Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu chuto que esse é alemão. Provavelmente da Heinkel.

Vaaalney

uatarrél!? ^^

Cabral

Eu acho que é soviético. Só chuto também…

kreusebeck

eu diria que e um aviao expriental pos II gerra Mundial, de procedencia inglesa ou russa

João Gabriel

Isso é um avião alemão sem dúvida,mais provavel que seja um Heinkel….
Esses protótipos e conceitos bélicos alemães são fantásticos,talvez se fossem postos em produção,teriam alterado sem dúvida o curso da guerra,felizmente não foram rsrsrs

Abçs!

kreusebeck

João Gabriel de uma olhada na bandeira na parte de tras do aviao (cauda?) e vai ver que nao e um aviao de procedencia alemã !

Mauricio R.

Que pais usaria essa matricula OK-APR???
Mas lembra mto o Heinkel.

Rlsouza

parece uma derivação do arado Ar 234-VI dea segunda guerra Mundial

Mauricio R.

Seria uma aeronave tcheca???

Rafael

Parece-me que usa de um conceito parecido com o AN-72, “Efeito Coanda”, mas vou ficar devendo nome disso.

Raptor

Capricharam no desafio… Difícil…
Me parece um planador com turbinas…
Será Português…

grifo

Desafio dos bons esses. O avião tem prefixo tcheco, mas parece um daqueles projetos soviéticos com DNA alemão.

João Gabriel

É mesmo heim Kreusebeck,parece a bandeira da Tchecoslováquia,mas o desenho lembra bastante os dos Heinkel e dos Arado como os colegas disseram…provavelmente derivado destes,usando conceitos aplicados nesses projetos…

Abçs!

Craveiro

Não sei qual é, mas parece tcheco ou iugoslavo.

João Gabriel

Outra observação….

As asas de formato elíptico lembram as dos Spitifires enquanto a cauda remete bem ao Messerschmitt Bf 110 e o canopy lembra o do Heinkel He 111,um dos aviões mais bonitos da WW II pra mim….

Abçs!

Mauricio Veiga

É O FX-3 DA FAB !!!

Abraço.

Danilo

FX-3 boa kkkkkkkkkkkkk !!!!!

vassili

Bem que parece mesmo um Heinkel, pelo cockpit todo envidraçado.

Mas, pelo fato de ter as turbinas na parte de cima da fuselagem, eu chuto que seja um protótipo do que viria à ser conhecido como a família de “Ekranoplanos” soviéticos.

mas é apenas um palpite.

abraços.

MA

Essa posição das tomadas de ar é pouco usual, me fez lembrar do Tu-98.
Mas uma pergunta, esse projeto chegou a fase de protótipo ou não saiu do papel?

Leandro

Esse ai tá brabo…
A bandeira na cauda é da extinta Tchecoeslováquia!!!

Mauricio R.

O prefixo, OK-APR tb.

Flanker

Como já disseram parece ser um planador. Observem que ele tem uma espécie de argola em cima das turbinas, talvez para ser rebocado por outra aeronave. Ai não sei porquê as turbinas.

Mauricio R.

A antena do radiogoniometro não é paracida c/ uma argola grande???

Flanker

Mauricio R.,

Talvez um radiogoniometro multi-função? kkkk
Ainda aposto em um planador…

MA

Alguns aviões que atuaram na WW2 tinham uma argola semelhante no dorso. Lembro do Me-262, Ju-52 e Ki-21 que possuem isso.
Parece ser um radiogoniometro mesmo, provavelmente lendo um material específico desses aviões da pra saber (um walkaround ou coisa semelhante).

Agora, esse projeto aí foi foda, parabéns.

Guilherme D.

Bom, na minha humilde opinião eoeoeoeoe Pra mim é um radiogoniômetro também, apesar de conhecer pouco E pode ser que seja um bombardeiro, porque ele não parece ser um avião pequeno, além do mas, os dois pilotos estão quase que um ao lado do outro, a frente toda de vidro ajudaria a marcar posição de alvos e tudo mais. Fora que as turbinas em cima ajudaria na hora de um rasante ou coisa assim. Então, fica a minha opinião. P.S.: Fora que não se vê uma ponta de cano de metralhadora, buracos, ou coisa assim. Pode ser que seja um… Read more »

airacobra

as asas elipticas faz lembrar um pouco os spits (pode ter influencia inglesa ou usaram o spit como base) a cauda lembra muito os bloch franceses, mas realmente eh a bandeira tcheca na cauda

podem muito bem ter usado um spitfire para fazer esse projeto antes de vender os seus spits para israel

Franco Ferreira

O anel acima da fuslagem é a antena de quadro do ADF, tal como a usavam até os primeiros anos da década de 40. Note-se que as informações iniciadas nos NDB eram “descodificadas” por duas antenas: uma “de quadro”, circular; e outra “linear. Nos primeiros modelos, as antenas eram separadas. Foi substituída pela “gota” preta que se vê em baixo dos narizes do C-47; as hastes que as acompanham eram as antenas lineares dos conjuntos. No início dos anos 50, pela forma como se vê no dorso dos F-8 brasileiros; neste modelo, ambas as antenas ficavam na mesma carenagem. Ainda… Read more »

Mauricio R.

ADF é aquele sistema de navegação em que se sintonizava uma estação de rádio conhecida e se seguia o sinal em voo até o destino???

Franco Ferreira

Mauricio R. disse: 11 de julho de 2010 às 22:46 ADF – Automatic Direction Finder – Parte ativa e embarcada do sistema de nevegação rádio composta de antenas, receptor e instrumento cuja face continha a rosa dos ventos e um ponteiro. A parte passiva (NDB – Non-Direction Beacon) era uma estação no solo, transmitindo, em frequência conhecida, um sinal morse determinado a partir de um ponto de coordenadas geográficas conhecidas. A antena “de quadro” (circular que aparece no desenho do post) girava 360º em torno de seu apoio; e tinha a característica de variar o volume da recepção entre o… Read more »

Giordani RS

Realmente, este desafio foi forte!
Vamos ver se tem alguma valia minhas sessões de CSI…vamos ver se aprendi algo com o Grissom…
Acredito que seja um projeto alemão da II WW. Após a guerra a Tchecoslováquia produziu vários Me-109 e vendeu a alguns operadores como o nome de S-109 ou coisa parecida. Israel comprou alguns, mas diziam que o avião era mais perigoso ao seu piloto que ao inimigo…
Acreditando estarem capacitados, acho que os tchecos pretenderam produzir este “bombardeiro”…

PS.: A argola sobre os motores é a antena de radiogonometria e não ponto de reboco…por favor…

ferrazfa

Projeto experimental daHeinkel na WWII ou Russo pós-guerra

Antonio M

Vou dar uma “viajada na maionese” ! Esse desenho me lembra uma “mistura” de Henkel He-162 Salamander com o Henkel Arado 234.

Como se o desenho ou parte de soluções derivassem para os dois modelos supracitados: o He-162 tem até a “argola/radiogoniômetro” no motor instalado em cima da fuselagem com dupla deriva e, o Arado a cabine bastante envidraçada e a fuselagem comprida.

HSJ

Esse está difícil mesmo!
Talvez essa aeronave realmente não tenha saído do papel, por isso a dificuldade em se achar qualquer informação a respeito (e olha que pesquisei bastante). O fato da imagem ser uma ilustração e não uma fotografia indica isso mas, por outro lado, também o fato de possuir uma matrícula indica a existência de um prótótipo…
Intrigante.

MA

Franco Ferreira, estou enganado ou o Ju-88 tinha um ADF e não apresentava uma antena circular? Só por curiosidade.
Abs

HSJ

Olha, vou dar um chute bom: Acho que é um protótipo Henschel Hs – 132
Bombardeiro de mergulho e ataque ao solo a jato.

HSJ

Não, enganei-me. O Hs-132 é monomotor… mas é bem parecido.

Franco Ferreira

MA às 13:01

Amigo, não sei! A memória não me indica nenhum momento onde tenha visto uma tal foto.

Hoje, procurei em http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Junkers%20Ju-88 e não achei nada.

Abraços. Franco

HSJ

Afinal, que avião é este?

Mauricio R.

Franco Ferreira,

Obrigado!!!

Lucas Calabrio

Esse avião existiu ou é photoshop?

Guilherme D.

Ainda chuto que seja um bombardeiro ou avião de reconhecimento, e concordo com o amigo que falou sobre o an-72 avia pensado o mesmo.
E ninguém sabe qual é?
Vamo lá gente, já to mostrando até pra mulher aqui aushaushauhsaushuashuashuashuashuahsuahsuahusahushaushua
Fiquem todos com Deus e Amém
Bom blog, continuem assim
Que Deus abençoe a todos =D=D

HSJ

Apesar da diferença de tamanho e do fato de possuir só um motor dorsal existem várias semelhanças entre o Hs-132 e o aparelho misterioso do Desafio P.A. 39. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henschel_Hs_132_wiki.jpg Por isso acredito que seja um projeto soviético baseado no Henschel Hs-132, pela semelhança do design, principalmente o formato da cabine (que acompanha as linhas da fuselagem em ambos os aparelhos, bem diferente do cabine destacada do Heinkel 162 “Volksjäger” (Salamander era o nome do projeto). O primeiro protótipo do bombardeiro de mergulho Hs-132 foi construído em finais de 1944, os primeiros vôos de teste nesse aparelho praticamente concluído estavam prestes… Read more »

Franco Ferreira

Guilherme Poggio disse:
11 de julho de 2010 às 12:21
Dica – não é alemão, mas é projeto europeu (fins da década de 1940)

‘Tá bom, Guilherme! Ninguém achou! Mata a curiosidade da gente, por favor: QUE AVIÃO É ESTE?

Franco Ferreira

grifo

Bem, para ajudar os demais companheiros engajados nesta missão, já que eu seguramente não vou fechar o “desafio”:

Este sem sombra de dúvidas é uma versão a jato do Aero C-3A, fabricação checa do alemão Siebel Si 204D.

E me parece quase certo que o avião nunca saiu do papel, porque a Czechoslováquia não tinha tecnologia de motores a jato, e também porque eu duvido que isso aí voe.

DV

grifo disse:
13 de julho de 2010 às 17:20

grifo disse:
13 de julho de 2010 às 17:20

A Checoslováquia produziu alguns Me-262 com materiais e desenhos deixados para trás pelos alemães. Por isso alguma experiência com jatos eles tinham sim. Eu também tenho quase certeza de que o avião do desenho nunca voou, mas não tanto pelo desenho (tem tanta coisa muito mais estranha que voou) e sim pela dificuldade em encontrar informações a respeito dele.

kreusebeck

estou quase lá . tenho quase certeza que e um Hütter ou Skoda-Kauba

MA

Afinal, qual a resposta? Desculpe se já foi postado e eu não vi.

HSJ

Que avião é este?