Já está no ar o site da CRUZEX V
CRUZEIRO DO SUL (CRUZEX) é um exercício aéreo multinacional que reune meios das Forças Aéreas da Argentina, do Brasil, do Chile, dos Estados Unidos, da França, do Uruguai, Venezuela e meios simulados de Força Terrestre e Força Naval, que irá ocorrer no período de 28 de outuburo a 20 de novembro de 2010, na Região Nordeste do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Durante a CRUZEX V, meios aéreos e pessoal das Forças Aéreas participantes, serão desdobrados para o território brasileiro.
A CRUZEX V é um exercício de Força Aérea, de dupla-ação, que incluirá Forças Azuis (Forças da Coalizão) contra Forças Vermelhas (Forças Opositoras), baseado em um conflito simulado de baixa intensidade. As Forças Aéreas dos países convidados estarão compondo a Força de Coalizão no País Azul, contra a Força Oponente, sediada no País Vermelho.
No CENÁRIO FICTÍCIO, até 1945, o País Vermelho era constituído por grupos étnicos que viviam harmoniosamente.
O principal grupo étnico do País Vermelho era o “REDO”, que compunha a maior parte da alta sociedade do país (administração, forças armadas, policia e outros) e dominava a parte ocidental do país. Por outro lado, a parte oriental era formada por uma multiplicidade de grupos étnicos que suportavam a opressão dos REDO e eram desprezados com freqüência.
O País Vermelho e o País Azul (país vizinho) lutaram em lados opostos na II Guerra Mundial. No final da guerra, o País Azul era um dos vencedores e o País Vermelho um dos perdedores.
Em 1946, para condenar e punir o comportamento do País Vermelho, a comunidade internacional decidiu dividi-lo em dois países: a parte ocidental, batizada de País Vermelho e a parte oriental, País Amarelo. A divisão foi considerada traição pelo grupo REDO, que começou a convocar a população do País Vermelho para a resistência.
Em 2010 o País Vermelho invadiu e anexou a parte do País Amarelo alegando proteger “sua população”. A maior parte da área capturada é composta por campos de petróleo.
Uma resolução de segurança das Nações Unidas foi votada, exigindo a retirada das forças do País Vermelho do País Amarelo e autorizando a constituição de uma Força de Paz.
Uma grande coalizão internacional foi formada, tendo como líder o País Azul.
A coalizão tem como incumbência expulsar as Forças Vermelhas do território Amarelo e restaurar a legalidade e a paz entre as duas nações.
(Clique na imagem acima e veja mais informações sobre o site)
Já existe uma lista das aeronaves que irão participar?
O legal é que vai ter o Rafale e o F-16 americano, espero que esses aviões dêem uma “passadinha” aqui no Recife !
Ah Roberto, se você for la no site vai ver a lista de aeronaves.
Ta aew o end do site
http://www.cruzex.aer.mil.br/portal/operacoes_aereas/cruzex5/index.php
Argentina – A-4 e KC 130
Brasil – F-5, F-2000, A/RA-1, A-29, E-99, H-1H, H-60, H-34, SC-95, C-130, KC-137, C-105 e C-95
Chile – F-5 e KC-135
França – M-2000/5, Rafale (não sei qual versão)
EUA – F-16, KC-135
Uruguai – A-37, IA-58
VENEZUELA F-16
Deixe me adivinhar… Venezuela são os REDOS…
Não sabia que tinha que ter estória para uma operação conjunta (daqui a pouco vão chamar Tom Clayce e aos autores de Ace Combat para dar mais dramaticidade ao conflito).
Alguem saberia me informar sobre outros exercicios conjuntos, se eles tambem seguem uma história ficticia? Ou isso é exclusividade criativa do Brasil?
Adelphi
Caro Eduardo
Voce poderia confirmar se serão estes mesmos, pois visitei outros sites, e esta tendo muitas informações desencontradas.
Algumas afirmam que os EUA irão mandar os F-18 e a Venezuela so os F-16, em outros são o contratario, EUA F-15 ou F-16 pois os F-18 são da marinha por isto não iriam, Venezuela só o SU-30.
Sds
Eduardo, obrigado pela informação.
Só lamento pelo Chile, esperava que trouxessem o F-16C.
Pena.
Então marcos, esta no proprio site do Cruzex 5 da FAB, inclusive estão colocando um material muito bom no site, com fotos da aeronaves que vão participar e tudo mais, agora quanto aos EUA, pode ser sim que venham a fazer uma propaganda dos SH, é esperar pra ver, mas pelo que consta de informação oficial é esta que eu passei, o resto são especulações visto que o evento só vai acontecer daqui 4 meses…
Um abraço.
Luiz Filipe Bastos disse:
27 de junho de 2010 às 20:04
Caro Luiz Filipe, normalmente todo exercício militar, qualquer que seja a Força, de qualquer país, tem um pano de fundo fictício para dar um pouco mais de realismo ao mesmo.
Sds.
Eduardo, link consertado agora, obrigado por avisar.
É impressão minha ou o Brasil vai com força máxima?
Só por curiosidade, por que a Venezuela não vem com os Su-30 ????
Falta de domínio sobre a máquina, ou não querem expôr suas limitações e querem ver as dos Outros ?????
Isso é bom ou rruim ???
Como os franceses virão com os Rafale, não seria interessante dos Norte-Americanos virem também com F-18 S/H ?
Para termos comparação de desempenho, o que acham ?
Para arrematar os Suecos podiam participar também com o s Gripens, por que se beneficiar apenas um ou dois ?
Caro Eduardo
Grato pelas informações.
Sds