Veteranos do 1° GAvCa recebem justa homenagem
Base Aérea de Santa Cruz entrega medalha para oficiais que atuaram na 2ª Guerra
Na manhã desta segunda-feira, 5 de julho, a Base Aérea de Santa Cruz, designou uma comissão para realizar a entrega da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” ao Major Especialista Reformado Arthur Carlos de Mesquita Pinto Bandeira e ao 1º Tenente Especialista Reformado Otílio Nunes Alvarenga, ex-integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça, na campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
Devido aos agraciados estarem na melhor idade, a entrega ocorreu em suas respectivas residências. O Major Arthur, com 88 anos, reside no Jardim Guanabara, Ilha do Governador e o Ten Otílio, 94 nos, é morador do bairro de Madureira, zona norte do Rio.
A medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” foi instituída pelo Decreto Presidencial Nº 7.085, de 29 de janeiro de 2010, cujo objetivo é o reconhecimento aos Comandantes de Unidades Aéreas e aos Veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação pela conduta em prol da operacionalidade da FAB.
O Brigadeiro Nero Moura foi o Comandante do Grupo de Caça durante a Segunda Guerra Mundial, tendo realizado 62 missões reais. Ao conceder mais esta condecoração aos agraciados, a Força Aérea Brasileira ratifica o reconhecimento pelo seu histórico de vibração e brio.
FONTE: 1° GAvCa
SAIBA MAIS:
Parabéns aos nossos Honrador Heróis!
Esta na hora da sociedade dar mais ouvidos aos rapazes de cabelo branco.
Sds.
Ops.. foi mal… janela errada.
Caros senhores
Uma singela devida e mais que merecida a esses nossos caçadores que
como sempre tiveram que lutar bravamente contra os inimigos assim como
também faze-lo contra a precariedade dos meios
SENTA A PUA
Boa tarde senhores
Urutau, na Itália nossos pilotos estavam equipados no estado-da-arte, o P-47 Thunderbolt, o que faltou foi mais gente para substituir quem estava cansado e doente.
Nosso governo enviou o pessoal para a guerra e esqueceu deles lá.
Caro PIVETE
Sim concordo no sentido referente ao P-47 Thunderbolt mas em todo o resto tipo mas em quase todo o resto tipo alimentação uniformes etc etc etc
Se nos compararmos aos outros tipo alemães americanos ingleses infelizmente nossos bravos caçadores estavam absurdamente inferiorizados mas ……………………………………….
Boa tarde PIVETE
o Sr. Saraiva veio.
quanta educação. adoraria voltar a ser pivete.
Bom video pra descontarir
FEB Brasil com Caças P47 em combate – Senta a pua! – WWII
http://www.youtube.com/watch?v=8f1n7yMQFwk&feature=player_embedded
Realmente o governo escolheu mal os comandantes.Generais de escrivaninha.Quanto a FAB,nem sequer existia.Era o tempo que sargentos pilotavam , formados pelo exército treinados pelos americanos. no Panamá A “missão francesa”,fragmentara-se com a guerra.. Ruy Morerira Lima ,autor de “Senta a Pua”,livro saboroso que relata a odisseia dos “Jambock”,apelido recebido pelos pilotos da futura força aérea por um oficial americano,e o folclore responsável pela popularização dos feitos bélicos da então mais nova das armas.