A hora da verdade para o Rafale
Andrei Netto
A França espera receber a qualquer momento uma confirmação de Brasília sobre a compra dos 36 caças que equiparão a Força Aérea Brasileira (FAB). Depois dos constantes adiamentos, o Ministério da Defesa francês trabalha com a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispõe de todos os estudos técnicos relativos ao Dassault Rafale e aos seus concorrentes, o norte-americano Boeing F-18 Super Hornet e o sueco Gripen NG, realizados pelo Ministério da Defesa brasileiro.
Segundo Hervé Morin, ministro da Defesa, a resposta é aguardada nas próximas duas semanas. “Eu espero tranquila e serenamente o anúncio ou a declaração do presidente Lula, que ele havia previsto para o mês de julho”, revelou.
Em 15 de maio, durante uma viagem da comitiva presidencial a Doha, no Catar, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, informou que na semana seguinte entregaria os documentos ao Palácio do Planalto. A partir de então, ficaria nas mão de Lula bater o martelo e encerrar a novela FX-2.
Sobre o desfecho do folhetim, Morin está certo de que a escolha do Brasil deve mesmo recair sobre a aeronave francesa, como o presidente Lula indicou em setembro de 2009. “O Brasil é um parceiro estratégico maior e decidiu de refazer suas forças armadas em especial com a indústria francesa”, afirmou.
Parte desse contrato, como revelou a reportagem de Roberto Godoy, publicada pelo Estado no domingo, já está em curso. Três dos 50 helicópteros EC-725, fabricados pela Eurocopteur/ Helibras e adquiridos pelo governo brasileiro para equipar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, já estão em fase final de montagem.
O mesmo acontece com os submarinos Scorpène, que entraram em linha de montagem em um estaleiro do sul da França neste ano.
Falaremos mais sobre os negócios militares do Brasil e da França nos próximos dias.
FONTE: estadao.com
Eles acreditam em promessa de político brasileiro!
Como sao crédulos, meu Deus!!!
Por que duas semanas, se julho tem mais só 11 dias ? rs
Jesus, que saia logo, meu Deus, que ansiedade aushaushauhsu
Ah, e não vejo mal algum crer que dirão a resposta, é esperar pra ver.
Fiquem todos com Deus e Amém
Ótimo Blog, ótimas foto =D=D=D=D=D=D
Fiquem todos bem, e com Deus, continuem asssim =D=D=D=D=D=D
A esperado anúncio, se vier, será uma grande surpresa. Isso porque o governo, para proteger sua candidata a Presidência, não quer dar munição à oposição.
Assim sendo, é mais provavel que tudo fique mesmo para o próximo governo decidir.
Exatamente como a oito anos atrás.
Rodrigo disse:
20 de julho de 2010 às 18:48
Muito bem lembrado, Rodrigo. Se bobear a decisão sai em julho do ano que vem. rsrsrsrsrrs
Abs.
Para que a pressa?? Eles já ganharam , é só uma questão de tempo….
O Presidente já não anunciou sua escolha em 7 de Setembro passado? então…
Se vier em Julho, ótimo, se ficar para o final do ano, tudo bem… Se o Lula quiser deixar para o próximo governo, que seja. Tomem calmantes ae franceses! 😀
[]’s
Em ano eleitoral,eu duvido que seja anunciado.
História Veeeeeelha, Requentaaaaaada.
[ ]s
Estava demorando. Toda semana o estadão anuncia “para as próximas semanas” o anuncio do vencedor (sempre dando destaque para a jaca voadora). Se continuar assim uma hora ele acerta.
Caros
Será que o ministro Morin esta contando com um posssivel acordo agricola entre Mercosul e Europa???? ( houve reniões entre Cupula Brasil-UE, industriais europeu passaram a pressionar os governos para o acordo sair, Lula assume a presidencia do Mercosul em 03 da gosto ).
Teremos novidades???
Se o anuncio não sair em julho o Sr. Morin mais uma vez não será levado a sério.
Abs
Provavelmente devera sair ,logo depois ds eleicoes,no governo Lula-la pois ele quer sair por cima,ganhe quem ganhar,o vencedor todos nos sabemos, desde setembro he he he he sds
Como disse um general (que não lembro o nome..):
“Melhor um plano bom hoje do que um plano perfeito amanhã”.
Não levem pelo literal, apenas cansei dessa espera.
Minha preocupação é cancelarem o FX-2.
Só vou acreditar na veracidade dos caças quando anunciar o pouso das seis primeiras unidades em solo brasileiro…
A Ultima fresquinha da Republica Galactica,informada pelo proprio Luke skywalker ou Dart Vader como preferirem,o desgoverno vai de X-WINGS mesmo.HAHAHAHAHAHA.
Jakson Almeida disse:
20 de julho de 2010 às 20:17
Jakson, ainda não decidi isso ainda… 🙂
Não sou um expecialista na área, porém é possível algumas conclusões: – segundo todos sites/blogs de defesa, a proposta da SAAB parece ser muito boa, porém tudo indica que não será a escolhida pelo atual governo. – mesmo eu gostando do SH e achando que devido a grande quantidade fabricada teriamos um avião com um bom suporte logistico para 40 anos, não será com certeza a proposta escolhida. – mesmo sendo estimativamente falando o mais caro de se manter, o vencedor do FX-2 devera ser o Rafale, que na minha opinião é o mais capaz dos 03, sendo superior a… Read more »
Agora que é a hora…ou a onça bebe água…ou a porca torce o rabo!
Mais do mesmo ,,,nada de novo segue o enterro !!!
Os amigos do (contra-loby) adoram essas materias !!
sds
que venha qualquer um,me ganharam pelo cansaço!!não faço escolha mais seja SH,rafale ou Gripen!!!só oque não espero é que seja cancelado!!precisamos,melhor dizendo nescessitamos de um caça de ponta e que seja novo para nossos guerreiros!!!
Fabio disse:
20 de julho de 2010 às 21:13
Fabio, você poderia nos esclarecer porque, na sua opinião, o Rafale é superior aos outros 2 vetores do short list da FAB ???
[ ]s
Fabio, a França usa navios, submarinos, aviões…com componentes de origem diversa.
Nada é 100% francês !!!!
As novíssimas fragatas FREMM, que serão comissionadas em 2012, têm como propulsão, as turbinas de origem norte-americana GE LM2500.
O Rafale…
[ ]s
O presidente tem todos os estudos dos aviões, mas o que adianta? ele NÃO vai ler nada mesmo, nunca lê nada. Até ele mesmo disse que quando começa a ler sente SONO.
Não sei, talvez esteja falando besteira, mas além do fato de estarmos próximos as eleições e o Fx-2 com certeza será usado como propaganda, não teria ai mais um fator contribuindo para a demora do resultado?
Como o próprio contrato de compra de 51 helicópteros pelas nossas FA´s, não estariam também vendo como está se desenrolando a fabricação e a transferência de tecnologia, certificação de fornecedores brasileiros, etc na produção desses helicopteros antes de fechar um contrato maior.
Acredito que esse caso dos helicópteros será um espelho para oquê pode a vir a acontecer no Fx-2.
Abraço
Que saia logo essa decisão, e com isso o Brasil aprenda quem sabe à fazer um caça totalmente BR, assim como estão planejando com os helicópteros , navios escolta, submarinos , etc. Uma jornada começa com o primeiro passo.
Será?
Esperem todos vcs… a decisão será de grande surpresa. O programa será cancelado mais uma vez e uma nova licitação para arrendamento de caças usados será criada abrangendo outros aviões. No final das contas serão comprados mais Super Tucanos da Embraer, uns F-5 de paises de 3° mundo e uns 12 Mirage 2000-5.
Fabio Mayer disse:
20 de julho de 2010 às 18:43
“Eles acreditam em promessa de político brasileiro!”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Po, cara, não me faz dar gargalhada assim, to no serviço, assim vou acabar demitido 😛 rsrs
Meus Deus, vc não enjoam de tanta babação? rsrsrsrs
“neguinho” vai sair daqui com o saco arrastando!
vcs podem mais meninos!… ou quem sabe não…