Raytheon entrega primeiro radar AESA do programa F-15E (RMP)
A Boeing recebeu no último dia 10 de junho o primeiro radar APG-82(V)1 do tipo Active Electronically Scanned Array (AESA) para o programa de modernização dos caças F-15E da USAF chamado (RMP – Radar Modernization Program. Com a entrega, divulgada ontem no site da Boeing, a companhia poderá dar início aos testes de bancada antes de integrá-lo à aeronave.
O APG-82(V)1 RMP substituirá o APG-70, melhorando a performance, facilitando a manutenção e reduzindo custos de apoio. Combinado com um novo radome, o radar AESA também deverá melhorar a capacidade de detecção e acompanhamento de alvos.
O novo radar da Raytheon maximiza as tecnologias do radar APG-79, utilizado nos F/A-18E/F e EA-18G, e do APG-63(V)3 dos F-15C, permitindo à empresa entregar um equipamento de baixo risco e bom custo-benefício para a modernização do Eagle.
“Um F-15E equipado com radar AESA pode detectar e rastrear diversos alvos simultâneamente e obter a mesma visão do campo de batalha que seria necessária com diversos sistemas com antenas de varredura mecânica”, disse Brad Jones, diretor da Boeing para programas de desenvolvimento para a USAF.
Outras modificações incluídas no RMP são uma nova antena de varredura eletrônica identificadora amigo-inimigo (Identification Friend or Foe – IFF), desenvolvida pela Raytheon a partir do sistema de radar APG-63(v)3 do F-15C, e também novos filtros sintonizáveis de frequência de rádio (Radio Frequency Tunable Filters – RFTF) e um sistema de refrigeração melhorado (Environmental Cooling System – ECS).
O programa atingirá cerca de 225 aeronaves e permitirá que os F-15E permaneçam em atividade atá 2035.
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Muito legal. Além de trazer melhorias técnicas também ajuda a diminuir o salgado custo de operação. É um otimo investimento.
Uma das maravilhas da aviação.
Asa simples e perfeita, não precisa nem de slats.
Após ler a notícia e ver esta magnífica foto, fica a pergunta para as Rafaletes:
1) com a mesma carga de armas os dois anêmicos M-88 conseguem tirar a jaca do chão?
2) após 10 longos anos de desenvolvimento o “maravilhoso” RBE-2AA consegue equiparar a performance do APG-82, desenvolvido em 1/3 do tempo e certamente com custos bem menores?
“”hms tireless disse:
4 de agosto de 2010 às 15:13
Após ler a notícia e ver esta magnífica foto, fica a pergunta para as Rafaletes:
1) com a mesma carga de armas os dois anêmicos M-88 conseguem tirar a jaca do chão?””
Teríamos que ver qual o peso total, pois os “Anêmicos M88” podem levantar além das 10 toneladas do Rafale, outras 12-14 toneladas de armas, o que daria em cerca de 22-24 Toneladas no total… e o GripenNG quanto transporta mesmo???
ok….EUA tem 25 anos pra desenvolver seu próximo caça e dar um jeito na diminuição do preço xD
até la a china e a russia já vão ter seus caças de 5 geração XD
Caros Amigos do Blog.:
Se o Brasil tivesse pelo menos uns 60 caças “F-15” (sendo 50 monoposto e 10 biposto para equipar 5 esquadrões) já iria dar um enorme respeito a nossa Força Aérea.
Iriamos ter uma das melhores máquinas de guerra do mundo!
E ja estava me esquecendo, o Rafale a partir deste mês de agosto 2010 passa a ter o AESA instalado!!!
O problema é que o Brasil usa carroça, então qualquer coisa melhor que uma carroça é bom pro Brasil, a curto prazo é claro !!
Sds
Red Bull:
O Rafale não leva 12-14 tons de armas. O número mais realista parecer ser 7,5 tons. E o anêmico M-88(7,5 tons de empuxo) não pode competir com o poderoso F-100 -PW- 229, que entrega cada um 14.500kg de empuxo.
Quanto ao “maravilhoso” radar RBE2-AA, o mesmo somente irá entrar em serviço em 2012 ou seja, 10 anos depois do início do desenvolvimento. Já o APG-82 teve algo menos de 5 anos de desenvolvimento
Desculpem o off-topic.
Mas alguem sabe o que um globemaster C-17 esta fazendo em SJC?
OFF Topic…
…mas nem tanto!!!
E p/ desespero do Rafale e seu radar RBE-2AA, a Raytheon já entrgou 200 radares APG-79 p/ o SH…
(http://raytheon.mediaroom.com/index.php?s=43&item=1609&pagetemplate=release)
hms tireless : O Rafale transporta sim as 12-14 Ton de armas, tem até uma reportagem aqui mesmo do poder AEREO… creio que chama-se “Rafale peso pesado” se não me engano… Diz que o Rafale pesa vazio 10 Ton, e com a configuração no total de PESO A MAIS, a aeronave carrega mais de 15 mil quilos divididos entre armas e combustível externos e combustível interno. O que da 10 Ton vazio ++ 15 Ton de peso carregado, vai ai para um total de 25 Ton… mas pra muitos este valor está no limite de segurança, então deve ser reduzido… Read more »
“REDBULL em 04/08/2010 às 16:28 Não coloco os links pois não sei se este Blog permite… então procure” Redbull, o Blog permite sim colocar links, desde que não fujam do tópico. O que ocorre é que, eventualmente, comentários com links podem ficar presos no antispam, aguardando liberação pelos editores. Mas como você citou uma matéria do blog “Rafale em configuração de peso-pesado”, achei por bem acrescentar aqui um trecho da matéria para evitar desinformação: “O que a Dassault deixa claro em sua revista é que a aeronave pode carregar, no total, mais de 15 mil quilos divididos entre armas e… Read more »
Mauricio R. disse:
4 de agosto de 2010 às 16:21
Nem tanto desespero assim, pois a Thales e a Raytheon têm um acordo para a produção de radares, criaram até uma empresa para fazer radares juntas, a ThalesRaytheon transferindo tecnologias uma para a outra, isso quer dizer que o AESA da Thales é um produto de alta tecnologia e qualidade, pois se não fosse a Raytheon não teria se unido, e imaginar o que vem por ai com esta empresa conjunta… visto que o senhor postou um link, então vou tentar também:
http://www.thalesraytheon.com/
O pouco que eu vejo sobre o O APG-82, diz que é top, e por sinal é o mesmo que equipa o silent eagle….
Acho que o bosco pode dizer se o O APG-82 ele é tão bom mesmo.
abraço
Rafale: Armament Guns: 1× 30 mm (1.18 in) GIAT 30/719B cannon with 125 rounds Hardpoints: 14 For Armée de l’Air version (Rafale B,C), 13 for Aéronavale version (Rafale M) with a capacity of 9,500 kg (21,000 lb) external fuel and ordnance Powerplant: 2× Snecma M88-2 turbofans Dry thrust: 50.04 kN (11,250 lbf) each Thrust with afterburner: 75.62 kN (17,000 lbf) each F-15E Strike Eagle Armament Guns: 1× 20 mm (0.787 in) M61 Vulcan gatling gun, 510 rounds of either M-56 or PGU-28 ammunition Hardpoints: 2 wing pylons, fuselage pylons, bomb racks on CFTs with a capacity of 24,250 lb (11,000… Read more »
Nunão disse: 4 de agosto de 2010 às 16:58: Usei a matéria daqui somente para ilustração, para ficar mais fácil; eu sigo mais são os sitios oficiais. Certamente, mas esta carga que carrega é além dos 10 toneladas de peso vazio, e não 5 Ton a mais fazendo 15 Ton totais, mesmo assim isso da um bom nível de carga, seja de combustível que de armas… 10 toneladas debaixo da asa já estão de bom tamanho, pois é mais que o GripenNG… hehe hms timeless: O senhor continua fazendo comparações com o F-15, mas eu estou fazendo com o GripenNG!… Read more »
“REDBULL em 04/08/2010 às 17:19 Usei a matéria daqui somente para ilustração, para ficar mais fácil; eu sigo mais são os sitios oficiais. Certamente, mas esta carga que carrega é além dos 10 toneladas de peso vazio, e não 5 Ton a mais fazendo 15 Ton totais…” Redbull, O texto da matéria afirma que o Rafale pode CARREGAR (ou seja, capacidade de carga) mais de 15 toneladas no total, divididas entre armas e combustível, o que é comparado favoravelmente ao peso vazio da aeronave, de 10 toneladas. Está bem claro. Não diz em lugar algum que são 10 toneladas vazio… Read more »
Gostaria de entender o porque do amigo “hms tireless” em 4 de agosto de 2010 às 16:58 não ter sido censurado por sair do foco do tópico que se refere à: Raytheon, F-15 e Integração do novo radar APG-82 (AESA) Em nenhum momento eu li “Rafale”, “M-88” ou “capacidade de máxima carga” no texto … Engraçado que basta o amigo Chico AMX mencionar o nome do Gripen em qualquer post que o mesmo não tenha sido citado, para que prontamente alguns editores caiam em cima e o critiquem abertamente … Onde está o discurso de que “o tema levantado não… Read more »
Fuzila:
Nem pensei no Gripen mas era louco p ver a FAB de F-15. Por isso fiz essa comparação com a jaca, para aguçar o apetite da moçada…..
hms tireless disse:
4 de agosto de 2010 às 17:30
Em relação a isso, acredito que todos sonhamos …
Se fosse um F-15 SE então …
Não tem jeito o Rafaleco está em todos os post, e isso mostar o quanto ele não é aceito por muitos…
Mas esse F15 com novo radar seria o ideal pra FAB, Rafale nem fica perto desse caçador.
A cada dia a Boeing qualifica mas o F15 e tb o F18, isso mostra tb que o F35 ainda tem que evoluir bastante para agradar a muitos.
Abs.
Fuzila:
Quem nunca aqui desenhou um F-15 nas costas do caderno que atire a primeira pedra…rsss
Darkman
O Rafale é uma unanimidade negativa aqui no blog e, quanto mais o governo se esforça em justificar sua escolha, mais se enrola…rs!
Nunão, não gostar do Rafale é uma coisa, criticar sem querer réplica da sua crítica é coisa da Venezuela. Vamos ouvir as críticas de todos, estamos em um espaço democrático.
“Abimael em 04/08/2010 às 18:40
Nunão, não gostar do Rafale é uma coisa…”
Não entendi seu comentário, Abimael.
Você não gosta do Rafale?
hms tireless disse:
4 de agosto de 2010 às 17:54
Quem nunca aqui desenhou um F-15 nas costas do caderno que atire a primeira pedra…rsss
Caramba hehe, então eu não sou o único a ficar desenhando eagles pelos meus cadernos hehehe. Mas tenho que admitir que prefiro as linhas do Hornet! Prefiro desenhar este.
Desculpem o Off-topic! não resistí
Nunão,
Se você acha que o Rafale e o seu M-88 nesse post não são off-topic, tudo bem !
Que continue a discussão de sua carga útil …
Só fiz uma observação que achei coerente.
Já estou ansioso para o próximo excelente post do F-35, que infelizmente servirá somente como um longo título para a discussão do radar “pseudo-AESA” e capenga do Rafale que só ficará operacional em 2012 ou de algum outro componente da “jaca francesa”…
Já está repetitivo e previsível …
Um abraço.
“Fuzila em 04/08/2010 às 19:25”
Não me lembro de ter escrito em algum comentário que “o Rafale e o seu M-88 nesse post não são off topic”.
Onde escrevi isso para você dizer que eu tenho essa opinião?
Em todo caso, se você está ansioso para que um próximo post sobre o F-35 vire uma discussão depreciativa sobre o radar do Rafale, pode ter certeza de que eu não estou.
Nunão, A palavra “infelizmente” em: “Já estou ansioso para o próximo excelente post do F-35, que infelizmente servirá somente como um longo título para a discussão do radar “pseudo-AESA”…” foi utilizada justamente para mostrar o contrário. O objetivo é alertar que frequentemente as excelentes matérias do blog, como as do F-35, são complementadas por comentários depreciativos e na maior parte inverídicos sobre os vetores do FX-2. Na minha opinião, TODOS esses comentários deveriam ser evitados, para AMBOS os lados … Já existem posts suficientes sobre o FX-2 para eles se matarem … — Não é necessário opinar. Meu comentário foi… Read more »
“Fuzila em 04/08/2010 às 20:18” “A palavra “infelizmente” em: “Já estou ansioso para o próximo excelente post do F-35, que infelizmente servirá somente como um longo título para a discussão do radar “pseudo-AESA”…” foi utilizada justamente para mostrar o contrário.” Percebi isso, Fuzila. E fiz minha observação justamente para você experimentar também o gosto de ler uma deturpação da sua opinião, como fez quando comentou que “Se você acha que o Rafale e o seu M-88 nesse post não são off-topic, tudo bem !”, sem que em momento algum eu tivesse escrito isso, ou expressado essa opinião. Não é nada… Read more »
Da série: Se avião fosse carro…
Com certeza eu teria um destes na garagem só para ficar admirando. Uma verdadeira obra de arte em caças militares.
Abs.
“…a ThalesRaytheon transferindo tecnologias uma para a outra, isso quer dizer que o AESA da Thales é um produto de alta tecnologia e…”
E aonde diz que a Raytheon transferirá tecnologia p/ a Thales fazer o RBE???
Em lugar algum!!!
Eu não estou desesperado, pq sei aonde há radares AESA operacionais a nivel de esquadrão.
E não é no Rafale e nem na Thales.
Nunão, O alerta foi justamente para zelar pela qualidade indiscutível do blog. Não fiz o comentário por maldade ou birra. Somente uma análise crítica de algo que observo, a qual nem foi direcionada totalmente ao blog, mas também aos grupos que adotam os apelidos graciosos para nomear os colegas de discussão. Entretanto, se não corrobora com a opinião do blog e/ou com a realidade, eu lamento pois como qualquer um posso ter errado e feito uma análise errônea … Quando gostamos de algo é natural que façamos críticas para a preservação e aprimoramento deste. Se não tivesse apreço por esse… Read more »
Agradeço também a sua cordial resposta, Fuzila, assim como a preocupação em zelar pela qualidade deste espaço.
Atenciosamente,
Nunão