Lockheed diz que várias peças do F-35 estão falhando

59

A Lockheed Martin disse na terça-feira que várias peças da mais completa versão do caça F-35 Joint Strike Fighter,  estavam falhando mais do que o esperado, um problema que está diminuindo o ritmo dos testes de voo do modelo feito para os Marines.

O chefe executivo da empresa, Robert J. Stevens, disse para analistas que os problemas tem ocorrido na versão (F-35B), de decolagem curta e pouso vertical (STOVL).

Stevens disse que os defeitos reduziram os testes de voo no modelo para 74 neste ano, 21 a menos que o planejado. Ele disse que a companhia estava trabalhando com os fornecedores para consertar os problemas para conseguir alguns voos extras.

O Secretário da Defesa Robert M. Gates recentemente reestruturou o programa F-35 e removeu o general encarregado, depois que os atrasos fizeram os custos subirem para US$ 382 bilhões para 2.457 aeronaves.

Stevens disse que o desempenho global da empresa melhorou e que os voos com as outras duas versões do avião estão à frente do plano previsto.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fuzila

Os ingleses irão adorar essa notícia …

Em 2009, já tinham cortado o número de aeronaves pretendidas de 138 para cerca de apenas 50 unidades ….

Dell72

Pra ver como tão dificil é fazer uma aeronave, um pais que tem “know how” para isso e mesmo assim encontra obstaculos imagina o que sobra para os outros

robert

nada como aumentar os custos e resolver o problema 😀

daqui a pouco vai compensar fabricar só f-22 do que esse dai.

Giordani RS

“…O chefe executivo da empresa, Robert J. Stevens, disse para analistas que os problemas tem ocorrido na versão (F-35B), de decolagem curta e pouso vertical (STOVL)…”

Olha o Harrier renascendo…será a Phoenix britânica?

Daqui à pouco o caça vai ficar tão caro que usá-lo em combate vai ser proibitivo! Aí não vale…

Renato

Coisas de projeto, por isso que o F-23 (mais inovador) foi abandonado para benefício do F-22, um avião novo sempre envolve mais risco, reparem que o problema é justamente na versão mais complexa do F-35.

E para ninguém dizer que o problema é da Lockheed-Martin, lembro que o 787 da boeing está com 2 anos de atraso.

E aí ainda tem gente que questiona porque o Brasil não faz um caça de 5 geração.

Marcos.T

Já pensou uns 8 desses (sendo humilde é claro) operando apartir do Opalão?

Sonhar é de “gratis” e de “gratis até injeção na testa.

Luiz Padilha

Seria mais simples não quererem inventar.
Mais barato, mas alguém tem que faturar né?

Vader

Nada de mais, projetos são complicados, ainda mais quando se trata da mais inovadora máquina de guerra da história.

Fabio Mayer

155,4 milhões de dólares por aeronave!

Caraca!

Ivan

Vader,

Um pouco menos. 🙂
JSF é revolucionário, tudo bem.
Mais será a mais inovadora máquina de guerra da história?
Creio que não.
Apenas em termos de aeronaves de combate teríamos antes dele o Me-262, o Harrier e o F-117, sem contar o primeiro avião usado em missões militares.

Abç,
Ivan, o antigo.

Fabio Mayer

Desenvolver uma aeronave com variante capaz de pouso vertical é complexo ao extremo porque se trabalha no projeto convencional e no específico ao mesmo tempo.

Penso que o F-35 (apesar de aeronave espetacular) foi mancada…

Rodrigo

O F35 é uma quebra de paradigma e por si só já teria um desenvolvimento problemático, acrescentando estas trocentas versões especiais foi um adendo a mais para uma rede de complicações já extensas.

grifo

Mais será a mais inovadora máquina de guerra da história? Creio que não. Caro Ivan, questão de opinião, mas ficando nos números, trata-se do projeto mais caro e complexo já feito na aviação. A matéria cita US$ 382 bi de custo total. Para efeito de comparação, o projeto Apollo (homem na lua) custou “só” US$ 170 bi em dólares atuais. O F-22 Raptor US$ 65 bi, e programa B-2 Spirit US$ 45 bi. Em um projeto deste porte atrasos e problemas são normais. E para os sonhadores que acham que o Brasil deve cancelar o FX-2 e entrar em um… Read more »

Giordani RS

Vader disse: 30 de julho de 2010 às 8:57 Nada de mais, projetos são complicados, ainda mais quando se trata da mais inovadora máquina de guerra da história. Não sei se o F-35 é tão revolucionário assim, porque a versão com fan de elevação foi a ideia que perdeu para o famigerado e fracassado XFV-12…isso lá nos idos dos Anos 70 do Século XX… Inovador foi o Harrier. Concordo que o YF-23 sería mais complicado(mais uma máquina a frente de seu Tempo, como foi o XB-70…), mas o F-22 tbm é revolucionário… mas para o JSF ainda acredito que o… Read more »

Giordani RS

grifo disse: 30 de julho de 2010 às 9:27 …A matéria cita US$ 382 bi de custo total. Para efeito de comparação, o projeto Apollo (homem na lua) custou “só” US$ 170 bi em dólares atuais. O F-22 Raptor US$ 65 bi, e programa B-2 Spirit US$ 45 bi…. Em um projeto deste porte atrasos e problemas são normais. E para os sonhadores que acham que o Brasil deve cancelar o FX-2 e entrar em um programa de 5a. geração, vale a lembrança que a brincadeira é arriscada e *muito* cara. Não mostra estas cifras!!!! Vai que algum político veja… Read more »

Dell72

a grande maioria dos projetos de algum modo devem ter dado dor de cabeça ao longo do tdesenvolvimento, a diferença que a informação esta mais presente, fica facil hoje em dia acompanhar mais de perto, antes se tinha informação de uma aeronave ela ja estava voando a horas eo assunto especializado era apenas em revistas mensais.

A7X

O que o F-35 tem de complexo (porém não acho que ele será revolucionário) ele tem de complicado.

Custos lá em cima, capacidade de combate aéreo questionável, falhas em peças e por aí vai…

Creio que estes problemas podem causar algum atraso e, quem sabe, até uma redução no número de encomendas. Porém, no final, acho qu vai dar tudo certo e esse caça( hehe) vai vender muito.

Abs.

Edcreek

Olá,

É completamente normal em projeto haver atrazos e estouro de custos, praticamente em todos aviões desenvolvidos isso aconteçe.

Seja na França, Russia, EUA e até mesmo, pasmem na Suecia…..

Abraços,

Ivan

Grifo e Vader, Antes de ser mal entedido me permitam um esclarecimento. Acredito que o programa JSF é extraordinário e, em muitos aspectos revolucionário. Acredito que, a luz do que os americanos já fizeram com grande sucesso com o F-16 Fighter Falcon, o F-35 Lightning II será O avião de combate do ocidente. Acredito que o JSF está criando a referência de mercado, como foi e ainda é o F-16 Fighter Falcon. Apenas vejo que, como armas aéreas, outras aeronaves foram mais revolucionárias, mesmo que com menos custos, menos unidades produzidas e menor quantidade de países participantes. O alemão Messerschmitt… Read more »

robert

jesus.
o vader reclama da imparcialidade qnd o povo fala que só as coisas russa que prestam…

mas qnd ele fala dos eua, solta umas pérolas :

“mais inovadora máquina de guerra da história.”

eaoiheihoaiea

pode ser até criação dos eua, mas não foi esse F-35….
pra mim foi o projeto manhatam, que terminou nas bombas nucleares.

no mais, é puxar muuuuuuuita sardinha pra um avião.

robert

acho que dava pra fazer uma analogia com o John Boyd:

“doble the systems, doble the problems.”

ou quem sabe…

“doble the systems, doble the problems, triple the money!”

Vader

robert disse:
30 de julho de 2010 às 10:30

Hehehe, Robert e demais, o futuro dirá.

Mas tenho pra mim que muita gente vai lamentar ter dito que o F-35 era “problemático”…

Sds.

Barca

Nesse ponto o Vader está certo,a tecnologia do F-35 é revolucionário,na parte eletronica.Agora dizer que o desempenho é questionavel é algo prematuro,pois só quanto o caça estiver pronto 100% é que vamos poder ter a certeza definitiva se o caça é bom ou não,quanto as peças se não forem críticas,é algo aceitavel,tendo em vista que fazer um caça novo não é fácil.
Afinal os especialistas da USAF não são tolos de apostar tanto nesse caça.

Giordani RS

“Barca disse:
30 de julho de 2010 às 11:04
…Afinal os especialistas da USAF não são tolos de apostar tanto nesse caça.”

Vai nessa…quando o deus maior, o $, está envolvido, não tem essa de tolo…tolo é quem fica de fora da fatia…

Wilton Cavalheiro

Pra mim, continua a valendo a pena, não sei pq o Brasil não entrou nessa, ficariamos muito na frente de todos os nossos vizinhos, operando um avião top da técnologia.

Francisco AMX

F-35 é? mas o Harrier não foi?…

Este caça é complexo e, apesar de não ser inovador no conceito de aeronave, é na forma… logo problemas irão aparecer… se já é complicado fazer um “tradicional” imaginem um avião complexo pelo próprio conceito! agora que isso tudo se traduzirá em muita grana… assim como se o NG for o escolhido… vai custar, por estas 36 unidades, uns 200milhões USD cada, por baixo…, e vai demorar…. e vai entrar em serviço já completamente fora de “contexto” … lá por 2018…

Alexandre Galante

Pô Xyko, falar de F-X2 em post de F-35? Não cansa não, véio?
Ainda mais desinformando sobre o preço do Gripen NG?
Assim fica difícil…

Barca

Wilton Cavalheiro o F-35 não entrou no Short list pois a Lockheed não poderia garantir a Transferência de Teclogia exigida!

Klevston kstonboner

Será que a reativação do projeto do caça F 22 Raptor não seria mais compensador? Qual será o preço unitário do F 22 Raptor? Acho que sairia mais em conta….Alguém duvida?

Vader

Francisco AMX disse:
30 de julho de 2010 às 12:46

Chicão, Chicão, se a gente for falar de preço de FX2 em post do F-35 eu vou ter que pegar minha calculadora, e aí seu querido Rafale vai ficar mais caro que a aeronave do post…

Quer bater uma aposta? 🙂

Abs.

Henrique Sousa

O atraso tem sido uma tônica nestes últimos projetos de aeronaves, a lista e longa.

Mas acho que estamos testando os limites do conhecimento como em poucas situações da humanidade.

Latino

Hum assim como aconteceu com seu irmão mais velho o F-22

Que originalmente a ideia era de que a USAF iria comprar 750 aeronaves, mas com os altos custos, o pentágono mudou o plano para apenas 183 unidades .somente !

acredito que seram canceladas muitas unidades do F-35 ,

Klevston kstonboner

Com o dinheiro do Rafael quem sabe dá para comprar uns F 22 Raptor sem transferência é claro e sobra um troquinho para comprar uns pak Fa, sonhar não custa nada.Sei que o F 22 não pode ser vendido, para o Brasil, mais é só sonho mesmo.

Klevston kstonboner

Desculpem a minha intromissão é uma pena dizerem que o F 35 é muito para o nosso país,pena que pensam pequeno, o Brasil é maior que a cabeça de muita gente.

Jakson Almeida

Olha o Harrier 3 chegando ai.Se os americanos adotarem a medotologia de operação do f-22 serão umas 188 encomendas e “ze fininho”.

Francisco AMX

Galante, fiz uma alusão aos custos de projeto! apenas isso! mas se lhe incomoda tanto, se está difícil de suportar esta possibilidade real, apague! só cuida para não virar costume!

Engraçado que o ZE vive fazendo “links” de custos… sempre citando o FX-2 sutilmente, mas para quem tem o mínimo de conhecimento sabe onde ele quer chegar, e ninguém fala nada poh!

Sds!

Alexandre Galante

Xyko, garanto que não incomoda só a mim. Essa mesma ladainha de F-X2 em todos os posts é muito chata. Já tem post de F-X2 suficientes todos os dias, pode escrever à vontade neles. Mas você, como leitor antigo, podia dar o exemplo.

Klevston kstonboner

Falando de Harrier, eu acho ele muito lindo, pena que acabou, só vamos ver se o F 35 vai substituí-lo a altura, apesar que este tem toda vasta gama de tecnologia que eu nem preciso falar aqui.Mais sinto saudades do harrier.

Nick

To falando , no fundo no fundo FranciscoAMX quer o Gripen Ng na FAB! 😀 Sobre aparecer defeitos especificamente no F-35 B é uma coisa, problema seria se aparecesse no F-35 A. Portanto é relacionado à tecnologia de Pouso e Decolagem vertical. Agora comparar os defeitos que aparecem em um projeto desse porte e dizer que isso vai refletir no caça sueco é demais também. O F-35 é totalmente novo, dos aviônicos ao motor, passando pelo material com que é feito o caça(RAM). O Gripen busca usar o máximo de tecnologias testadas e existentes, minimizando riscos. Querem comparar o dosenvolvimento… Read more »

luiz otavio

mas admitam, se fosse o Yak 144 tirariam sarro. seria a jaca russa.

Edu Nicácio

“Ainda mais desinformando sobre o preço do Gripen NG?”

Informação da Saab:

US$ 4,5 bilhões, com carência de 8 anos, e pagamento em 15 anos com 4,21% de juros ao mês. Assim que eu conseguir escanear o texto eu envio diretamente ao Galante.

Voltando ao tópico:

Se vocês estão achando problemático o desenvolvimento do F-35, esperem até começarmos a desenvolver o nosso “em versão tripulada e não tripulada, que atenda aos requisitos operacionais da FAB e da MB”, nas palavras do MD…

Abraço. E, como eu queria uns 5 esquadrões de F-35A por essas bandas…

Edu Nicácio

Ops:
4,21% de juros ao ANO!

Ou seja, assina-se em 2011, começa-se a pagar em 2019 (com os 36 caças na mão), e paga-se até 2034!!!

Ivan

Nick,

Cinco esquadrões de F-35A com todos os defeitos… sem problema, a gente resolve tudo, cria um MLU, e ainda presta serviço remunderado “prus amercanus”

Ivan :).

Gabriel T.

Eu não entendo isso. Como podem falar que o avião não terá futuro se o mesmo nem está operacional? Ele ainda está na fase de desenvolvimento e é o momento para as coisas quebrarem, aparecerem as falhas e melhorar o que é ruim. É muita viagem vocês preverem o futuro no achismo.

Fabio

A cereja do bolo ( F22 RAPTOR) os americanos não vendem nem compartilham projeto. Tava muito “benevolente esta historinha de F35 para as “massas”…O Bom mesmo tá guardadinho só pra eles.

marlos barcelos

É realmente o Rafale é mais caro que o f-35, KKKKKKKKKKKKKKK, o f-35 é mico, 150 milhões se ninguém reduzir os pedidos, quero ver a noruega comprar 60 desses, o canadá mais 60, a pobre inglaterra mais uns 80, e os EUA comprarem + de 1700 f-35, pagando mais caro que os f-22, e isso se os custos não aumentarem. Se reduziram os pedidos de f-22, imaginem o f-35 que é mais caro

kwhvelasco

Dúvida! O F-35 não usa tecnologia VTOL russa? digo, a Lockheed Comprou tecnologia da Yakovlev em meados dos anos 1990 – por isso a LM conseguiu produzir a maravilha do F-35 VTOL? E se a LM tem esta carga de problemas não foi por… Deficiências na absorção da tecnologia soviética???? Desde que esta versão foi apresentada ao público, pouquissima gente compara a dita cuja com o YAK-141 Freestyle, que assim como o F-35 VTOL, tinha uma porção infindável de “pequenos problemas” típicos deste projeto – Um caça multifunção VTOL supersônico. Daí é engraçado como tem gente que se assusta com… Read more »

Vader

Caro Marlos, experimente dividir US$ 6 bilhões por 36 caças e terá a resposta para o questionamento se o Rafale é mais barato ou mais caro que o F-35… 😉

Wilton Cavalheiro

Sim eu li realmente que não vai ter transferência de técnologia, o que em principio não concordo, primeiro que ninguém vai transferir técnologia, Suécos ou Franceses (ou alguém acredita em conto do vigário?) segundo pq mesmo que transferir, o Brasil não faz nada com ela, técnologia não se transfere, se desenvolve e nós não desenvolvemos o que deveriamos desenvolver nem colocamos o dinheiro em P&D que deveriamos colocar, então, esse negócio de transferência de técnologia pra mim, não passou de politicagem, se queremos desenvolver os nossos aviões não precisamos comprar dos outros, botemos dinheiro em nossas universidades e centros de… Read more »

Wilton Cavalheiro

Sobre os custos, creio que não existiu projeto militar que tenha saido por menor valor do que o projetado, e acreditem, os EUA vão gastar o que for necessário para colocar esse avião operacional, até pq, seria mais caro manter e fazer a manutenção de aviões mais velhos e linhas logisticas diversificadas, mesmo os Russos que não tem mais os recursos da época da URSS vão colocar suas fichas em aviões furtivos e UCAV´s

Rogério

Nada de mais, o F-14 começou pior, e foi um dos mais bem sucedidos da história:

http://www.youtube.com/watch?v=TqyI04WDZlQ

[]s