OGMA modernizará três P-3C da FAP
Acordo feito com a Lockheed transfere para a companhia portuguesa parte dos trabalhos
A OGMA vai assumir a responsabilidade pela modernização de três dos cinco aviões P-3C Orion da Força Aérea, após acordo com o fabricante Lockheed Martin (EUA), segundo um despacho publicado em Diário da República.
O contrato de modernização destes aviões de patrulhamento marítimo foi assinado em 2007 e previa que os trabalhos se realizassem nos EUA, o que ocorre com duas das aeronaves. O aditamento publicado segunda-feira no jornal oficial transfere para a fábrica da OGMA, em Alverca, a responsabilidade pela modernização dos restantes três P-3C Orion.
Este acordo da OGMA com a Lockheed Martin representa um novo negócio entre as duas empresas em matéria de aviões militares para a Força Aérea, depois do celebrado para a modernização dos caças F16, embora o ramo militar seja responsável – através das oficinas na base aérea de Monte Real – por parte importante desses trabalhos.
A OGMA, que ocupa um lugar central no cluster aeronáutico que Portugal quer desenvolver, é detida em parte pelo construtor brasileiro Embraer – que anunciou no fim-de-semana, no salão aeronáutico de Farnborough (Reino Unido), ter assinado o fornecimento de 28 aviões de transporte militar KC-390 à Força Aérea do Brasil.
Esse novo aparelho é visto pela Embraer como o sucessor dos aviões militares C-130 (de fabrico americano), face aos muitos problemas com o sucessor C-130J e aos atrasos na produção do europeu A400M. Recorde-se que muitos Hércules C-130 vão atingir o limite de vida útil esta década.
Portugal surge como um dos principais candidatos a participar na construção do KC-390, através das duas fábricas que a Embraer começa a construir em Évora a partir de Novembro. Em princípio, o acordo formal da entrada de Portugal nesse processo industrial deverá ser assinado em Lisboa, em Setembro, quando o ministro da Defesa brasileiro visitar Portugal.
Segundo disse o presidente da Embraer Europa, em Farnborough, as obras em Évora ficam concluídas no final de 2011 e a produção começa a partir de 2012. “A produção das fábricas estará em full power em 2013”, precisou Luiz Fuchs, sobre um projecto de 150 milhões de euros e que criará 600 postos de trabalho altamente qualificados. “A Embraer está a cada ano mais envolvida com Portugal”, frisou Fuchs.
O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, congratulou-se com o início da construção das fábricas, pois são investimentos-âncora que podem atrair novos projectos aeronáuticos para o concelho. Com Lusa
FONTE/FOTO: DN Portugal
Quem sabe esse envolvimento com Portugal seja muito melhor do que aquele feito com a China.
Caro Antonio M
A China deslumbra pelo seu imenso potencial de consumo, porém ainda não está claro que jogo eles querem jogar no tabuleiro global.
Abraços
Primeiro ….em Portugal apenas serao fabricadas algumas peças (3 ??) que nem sao de alta tecnologia.
Segundo … em Portugal nao irao copiar um KC-390 e fabrica-lo uns anos mais tarde com o nome JC-930…. como poderia acontecer ..sei la …talvez na china!!??
Olha Portugal está mesmo empenhado em entrar no projeto do KC-390…
Resta saber se além de uma parceria no projeto eles vão adquirir a aeronave e se empenhar para a mesma ser adquiridas por outras nações européias (mesmo as menores)!
Em tempo, a OGMA tem expertise para a modernização dos P-3? Em caso positivo, por quê então a modernização dos nossos P-3 não se deu por ela já que a OGMA é uma subsidiária da EMBREAR?
pp_muscimol e Leandro meus srs. a pesporrência e complexo de ALGUNS Veracrucianos (vulgo brasileiros) é atentatória à inteligência e propícia ao engano. chama-se a arrogância da ignorância. a OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) é uma empresa de grandes tradições, existe desde 1918 http://www.ogma.pt/profile_pt.html contrapondo a Embraer “um pouco” mais nova, 1969. como experiência, a OGMA fez toda a guerra fria (o que é isso devem voçês perguntar), fez uma guerra colonial em três frentes e é certificada pela NATO à décadas. tem capital EADS 24,5% e do estado português 30% alem da Embraer 45,5%, logo a OGMA (ainda?) não… Read more »
Otus scops disse:
27 de julho de 2010 às 13:15
Prezado Otus, obrigado pela elucidação sobre o capital da OGMA.
Meu questionamento fica sobre a modernização dos P-3 adquiridos pela FAB e que estão sendo modernizados na Espanha, pergunto se não teria sido mais vantajoso à Portugal e ao Brasil que a modernização dos 8 P-3 brasileiros fosse feita pela OGMA?
Otus scops, cê tá muito recalcado, hein? Em que comentário houve alguma desfeita à capacidade tecnológica/científica/arrumatória de avião velho dos portuga?
Leandro disse: 27 de julho de 2010 às 14:47 Otus scops disse: 27 de julho de 2010 às 13:15 Prezado Otus, obrigado pela elucidação sobre o capital da OGMA. Meu questionamento fica sobre a modernização dos P-3 adquiridos pela FAB e que estão sendo modernizados na Espanha, pergunto se não teria sido mais vantajoso à Portugal e ao Brasil que a modernização dos 8 P-3 brasileiros fosse feita pela OGMA? Liga não Leandro, o corujito não é muito bom em interpretação de texto e tem mania de perseguição. Afinal, como disse o grande filósofo Hugo Chaves, “O fato de eu… Read more »
Leandro
desconhecia que os patrulhas estavam em renovação e muito menos na Espanha. quanto a vantangens não sei, por vezes são questões políticas.
Bakunin (anarquista frustrado)
fico muito satisfeito pela atenção que me votas.
e vindo de um literato de blog militar ainda mais valor tem.
Alguns estão em Espanha outros em Portugal ( OGMA ) , o 7203 foi modernizado cá na OGMA e estão cá também o 7202, 7205 e 7207 ( desculpem eu não me lembro se as matriculas são 72xx ou 74xx ). E já estão agendados mais 2 ou 3. A confusão é porque o contrato principal é com Espanha ( EADS-CASA que também é accionista da OGMA ), e os aviões que são modernizados cá, depois voam para Espanha onde são instalados os novos equipamentos de missão e feitos os ensaios operacionais a esses mesmos equipamentos. Mesmo assim os aviões… Read more »
Espero que todos tenham ficado elucidados. O da foto penso que já não voa pois é da nossa anterior frota de P-3.
AAAAAAA não meu deus!!!! portugal nãããoo!!,eles odeiam agente,porque devemos ajudar eles!!
Deivid
“…porque devemos ajudar eles!!” porque “voçês” sofrem do mesmo mal que tu: burrice.
Tem problema com Portugal ? “…porque devemos ajudar eles!!” não percebo porquê. Ou querias que o Brasil pagasse mais uns belos milhões, ou querias ter aviões que quase pareciam o Electra ( versão civil de transporte de passageiros). Comentários parvos como esse acho que são despensáveis aqui no blog.
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Flanker concordo. ninguém gosta de ser mal compreendido nem amesquinhado. mas quando parte de um país Lusófono é sinónimo de estupidez, é como atacar a própria família. obviamente que da minha parte mantenho uma postura institucional, nunca pessoal, não são os ataques entre cidadãos de AMBOS os países, com resquícios de xenofobia que mudam a minha visão das relações Portugal-Brasil. para mim “a parte” não faz “o todo”. e obviamente que a Embrer (não o Brasil) não veio ajudar ninguém, se veio foi porque tinha interesse e porque em Portugal há competência e excelência. uma empresa desse perfil, 3º maior… Read more »