Já que o F-X2 não se resolve…
Recebemos esta proposta do nosso leitor GIORDANI RS sobre um provável “upgrade” do F-5M. Como o programa F-X2 se arrasta sem uma definição no horizonte, incluindo um eventual cancelamento ou adiamento, estamos abertos para que os nossos leitores façam as suas propostas de “up grade do up grade” dos nossos Mike.
PS: Cuidado Jacuba, você ganhou um concorrente de peso!
NOTA DO BLOG: Nossos agradecimentos ao leitor GIORDANI RS pelo envio do desenho
Hehehe, gostei.
Como tem um quê de F-15, sugiro chamar de F-51 (que é 15 ao contrário…) Brincadeira, gostei do desenho! Só não gotei muito das superfícies horizontais de cauda, mas a mudança do trem de pouso para as laterais da fuselagem (onde as tomadas de ar ligam-se as turbinas), liberando espaço sob as asas para mais um pilone, eu achei interessante. Pergunta: no espaço ocupado, dentro da asa, pelas pernas do trem de pouso e pelo seu mecanismo de retração, entraria algum tanque de combustível, para compensar alguma perda na fuselagem, devido ao novo trem principal? E as turbinas? Quais seriam?… Read more »
Realmente inspirado no F-15 😀
Vejamos, 2 motores GE-404, Célula praticamente a mesma, as asas ligeiramente maiores, deve atingir mach 2,5 + fácil. Mas o alcance não deve ser muito grande não. Talvez esse upgrade deve contemplar uma melhoria no aspecto furtivo.
Belo projeto, Giordani !
Fica esperto Jacuba, cadê aquele Harpia monorreator?? 😀
[]’s
Teria canhão interno? Vulcan 20mm ou Mauser 27mm ?!?!?
Ficou muito legal mas, se fosse para “perpetuar” a família F5, melhor comprar a licensa do F20 e inserir aviônica e motor novo.
Ô loco, Nick, duas GE 404 não cabem lá não, teria que ampliar o bicho pra virar praticamente um F-18 Hornet (afinal, o desenho aparentemente mostra alta comunalidade com fuselagem e asas atuais do F-5, e não uma versão ampliada).
Lembrar que o F-20 Tigershark (redenominação do F-5G), teve toda a fuselagem posterior retrabalhada para instalar UMA 404, e não duas.
Imagino que o Giordani tenha pensado em alguma turbina de porte similar à J-85, ou em algum upgrade da mesma.
Puxa,interessante hein,acho q no final a Fab vai ter que fazer engenharia reversa e a Embraer fabricar F-5 modelo Z mesmo…kkkk
Caro Gionardi RS, Bom projeto. Concordo com Nunão quanto ao trem de pouso, penso que deveria conservar o desenho original, claro que reforçado. O motor, se for o GE-404, ficaria muito mais largo, vide os desenhos do F-20. Gostei muito das asas, você aumentou a superfície alar, que diminui a carga sobre as mesmas um dos poucos defeitos do F-5. As entradas de ar parecem ser otmizadas para Mach 2 lgo teriam que ter partes móveis (não necessáriamente mas no desse desenho sim).Aumente-as, se colocar dois 404 de 22.000lbs, vai precisar de muito ar entrando. A dupla deriva só encarece… Read more »
Será que aguenta mais 40 anos ?rsrsrsrs.
Eu achei sensacional! Parabéns ao Gordani
será que aguenta 40 anos????????????
a pergunta seria outra: sera que aguenta um Mauser 27mm disparando à 1700tpm sem que apareçam microfissuras na fuselagem?????????
O tranco de um 27mm deve ser coisa de outro mundo para a pequena estrutura do Tiger, Mesmo os Pontiac M39A2 originais deviam judiar da estrutura fisica dele.
abraços.
Gostei!!!
Belo projeto,mas o up grade ja existe, foi testado e aprovado.
Chama-se F 20 e seria ideal para a FAB e a EMBRAER.
Está engavetado mas poderia voltar a voar, com certeza seria um
grande sucesso de vendas e performance.
Parabéns pelo projeto.
Abraço.
Muito bom,ótimo trabalho!,só uma coisa(delirios de uma segunda-feira),eu não intendo a blindagem em aéronaves,isto a deicha a aéronave mais pesada e mais lenta,pedindo sempre um motor mais potente e gastando mais combustivel,não seria melhor testarmos uma coisa mais diferente? Porque não esqueçemos todas essas grossas camadas de metal que “enrrolamos” nos aviões e utilizamos nada mais nada menos que o necessário para a estrutura aguentar um 30 milimetros,assim a aéronave vai aguentar o “tranco” do canhão e ficar com um alto reflexo e velocidade,assim não nos preocupamos com o caso de ser atingido pelo canhão ou por misseis inimigos. Deixo… Read more »
O melhor motor talvez fosse of F125 da Honeywell. Tem dimensões semelhantes ao GE J85. As modificações estruturais seriam menores. Tanques conformais também deveriam ser projetados para aumentar a autonomia.
Esse desenho já tá prontinho e disponível para uso em um “aliado” nosso do Irã. segue o link:
http://en.wikipedia.org/wiki/HESA_Saeqeh
Hummm…..
Ficou bem legal, mas vou contratacar. ;-D
Primeiramente quero agradecer ao amigo Poggio e ao post pela apresentação deste simples desenho/projeto. Como o FX já era… Sempre achei que se realmente a nação e, nesse caso, a FAB almejassem a tão sonhada transferência de tecnologia…mas a chance foi perdida com o AMX… A idéia de um F-5NG é de que ele use os mesmos materiais de hoje, com os mesmos e já cansados J85, mas com a aviônica do “Mike”. Com uma pequena reformulação da fuselagem central é possível acomodar os trens principais no corpo, como é hoje, mas com o mecanismo de retração não mais nas… Read more »
Concordo com o Antonio M. O F-20 seria o ideal para perpetuar a família F-5. mas ficou muito legal o conceito.