MMRCA entra em nova fase
Fontes do Ministério da Defesa indiano informaram que as avaliações técnicas do programa Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA), que busca um substituto para a envelhecida frota de caças MiG-21 da Força Aérea da Índia, já foram encerradas.
Durante a fase de testes, “que virtualmente está encerrada”, os seis caças que participam do programa – F/A-18 Super Hornet (Boeing), F-16 Falcon (Lockheed Martin), Gripen (Saab), Rafale (Dassault), MiG-35 (UAC) e Typhoon (consórcio Eurofighter) – foram avaliados por pilotos indianos no país (sob diferentes condições ambientais) e no exterior.
Agora o programa entrará em uma nova fase de análise de dados e término da confecção de relatório. “A Força Aérea da Índia deve encaminhar o relatório na próxima semana. Em seguida, será feita uma ‘short list’ englobando os caças que tiveram um bom desempenho nas avaliações ténicas”, informou a fonte.
Somente após a divulgação da ‘short list’ é que as propostas comerciais serão abertas, examinadas e comparadas. Pela primeira vez os custos relacionados ao emprego da aeronave ao longo de 40 anos (life-cycle costs) serão considerados, tomando-se como base 6.000 horas de voo.
Além do “life-cycle costs”, o custo de aquisição das aeronaves e a transferência de tecnologia (ToT) serão avaliados na proposta comercial. Cada ofertante deverá cumprir um mínimo de 50% de ‘offset’ do valor total do programa.
A Força Aérea da Índia possui uma certa pressa para concluir todo o processo, pois o número de esquadrões operacionais de caça vem caindo ao longo do tempo frente às necessidades da força.
Com informações do The Times of India
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“…A Força Aérea da Índia possui uma certa pressa para concluir todo o processo, pois o número de esquadrões operacionais de caça vem caindo ao longo do tempo frente às necessidades da força….”
Será que isso pesará contra o Gripen? Mas e se o Brasil optar pelo Gripen e isso for um incremento ao “Cooperação MMRCA – F-X2” possibilitando que o NG possa ter seu cronograma revisto e melhorado?
Espero ansioso, e que possa dar parâmetros para a decisão brasileira.
isso e um pouco off topic mais olhem esse video do missil piranha
mostra seus movimentos contra um cigarro
http://www.youtube.com/watch?v=6phwzzPj8pM
Minhas apostas para o ShortList:
Gripen NG IN
F16 C B60 IN
MIG-35
F-18 E SH
O impacto que a eliminação do Rafale lá na Índia poderá ter reflexos aqui.
[]’s
Não acredito que a pressa dos indianos seja problema. Segendo os próprios indianos, eles esperam assinar o contrato dentro de um ano. Normalmente, entre a assinatura do contrato e a entrega da primeira aeronave tem um intervalo, que pode váriar de 1 a 2 anos. Acho que está dentro daquilo que se espera do desenvolvimento do Gripen NG.
Em tempo, “segundo” e não “segendo”
Se o Rafale não for para o short list na Índia (eu nem estou falando de ganhar lá), a viabilidade comercial dele irá para a cucuia.
[ ]s
Short-list:
MiG 35
F/A-18E
Gripen NG
Concordo com o Vader, e principalmente pelo texto, o Rafale não entra nesta lista.
Não sei se a Dassault poderá fazer alguma pressão, pois como bem lembra o Nick e Ze isso podera causar um enorme estrago por aqui, a onde a sua venda é praticamente certa.
Lembrando que acho que o F-16 não entra na lista por um simples motivo: o Paquistão o usa e sabe tudo sobre ele.
Sds.
Eu acho que lá vai dar F/A 18 E/F SH se eles querem variar um pouco.
A escolha é sempre do país e não de um grupo de pessoas. O Gripen Ng não entra nesta lista, pois eles não querem somente um caça e sim uma parceria. se entrar é so para fazer figuração para eliminar outro. Um caça com motor americano, sistemas anglo-americano e radares italianos não é bem um caça de uma nação que pode fazer uma parceria. Outro risco e o atual estágio de desenvolvimento do caça, que ainda não passa de um demonstrador de conceitos. Os indianos utilizam a maioria de seus equipamentos de origem Russa (e também antiga URSS). Estão comprando… Read more »
“…Um caça com motor americano, sistemas anglo-americano e radares italianos não é bem um caça de uma nação que pode fazer uma parceria. Outro risco e o atual estágio de desenvolvimento do caça, que ainda não passa de um demonstrador de conceitos. …” Chega a ser triste. Um dos maiores sucessos brasileiros de vendas nessa área é o Super Tucano que tem motor americano, aviônica americana, israelense, brasileira seja sob licensa ou não. A nossa fora de vigilância aérea é composta desse avião, mais o R99 com equipamento principal sueco e que se mostrou tão eficiente que até obteve excelentes… Read more »
Antonio M : 3 de julho de 2010 às 7:41 Antônio, Vc tem razão, aeronaves de sucesso comercial e operacional como os AT-29 Super Tucanos, R-99 A (AEW e R-99 B (sensoriamento remoto) são excelentes colchas de retalhos… he he he… que sofrem com o risco de embargo. Mas qual aeronave no Brasil não sofreria? Apenas um pequeno detalhe: O avião que atuou na busca do vôo 447 foi o R-99B, de sensoriamento remoto, equipado com radar de abertura sintética da MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd. (MDA), uma empresa canadense baseada em Richmond, British Columbia, mas distribuída pelo Canada, EUA… Read more »
Juntando dois tópicos comentados recentemente aqui:
Dassault Reiterates Pitch To IAF For 40 Fast-Track Rafales
http://livefist.blogspot.com/2010/06/dassault-reiterates-pitch-to-iaf-for-40.html
Considerando que a linha de produção da Dassault só consegue produzir atualmente 8 por ano, a única possibilidade deles entregarem 40 aviões em menos de um ano seria retirando da AdlA. Isto significaria quase metade da frota atual indo para a Índia. Alguma relação com o corte de 3.5 bilhões de euros no orçamento da defesa francesa?
Aliás, se os franceses ofereceram para a Índia, é quase certo que ofereceram ou vão oferecer por aqui também.
Valeu pelos esclarecimentos Ivan !
abçs.
Antonio M disse:
3 de julho de 2010 às 7:41
E OUTROS…
O atual estágio da industria militar da índia é difereente da do Brasil.
As necessidades da índia são diferentes da do Brasil.
Os americanos podem oferecer tudo para a india. Como a Russia e a França, mas a suécia com sua colcha de retalhos….
Por ser dependente de fornecedores é que o BRASIL so VENDE para onde os EEUU permitem…
INFELIZ….comparação meu amigo….
R-99 A (AEW e R-99 B (sensoriamento remoto)
SUCESSO COMERCIAL????
São excelentes aeronaves, mas sucesso comercial……
Caro Grifo,
Lembra-se que a Dassault vai diminuir a cadência de produção para 4 ou 5 ao ano?? A única forma de se evitar isso é vencendo aqui ou algum outro país.
Isso tem nome: desespero
[]’s