Yankee Papa 13
Traduções inéditas por Roberto F.Santana
O fotógrafo da revista Life Larry Burrows, que seria morto no Vietnam, já tinha feito várias missões de helicóptero mas nenhuma seria tão angustiante quanto aquela que voou no Helicopter Squadron 163, dos Fuzileiros Navais, em abril de 1965.
O 163rd tinha que transportar um batalhão das tropas do Vietnam do Sul, para uma área a 20 milhas de Danang, onde havia infiltração de insurgentes vindos do norte, reportes da inteligência indicavam um ponto de encontro da atividade inimiga no local.
Burrows voou para o local em um Sikorsky S-58, com um indicativo de chamada “Yankee Papa 13”, durante a missão, o fotógrafo focaria sua máquina no chefe de equipe do helicóptero, o cabo James C. Farley, de 21 anos de idade.
“Os Viet Congs já estavam esperando por nós na zona de pouso”, Burrows mais tarde relataria.”Éramos alvos fáceis, como patos”.
Depois de desembarcar os soldados ,Yankee Papa 13 voltou para Danang para buscar mais tropas. No segundo voo, o piloto, capitão Peter Vogel, avistou outro helicóptero, “Yankee Papa 3”, no solo. Com seu motor ainda em funcionamento e os rotores girando, a aeronave estava com problemas.Vogel pousou perto e ordenou que Farley ajudasse o piloto do outro S-58. Burrows foi junto.
“Uma metralhadora Viet Cong estava varrendo a área”, disse Burrows. Farley subiu até o piloto e tentava tirá-lo da cabine mas não conseguia, então examinou seus ferimentos. Apesar do sangue cobrir seu rosto e sua garganta, Farley podia ver um buraco de bala em seu pescoço. Isso, mais o fato de que o piloto não se movia levou-o a acreditar que ele estivesse morto.”
Farley e Burrows correram de volta para o helicóptero. “Subimos bem rápido e decolamos.” De volta, em segurança em Danang, foi concedido ao fotógrafo uma honra por ter tomado parte na missão: as asas de tripulante de helicóptero. “Você mereceu” Disse o comandante do esquadrão.
Foto 1:
Larry Burrows
Foto 2:
Aproximando da zona de pouso, o chefe de equipe James C. Farley abre fogo com sua metralhadora M-60 contra posições Viet Cong.
Foto 3:
Yankee Papa 13 pousa, soldados Sul Vietnamitas desembarcam, estão sob fogo cerrado vindo da linha de árvores, visivel na foto.
Foto 4:
Yankee Papa 13 em seu segundo voo, um artilheiro ferido do Yankee Papa 3, corre para o helicóptero de Farley. Logo após o copiloto, mortalmente ferido, ter conseguido chegar, Farley e Burrows correram para tentar trazer o piloto.
Foto 5:
Farley após uma tentativa desesperada de remover o piloto, nota que o mesmo está morto. Farley e Burrows correm de volta ao helicóptero.
Foto 6:
Logo depois da decolagem, o copiloto do YP3 está morrendo ao lado de Farley, que grita ao seu colega: “Minha metralhadora emperrou! Cubra seu lado, enquanto eu ajudo com os feridos.” O outro artilheiro do YP3 está caído na outra lateral.
Foto 7:
No quartel general em Danang, o artilheiro do Yankee Papa 3 é retirado do helicóptero por Farley e outro Marine. O copiloto que já estava morto, logo seria retirado por outros colegas.
Foto:8
De volta para a linha de voo do esquadrão, Farley é superado pela dor da perda e morte do copiloto do YP3 e por sua incapacidade de remover o piloto ferido.
Mais tarde, ele saberia que o piloto ainda estava vivo e seria resgatado por outro helicóptero.
Esse post me lembrou uma cena daquele filme “Fomos heróis” em que um reporter na Guerra do Vietnã teve que pegar um M-16 e meter balas nos Vietcongs!
Incrível a foto 6, na verdade todas elas, captou muito bem essas expressões que envolvem medo e rapidez. Realmente ótimas fotos.
Ótima materia do poder aéreo.
Adoro o Blog ausahsuahsuahuhau
Fiquem todos bem e com Deus
Ótimo Blog, continuem assim
Fiquem bem, fiquem com Deus =D=D
Welcome to the party,felow!!!
Simplesmente fantástico os fotogramas. Mostra de forma dramática a face humana dos conflitos de ontem em plena era “video game”.
Caro Alexandre Galante e editores do Poder Aéreo,
Obrigado pela publicação e permitam-me o off-topic.
Gostaria de saber se além do Paypal e do pagseguro, existe outra maneira para depósito da colaboração mensal, ex.conta bancária.
Gostaria de saber se além do Paypal e do pagseguro, existe outra maneira para depósito da colaboração mensal, ex.conta bancária.
Sim,
Depósito direto em conta, o banco é Bradesco, Ag. 2778-2 c/c: 18339-3. Se precisarem de mais alguma informação, favor enviar e-mail para doacao@naval.com.br
O terror de uma guerra….
As cenas lembram bastante o filme Nascidos para matar(Full metal jacket) do Kubrick,porém no filme são usados a versão inglesa do Sea Horse,o Wessex,mas é só um detalhe,por que o filme é excelente…
Abçs!
Bem lembrado Joao Gabriel,
O filme e muito bom, vi ja faz tempo mas acho que a versao inglesa seria o Westland Wessex e o que eles usaram no filme e o S-58T, que e a versao com turbina PT-6, facil de identicar pelas duas entradas de ar na frente que parecem duas “narinas”.
É o Wessex msm Roberto,realmente o S58T tem duas narinas,porém olhando de lado o nariz é reto,já o Wessex o nariz é arredondado como no S58 a pistão e tem aquela “queixada” mostrando claramente a adaptação das turbinas RR Gnome,o S58T aparece no filme Air America,Loucos pelo perigo ,mesmo assim em poucas cenas,está com uma camuflagem até bonita….
Abçs!!
procurem pelo nome Burrows no site da live, ele era um fotografo incrivel
Foi este Burrows que morreu durante uma operação no Laos a bordo de um helicoptero?
Sem dúvida o envolvimento da mídia americana na Guerra do Vietnam nunca encontrou paralelo em toda sua história.
Excelentes fotos, ótima matéria.
Muito boa as fotos!!!
Parabéns pela matéria, seria ótimo mais um filme desse padrão, já esta fazendo falta os bons filmes do Vietnam, guerra épica de muitas lições…
muito boas as fotas realmente emocionante!
Amigo Galante
Belíssima reportagem!
Acesso todo dia a Trilogia.
Um grande abraço
Que triste tudo isso…