F-X2: lista de razões que atrapalham a escolha

56

O Estadão de ontem informou que o governo francês seria avisado, em breve, de que o caça Rafale seria escolhido. Em Brasília, a notícia foi entendida com reservas já que muitas questões estão em aberto.

A própria escolha em um momento eleitoral é vista com cautela já que irá desagradar. Em especial, se o caça francês for escolhido. Tempos atrás, o favoritismo era inconteste. Hoje nem tanto. A lista de razões que atrapalham a escolha cresce a cada dia. Vamos a ela:

  1. Questão do Irã. O governo brasileiro se sentiu traído em sua boa-fé com a atitude da França em não apoiar as negociações do Brasil e Turquia com o Irã. O presidente Lula ficou especialmente ofendido e considerou uma deslealdade com um parceiro que se anunciava estratégico.
  2. O Preço do Rafale. Continua elevadíssimo. Tanto na compra quanto na hora voada. É mais do que o triplo do custo voado do Gripen.
  3. Rafale tem componente americanos. Surpresa total. Apos alardear ter componente 100% franceses, descobre-se que o Rafale também tem componentes americanos;
  4. Posição de Mangabeira Unger. Ferrenho defensor da opção francesa, Unger reviu seu posicionamento e já não acredita que o Rafale seja a melhor opção. O presidente Lula teria sido comunicado do fato.
  5. O apoio dos metalúrgicos. Com a promessa de fabricar partes de peças em São Bernardo e montagem final em Gavião Peixoto, o Gripen ganhou o apoio de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e dos metalúrgicos de São Paulo.
  6. Apoio da FIESP. O apoio dos metalúrgicos reforçou o apoio já existente da FIESP e da indústria aeroespacial brasileira que não considera o Rafale a melhor opção tecnológica
  7. A FAB foi obrigada a “engolir” um “relatório” feito no Ministério da Defesa justificando o Rafale. Os militares se sentirem desprestigiados e aumentaram, ainda mais, a resistência.
  8. A condução do processo. Vários setores do governo se mostram surpresos com a complicada condução do processo o que faz levantar suspeitas se as regras estabelecidas pela FAB tenham sido adequadamente seguidas.

Com tudo isso, o cenário continua nebuloso e, possivelmente, a compra só vai ser definida no segundo semestre após as eleições. Por outro lado, mesmo que o resultado seja anunciado logo, o contrato só deverá ser assinado pelo futuro presidente.

FONTE: Brasiliaemtemporeal

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Linda vinheta hein? Parabéns a quem a fez.

Já sabíamos de tudo isso, e tudo isso já discutimos aqui, à exceção do “Cérebro”. Não sabia que ele ainda tinha alguma influência sobre a Lulla.

Sds.

URUTAU

Caros senhores Caros amigos a DASSAULT como costumamos dizer aqui no interiorzão de São Paulo esta com meia porta abaixada rsrsrsrsrs Particularmente não creio que monsieur MUAMAR KADAFI deixe os SU -35 pelos Rafales já nos EAU dificilmente venha a levar também Em resumo portanto só restam a INDIA local onde aparentemente ele nem entre na lista dos 3 classificados e o nosso querido BRASIL onde caso não queira macular enlamear ais ainda a sua administração assim como as chances de vitória da sua candidata eu mui particularmente creio que o Lula vai virar um sabonete e escorregar por todo… Read more »

A7X

Esqueçam o F-x2!!!

Agora, resta saber se isso é bom ou ruim. Se o próximo governo reabrir a concorrência com caças de quinta geração, será ótimo. O meu maior temor é que a FAB tenha quese contentar com algum tampão pelas próximas décadas.

Abs.

Giordani RS

Vamos rever alguns dados: 4. Posição de Mangabeira Unger. Ferrenho defensor da opção francesa, Unger reviu seu posicionamento e já não acredita que o Rafale seja a melhor opção. O presidente Lula teria sido comunicado do fato. -Buenas, usar este Sr como ponto de referência para algo é pedir para continuar perdido, pois ele era um opositor ferrenho do “regime”, aí adocicaram(harward…) o bico dele e ele virou ferrenho defensor do “regime”… 5. O apoio dos metalúrgicos. Com a promessa de fabricar partes de peças em São Bernardo e montagem final em Gavião Peixoto, o Gripen ganhou o apoio de… Read more »

Giordani RS

Ah, só para constar, se é para ser torcedor, eu sou da Sukhoi…

Barca

Matéria fraca mais uma das que tanto desqualifica o Rafale,mas em breve ele será anúnciado.
Essa fonte merece todo o descredito,pois até hoje não vi uma matéria falando bem ou mostrando imparcialidade dessa fonte.

Mas como tudo que é prejudicial ao Rafale ganha mais espaço que as boas notícias,ficamos nessa!

Barca

E outra coisa, o Mangabeira Unger era defensor ferenho dos Russos,o Mangabeira Unger está mais preocupado agora com as consultas e palestras e assesorias na Argentina do que o FX-2.

É impressionante a mesma coisa de sempre notícias inaltecendo o Gripen e outras tantas jogando dúvidas sobre o Rafale.

É sabido e notório que o Mangabeira Unger era defensor dos Russos,e se hoje os Russos não estão na posição da frança como fornecedor de equipamentos bélicos para o Brasil é por falta de competência de seus negociadores!

Por favor vamos dar um tratamento igual ao Rafale.

Darkman

Caro Giordani,
Estou contigo o melhor está fora que é o SU35 !!!

Mas vanos ver realmente o que vai acontecer.

Abs.

Rodrigo

Esta francesada é engraçada, quando o Estadão( que para mim não é fonte para nada, ainda mais quando é do Godoy) fala o que interessa vale, quando não fala não vale.

Também não entendo esta insistência com os russos. Se eles já afirmaram que a ToT requerida pelo Brasil é irreal, já era…

Deixem eles e os seus Flankers maravilha descansarem em paz.

Diga-se de passagem quem conhece um pouco do mundo de aviação fora da net, onde não é só foto e artigo de Blog, sabe que uma solução russa/ chinesa por aqui não seria a melhor das opções.

Heyarth

Era só ter feito parceria estratégica com os Russos, mas acho que os USA não iriam gostar muito dessa idéia…

Antonio M

“…O Preço do Rafale. Continua elevadíssimo. Tanto na compra quanto na hora voada…”

Não é essa ou outra reportagem que desqualifica o Rafale. É o fato acima mesmo que aliás, o desqualificou em TODAS as concorrências concluídas que participou até agora ……

Giordani RS

Rodrigo disse: 23 de julho de 2010 às 12:15 Esta francesada é engraçada, quando o Estadão( que para mim não é fonte para nada, ainda mais quando é do Godoy) fala o que interessa vale, quando não fala não vale. Concordo contigo, mas enquanto estiver sendo tratado pelo Estadão ou outro jornal “que transparece ser mais sério”(atenção na frase!), tá de bom tamanho, mas quando um assunto como este passa a ser “comentado” por um diário gaúcho, a hora ou num superpop da vida, aí sim, a coisa perde o sentido e o povão que só sabe de bbb e… Read more »

Danilo

Tomara que não se concretize e que nun futuro próximo o Brasil resolva fazer parceria estrategica com os russos e indianos, mesmo sem transferencia de tecnologia pois a unica tecnologia chamada stealth que estara disponivel no futuro a qual a Fab pode ter acesso seria a do PAK-FA, pois mesmo de prateleira acho que nem F-35 ou F-15SE o Brasil conseguiria compra do tio Sam então, ja que se vai gastar com aquisição de novas tecnologias compre caças SU-30 MKV, SU-35 BM ou até mesmo o MiG-35 e entre no projeto de desenvolvimento do PAK-FA, assim talvez alguma tecnologia nova… Read more »

marujo

O que os amgios acham de uma parceria do Brasil com a Coréia do Sul e a Indonésia no desenvimento do caça de 4,5 geração que estão fazendo?

Diego Tarses Cardoso

Resumindo,corremos o risco de ficarmos sem nada,de novo,e ano que vem iniciarmos o Episodio 3 da saga: A vinganca do FX…kkkk
Abracos

FelipeTP

Para que parceria com algum país se o Brasil não é parceiro dele mesmo?

grifo

Excelente lista de razões.

Em relação ao motivo #8, o MPF continua acompanhando o processo.

Vader

Barca disse:
23 de julho de 2010 às 12:05

Salve Barca!

Você por aqui na “Gripenlândia”?

Ou melhor, como é que o outro seu interlocutor chamou a Trilogia lá no Plano Brasil?

“Bizarrolândia”? 🙂

AGILIZADOR

Vamo agilizar lula!!!
Liga pro sarkozi e tenta “iludir” ele pra que esse acordo com o mercosul saia logo e em seguida anuncia o rafale.
Mas se achar q isso d avisar antes das eleiçoes prejudica,entao eu acho q ele vai deixar pra depois das eleiçoes.
Esqueçam os russos, afinal, eles nao transferem tecnologia!!!

Nick

Alguém viu essa nota do Estadão??? Não vi isso em nenhum fórum/blog/ de defesa….

Sobre a nota , nada de novo. Não duvido que seja anunciado, e até mesmo assinado nesse governo. Resta torcer para que os futuros governos, mantenham eles voando, que a França integre armas nacionais, sem cobrar um extra, e que mais países comprem a Jaca. E que por um milagre um FX-3 seja iniciado, com o obejtivo claro de um caça de 5ª geração em parceria.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

“Nick em 23/07/2010 às 13:29
Alguém viu essa nota do Estadão??? Não vi isso em nenhum fórum/blog/ de defesa….”

Nick, o texto do Brasil em Tempo Real deve estar se referindo a matéria que saiu anteriormente no Estadão, e que foi reproduzida aqui também. Você pode procurar nas últimas páginas do blog (e também já a vi em outros sites)

Barca

Vou bem Vader,e vc como está ?,sim,sim estou, pois gosto do Blog apesar da minha opinião do Blog dar uma preferencia ao Gripen,o que não gosto aqui é de alguns comentariastas,que por fanatismo,falta com o respeito com alguns,os taxando de adjetivos prejorativos,devo ter pego essa mania de adjetivar as coisas com vc,Se lembra do comentário seu sobre a mulher do Obama de calcinha que vc fez em certo Blog,no qual vc foi chamado atenção,Até porque vc é o rei dos adjetivos ,nunca desmereci o trabalho do Blog, apenas acho o blog tem uma preferencia,mas até ai nada de mais,ao contrário… Read more »

AGILIZADOR

Outra:
Sem querer causar polemicas, creio que existem meios da imprensa sendo “pagos” para falar mal do rafale e com isso conseguir “iludir” (denovo) uma grande parte da populaçao para q consigam fazer alguma pressao no lula.
Pode ser que até o lula estao consiguindo iludir…

Barca

Guilherme Poggio se vcs se ofenderam quero pedir desculpas,no dia encontrei um amigo que fiz aqui e como não entrava aqui por um tempo fiz esse comentário num contexto de discontraão,mas não tinha cunho prejorativo ao trabalho de vcs,basta vcs verem que nunca ofendi o blog nem nos tempos em que as discussões pegavam fogo,e na época dentro da minha limitada capacidade sobre o tema coloquei muitos dados bons que enriqueceram o debate,já discordei e concordei com vc algumas vezes.

ZE

“Guilherme Poggio disse:
23 de julho de 2010 às 13:05
Vader disse:
23 de julho de 2010 às 11:55
Linda vinheta hein? Parabéns a quem a fez.

O Blog agradece os elogios, mas pode esperar que críticas políticas surgirão”.

Ih, Iihhhhhh…

Por que nessa vinheta, o Rafale aparece sobre o Super Hornet e o Gripen NG ???

Isso quer dizer algo sobre a preferência do Blog ???

Seria uma mensagem subliminar ???

Ihhh, ihhhhh.

[ ]s

D'Almeida

ZE disse:

“Por que nessa vinheta, o Rafale aparece sobre o Super Hornet e o Gripen NG ???”

Tudo é uma questão de ponto de vista e deve ser respeitado… Particularmente interpreto de outra maneira; assim como a FAB listou, vejo o Gripen em primeiro plano, o SH em segundo e o Rafale em terceiro. Cada um fica com a sua e todos ficam felizes…

A despeito disso o visual ficou fan-tás-ti-co.!!

Giordani RS

Pô Barca, tu é Jedi? O Galante é o Imperador e o blog é a Estrela da Morte? hahahahahaa…

Tu e o Vader vão se degladir com seus sabres de luz? Cuidado que o sabre do Vader é sueco, é um SAABre de luz…heheheehehe…

Barca

Giordani RS gostei dessa…rsrs,não sou um Jedi,talvez um chevalier Rafale…rsrs.

Você é de Porto Alegre,gosto muito do povo gaúcho eu ia muito no RS,tive uma namorada da Serra Gaúcha,ela é natural de Caxias(gringa),tenho até hoje a Camisa do Caxias a eterna pedra no sapato do Grêmio,pelo que me lembro no gaúchão o Caxias sempre cria dificuldades para o Grêmio.

Barca

Obrigado Guilherme,posso dar uma sugestão de uma reportagem que seria interessante!

Certa vez postei aqui uma lista de empresas nacionais,e dentre elas estava a Polaris,que se não me engano é uma das poucas empresas do mundo que estuda e desenvolve turbinas a Jato,seria interessante se vcs tiverem como entrar em contato com eles,descobrir o que eles ganhariam,com a vitória do Rafale!

Barca

Giordani RS não sou um Jedi,rsrs talvez sim um chevalier Rafale..rsrs.
Você é de PORTO ALEGRE ?.
Gosto muito do povo gaúcho,tive uma namorada de Caxias do Sul,e tenho até hoje a Camisa do Caxias!

Mario Blaya

acho que muitos desses pontos foram criados pelo pessoal de marketing da SAAB, em minha opinião: 1 – o governo brasileiro não ficou chateado, porque os meros 36 caças e 4 submarinos não comprariam o apoio frances, se é para simplificar de forma, podemos considerar que o mercado americano para a França e muito mais interessante que o nosso. Por isso e que duvido que essa sensação de traição tenha ocorrido. 2 – como sabem os custos de voo de um aparelho que mal voou até o momento, e se é para comprar aparelho com hora barata, compra logo o… Read more »

Leandro

Nem Rafale e nem NG…
F-18 de prateleira mesmo e entrar em algum plano conjunto de desenvolvimento de algum caça de 5º geração.

Giordani RS

Barca disse:
23 de julho de 2010 às 14:15

Giordani RS não sou um Jedi,rsrs talvez sim um chevalier Rafale..rsrs.
Você é de PORTO ALEGRE ?.
Gosto muito do povo gaúcho,tive uma namorada de Caxias do Sul,e tenho até hoje a Camisa do Caxias!

Sim, sim…sou aqui da Antart…digo, Porto Alegre…hehehe…tchê, não sendo camiseta do internacional, tá tranquilo…

Saudações,

relampago

Vamos de su-35 ja mesmo de plateleira e ng para 2014 e tambem uns
F5 jordanianos pra ontem.Concordam?

Galileu

Nada…….vai vir mais carroças Mirages 2000 do Kuwait, direto pro GDA

Barca

Mas Giordani RS pelo que me lembro da época em que eu ia no RS o Caxias já atrapalhou muito a vida do Grêmio no gauchão.

Vou me definir agora como chevalier rafale que defende o rafale de faca na bota.

Essa expresão é usada ai em POA,quando ouvi ela em Caxias numa briga de transito,fiquei assustado,mas minha namorada rindo disse que isso é uma expressão usada muito!

Groo

Rafale fazendo água. Boa notícia!

Já que a opção Flanker + participação no PAK-FA foi pro vinagre, que fiquemos com o Gripen NG que é o mais barato e não vai comprometer tanto o orçamento.

Rodrigo

Giordani RS disse:
23 de julho de 2010 às 12:25

Gostar eu também gostaria, mas como não vira…

Deixa pra lá…

Até viraria mas as mudanças teriam que ser profundas e caras demais.

Groo

“Questão do Irã. O governo brasileiro se sentiu traído em sua boa-fé com a atitude da França em não apoiar as negociações do Brasil e Turquia com o Irã. O presidente Lula ficou especialmente ofendido e considerou uma deslealdade com um parceiro que se anunciava estratégico.”

Um oficial Sírio já se referiu à França como a prostituta da Europa – com dinheiro e jeito se consegue o que quiser.

Parece que o cachê da moça é mais caro que 36 Rafales.

Drcoakroach

Muito boa materia, acrescentaria apenas:

9) A Franca liderou a campanha contra o corte dos subsidios Europeus, atrapalhando as negociacoes Mercosul-UE, enquanto a Suecia apoiava o acordo (deve ser por isso que o NJ se referiu aos Gripens como “bananas”). O Min. da Ind. e Com. chegou a pedir a suspencao das negociacoes com a Dassault de tao P da vida…

[]s!

ZE

Pessoal, com relação a custos, a parte mais importante de um avião é o seu motor !!!!! Cerca de 1/3 (33,3333333333333333333333%) do custo TOTAL de um avião em sua VIDA ÚTIL vem de seus motores (manutenção periódica, conserto, consumo…). Isso é um fato !!!! O motor do Gripen NG é o MESMO do Super Hornet e do Growler. Até agora, mais de 1.000 motores foram construídos e muitos mais serão no futuro, visto que há, pelo menos, 60 novas encomendas para o Super Hornet/Growler. Trata-se de um dos casos de maior sucesso no mundo !!!!! O Gripen NG é uma… Read more »

Tito

Tomara mesmo que nosso “Grande Timoneiro” tenha percebido a “herança maldita” que seria a compra da Jaca.
Gastaríamos uma fortuna para adquirir e depois não teríamos como manter.

Rafale??? Tô Fora!!!

Rodrigo

Amigos eu sempre falei que para este Governo é Rafale ou nada, então teremos nada.

Existem compromissos com os franceses e para os mesmos é melhor tentar de novo em um provável FX3, que perderem agora.

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Realmente é duro de entender…
Descobriram que o Rafale tem um receptor GPS e alguns chips de origem americana (e vários de origem japonesa como os caças americanos) e bang!
Escândalo temos que trocar a jaca do Rafale pelo melãozinho sueco com motor e quase metade das peças de origem MADE in USA ????
Estou quase estourando de rir de tanto absurdo…

Marcos

Como já havia afirmado, estão anunciando a Morte do RaFAIL aqui no Brasil, e certamente no Mundo (Pois não vende). O que os Francese buscam, nada mais é do que dividir despesas, pois aquela conversa de tranferencia 100% de TT, que ele é 100% Frances, que abriria cerca de 29.000 empregos (Só se for na França, e até isso eu duvido), ninguem mais acredita. A unica coisa que o RaFAIL tem é preço, e isso a beira de outra crise mundial, nenhum governo quer, (principalmente os que tem candidata concorrendo a presidencia), e como o barbudinho já afirmou, ele está… Read more »

John top gum

É que as GRITPETES, são tão fanáticas que não percebem que o processo de compra, tem como finalidade aprender a receita do Caça! Se for pra ter compra de prateleira não é muito melhor o JSF 35? Se for pra aprender parete do Caça, já é um começo! Pois o desafio vai ser fazer as outras partes para ter interdependência do que não fazer nada e AINDA NÃO PODER VENDER PARA OUTROS PAÍSES! A SAAB deve ter muita GRANA pra fazer tanto lobby pelo país inteiro…até que tem tanto tempo pra discutir a compra de algo que eles NUNCA vão… Read more »

Gunsalmo

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS disse:

Gilberto, acho que o problema não é tanto pelos componentes americanos que o Rafale tem, e sim por terem tentado enganar o GF.
A Dassault fez uma apresentação no Senado onde num dos slides se lia “Tecnologia 100% Francesa” e “Nenhuma licença necessária de outros países”.
Se mentiram em algo tão básico, imagina em outros pontos mais complexos como ToT, nacionalização de componentes e custos de manutenção.

Gunsalmo

John top gum disse:

Se, como vc diz, a finalidade é aprender a receita do caça, então a proposta da Dassault não adianta, pois o Rafale é um produto pronto. Só o Gripen NG nos ensinará alguma coisa nesse aspecto.

Sobre a SAAB ter muita grana pra fazer lobby, deve ser porque os aviões dela VENDEM, né? Daí que vem a grana.
Aliás, o lobby dela deve ser no mundo inteiro pois o Rafale não vende em lugar nenhum 🙂