu duvido que se você estivesse num F 5 iria ser derrubado sem saber o que aconteceu com você, talvez nem daria para abrir seu paraquedas, o mais provável é que você seria destruido no ar mesmo.F 5 alguém ainda chama aquilo de caça, haja pasciência….F5 lixo nato.
“Mas a frota de Raptors ainda sentirá falta de uma série de características comuns aos caças mais modernos, que incluem um sensor infravermelho para busca e acompanhamento passivos, além de um sistema de visada no capacete capaz de permitir lançamento de mísseis ar-ar fora do campo de visão dos sistemas eletrônicos.”
Calcanhar de Áquiles do Raptor…
Oba-oba-obama: Olha o tamanho da caca que tu fez! Nem o Macnamara foi tão infeliz com a ideia do F-111 comum as Armas…
Robert, Na minhã opinião o Pak-Fa tem obrigação de ser melhor que o F-22 rsrsrs, já que parece ter sido feito para combatê-lo, diferente do caça americano que visivelmente foi projetado para ser superior aos caças da geração anterior. Muito provavelmente o caça que deverá se opor ao Pak-FA russo e aos outros furtivos “inimigos” deve estar sendo projetado hoje. Agora, o F-22 tem ainda muito a desenvolver e pode sim ser um páreo duro. Esse post mesmo já mostra a preocupação da USAF em relação ao combate aproximado que deverá ser a tônica entre os furtivos. O capacete JHMCS,… Read more »
zmun
amigo…hehe…meu post foi uma brincadeira né…hehe
quanto a vc ver o INTER entrar em campo
que jogo eim meu amigo…quase morri do coração…hehe
INTER rubo ao BI da libertadores (desculpem os moderadores do off hehe)
(Pak-Fa tem obrigação de ser melhor que o F-22 rsrsr).
mas até ser, aínda falta muita estrada, e hoje o F-22 é que esta na supremacia.
não sei porque, mas acho que o Pak-Fa, vai um avião, bom, bonito, barato..
Parece que o PAKFA se msotrou superior aos F22 americanos, uma atualização para os Raptor com tão pouco de tempo, mostra que o F22 está atrás do caça Russo.
Abs.
Como esse caça ae não está a venda… O PAKFA deveria ser o objetivo da FAB, com o F-35 como opção. Compra direta mesmo.
[]’s
E´a jaca f 22 pelo que pareçe nao e´ assim tao maravilhosa como dizem
o primeiro reparo sera baseado nas partes sensiveis ja que nao podem
se quer voar na chuva,por essas e outras sou mais nossos f5M por enquanto ate nosso harpia de 5g.
Fabio disse: 6 de agosto de 2010 às 9:57 zmun amigo…hehe…meu post foi uma brincadeira né…hehe quanto a vc ver o INTER entrar em campo que jogo eim meu amigo…quase morri do coração…hehe INTER rubo ao BI da libertadores (desculpem os moderadores do off hehe) só para terem duas decepções, perder a libertadores e o mundial… “Nick disse: 6 de agosto de 2010 às 10:34 Como esse caça ae não está a venda… O PAKFA deveria ser o objetivo da FAB, com o F-35 como opção. Compra direta mesmo.” Hahahahahahaaha…se o F-35 era muito pro brasil…vamos continuar de F-5 mesmo!… Read more »
Sera que por baixo dos panos ja estamos no projeto pak-fa?
Eu tenho uma duvida que nao quer calar,voces acham que os russos
viriam se expor assim sem que aja uma pequena esperança ou conversa
mais ou menas esposta?Ou seria puro convite?
Darkaman disse: 6 de agosto de 2010 às 10:27 “Parece que o PAKFA se msotrou superior aos F22 americanos, uma atualização para os Raptor com tão pouco de tempo, mostra que o F22 está atrás do caça Russo.” Pow PR, num pisa fora da faixa irmão… Tú é das antigas pra num dá uma dessas… O tal T-50 acabou de fazer o primeiro vôo, vai ficar uns 10 anos ainda em desenvolvimento, num tem nem cockpit nem turbina definitivos (ou tem?) e vc acha que a USAF já iria ficar desesperada? Essa atualização do F-22 já tava mais do que… Read more »
Puts, para os EUA o f-22 já está defasado? Tenho pena dos contribuintes americanos. Ou será que são eles que têm pena de nós?
Na matéria
“Mas a frota de Raptors ainda sentirá falta de uma série de características comuns aos caças mais modernos…”
Ué, mas o F-22 não era o caça mais avançado do mundo salve-salve, quase um OVNI, tendo todas as características dos caças modernos só que 5x melhor? Ou será mesmo só propaganda da USAF o desempenho assustador dele?
Fica a pergunta.
Wagner!
Adorei a idéia do Silent B-52! huauhahahua
Bosco, vc é do pentágono… fala a verdade! rsrsrsrs
suas análises são muito bacanas… e bem embasadas… centradas diria eu…
Abraço aos 2
“Na minhã opinião o Pak-Fa tem obrigação de ser melhor que o F-22”
Não viaja Bosco, quando o Stelf russo entrar em operação o F-22 já vai estar a anos luz em desenvolvimento. A notícia dessa primeira atualização é a prova disso. Além do mais sabe-se lá o que os americanos já estão projetando para garantir sua supremacia aérea na segunda metade do século XXI. Os russos são muito capazes, mas os ilimitados orçamentos de defesa dos americanos são uma barreira quase que intransponível a qualquer nação que queira desafiar a supremacia militar americana.
Caro Giordani,
Sonha não custa…. mas não perdi as esperanças não 😉
Claro que não vai ser para agora, mas daqui 5 anos quem sabe? Um FX-3 a caminho…. Não aguentaria ver a FAB voando só Jacas em 2030 : P
[]’s
Os EUA tão jogando dinheiro no lixo!!!,primeiro pq gastaram uma nóta preta na compra e produção desses caças e depois sem mais nem menos param…deveria utilizar esse F-22 para a defesa do pais(como eu suponho que esta sendo feito) e tirar F-18s(do sólo para os porta aviões),F-15!!!
Vamos ser sinceros tudo é meramente especulações mesmo… Se esta tecnologia do avião invisível fosse determinante no combate aéreo, então um embraer kc 390 com um radar bem potente como um aesa daqueles usados em navios com detecção de uns 600 km(ainda em desenvolvimento é claro) e mísseis de longuíssimo alcance, seria a arma mais mortífera do espaço aéreo mundial ?
Além do que a Dra. citou (preservar tecnologias críticas – o Brasil é um péssimo exemplo nisto) acredito que seja para contrabalancear no futuro, projetos chineses mais simples, porém em maior quantidade.
Abraços.
Ps. Pode haver brecha, dependendo da situação financeira dos EUA, de F-22 dowgrade (Japão?).