1940: Inglaterra Spitfire Mk II
1941: Alemanha Bf-109 F
1942: Inglaterra Spitifire Mk IX
1943 Alemanha FW-190
1944 Inglaterra Spitifire Mk XIV Alemanha Bf-109G
1945 Inglaterra Spifire XIV, Tempest. Alemanha FW-190 D-9,Bf-109K.
Empate 5×5.
Steen
Visitante
14 anos atrás
7X7: anos 80: Inglaterra Tornado, Alemanha Tornado
anos 2000: Inglaterra Typhoon, Alemanha Typhoon
Quem diria, né?
Clésio Luiz
Visitante
14 anos atrás
E nos anos 60: Lightning ou Starfighter?
Steen
Visitante
14 anos atrás
Essa é mais difícil…. os dois são controversos (tipo ame ou odeie). Eu fico com o Starfighter alemão que era mais polivalente. 🙂
JZG_Pedro
Visitante
14 anos atrás
Roberto:
Vamos incluir também o fato desses Spitfire MK.II chegarem só um pouquinho antes de serem esmagados pelos 109 F, e os 109 G operacionais um tanto antes dos Spitfire Mk.IX. Sem mencionar os Fw-190 A dando um banho nos Spitfire em 41 e 42, antes dos spit9 entrarem em cena.
vassili
Visitante
14 anos atrás
Para esse Spit metido à besta se enquadrando nas 6 horas do BF-109, digo uma coisa:
“Que pena que o Tank 152 chegou tarde”
Até mesmo o super spitfire equipado com o motor Grifon num se equiparava com o projeto de Kurt tank. A dupla de MG15, calibre 20mm + o MK-108 de 30mm davam um belo “caldo” nas aeronaves aliadas, mesmo nos poderosamente defendidos bombardeiros pesados.
Uma pena que chegou tarde na festa.
abraços.
vassili
Visitante
14 anos atrás
Uma retificação:
MG-15 não…………
MG-151 ficaria mais verídico.
ainda troco este teclado bagacera.
abraços.
cmte.felix
Visitante
14 anos atrás
Senhores, O Ta-152 foi desenvolvido a partir do Fw-190D. Foi projetado duas versões, um para altitudes elevadas (Ta-152H) que foi o caça o mais veloz caça a pistão da WWII, atingindo 760Km/h e teto operacional de 45.000Ft e o outra versão para baixas altitudes (Ta-152C) mas esse não teve tempo de ser produzido antes do fim da guerra. Cerca de 200 Ta-152H foram construídos, mas apenas 67 entraram em serviço. O maior ás do Ta 152 foi o Oberfeldwebel Josef Keil, que alcançou a marca de cinco vitórias a bordo desta aeronave. A primeira, alcançada diante de um B-17 Flying… Read more »
Clausewitz
Visitante
14 anos atrás
A evolução da aviação de caça deve ser considerada no tempo como “antes e depois” do Bf 109.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
JZG_Pedro,
Tens razão.
Só quis incluir o MkII por tudo que ele fez na Batalha da Inglaterra junto com o Hurricane.
Lutou em casa e tirou vantagem dos poucos minutos que o Bf-109 tinha sobre o território.
Mas mesmo assim, ficou como símbolo dessa epopéia na história.
De fato, os alemães tinham equipamento superior mas é impossível falar do ano de 1940 sem citar o Spitfire.
1940: Inglaterra Spitfire Mk II
1941: Alemanha Bf-109 F
1942: Inglaterra Spitifire Mk IX
1943 Alemanha FW-190
1944 Inglaterra Spitifire Mk XIV Alemanha Bf-109G
1945 Inglaterra Spifire XIV, Tempest. Alemanha FW-190 D-9,Bf-109K.
Empate 5×5.
7X7: anos 80: Inglaterra Tornado, Alemanha Tornado
anos 2000: Inglaterra Typhoon, Alemanha Typhoon
Quem diria, né?
E nos anos 60: Lightning ou Starfighter?
Essa é mais difícil…. os dois são controversos (tipo ame ou odeie). Eu fico com o Starfighter alemão que era mais polivalente. 🙂
Roberto:
Vamos incluir também o fato desses Spitfire MK.II chegarem só um pouquinho antes de serem esmagados pelos 109 F, e os 109 G operacionais um tanto antes dos Spitfire Mk.IX. Sem mencionar os Fw-190 A dando um banho nos Spitfire em 41 e 42, antes dos spit9 entrarem em cena.
Para esse Spit metido à besta se enquadrando nas 6 horas do BF-109, digo uma coisa:
“Que pena que o Tank 152 chegou tarde”
Até mesmo o super spitfire equipado com o motor Grifon num se equiparava com o projeto de Kurt tank. A dupla de MG15, calibre 20mm + o MK-108 de 30mm davam um belo “caldo” nas aeronaves aliadas, mesmo nos poderosamente defendidos bombardeiros pesados.
Uma pena que chegou tarde na festa.
abraços.
Uma retificação:
MG-15 não…………
MG-151 ficaria mais verídico.
ainda troco este teclado bagacera.
abraços.
Senhores, O Ta-152 foi desenvolvido a partir do Fw-190D. Foi projetado duas versões, um para altitudes elevadas (Ta-152H) que foi o caça o mais veloz caça a pistão da WWII, atingindo 760Km/h e teto operacional de 45.000Ft e o outra versão para baixas altitudes (Ta-152C) mas esse não teve tempo de ser produzido antes do fim da guerra. Cerca de 200 Ta-152H foram construídos, mas apenas 67 entraram em serviço. O maior ás do Ta 152 foi o Oberfeldwebel Josef Keil, que alcançou a marca de cinco vitórias a bordo desta aeronave. A primeira, alcançada diante de um B-17 Flying… Read more »
A evolução da aviação de caça deve ser considerada no tempo como “antes e depois” do Bf 109.
JZG_Pedro,
Tens razão.
Só quis incluir o MkII por tudo que ele fez na Batalha da Inglaterra junto com o Hurricane.
Lutou em casa e tirou vantagem dos poucos minutos que o Bf-109 tinha sobre o território.
Mas mesmo assim, ficou como símbolo dessa epopéia na história.
De fato, os alemães tinham equipamento superior mas é impossível falar do ano de 1940 sem citar o Spitfire.
Faltou o ME-262, ai seria uma goleada!