Maurício Veiga: a FAP tem 19 A/B Block 15 e 6 MLU. No “pau-a-pau” não dá pra encarar os 12 M-2000 mais o tantão (57) de Mike que a FAB tem. Mesmo sem o R-99.
Abs.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Em um eventual exercício WVR, os F-5M com A-Darter + HMD e os F-16 com AIM9-L eu apostaria nos F-5.
Em combate BVR seria Derby X AIM120… diria que o F-16 teria alguma vantagem.
Vader concordo quanto a questão numérica, porem duvido da eficiencia dos M – 2000, se fossemos comparar o F- 16 MLU x F- 5 BR isoladamente, acredito que a vantagem estaria a favor do F- 16.
Vejam só (brincando de super-trunfo, rsrs): FAB: 12 + 57 (?) = 69 FAP: 19 + 6 = 25 Dá uma relação de 2,76 para a FAB. Pelo número fico com a FAB. Se colocar ainda os R-99, e contando com o Derby, fica maomeno tranquilo. Mas lógico, é só uma brincadeira com números. Todo o resto não entra na conta: doutrina, estratégia, terreno, emprego, etc… A verdade “verdadeira” é que nem o triplo das duas Forças juntas serve para nada em caso de guerra “de verdade”. Abs. PS: detalhe: se a força atacante fosse a FAB, poderíamos colocar os… Read more »
felipemartins
Visitante
14 anos atrás
Posso fazer uma pergunta de leigo?
Pela imagem só estou vendo três pylons (é assim mesmo que se escreve?), dois nas asas e um abaixo do caça. O F-5M só tem estes três? Não consegue carregar mais mísseis?
Felipe, o F-5 pode ter instalados até quatro pilones sob as asas, somando 5 estações no total (duas sob cada asa, uma ventral e uma na ponta de cada asa).
Apenas não estão instalados no exemplar da foto.
Tito
Visitante
14 anos atrás
Vader disse:
25 de junho de 2010 às 14:29
Super Trunfo sim, mas bem perto da realidade. Mas no fim os dois tão mal pra caraleos.
Só que eles ainda contam com o guarda-chuva da OTAN, e nóis? 😉
Darkman
Visitante
14 anos atrás
Essa foto do Mike é linda !!!
Apesar de estar já bem usado e modernizado está muito show nessa foto.
Mas sinceramente quero velos no Musal logo.
Precisamos é de um vetor de verdade.
Valeu Nunão…mas concordo com o Vader, pelas contas são sete, rs…obrigado pelos esclarecimentos.
Bronco
Visitante
14 anos atrás
Acho que o Nunão estava se referindo à estações capazes de levar mísseis, afinal os dois pilones internos das asas, até onde eu sei, carregam bombas e pods de foguetes não guiados, mas não mísseis. Antes que perguntem, o pilone central será capaz de carregar o MAR-1 nacional, quando este estiver plenamente operacional. Respondendo à pergunta do felipemartins, os F-5 da FAB em configuração padrão de interceptação carregam: dois Derby OU dois Phyton 3 em pilones especiais nos pilones externos; dois Piranha I ou AIM-9B nas pontas das asas; e um tanque de combustível ventral. No total, os Mike podem… Read more »
DrCockroach
Visitante
14 anos atrás
Alguem sabe qual serah a sobrevida dos F-5 Jordanianos modernizados?
Eu concordo com o Vader, a grande desvantagem pra Portugal seria o numero reduzido de aviçoes, ainda mais se pensarmos nos MLU. Apesar de tudo, a FAB possui mais caças e em condiçoes mais homogeneas.
Mauricio Veiga, os M-2000 estão no mesmo nivel dos MLU, talvez um pouco melhores, mas não ficam devendo em desempenho.No caso o q conta ai, de forma geral. é o numero de aeronaves , treinamento, doutrina, armamento, etc…
Abraços.
Andre Luiz
Visitante
14 anos atrás
Os M-2000 teriam que tipo de mísseis contra os F-16 da FAP?
E os alcances?
Lusitanium
Visitante
14 anos atrás
Bom dia a todos.
Uma correcção, a FAP tem actualmente 19 F-16 MLU.
Em armamento temos AIM-120C AMRRAM, AIM-9L em misseis ar-ar, quanto a ar-chão, temos JDAM (Joint Direct Atack Munition),AGM-65 Maverick Laser/TV, bombas GBU-12 guiadas por laser, bombas “burras” ML-82/83/84 e foguetes CRV-7, usados para treino fundamentalmente.
E não estará o Mirage 2000 mais ao nível do F-16 que o F-5?
Pessoal,fugindo um pouco do tópico acima,entrei no site do MD e fiz a “reclamação” no link oportuno (Fale conosco) e enviei a mensagem abaixo: Bom dia,meu nome é Diego e gostaria de saber se já houve definição sobre a compra de caças para a FAB,visto que o processo já dura anos,o que é normal para uma seleção do tipo,porém nossos vizinhos mais “temperamentais” estão se modernizando e nos deixando num patamar bem abaixo na aviação de caças. Um exemplo dessa ultrapassagem é a recente compra de 24 caças SU-30 MK1 pela Venezuela,que por si só já nos pôs em desvantagem… Read more »
Biel
Visitante
14 anos atrás
12 mirages 2000 + 57 F -5M , uma vitória portuguesa seria praticamente
impossível e no futuro a força aerea portuguesa terá um numero de aeronaves ainda mais reduzido.
renatohm
Visitante
14 anos atrás
Portugal tem algum AEW (controle aéreo antecipado) com a capacidade do R-99? Se não tiver, fica difícil de enfrentar os aviões brasileiros voando em silêncio-radar e usando mísseis Derby. Outra pergunta: os M2000 tem os MICA? são mísseis para combate BVR tb. 69 brasileiros, se carregarem apenas 2 mísseis BVR (classe do AMRAAM) cada, dá um total de 138, mais o mesmo tanto de WVR (classe do AIM-9). 19 MLU portugueses com 4 BVR cada dá 76; os 25 com 2 WVR dá 50, os “A” mais 36 WVR, num total de 86. Ou seja, Brasil 138 BVR x 76… Read more »
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Daria empate novamente, em 0x0. Nenhuma força conseguiria derrubar nada da outra, como no jogo sem gols. Portugal, mesmo tendo o Cristiano Ronaldo (F-16 MLU), não tem time. Um jogador só não faz milagre. Já o Brasil, mesmo tendo craques, entre outros, como o Ganso (R-99), não convocaria nenhum deles, e deixaria, como deixou, o Robinho (Mirage 2000) no banco. Então, o “Dunga aéreo” entraria em campo com 5 cabeças de bagre, quer dizer, cabeças de área (5 Xavantes), na zaga ia com mais 4 na retranca (AMX, sem mísseis) e deixaria só um F-5M armado com 2 BVR apenas… Read more »
pp_muscimol
Visitante
14 anos atrás
Nao tem como fazer esse encontro … so se levarmos os F16 num cargueiro para ao pé das aguas do Brasil para serem lançados de catapulta ….mas agora a sério …os avioenszitos do Chavez ganhava esse encontro mesmo com Brasil e Portugal jogando juntos!!
Lusitanium
Visitante
14 anos atrás
Portugal não tem aeronaves de alerta aéro antecipado porque tem todo o territorio com cobertura radar em terra incluindo Açores e Madeira.
Então se contarmos com aviões como o Xavante e Tucanos temos de contar também com os cerca de 30 AlphaJet A da FAP.
Lusitanium
Visitante
14 anos atrás
Quanto aos aviões venezuelanos…
É o homem que faz a máquina.
Está mais bem preparado um piloto com treino NATO no caso da FAP ou um piloto com participação frequente no Red Flag como no caso FAB.
curvo
Visitante
14 anos atrás
Fala-se frequentemente com relação ao perigo Venezuela com os seus PODEROSÍSSIMOS SUKHOI, ok, perdoem-me os editores se fujo um pouco do assunto, mas tenho uma curiosidade (já que a bola foi levantada !!! hahahaha), mesmo tendo uma aeronave claramente superior, mas com seus pilotos raras vêzes tendo treinado com qualquer outro país, levariam alguma vantagem realmente superior ????
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Hornet disse:
26 de junho de 2010 às 12:17
Hornet, desta vez concordo com você !!
Mas acrescento que a França, como vimos, está com a bola murcha.
Primeiro, por que saíu pelo fundos da Capa do Mundo, e segundo por ter um déficit orçamentário de inédito de 141 bilhões de euros (US$ 204,4 bilhões) para 2009.
Bem mesmo está o Uruguai…. ao menos na Copa….
Sds.
Baschera
Visitante
14 anos atrás
curvo disse:
26 de junho de 2010 às 14:20
Se os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem…… Gol…… deles !! Abatem até a alma….
Sds.
Deivid
Visitante
14 anos atrás
nós venceriamos,por questão de refléxo dos F-5 mas en caso de uso somente do canhão,perderiamos pois alem dos do F-5 não serem dos melhores ainda perdemos um com a recente modernização.
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Baschera,
hehe…é verdade. Mas sá pra continuar no ritmo da Copa: não se esqueça que a França é um dos campeões do mundo…já os EUA e a Suécia, se jogarem o Paulistão certamente seriam rebaixados…hehe
abração bro!
ManinhO
Visitante
14 anos atrás
5 x 2 pra Portugal…
os F – 16 deles alem de lindos são muito ageis
Parafraseando Caetano e Roberto, tudo certo como dois e dois são cinco.
Não faço a menor ideia de como o número cinco achou seu caminho na interface entre o cérebro e o teclado, dado que no próprio detalhamento que escrevi a soma dá sete.
Portanto, são sete estações de armamentos, sendo cinco pilones (sob as asas e a fuselagem) e dois trilhos (nas pontas das asas).
Lusitanium disse: 26 de junho de 2010 às 9:33 “E não estará o Mirage 2000 mais ao nível do F-16 que o F-5?” Caro amigo Lusitanium, infelizmente nossos M-2000C são refugo francês da pior qualidade, adquiridos pelo governo federal de última hora, para fins de evitar a desativação do Grupo que faz a cobertura aérea do Distrito Federal, quando do cancelamento, por este mesmo atual governo, do programa FX original (sob o pífio e estapafúrdio argumento de que era para ter mais dinheiro para comprar comida para os pobres…). Consta que apenas 2 deles estão a voar. E operam somente… Read more »
Nunão disse: 28 de junho de 2010 às 10:04 Nunão, squenta naum, it happens… 🙂 Abs. _______________________ renatohm disse: 26 de junho de 2010 às 11:48 Excelente explicação meu caro. Perfeito. Sim, de fato, quantidade ainda é quantidade. Sds. _______________________ Baschera disse: 26 de junho de 2010 às 15:57 “Se os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem…… Gol…… deles !! Abatem até a alma….” Bascha, achas mesmo? Tendo a achar que não é bem assim não. Dá uma olhada na explicação do renatohm. Pode começar por ali. O problema maior seria colocar os Mike… Read more »
Baschera
Visitante
14 anos atrás
Vader disse: 28 de junho de 2010 às 10:59 Felipe…. vc não entendeu o que eu escreví. Relembro: “SE os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem …….” É a mesma coisa que: “SE eu chutar e a bola entrar…. é gol !!” A hipótese é, na verdade um super trunfo, já que não se sabe o nível de adestramento das equipes do Su-30 MKI da Vovozuela (rsssss…). Digo das equipes do Sukoi por que as equipes do F-16 A/B deles estão de acordo com as normas e procedimentos da OTAN, já no mínimo que… Read more »
Flanker
Visitante
14 anos atrás
Sem despresar o vosso Derby, os nossos 120 c-5 e penso que alguns c-7, são superiores. Nas contas de MLU x OCU, conta mais 1 MLU e menos 1 OCU.
Pilotasso
Visitante
14 anos atrás
Boas. Sou português. No final de 2009 eram 19 F16MLU. Este ano já são mais, se as minhas contas não me enganam são 23+1 sendo a ultima é resultado da recuperação do avião serial number 15133 (o 1º MLU) que sofreu um acidente em 2008. Comparando a FAB com a FAP, devo dizer que os F-16 da FAP levam uma vantagem apreciavel, pelo menos em qualidade. Apesar de não termos avião como o R-99 para detecção de longa distância, os F-16MLU estão “linkados” por link16 e partilham todos os dados, incluindo posições das aeronaves amigas e inimigas detectadas entre elas,… Read more »
ai, neste caso, apesar da foto do nosso F5 ser a coisa mais linda do mundo, Portugal venceria, pois seus F16 MLU são mais poderosos do que nossos F5.
Aí depende: os portugueses operam o AIM-120?
Se o critério fosse aviação de caça, eles ganhariam de goleada!!!
Abraço.
Acho que os 6 MLU de Portugal não davam conta dos Mike, pela simples questão numérica. Quanto aos Alfa/Bravo, sem chance.
Maurício Veiga: a FAP tem 19 A/B Block 15 e 6 MLU. No “pau-a-pau” não dá pra encarar os 12 M-2000 mais o tantão (57) de Mike que a FAB tem. Mesmo sem o R-99.
Abs.
Em um eventual exercício WVR, os F-5M com A-Darter + HMD e os F-16 com AIM9-L eu apostaria nos F-5.
Em combate BVR seria Derby X AIM120… diria que o F-16 teria alguma vantagem.
E Guns only seria F-16, qualquer versão.
[]’s
Vader concordo quanto a questão numérica, porem duvido da eficiencia dos M – 2000, se fossemos comparar o F- 16 MLU x F- 5 BR isoladamente, acredito que a vantagem estaria a favor do F- 16.
Abraço
Vejam só (brincando de super-trunfo, rsrs): FAB: 12 + 57 (?) = 69 FAP: 19 + 6 = 25 Dá uma relação de 2,76 para a FAB. Pelo número fico com a FAB. Se colocar ainda os R-99, e contando com o Derby, fica maomeno tranquilo. Mas lógico, é só uma brincadeira com números. Todo o resto não entra na conta: doutrina, estratégia, terreno, emprego, etc… A verdade “verdadeira” é que nem o triplo das duas Forças juntas serve para nada em caso de guerra “de verdade”. Abs. PS: detalhe: se a força atacante fosse a FAB, poderíamos colocar os… Read more »
Posso fazer uma pergunta de leigo?
Pela imagem só estou vendo três pylons (é assim mesmo que se escreve?), dois nas asas e um abaixo do caça. O F-5M só tem estes três? Não consegue carregar mais mísseis?
Desculpe ai pelas perguntas, mas fiquei curioso.
Abs a todos!
“felipemartins em 25/06/2010 às 18:16”
Felipe, o F-5 pode ter instalados até quatro pilones sob as asas, somando 5 estações no total (duas sob cada asa, uma ventral e uma na ponta de cada asa).
Apenas não estão instalados no exemplar da foto.
Vader disse:
25 de junho de 2010 às 14:29
Super Trunfo sim, mas bem perto da realidade. Mas no fim os dois tão mal pra caraleos.
Só que eles ainda contam com o guarda-chuva da OTAN, e nóis? 😉
Essa foto do Mike é linda !!!
Apesar de estar já bem usado e modernizado está muito show nessa foto.
Mas sinceramente quero velos no Musal logo.
Precisamos é de um vetor de verdade.
Abs.
Nunão disse:
25 de junho de 2010 às 18:52
“somando 5 estações no total”
Nunão, são 7 estações no total né?
Abs.
Valeu Nunão…mas concordo com o Vader, pelas contas são sete, rs…obrigado pelos esclarecimentos.
Acho que o Nunão estava se referindo à estações capazes de levar mísseis, afinal os dois pilones internos das asas, até onde eu sei, carregam bombas e pods de foguetes não guiados, mas não mísseis. Antes que perguntem, o pilone central será capaz de carregar o MAR-1 nacional, quando este estiver plenamente operacional. Respondendo à pergunta do felipemartins, os F-5 da FAB em configuração padrão de interceptação carregam: dois Derby OU dois Phyton 3 em pilones especiais nos pilones externos; dois Piranha I ou AIM-9B nas pontas das asas; e um tanque de combustível ventral. No total, os Mike podem… Read more »
Alguem sabe qual serah a sobrevida dos F-5 Jordanianos modernizados?
Parece a SAAB ainda estah no pareo na Bulgaria:
“Commander of the Bulgarian Air Force Major-General Konstantin Popov flew the multirole Gripen fighter.”
http://www.saabgroup.com/About-Saab/Newsroom/Press-releases–News/2010—6/Commander-of-the-Bulgarian-Air-Force-flies-Gripen/
[]s!
Eu concordo com o Vader, a grande desvantagem pra Portugal seria o numero reduzido de aviçoes, ainda mais se pensarmos nos MLU. Apesar de tudo, a FAB possui mais caças e em condiçoes mais homogeneas.
Mauricio Veiga, os M-2000 estão no mesmo nivel dos MLU, talvez um pouco melhores, mas não ficam devendo em desempenho.No caso o q conta ai, de forma geral. é o numero de aeronaves , treinamento, doutrina, armamento, etc…
Abraços.
Os M-2000 teriam que tipo de mísseis contra os F-16 da FAP?
E os alcances?
Bom dia a todos.
Uma correcção, a FAP tem actualmente 19 F-16 MLU.
Em armamento temos AIM-120C AMRRAM, AIM-9L em misseis ar-ar, quanto a ar-chão, temos JDAM (Joint Direct Atack Munition),AGM-65 Maverick Laser/TV, bombas GBU-12 guiadas por laser, bombas “burras” ML-82/83/84 e foguetes CRV-7, usados para treino fundamentalmente.
E não estará o Mirage 2000 mais ao nível do F-16 que o F-5?
Sobre o MLU : http://areamilitar.net/Analise/analise.aspx?NrMateria=11
Pessoal,fugindo um pouco do tópico acima,entrei no site do MD e fiz a “reclamação” no link oportuno (Fale conosco) e enviei a mensagem abaixo: Bom dia,meu nome é Diego e gostaria de saber se já houve definição sobre a compra de caças para a FAB,visto que o processo já dura anos,o que é normal para uma seleção do tipo,porém nossos vizinhos mais “temperamentais” estão se modernizando e nos deixando num patamar bem abaixo na aviação de caças. Um exemplo dessa ultrapassagem é a recente compra de 24 caças SU-30 MK1 pela Venezuela,que por si só já nos pôs em desvantagem… Read more »
12 mirages 2000 + 57 F -5M , uma vitória portuguesa seria praticamente
impossível e no futuro a força aerea portuguesa terá um numero de aeronaves ainda mais reduzido.
Portugal tem algum AEW (controle aéreo antecipado) com a capacidade do R-99? Se não tiver, fica difícil de enfrentar os aviões brasileiros voando em silêncio-radar e usando mísseis Derby. Outra pergunta: os M2000 tem os MICA? são mísseis para combate BVR tb. 69 brasileiros, se carregarem apenas 2 mísseis BVR (classe do AMRAAM) cada, dá um total de 138, mais o mesmo tanto de WVR (classe do AIM-9). 19 MLU portugueses com 4 BVR cada dá 76; os 25 com 2 WVR dá 50, os “A” mais 36 WVR, num total de 86. Ou seja, Brasil 138 BVR x 76… Read more »
Daria empate novamente, em 0x0. Nenhuma força conseguiria derrubar nada da outra, como no jogo sem gols. Portugal, mesmo tendo o Cristiano Ronaldo (F-16 MLU), não tem time. Um jogador só não faz milagre. Já o Brasil, mesmo tendo craques, entre outros, como o Ganso (R-99), não convocaria nenhum deles, e deixaria, como deixou, o Robinho (Mirage 2000) no banco. Então, o “Dunga aéreo” entraria em campo com 5 cabeças de bagre, quer dizer, cabeças de área (5 Xavantes), na zaga ia com mais 4 na retranca (AMX, sem mísseis) e deixaria só um F-5M armado com 2 BVR apenas… Read more »
Nao tem como fazer esse encontro … so se levarmos os F16 num cargueiro para ao pé das aguas do Brasil para serem lançados de catapulta ….mas agora a sério …os avioenszitos do Chavez ganhava esse encontro mesmo com Brasil e Portugal jogando juntos!!
Portugal não tem aeronaves de alerta aéro antecipado porque tem todo o territorio com cobertura radar em terra incluindo Açores e Madeira.
Então se contarmos com aviões como o Xavante e Tucanos temos de contar também com os cerca de 30 AlphaJet A da FAP.
Quanto aos aviões venezuelanos…
É o homem que faz a máquina.
Está mais bem preparado um piloto com treino NATO no caso da FAP ou um piloto com participação frequente no Red Flag como no caso FAB.
Fala-se frequentemente com relação ao perigo Venezuela com os seus PODEROSÍSSIMOS SUKHOI, ok, perdoem-me os editores se fujo um pouco do assunto, mas tenho uma curiosidade (já que a bola foi levantada !!! hahahaha), mesmo tendo uma aeronave claramente superior, mas com seus pilotos raras vêzes tendo treinado com qualquer outro país, levariam alguma vantagem realmente superior ????
Hornet disse:
26 de junho de 2010 às 12:17
Hornet, desta vez concordo com você !!
Mas acrescento que a França, como vimos, está com a bola murcha.
Primeiro, por que saíu pelo fundos da Capa do Mundo, e segundo por ter um déficit orçamentário de inédito de 141 bilhões de euros (US$ 204,4 bilhões) para 2009.
Bem mesmo está o Uruguai…. ao menos na Copa….
Sds.
curvo disse:
26 de junho de 2010 às 14:20
Se os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem…… Gol…… deles !! Abatem até a alma….
Sds.
nós venceriamos,por questão de refléxo dos F-5 mas en caso de uso somente do canhão,perderiamos pois alem dos do F-5 não serem dos melhores ainda perdemos um com a recente modernização.
Baschera,
hehe…é verdade. Mas sá pra continuar no ritmo da Copa: não se esqueça que a França é um dos campeões do mundo…já os EUA e a Suécia, se jogarem o Paulistão certamente seriam rebaixados…hehe
abração bro!
5 x 2 pra Portugal…
os F – 16 deles alem de lindos são muito ageis
Vader, Felipe e Bronco,
Parafraseando Caetano e Roberto, tudo certo como dois e dois são cinco.
Não faço a menor ideia de como o número cinco achou seu caminho na interface entre o cérebro e o teclado, dado que no próprio detalhamento que escrevi a soma dá sete.
Portanto, são sete estações de armamentos, sendo cinco pilones (sob as asas e a fuselagem) e dois trilhos (nas pontas das asas).
Lusitanium disse: 26 de junho de 2010 às 9:33 “E não estará o Mirage 2000 mais ao nível do F-16 que o F-5?” Caro amigo Lusitanium, infelizmente nossos M-2000C são refugo francês da pior qualidade, adquiridos pelo governo federal de última hora, para fins de evitar a desativação do Grupo que faz a cobertura aérea do Distrito Federal, quando do cancelamento, por este mesmo atual governo, do programa FX original (sob o pífio e estapafúrdio argumento de que era para ter mais dinheiro para comprar comida para os pobres…). Consta que apenas 2 deles estão a voar. E operam somente… Read more »
Nunão disse: 28 de junho de 2010 às 10:04 Nunão, squenta naum, it happens… 🙂 Abs. _______________________ renatohm disse: 26 de junho de 2010 às 11:48 Excelente explicação meu caro. Perfeito. Sim, de fato, quantidade ainda é quantidade. Sds. _______________________ Baschera disse: 26 de junho de 2010 às 15:57 “Se os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem…… Gol…… deles !! Abatem até a alma….” Bascha, achas mesmo? Tendo a achar que não é bem assim não. Dá uma olhada na explicação do renatohm. Pode começar por ali. O problema maior seria colocar os Mike… Read more »
Vader disse: 28 de junho de 2010 às 10:59 Felipe…. vc não entendeu o que eu escreví. Relembro: “SE os Su-30 estiverem com os Mike ou um F-16 no alcançe e dispararem …….” É a mesma coisa que: “SE eu chutar e a bola entrar…. é gol !!” A hipótese é, na verdade um super trunfo, já que não se sabe o nível de adestramento das equipes do Su-30 MKI da Vovozuela (rsssss…). Digo das equipes do Sukoi por que as equipes do F-16 A/B deles estão de acordo com as normas e procedimentos da OTAN, já no mínimo que… Read more »
Sem despresar o vosso Derby, os nossos 120 c-5 e penso que alguns c-7, são superiores. Nas contas de MLU x OCU, conta mais 1 MLU e menos 1 OCU.
Boas. Sou português. No final de 2009 eram 19 F16MLU. Este ano já são mais, se as minhas contas não me enganam são 23+1 sendo a ultima é resultado da recuperação do avião serial number 15133 (o 1º MLU) que sofreu um acidente em 2008. Comparando a FAB com a FAP, devo dizer que os F-16 da FAP levam uma vantagem apreciavel, pelo menos em qualidade. Apesar de não termos avião como o R-99 para detecção de longa distância, os F-16MLU estão “linkados” por link16 e partilham todos os dados, incluindo posições das aeronaves amigas e inimigas detectadas entre elas,… Read more »