Lula quer parceria com sul-africanos no projeto do KC-390
Presidente comete gafe e chama cargueiro de caça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (9) em encontro com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que quer uma parceria com a África da Sul no desenvolvimento de um avião, que, segundo ele, deve estar pronto em 2015. Lula disse também que o Brasil tem interesse na compra de aviões não tripulados da África do Sul para atuar na defesa das reservas do pré-sal.
“Nós estamos querendo que o companheiro Zuma se junte ao Brasil na construção do avião KC-139, que é o novo Hércules que nós estamos construindo, um avião de caça, que é importante, a gente pretende que em 2015 ele esteja pronto”, afirmou. “O Ministério da Defesa e [o Ministério da] Ciência e Tecnologia vão continuar discutindo [a questão]”, disse. O Hércules é, na verdade, um avião de transporte usado pela Força Aérea Brasileira.
O presidente afirmou também que o Brasil tem interesse na compra de aviões não tripulados da África do Sul para serem usados na defesa das reservas de petróleo na camada de pré-sal.
“Nós temos muita fronteira marítima, muita fronteira seca, nós temos o pré-sal a 300 quilômetros da nossa costa, e se a gente não tomar cuidado, é capaz que alguém tire lá, por debaixo”, disse.
“E pode ser que apareça algum esperto querendo pegar o nosso petróleo, e nós vamos ter que ficar lá, de olho, e por isso nós estamos de olho nesses veículos, esses aviões não-tripulados da África do Sul.”
FONTE: G1
NOTA DO BLOG: KC-139? Que avião é esse?
Pelo menos ele sabe que a embraer ta fazendo um avião de transporte e quer vende lo no exterior.
rsrsrsrsrsrsrs
Nossa o Lula errou feio, mas sem problemas isso só quer dizer que ele não entende de avioes rsrsrs.
Quanto ao erro do KC-139, acredito que foi erro de redação do G1, pois já vi eles cometerem esse erro antes.
POutz..
Esse Lula ta por dentro do assunto mesmo …!!!
Ele quer vender, já é um começo. mas que erros de propaganda atrapalham ninguem pode negar
Bem, a menos que ele considere os pilones de reabastecimento como mísseis anti navio!
Valeu Sr. Presidente!
O problema não é ele errar e sim juntar parceiros demais no programa e atrasá-lo.
Rodrigo
Este é um risco que devemos correr. Sozinho nós dificilmente teremos grande sucesso.
Curioso, né? O Obama vai a outros países fazendo lobby aberto para a indústria armamentista americana, pois sabe que se ela vender bem, aspectos de hegemonia, controle americado e financiamento de campanha serão atingidos. O presidente do país mais poderoso vira um vendedor e conhece o produto! A HIllary, a mesma coisa, como foi o caso dos Hornets aqui no Brasil. No nosso caso, o “cara” não sabe a função do avião, não sabe a designação do projeto, não sabe definir se os VANTS da África do Sul são aviões ou veículos… NÃO SABE NADA… Não é à toa que,… Read more »
Não vejo problemas em trocar uma palavra pela outra. Isso acontece com qualquer um.
Meu grande temor é o presidente realmente não saber a diferença entre os dois programas (KC-390 e os caças para o F-X2).
A Denel SAAB Aerostructures jah estava participando do programa KC390 (http://www.engineeringnews.co.za/article/sa-identified-as-a-partner-country-in-new-brazilian-aviation-programme-2010-03-23), acredito que a Africa do Sul pulou fora do A400M. Pois a Denel irah produzir partes da fuselagem do Gripen NG se for vendido p/ o Brasil.
A Denel dynamics eh a empresa parceira da EMBRAER no A-Darter (plataforma de teste Gripen, materia aqui no Blog) e a potencial fornecedora dos UAVs menionados pelo Nosso “alegre” Guia.
Faz um lobby ai Zuma, este eh legitimo, nao eh pela porta dos fundos, ou em chateaus… Embora a bebida parece que tb tah rolando… 🙂
[]s!
Eu entendi que o Presidente falou sobre duas coisas diferentes, o KC-139 e o caça que ele pretende que esteja pronto em 2015.
Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa… 🙂
Outra possibilidade é o jornalista ter misturado tudo e a culpa sobrou para o presidente.
Alexandre Galante disse:
10 de julho de 2010 às 11:07
Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa…
HAHAHAHA
é possivel…
“Guilherme Poggio disse: 10 de julho de 2010 às 10:14 Rodrigo Este é um risco que devemos correr. Sozinho nós dificilmente teremos grande sucesso”. Guilherme, concordo com você. Sem parecerias este projeto dificilmente sai do papel. A questão é quais parceiros. Nós não devemos abrir o leque de parceiros de uma tal forma que ele não se transforme em um A-400. Devemos ter parceiros que aceitem que a líder/dona do projeto é a Embraer. Não devemos aceitar um parceiro que depois diga no meio do projeto: “se não for do meu jeito eu pulo fora”. Parceria é para somar e… Read more »
Ele quer é vender o peixe!
Alguem deve ter falado no ouvido do presidente sobre o KC-390 e para incentivar a Africa do Sul. Lembram daquela brincadeira de telefone sem fio? Entao, o presidente perdeu essa. =p
Senhores, eu penso que o sr. Galante tem razão. O presidente emendou duas coisas – o avião de carga e um caça, no seu jeito coloquial de falar e raciocínio rápido demais. Aguardemos antes de acabar com o presidente. Será que a essa altura ainda tem gente que acredita que o presidente Lula é um idiota? Ele já tratou do tema com inúmeros chefes de Estado e Governo, e só agora ia chamar um cargueiro de caça? Façam-nos o favor, não é? Eu não sou militar – sou apenas um brasileiro civil interessadíssimo em nossa defesa, penso que devemos nos… Read more »
Poggio, você está sendo muito radical !!!!
E daí, se ele chamou o “Cargueiro” de “Caça”.
Tem gente chamando de “Carrinho-de-Mão” !!!!!
Dos males, o menor.
Pelo menos, “caça” voa.
Ao contrário, “carrinho-de-mão”…
PS: querer que o Presidente saiba a diferença entre um submarino e um avião de caça, é pedir muito.
[ ]s
Acredito que uma parceria mais ampla com os sul-africanos será muito promissora. Eles dominam áreas que nos interessam e virce-versa, o fato de Lula ter errado a nomenclatura da aeronave é insignificante, pois ele sabe o que foi barganhar com eles, os VANTs de longo alcance.
139 é aquele helo da Agusta-Westland, p/ o qual a Eurocopter não tem similar até o momento, xí o Lula vai ficar mal c/ os cumpanheiro franceses…
Mas a Saab-Denel está intereçadissíma em abocanhar um naco da divisão de trabalho do KC-390.
Já a SAAF, está mais de olho em alguns Hércules novinhos em folha.
Só lembrando que parceria, em termos práticos, significa ceder parte dos recursos para o desenvolvimento ao mesmo tempo em que se compromete a adquirir o produto quando este estiver em fase de produção. Há parcerias em que ceder recursos requer transferência de tecnologia e participação na produção, como provavelmente será o caso da parceria dom Portugal, por exemplo, se for concretizado o contrato dos KC-390. São as chamadas parcerias de co-produção, muito comuns na indústria aeronáutica civil e cada vez mais na militar (Eurofigther, F-35…) E há parcerias, como essas que estão sendo oferecedias a países menores, de ajuda do… Read more »
Quando se trata de vendas, o Lula até que é bom (Tirando uma ou outra Gafe), o problema é saber por quanto será vendido?
Vejamos por exemplo o alcool (Anidro), que é vendido ha alguns Países na AL, Bolivia até o começo do més de março, comprava do Brasil a $0.35 Centavos o litro, enquanto aqui custava $ 1.20 dependendo do estado (Quanto mais ao norte, mais caro).
Que necessitamos de parceiros isto é certo, mas me preocupa muito é saber com quanto (Fatia do “Bolo”) cada um vai ficar ao final da aeronave.
Sds
E a Avibrás implorando recursos para continuar a desenvolver o VANT Nacional. Isso é uma total falta de respeito para com ela!
O problema é ele falar que tudo que vamos comprar e pra defender o pre-sal porque ele compra muito pouco, eu acho que 36 vetores pra defender a amazonia e o pre-sal é pouco mesmo como vant ajudando.Sei-la só minha opinião rsrsrs.
Fora isso ele faz bem em vender o nosso hecules brasileiro.Aproposito alguem sabe qual será o nome do KC-390 ?
“…não possam estar inundando o mercado africano?”
Mais fácil alguma aeronave chinesa fazer isso.
“E a Avibrás implorando recursos para continuar a desenvolver o VANT…”
Não de maneira alguma, não é não um desrespeito a Avibrás.
Se não tem competência, não se estabeleça, não tem tecnologia, não tem produto, então pasta.
____________
EDITADO. COMENTÁRIO POLÍTICO-PARTIDÁRIO SEM QUALQUER RELAÇÃO COM O TÓPICO DO ‘POST’
Fora as gafes comuns do nosso presidente, ele tem mais é que vender mesmo nosso peixe. Mas parceria ganha-ganha. Entrou no projeto?? Tem que entrar também nas encomendas, se não, não dá.
[]’s
O governo deveria investir num VANT nacional e para de comprar vants por fora e o presidente deve ter dito caça por causa do FX-2
“O governo deveria investir num VANT nacional e para de comprar vants por fora…” Existem outras 2 empresas que desenvolvem e fabricam UAV’s no Brasil, a FS e o Santos Lab, mas seus produtos atuais são do tipo tático e não HALE – High Altitude Long Endurance, como por exemplo os da Elbit e o que a PF comprou da IAI, mas EB e FAB ameaçam abater se voar. Ocorre que o governo insiste em paparicar tanto a Avibrás como a Elbit e não incentiva a concorrência transparente no pais, aliás algo bem comum em se tratando de materiais de… Read more »
Alexandre Galante disse:
Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa…
Acho que ele fez uma tremenda “caçada” hehe. (ç=g)
Bronco: São as chamadas parcerias de co-produção, muito comuns na indústria aeronáutica civil e cada vez mais na militar (Eurofigther, F-35…)
Nesse escopo acho que SAAB + Denel + Embraer têm como projetar e construir um caça de 5ª geração. Com motor (es) desenvolvido (s) pela Volvo e a nossa Polaris (supervisionada pelo CTA).
Marvada Pinga – Inezita Barroso “Com a marvada pinga É que eu me atrapaio Eu entro na venda e já dou meu taio Pego no copo e dali nun saio Ali memo eu bebo Ali memo eu caio Só pra carregar é que eu dô trabaio Oi lá Venho da cidade e já venho cantando Trago um garrafão que venho chupando Venho pros caminho, venho trupicando, xifrando os barranco, venho cambetiando E no lugar que eu caio já fico roncando Oi lá O marido me disse, ele me falo: “largue de bebê, peço por favô” Prosa de homem nunca dei… Read more »
“Com motor (es) desenvolvido (s) pela Volvo e a nossa Polaris (supervisionada pelo CTA).”
A respeito de turbinas aeronáuticas, 2 palavrinhas:
Kaveri e Taihang
oque tein di erradu cum oque o cumpanheiro Lula falo?
usahusahuuhusahusauhs
Lula como sempre falando M… coisas
Um companheiro acima falou que a Denel é a responsável pela parte sulafricana no A-Darter, enquanto no Brasil é a Embraer……………………
Num era a Mectron, nossa missile-house tupiniquim??????????
abraços.
Legal esse projeto nacional da embraer , tomara que consiga essa parceiria com a Africa do Sul e com os portugueses.
AAAAAAAAAAiii cristo!!! quer enpurra o projeto para Portugal quer empurrar o projeto para Africa do sul!!,O PROJETO É NOSSO LULA NOOOOSSSOOOOO!!! VAMOS DESENVOUVER A NOSSA INDUSTRIA MILITAR ANTES DE DESENVOUVER AS OUTRAS!!! ASSIM AGENTE SÓ ANDA PARA TRÁS!!!!