Próxima a decisão sobre o ‘chamariz’ que equipará o Gripen NG

5

FARNBOROUGH – A Saab vai continuar ao longo da estrada para a plena definição – e em breve tomará a importante decisão – sobre o fornecedor da suíte de auto-defesa do seu caça “Next Generation” (NG).

O Gripen NG terá um Chamariz Rebocado* de fibra ótica como um subsistema de base para ajudar a derrotar as ameaças de mísseis guiados por radar. O Chamariz Rebocado é apenas uma opção no modelo atual, mas a escolha do fornecedor está pendente para o subsistema no NG, disse Eddy de la Motte, executivo do programa Gripen International.

Enquanto isso, a Saab está experimentando diferentes conceitos de cockpit com os quais a instalação dos aviônicos deve se fazer parecer. É esperado que esse processo também seja finalizado em breve. Tendo completado dois períodos experimentais com o Gripen NG Demonstrator, a aeronave vai agora entrar em um período de resguardo para ser modificada em um ensaio aviônico. É esperado que o avião torne a voar no próximo ano, disse de la Motte. O demonstrador tem até agora 175 horas de vôo registradas.

Por outro lado, os executivos da Gripen estão mantendo uma vigilância apertada no mercado internacional, onde estão monitorando 17 países em busca de potenciais oportunidades de vendas. Espera-se que mais algumas oportunidades surjam ainda esse ano.

Mas a concorrência continua aquecida, com eventuais novos operadores, como o sino-paquistanes JF-17. Executivos da Gripen dizem não ter visto nenhum impacto do aparecimento do JF-17 na cena ainda. No entanto, um funcionário da empresa reconhece que “nós temos que ver o JF-17 também.”

FONTE: Aviation Week / TRADUÇÃO: Vader

* N.T.: “Towed Decoy”, no original.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Dassault já desenvolveu o seu propio chamariz, isso mostra o quanto ela está a frente de seus competidores.

RAFAIL

Isso sim, é o melhor Chamariz do Mundo.

robert

No entanto, um funcionário da empresa reconhece que “nós temos que ver o JF-17 também.”

pode não significar nada pra quem ta atrás do computador, mas quem ta fabricando já tem começar a se preocupar com os chineses.

Alexandre Galante

Pois é Robert, o Poder Aéreo já tem levantando essa bola dos caças chineses faz tempo, mas o pessoal não acredita, acha que ching ling é tudo porcaria.

Mas os gringos já estão preocupados com os chinas…

Vader

Penso que o problema do futuro no mercado de aviões de alta performance será PREÇO.

Os países ricos poderão adquirir caças excelentes por preços caríssimos (F-35, etc), mas alguns países simplesmente não poderão se dar a esse luxo. E aí terão de adquirir caças de menor potencial, em maior quantidade para compensar a qualidade.

A SAAB deve mesmo se preocupar com os chinas. O dia em que eles aprenderem a fazer armas com qualidade o mundo da aviação de combate ocidental irá mudar.

Saudações.

Ivan

Robert, Galante e Vader,

Já venho repetindo aqui e em outros fóruns a mesma coisa, quase como um mantra, até porque os hindus já sabem à algum tempo:

O DRAGÃO ACORDOU E ESTÁ COM FOME.

Quanto à preocupação da Suécia pela necessidade de unir baixo custo com alta qualidade, algo já amplamente discutido, deveria servir de exemplo para nações jovens como o Brasil e a Índia que, mas cedo ou mais tarde, vão ter que encarar o Dragão.

Abç,
Ivan, o antigo.