Especulação, informação ou desinformação?

106

Portal “administradores.com” afirma que decisão sobre o F-X2 já foi tomada pela Defesa

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira. A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.

Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha. O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).

Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha. A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro. Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto. Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular. Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).

A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam. Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100. O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco. Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo. O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço. A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil. Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.

A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair. Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça. O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

Análise da Notícia

Marcelo Rech

O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula. Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração. A escolha foi técnica. O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.

A Embraer também ganha, e muito. Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo. A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio. Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.

Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso. Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil. E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.

AUTOR: Vinicius Costa Formiga Cavaco

FONTE: Administradores.com

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Paulo

Lá se vai a oportunidade do Brasil aprender a andar com as próprias pernas….

PS.: Isso se a matéria do portal fosse verdade e não mais uma notícia ‘lançada’…

…como ainda não bateram o martelo oficialmente… segue a esperança.

Clésio Luiz

“A Embraer também ganha, e muito. Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo.”

O que esse cidadão andou fumando?

Zago

Talvez nunca tenhamos esses caças, pq o proximo presidente independente quem seja, vai postergar…
A ultima coisa que me resta é sentir vergonha por ter dois terços da minha idade essa enrolação.
Então que cancelem esse processo pq nao vão resolver mesmo.
POuts, faz mais de 5 anos que venho acompanhando essa novela mexicana, e sempre criando esperanças…
E alem dos mais, comprar apenas 36caças para um pais continental é digno de vergonha…estamos perdendo pra venezuela….onde chegamos ne!!!

Rodrigo

Quantas vezes eu falei que o relatório com o NG em primeiro foi preliminar ?

A questão é que só mudando muuuuuuuuuito os critérios conseguiram fazer o Rafale ficar em primeiro e estando isto muito explítico na imprensa é mais uma pá de cal no FX.

Lanterna Verde

Calma pessoal, não quero entrar na antiga discução de qual caça é melhor para o futuro do país, porém seja qual for o caça escolhido, seja F-18, Gripen ou Rafale, o que se tem a fazer é visualizar é traçar metas e conseguir tirar proveito do que for oferecido.

Grande Abraõ, Lanterna Verde.

grifo

Especulação, informação ou desinformação? Uma mistura dos três: Informação é dizer que a Defesa escolheu o Rafale (que surpresa!) e que a decisão é do presidente da República. Especulação é achar que o Rafale e o Super Hornet estão bem cotados nas concorrências X e Y. Desinformação é todo o resto, a começar pela lorota que a FAB teria escolhido o Super Hornet, e que o Jobim mandou refazer a coisa toda. Saburo Sakai vai assinar o relatório-piada? Ele faz o seppuku antes. A fonte da notícia na verdade é um tal portal “inforel.org”, publicada a pedido de conhecido ex-jornalista… Read more »

Rodrigo

Lorota pra você kkkkkkkkkk

Faz por baixo uns seis meses que eu falo isto aqui, só você e a charla gripeira dizem que não é verdade e bla bla bla bla bla…

Como falei, o relatório vazado era preliminar.

No fim a verdade sempre vem a tona e tem mais coisa para vir, principalmente a sujeira se de fato o presidente colocar o polegar do lado esquerdo do papel. 😉

kwhvelasco

Dorgas, mano. Dorgas… Na mtéria em si, acho que é feito livro do Dan Brown: Umas informações verdadeiras e de conhecimento de todos; muita suposição calçada em especulações e informações de fontes seguramente próximas da garagem do assessor do ministro da Defesa; misture tudo, fale sério e sem sorrir. O penúltimo paragrafo, já na analise, é complemento… é impressionante. Embraer ganha aonde? Liderando que processo, se a França nem a pau permitiria autonomia da contratada no seu negócio – que é negócio empresarial, nada de política, como se supõe dizer…-? Dese quando os EEUU não poderiam fazer a venda dos… Read more »

Vader

Ahahahahahahahahaha!!!

“A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas”

AHAHAHAHA!!! Conta outra, rsrsrs…

“será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto”

Almirante-do-Ar???? HAHAHAHAHA…

” OS porta-aviões de 50 toneladas que SERÃO incorporadOS no futuro”???????????????????????????? 🙂

Sinceramente? Nem vou comentar sobre esse LIXO. Claramente é notícia plantada por alguma rafalechete, ansiosa por ir até Paris tirar a calcinha pra Monsieur Sarkô…

Marcos

Nobres colegas

Já havia lido muito lixo, mas esse é opior até agora.
Da onde saiu este cidadão?
Ele realmente já leu algo sobre o FX 2 ou só ta querendo aparecer (E do pior jeito, falando MERD..) ?
Sinceramente acho que os editores deveriam olhar melhor o que se posta aqui, por que se não começa a perder a confiança.
Esse tipo de matéria é no minimo uma propaganda ( E diga se de passagem Muito Ruin).

Sds

Wilson Giordani de Souza

Putz… quando vi o nome “Marcelo Rech” achei que fosse um jornalista da RBS, do RS.

“Especulação, informação ou desinformação?” – Nenhum dos três, é uma piada sem graça.

Edcreek

Olá,

Mais uma fonte no minimo estranha….

Off topic:

É bom ver que o Blog tomou seu partido . Tem até correspondente na “base” da Saab.

Posso não gostar de opção, mas o blog tem todo direito de ter sua opinião….

Abraços,

drcoakroach

Olha as bobagens: “O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco.” … “Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso. Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil. E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale” O Lobim quer a industrializacao da Defesa!!!! Certo, certo,… Acho que irei ler agora a agencia oficial de noticias do Iran e Coreia do Norte,… Read more »

Edmar

Caros Amigos Edcreek , Wilson Giordani de Sousa, Marcos, Vader e Amigos do Blog.:

Se continuar o “Mesmo Governo” ….= “Dassault Rafale F-3”.
Se trocar o Governo……………………= “Teremos FX3”.

Infelizmente no Brasil é quase tudo politicagem!!!

Os Governantes tem que tomar uma postura e pensar primeiro no que é bom para o Brasil e depois em segundo pensar em “guerrinhas” políticas.

Esse é o meu pensamento!!!

Abraços.

Nick

Que o MD já escolheu a Jaca não há dúvidas. Que a FAB optou pelo F-18E ou Gripen antes da Jaca, também não há dúvidas. Que a FAB aceitará a Jaca com certeza aceitará. E no final das contas , a Jaca é um excelente vetor de 4.5 geração, que dará superioridade aérea para a FAB até a chegada dos Su-35Bm bolivarianos e F-35 Chilenos. Nessa nota sinceramente gostaria de entender ONDE a Embraer liderará o processo…. Melhor liderar um projeto de montagem de caças que participar no desenvolvimento de um?? Sei não…. Resta a questão política interna dentro do… Read more »

Luiz Paulo

grifo disse:
24 de junho de 2010 às 10:15

Especulação, informação ou desinformação?

Uma mistura dos três

Falou tudo.

A-Bomb

“A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas que serão incorporados no futuro. ”

É impressão minha ou esta no Plural?
Nem o sucatão o Brasil consegue manter operacional imagine mais de um.
Essa matéria ai não da para ser levada a serio.

Curvo

Só para ser chato (só para variar hahahahaha) : a) “Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira. A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto” Qual a novidade, pegou informações aqui e ali, já foi entregue o relatório ? Já foi feita a entrega ao vivo e à cores para todos verem e opinarem, ou foi na calada da noite !!! Huuuuummmmm b) “Uma exposição… Read more »

Curvo

E ainda querem o RAFALE ?

Será que o Douto trabalha em Brasília, às margens de um certo lago ?
Ou numa certa agência de propoganda Z…. alguma coisa ?

nod_br

@A-Bomb,

se não estou enganado, no PEAMB constam 2 Naes para a Força; um será o substituto do A-12 e o outro fará parte da 2ª Esquadra que ainda será criada no Norte do país.

[]´s

Paulo Andrade Freitas

Algumas considerações que acho importante sobre esse post: ) Bom para calar aqueles que dizem que o blog só publica notas pró Gripen NG. Acho que fica claro que o blog publica o que aparece, para todos os gostos. Ok, ok, o blog tem preferência pelo Gripen NG? Tem sim e qual o problema? Citando alguns colegas que já postaram nesse tópico, lembro que o Vader também prefere o NG, o Rodrigo torce pelo Super Hornet e eu torço pelo Rafale. Ainda bem que podemos torcer pelo que bem quisermos. ) O preferido da FAB pode sim ter sido o… Read more »

Vader

A-Bomb disse:
24 de junho de 2010 às 11:12

Detalhe A-Bomb: porta-aviões de 50 toneladas????? Deve ser porta-kit-revel, ahahahahaha…

Ai ai ai, cara, essa “notícia” é uma completa piada, rsrs…

Abs.

Robertopb

Especulação , informação ou desinformação ?

Desinformação : Porta aviões de 50 toneladas . Só se for de Isopor .
O Minas tinha um deslocamento de 15.890 ton .

Especulação : Eleito o Gripen, ela (Embraer) apenas participaria do projeto .

Informação : O ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira.
Esta é velha .

Ricardo_Recife

Na semana passada no site do Ministério do Planejamento foram disponibilizados vários relatórios dos analistas do ministério analisando políticas setoriais do governo. Os relatórios, extremamente críticos e bem embasados, duraram dois dias no site, depois foram retirados. O relatório analítico sobre a Estrategia Nacional de Defesa foi claro e cristalino, NÃO existe espaço no Orçamento Federal para um aumento substantivo na aérea de defesa que possam sustentar a viabilidade da Política Industrial de Defesa e a manutenção dos novos equipamentos prometidos pelo governo no processo de reequipagem das forças de defesa brasileiras. Se o Rafale foi o vencedor, como tenho… Read more »

Barca

Guilherme Poggio parabéns pela notícia,ao contrário do que o colega disse ai,essa matéria é a mais lúcida que já li sobre o FX-2,muitos se agarragam a aquele relatório divulgado pela folha como se fosse a verdade suprema do FX-2,basta procurar o audio da sessão do Jobim na Câmara dos Deuputados,pra ver o motivo pelo qual o relatório foi devolvido,podem apostar se o Rafale foi o escolhido tem tb um grande peso a opinião da Marinha,agora ficar de fanatismo dizendo que o caça é um lixo,dessosprezar o texto,é algo meio infantil,isso merece um debate sério e não sandices e ofensas a… Read more »

Barca

O resultado sai depois das eleições!

Robson Br

PERGUNTAS E RESPOSTAS >> Por que a SAAB está tentando escolher a sua base no Brasil em outra cidade? >> Por que a SAAB está tentando fazer parcerias diretas se este papel teria de ser da Embraer que lideraria o processo…. >> Por que a SAAB está tentando fazer parcerias com universidades locais (para apenas conseguir mão de obra barata), se o propósito da ToT é completar os grandes centros de pesquisas como o CTA que deu origem à própria Embraer…. >> Por que a SAAB não participa do KC 390 que , inclusive, vai dar um fôlego futuro para… Read more »

Antonio M

“…O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço. A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil. …” E nada sobre a hora/voô do Rafale ?!?!?!?!?! “…Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça …” Quer dizer que o Rafale vendeu e o Gripen não ?!?!?!? Bem avaliado onde e em que ?!?!?!? Justo a Suiça que a anos opera F5?!?!?!? E nada sobre o MRCA… Read more »

Ricardo_Recife

Um acrescimento a meu comentário.

Um porta-aviões moderno de 50.000 toneladas poderia levar entre 60-70 aviões e helicópteros. É duas vezes e pouco mais pesado que um HMS Illustrious, seria bem maior que o Charles de Gaulle. É a mais pura especulação, não cabe no orçamento do MD. Ou um porta aviões grande ou submarinos nucleares.

Robson Br

Barca disse:
24 de junho de 2010 às 11:46

Parabéns pelo seu comentário, como parabés também ao Guilherme Poggio pelo post.

Este tipo de post ajuda muito, pois tem mais espaço para o verdadeiro debate.

Ficar colocando que o meu caça preferido tem um parafuso cromado, que a roda é titánio, que o ronco do motor é desse jeito, que a montagem vai ser na minha cidade, que sindicalista tal prefere ele, que a prefeita de uma cidade estrangeira veio falar que esse caça é o melhor para o brasil……não acrescenta nada ao debate.

grifo

Faz por baixo uns seis meses que eu falo isto aqui, só você e a charla gripeira dizem que não é verdade e bla bla bla bla bla…

Ah Rodrigo, admiro a sua persistência em acreditar nisso contra todos os fator…

Pergunta de prova para você: quando o companheiro Marinho diz que a FAB falou para ele que a escolha era pelo Gripen NG, com quem você acha que ele conversou?

Taz Miranda

Até aí que o MD tinha vestido a camisa do Rafale, todo mundo sabe e sabemos que isso vai pesar muito. Mas também é sabido que a Embraer (em off) tava torcendo o nariz pro Rafale.

Ricardo_Recife

Reportagem do Portal Exame de setembro do ano passado, ele resume bem a questão Gripen – Embraer. E como eles colocam no final, “Os Rafale só encontram o apoio de Lula e Jobim”. “O queridinho da Embraer Por Marcelo Onaga – Portal Exame A preferência da Embraer pelos caças suecos Gripen, tão criticada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, não é nova. Há exatos dez anos, quando o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso abriu a concorrência para escolher o novo caça da Força Aérea Brasileira, a empresa produziu um relatório técnico a pedido da Aeronáutica apontando as qualidades… Read more »

Robson Br

Ricardo_Recife disse: 24 de junho de 2010 às 11:50 Nenhum orçamento serve para nada fora do tempo. Existe uma curva acendente de aumento do orçamento com a entrada de novos negócios. O planejamento da MB, como da FAB e EB deverá seguir esta tendência, não em percentual, mas em quantitativo. Não programar nada para o futuro, pensando na mesma mesmice de hoje não tem fundamento. Por isso foi criado o END. Quanquer atitude hoje vai ser confimada a no mínimo 10 anos. Se não programar o que será daqui a 10 anos??? Com esta forte tendência de crescimento do Brasil,… Read more »

Barca

Essa eu tenho que rir desculpem,mas chamar um porta avioes que desloca 50000 toneladas de barco de isopor é d+,rsrsrsrssr,essa é a turma do gripen,por isso que esse caça é furada,amgis vcs devem achar que um porta aviões classe NIMITZ referencia para outros,pelo contrário a Classe NIMITZ é um monstro de portaviões,uma classe única no mundo,mas vou mostrar pra vcs que esse argumento de vcs é fura do porta avioes de 50000 toneladas é barco de isopor,só essa turma mesmo!…rsrssr: Principais Porta Aviões CHARLES DE GAULLE FICHA TECNICA Comprimento: 261,5 m Calado: 8,45 m Boca: 31,5 m Deslocamento: 38000 toneladas… Read more »

Wilson Figueiredo

E a “notícia” foi plantada por um cara que acha que existe porta-aviões de 50 toneladas!!!!!!! Definitivamente esse cara não foi à escola. Meu carro popular lotado pesa uma tonelada. Então, 50 carrinhos básicos, de acordo com esse tal Marcelo Rech, equivalem a um porta-aviões! Muito lúcida os comentários do Ricardo-Recife.

Barca

Agora vai começar os delírios da teoria da conspiração!

Vader

Robson Br disse:
24 de junho de 2010 às 12:01

Robson, vc andou fumando o que parceiro? Vc concorda com a matéria então? Porta-aviões? NO PLURAL? Cara, a Marinha mal consegue manter o sucatão acima da linha dágua! A Marinha pagou com atraso a parcela dos subs pra Odebrecht!

Acorda broe…

Vader

Barca disse:
24 de junho de 2010 às 12:06

“Essa eu tenho que rir desculpem,mas chamar um porta avioes que desloca 50000 toneladas de barco de isopor é d+

Cara, acho que vc tá “vibrando no pé errado”: quem disse que oS porta-aviÕES serão de CINQUENTA toneladas (e não 50.000) foi o autor do texto, (provavelmente em um momento de devaneio no banheiro)…

Barca

E eu disse que ri de quem chamou um porta-aviões de 50000 toneladas de barco de isopor,foi isso vader!,foi isso vader que eu quis dizer,um porta aviões de 50000 Toneladas de descocamente é um ótimo porta avioes. CHARLES DE GAULLE FICHA TECNICA Comprimento: 261,5 m Calado: 8,45 m Boca: 31,5 m Deslocamento: 38000 toneladas Propulsão: Nuclear, com dois reatores nucleares PWR type 15 com 160000 hp Velocidade máxima: 54km/h Autonomia: Reabastecido a cada 5 anos à velocidade de 50 km/h. Sensores: Radar de busca aérea tridimensional Thales DRBJ 11B com 360 km de alcance; Radar de médio alcance DRBV 26D… Read more »

Ricardo_Recife

Robson Br disse: 24 de junho de 2010 às 12:01 Caro Robsron Br. Esta curva ascendente não existe no vácuo, no ar. E como já demonstrou a boa economia: endividamento publico não é infinito. E o nosso está crescendo rápido. Vamos ao mundo real: nossa divida publica líquida interna subiu em um ano 4% do PIB. Isto é real (E os analitas do MP que fizeram a crítica ao EDN e as comprar do MD sabem bem disto). E vai aumentar pelo menos um ponto e meio a mais neste ano. Observando que a arrecadação está aumentando mais que o… Read more »

Antonio M

“..Com esta forte tendência de crescimento…”

É somente uma tendência. Sem as reformas estruturais na previdência e fiscal/tributária entre outras, o que vier cai no buraco negro. E contar com ovo na cloaca da galinha e que não vai custar 26000 euros a hora/voô é apenas questão de fé, e não técnica.

Vplemes

Estou adorando esta colher de chá de poder comentar aqui novamente. Mas um texto tosco, como este do Sr. Rech não merece muita coisa. Porta aviões de 50 toneladas? Acho que nem se fosse de isopor dava só isso.

Mauricio R.

“…observo que o NG com uma turbina em é superior aos outros dois em relação peso/potência, que como demonstra a teoria E-M de John Boyd (Energy-Maneuverability), faz o vencedor em um dogfight.” Pelo viez da aerodinâmica, o Rafale é que é o vencedor, pois tem carga alar menor que a projetada p/ o Gripen NG; devido a ter mais asa em metro² que o ac sueco. Se fosse somente pela potência instalada, nenhum ac teria mais sucesso em combate aéreo que o SH. Mas c/ somente 37 m² de area alar, não há como isso acontecer. As teorias de 40seconds… Read more »

Antonio M

“…Por isso foi criado o END …”

E também o PNE, PND, Primeiro-Emprego, Fome-zero etc….

Especulção como a do título. Mkt político apenas ……..

Mauricio R.

Ah, um adendo, restrito aos finalistas do nosso melado FX-2.
Se vc for considerar as demais aeronaves disponíveis, isso muda de figura.
Pois aí teriámos no topo da lista o F-22, em seguida os Flakers, o F-15 pelas 106 vitórias em combate aéreo, e o Typhoon p/ essa lista não ficar mto extensa.

Ricardo_Recife

A carga alar, se não estou enganado, é a taxa resultante do peso da aeronave dividido pela área da asa. A carga alar reflete a capacidade de sustentação, que afeta diretamente a performance de uma aeronave. Quanto menor a carga alar, maior é a eficiência de uma asa em relação ao peso que ela deve sustentar. Rafale = 492, Gripen = 364, por pés ao quadrado (sq. ft).

grifo

Quer dizer que a FAB tem que adquirir o Rafale hoje, mesmo sendo o pior avaliado, porque um dia a MB vai ter DOIS porta-aviões, cada um deles maior que o Charles de Gaulle, e aí vai poder operar Rafale neles?

E o Saito vai assinar isso?

Realmente o FX-2 alterna momentos lamentáveis com momentos como este, de puro riso…

Vader

Barca disse:
24 de junho de 2010 às 12:20

Barca, o cidadão que chamou de “porta-aviões de isopor” estava claramente se referindo às 50 toneladas que o funesto autor do texto disse que terão os futuros NAe da MB… E não a 50.000…

Vc tá marchando no bumbo errado parceiro…

Vader

grifo disse:
24 de junho de 2010 às 13:03

Grifo, às vezes eu acho que tem nego que mora em outro país… Alguns textos e comentários são dignos de gente que mora na Escandinávia…