Primeiros testes do AN/APG-81 no BF-4, protótipo do F-35 equipado com sistemas completos de missão, demonstra capacidades de longo alcance

A Northrop Grumman informou nesta terça-feira, 22 de junho, que o novo radar AESA (active electronically scanned array – varredura eletrônica ativa) AN/APG-81, instalado em um protótipo do F-35, atendeu e superou metas de desempenho no acompanhamento de alvos a longa distância. Os testes fizeram parte das primeiras provas em voo do primeiro protótipo do F-35 equipado com sistemas completos de missão, o BF-4 (da versão B, de decolagem e pouso curtos / verticais  – veja mais detalhes sobre as três versões da aeronaveno link “O F-35 e suas variantes”, na lista ao final desta matéria).

Segundo Jeff Leavitt, vice presidente de aviônicos de combate do setor de sistemas eletrônicos da empresa, “durante os testes em voo, o radar APG-81 atendeu e excedeu as expectativas de desempenho, acompanhando alvos a longa distância em todos os ângulos de aspecto, com estabilidade excelente. Estamos ansiosos para trabalhar, junto com a Lockheed Martin, na demonstração da alta resolução de abertura sintética e outras capacidades avançadas nos próximos voos de teste.”

O radar APG-81 voou pela primeira vez em agosto de 2005, instalado em uma aeronave laboratório BAC 1-11 da Northrop Grumman. Desde então, o sistema acumulou mais de 300 horas de voo, empregadas na maturação de cinco atualizações (blocks ) de software. Na bancada de testes voadora CATBird, da Lockheed Martin, o primeiro voo deu-se em novembro de 2008.  Segundo Leavitt,

O software Block 0.5 do radar, usado no recente voo de teste a bordo do F-35, incorpora 60% dos programas de radar a serem entregues, proporcionando capacidades importantes como busca e acompanhamento ar-ar de longa distância e modos de abertura sintética. Ainda segundo Leavitt, o AN/APG-81 detectou alvos aéreos antes dos radares das aeronaves “paquera” F-16 e F-18.

FONTE / FOTOS DO RADAR: Northrop Grumman

FOTO DO PROTÓTIPO BF-4 DO F-35B: Lockheed Martin

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Fernando

Esse vetor não é nada barato, a guerra está cada vez mais cara e quem sofre mais com isso são os países mais pobres, que não tem condição de adiquirir defesa o suficiente para deter caças do tipo.

Vplemes

Ô inveja!!! E pensar que poderiamos ter entrado no programa, era só ter fechado a compra de 36 F-16 para o finado FX2, e esperar a nossa vez de pegar esta maravilha. Mas infelizmente, entre nós e o F-35 tinha o Nelson “é demais para nós” Lobim. Ô reiva!!!!

ZE

E tem gente ainda que acha que o F-35 (FURTIVO e com o segundo melhor radar Aesa do mundo, logo depois do AESA do F-22) vai ficar se embrenhando em DOGFIGHT com os outros. O F-35, assim como o F-22, foram criados para o conceito “first to see, first to kill”. Ambos possuem a melhor tecnologia embarcada e os melhores armamentos do mundo !!! Só um louco pode achar que o F-35 vai ficar brincando de dogfight com os outros, PELO SIMPLES MOTIVO QUE ELE NÃO FOI CRIADO PARA ISSO. Assim, esse vetor está um passo à frente de todos… Read more »

Rodrigo

Só o radar tem mais horas de vôo que o NG rssss

Brincadeira gripeiros, mas que é verdade é 😛

Vader

Realmente, fazer guerra não é coisa para pobre… Essa aeronave é “demais pra nós”… 🙂

Edu Nicácio

Uns quatro esquadrões desses para a Marinha (F-35C, em dois novos NAe’s) não cairia mal… Como eles pretendem ter dois novos navios aeródromos até 2032, por que não?

A FAB… Bem, o Jobim disse que “é demais pra nós”, bom mesmo é caça de 4ª geração… Concordo que devemos aprender em degraus, e podemos até projetar e construir (sozinhos ou em conjunto) uma aeronave de 5ª geração, mas me dá uma raiva danada fecharmos com algum dos concorrentes do FX-2 enquanto o Chile, lá pra 2015, pode encomendar seus F-35, e a Venezuela, lá pra 2016/2018, encomendar seus Sukhoi T-50…

ZE

Edu Nicácio disse: 23 de junho de 2010 às 13:46 Caro, Edu Nicácio, permita-me fazer algumas observações: O Chile, para lá de 2015, estará gastando algo entre 18 e 25 Bilhões de Dólares reconstruindo o seu país devastado pelo recente terremoto. A Venezuela se encontra na pior situação econômica/política da América do Sul (não muito longe vem a Argentina). Ano passado, a economia venezuelana ENCOLHEU 3% (-3%), e este ano, irá ENCOLHER outros 4,8% (-4,8%) !!!!! Os CDS da Venezuela são os maiores do Mundo !!! Sua inflação é de 31% ao ano (destroçando, assim, a capacidade econômica do povo… Read more »

Vinicius

Eu vejo o F-35 como um “caminhão” com qual missão primaria é entregar suas “jacas” em um alvo sobre o guarda-chuva de um sistema de defesa aereo integrado moderno e de alta densidade(S300/S400), algo que hoje apenas o B-2 pode fazer com algum sucesso.

Francisco AMX

“O radar APG-81 voou pela primeira vez em agosto de 2005, instalado em uma aeronave laboratório BAC 1-11 da Northrop Grumman. Desde então, o sistema acumulou mais de 300 horas de voo, empregadas na maturação de cinco atualizações (blocks ) de software. Na bancada de testes voadora CATBird, da Lockheed Martin, o primeiro voo deu-se em novembro de 2008. Segundo Leavitt,” E as Ngetes, juram, afirmam, creem, brigam, esperneiam… que o Selex do NG, que foi escolhido ano passado (depois da recusa da Thales em fornecer o “desprezível” radar que eles queriam para o NG) já está pronto e é… Read more »

Francisco AMX

Este radar deve ter levado uns 5 anos para ser desenvolvido… levou mais 5 anos para ter o primeiro teste de varredura e acompanhamento… e é da maior e mais gastadora potência militar e econômica do mundo!

Pergunto denovo: qual radar AESA da Selex está voando em um caça de primeira linha/desempenho neste mundo?

Sds!

Francisco AMX

“A Venezuela só vai comprar o PAK-FA, para láaaaaaaaaaaa de 2018 (até porque eu aposto com quem quiser que esse vetor não estará pronto antes de 2023/2025).” Aposta quanto ZE? vc era um daqueles, como eu e muitos, que não acreditavam que existia um protótipo do PAK, por nunca ter visto uma fotinho sequer? pois é, se sim, mordemos a língua, por esta e outras não acho crível sua projeção de que ele não esteja pronto antes de 2023/25… não vá morder a língua denovo! tem possibilidade? claro… já a probabilidade… estamos falando em 13 anos! para frente! não para… Read more »

drcoakroach

Nunca li alguem comparando o Gripen NG com o F-35 (mas jah li comparando Rafale com F-22), os termos de comparacao sao com o Rafale. Se serah mais capaz que o Rafale tb nao posso dizer, nao eh minha seara, mas o que pode-se dizer eh que: – O mesmo radar do Gripen NG irah equipar a nova geracao dos Typhoons; “Selex Deal Will Put AESA Radars on RAF Typhoons” The British development will use Selex Galileo’s so-called swashplate architecture, which allows the radar’s angled antenna to be rotated. Other AESA radars developed in the U.S and France use fixed… Read more »

luiz otavio

respeito a opinião de todos aqui, sou leigo, só acompanho e quase nunca escrevo, mas vai minha esporádica consideração. Claro que nem comentarei do F 35, supremo e absoluto, mas segundo o site famoso da Austrália, o ausairpower (que querem F 22 e não F 35), o fator quantidade pode pesar e o alto preço somado aos “vizinhos” autralianos bem populosos (china, russia e índia) com “enxames” de flankers mais baratos, após perderem as primeiras unidades podem sim derrotar uma asa de 5 JSF, ficando no final em torno de 7:3 para o flanker, porque com os primeiros disparos os… Read more »

Pedro

Infelizmente vou mudar um pouco o assunto dessa postagem. Gostaria que vocÊs aqui do blog ajudassem as vítimas das chuvas,inundações, daqui de ALAGOAS. Estamos precisando urgente de mantimentos como comida,água potável,dinheiro,re´médios,cobertores e colchões. PRECISAMOS DE SUA AJUDA DE TODOS. Já que a mídia não está fazendo seu trabalho corretamente,venho aqui peo cyberativismo,pedir ajuda de vocês e também um pouco de seu ativismo. Sou de Maceió/AL e acompanho de perto(familiar por sinal), o drama destas famílias.

ps: Já mandei e-mails para algúns colaboradores daqui(estou no aguardo de resposta) e espero que voês também possam colocaborar.

ABRAÇOS.

ZE

Francisco AMX disse: 23 de junho de 2010 às 14:46 Não, eu não era, não !!!!! O que eu aposto é que um país que teve que ser “rebaixado” no ano passado devido à crise mundial. Para quem não sabe, a sigla BrasilRussiaIndiaChina (BRIC), durante 1 ano, ficou sem o R (R, de Rússia), devido à grave crise que atormentou eles. Assim, falávamos BIC (sem o R). A economia da Rússia é SUPER DEPENDENTE DO GÁS E DO PETRÓLEO EXPORTADOS !!! Assim, ela oscila ao sabor do preço dessas 2 commodities energéticas !! O que EU FALEI e continuo falando… Read more »

Vader

E eu continuo achando que a semântica é uma parte importante do estudo da linguagem… mas aqui na Trilogia temos mais estudiosos dela do que em muitas faculdades de letras Brasilzão a fora… 🙂

Francisco AMX

“Uma outra coisa, a Selex Galileo vem desenvolvendo um Radar AESA para o Typhoon desde 2006 !!!” ZE, se a Selex vem desenvolvendo um radar, DESDE 2006, para o Typhoon, que tem várias unidades produzidas, e nem sequer tem um Typhoon ainda equipado com ele, que seja para teste, me explica como o Raven está pronto para o NG? é este o meu questionamento! As Ngetes afirmam categoricamente que o Raven já existe e está “operacional” num demonstrador! ora, tem que ter paciência! rsrsrsrs Nem o NG está pronto concorda? e nem o Raven está! ao que parece este radar,… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Não existe, é protótipo.

Rodrigo

Os 50% de componentes comuns entre o SH e p Hornet era apenas no Block II, hoje em dia é inferior a 20%.

Ivan

ZE disse: 23 de junho de 2010 às 13:24 Amigo ZE, Estou entusiasmado com a oportunidade de discordar de vc. E duas vezes! Vamos lá. Primeiro: O radar AN/APG-81 é o melhor radar AESA para caças do mundo, ficando o APG-77 do F-22 Raptor em segundo lugar. Por que? Porque o APG-81 é mais novo. Usa toda a tecnologia do anterior, só que custará menos, terá maior índice de confiabilidade e, desde o projeto, terá funções ar-superfície (terra e mar), além da capacidade de detectar e interferir em outros radares, como uma unidade de guerra eletrônica. Entenda, o radar do… Read more »

Vader

Francisco AMX disse: 23 de junho de 2010 às 16:59 “ao que parece este radar, de tecnologia inovadora, começou sua vida a 1 ou 2 anos é isso? como pode se o radar do Typhoon tem 4 anos de desenvolvimento e nada de aparecer?” Chicão, uma empresa, a não ser que seja muito “lusitana” (rsrs), quando fecha um novo contrato não pega tudo que aprendeu num produto, joga fora, e começa do zero o novo produto similar. As capacidades, os testes, os programas, os componentes, o know-how, tudo se SOMA para se desenvolver um produto melhor e mais rapidamente. Esse… Read more »

Vader

Ivan disse:
23 de junho de 2010 às 17:20

“O radar AN/APG-81 é o melhor radar AESA para caças do mundo, ficando o APG-77 do F-22 Raptor em segundo lugar.”

Concordo plenamente.

Mas de resto estou com o ZE: ainda veremos a dupla F-22/F-35 reinar soberana por uns dois pares de décadas, nem tanto mais por sua capacidade stealth (que penso que mais cedo ou mais tarde será superada pelos mísseis – com ou sem PAK-FA), mas por suas demais características.

Abs.

Ivan

Francisco AMX disse: 23 de junho de 2010 às 16:59 “Radar de um caça de superioridade aérea e ataque não tem nada de comum com radar de Heli, de AA de CT…. isso é café pequeno!” Xicão, Pois é! Este cafezinho a Thales não nos chamou para tomar. Já a Selex/Galileo convidou… Amigão, Tanto Thales como Selex/Galileo estam atrasadas, possivelmente por limitações orçamentárias. Tecnologicamente elas bebem na mesma fonte, o Airborne Multirole multifunction Solid-state Active-array Radar (AMSAR), que era inicialmente um programa da França, Inglaterra e Alemanha, depois com Itália e Espanha. Aposto que as antenas serão muito parecidas, ao… Read more »

Ivan

Vader, 23 de junho de 2010 às 17:26 Mi Lord, Eu acredito também que a dupla F-22 + F-35 manterá superioridade aérea por muito tempo. Contudo alerto que o Su-35 irá mudar a equação do controle do espaço aéreo, mesmo que venha a ser inferior em furtividade aos americanos. Vamos partir do princípio que o F-22 e o F-35 são mais furtivos que o futuro Su-50. Este futuro Sukhoi, ainda assim, será capaz de se aproximar à menores distâncias das PAC (Patrulha Aérea de Combate) ocidentais, seja qual for a aeronave no ar. Poderá igualmente se aproximar dos AWACS, aeronaves… Read more »

ZE

Ronaldo disse:
23 de junho de 2010 às 16:28

Meu caro, isso já foi exaustivamente debatido e postado aqui no blog.

Há uma excelente matéria acerca disso aqui no Blog !!!!

Já foi explicado que, de fato, o Super Hornet é um avião praticamente novo, e não um upgrade do Hornet.

Isso já foi explicado para VOCÊ !!!!

Salvo engano, ONTEM, o Poggio já postou para você o link dessa matéria aqui no blog !!!!

Portanto, a sua assertiva…

Bem a sua assertiva…

Vamos virar o disco.

[ ]s

ZE

Francisco AMX disse:
23 de junho de 2010 às 16:59

Francisco, isso já foi explicado no meu post ZE disse:
23 de junho de 2010 às 16:02

[ ]s

Ivan

Felipão,

Mais uma coisa… só para lhe provocar e ao amigo Bosco.

Em que pese mais moderno, o F-35 Lightning II não será melhor que o F-22 MLU Raptor na missão de superioridade aérea.

A magnífica capacidade supercruise dos Raptors lhes permite se posicionar ou fugir com mais rapidez, várias vezes na mesma missão.

Esta sobra de potência é sempre bem vinda em combate.

Abç,
Ivan.

ZE

Ivan disse: 23 de junho de 2010 às 17:20 Olá, Ivan !!!! Ivan, tudo leva a crer que o radar do F-35 deveria ser melhor do que o radar do F-22. Ele é mais moderno, portanto a sua tecnologia embarcada é melhor. A capacidade de processamento de seus computadores também é maior, devido o mesmo ser mais novo (vejam a Lei de Moore que já existe a quase 40 anos e nunca foi desafiada: a capacidade de processamento duplica a cada 18 meses). Pois bem, amigo. Tudo isso me levou a crer que o F-35, sendo mais moderno do que… Read more »

Francisco AMX

Ivan! fura eu não tio! rsrsrsrs Amigo, não querendo ser babão, mas tu é nota 10 em cordialidade e e respeito! onde tu aprendeu tudo isso meu chapa!? 🙂 rsrsrss Sou teu fã pelas análises sim, mas principalmente pela gentileza! de fazer inveja a santo! rsrsrs continue assim, nos ensinando como se deve ser com pessoa! não desista de nós ! rsrsrss Ivan, o que os amigos “não sabem” (esquecem) é que o F-22 é único, não exportável, conta com tecnologias secretas! seu radar, apesar de mais antigo, tem capacidades que não são para o bico dos “invejosos” rsrsrs… já… Read more »

ZE

Ah, sim, Ivan. Eu gostaria de salientar algo. Na minha opinião, não importa qual é o melhor radar (F-35 X F22), pois durante muitos e muitos anos, os EUA terão vantagem com relação aos outros países (radares, vetores…). Não é só a vantagem pontual, setorial, mas sim de todo o pacote !!!! Além do que, ambos os aviões são produzidos pelo Tio Samuel. No mais, é difícil ficar comparando um radar de um vetor que tem uma função específica, com outro que é um multi-funções. Bem, essa é a minha opinião. Eu sei que devo ser minoria. Eu também entendo… Read more »

ZE

Ronaldo disse:
23 de junho de 2010 às 18:40
ZE

?????????????????????

Como já dito, leia a matéria aqui do Blog indicada pelo Poggio.

Ela irá elucidar as suas dúvidas.

Eu já desisti.

[ ]s

ZE

Bem eu realmente desisti, porém um último sopro.

Meu caro, a comunalidade entre o Gripen NG e os Atuais 444 Super Hornet e Growler (até 2015, 539 vetores) se dá em uma das áreas mais importantes concernentes ao custo (na verdade, A MAIS IMPORTANTE):

SEU MOTOR F-414, COM MAIS DE 1.000 UNIDADES PRODUZIDAS ATÉ AGORA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E isso, NÃO pode ser replicado pelo Rafale.

O Rafale é um caça SEM ESCALA !!!!!!

Sem esquecer da comunalidade de 50% entre o Gripen (mais de 232 vetores já produzidos) e o Gripen NG.

[ ]s

Ivan

ZE, Putz! Deixa eu discordar um pouquinho… Mas, para minha ‘tristeza’, nossas idéias estão convergindo, como já havia postado às 18:10hs. Acredito que o F-22, O caça de superioridade aérea Yankee, vai evoluir ainda mais, usando tecnologias do F-35 entre outras. O Raptor não é perfeito, até porque não precisava. Seu papel hoje é quase como um sniper, atirando de longe e varrendo os céus com mísseis AMRAAM AIM-120. O par de Sidewinder é para uma situação extrema e improvável, em confrontação com os oponentes atuais. Contudo, para o futuro, precisa melhorar. O passo óbvio é usar as melhorias do… Read more »

Ivan

Xicão, Na minha família se aprende, desde cedo, a respeitar o próximo e lutar com faca de ponta… he he he… uma das duas técnicas resolve. ka ka ka. Mas falando sério, penso o mesmo acerca do F-22, e parece que não somos os únicos, tendo em vista o que o amigo ZE escreveu sobre o APG-77. Afinal são 1.500 TRM do APG-77 contra 1.200 do APG-81, sendo que o segundo foi baseado no primeiro. UPGRADE é uma expressão americana… lembra? Mas amigo, andei provocando o Felipão e o ZE sobre o futuro do dogfighter. O que vc pensa? Abç,… Read more »

Ivan

Xiko,

Em tempo, um dia um F-22 será abatido, como o F-117 já foi.
Aí saberemos o que tem ‘lá dentro’.

Ivan.

Dalton

“O Super Hornet substituiu o Hornet (F/A-18 A/C) em todos os NAes Americanos”

Ronaldo…

O Super Hornet substituiu os F-14s. Os FA-18C serão substituidos pelos F-35C.

Os NAes americanos operam hoje com 2 esquadrões de Super Hornets
e 2 esquadrões de Hornets e assim continuará por mais alguns anos ainda.

abs

ZE

Ivan, eu concordo com o que você escreveu. Só que de um ângulo diferente !!! Acredito que os ítens 1,2,3, são importantes apenas como Back-up, pois eu não vejo aeronaves de TECNOLOGIAS DIFERENTES (4ª geração X 5ª geração) se engajando em dogfights. Isso só acontecerá em exercícios, e não na vida real !!!! Mas como a minha avó dizia: o que abunda, não prejudica !!! Esse back up não seria para agora, e sim para daqui a muitos anos !!! Como eu disse: não acredito em PAK-FA antes de 2023/2025. Realmente, amigo Ivan, os nossos pontos de vista são, em… Read more »

Nick

Concordo com o ChicoAMX, o F-22 é o CAÇA e AN/APG-77 é o RADAR!

E continuará sendo, desde que continue recebendo upgrades que fazem parte do modelo de manutenção do F-22A.

AN/APG81 seria uma versão com alcance menor, mas com praticamente todas as características do AN/APG77.

Mas como o F-22 não está a venda, resta 2 alternativas:

F-35 e SU-50 ….. E qualquer um dos dois seriam bem vindos para a FAB. Continuo acreditando que haverá um caça de 5ª geração voando pela FAB em 2030. (pensamento positivo)

[]’s

Vitorasso

Saudações amigos da trilogia!
acompanhei todos os comentários e,ao final da discução fiquei com uma jabulani atrás da orelha. =)
Já que o amiguinho serial killer F-35 será exportado,o alto custo de peças,manutenção e preço final do produto não seriam propositais?
Uma vez que não há garantias para o governo dos EUA que um F-35 não vá parar em um país extremista da vida.
Quem conseguir chutar esta bola,vai ganhar uma estrelinha. ^^
acc,
J.L Vitorasso

Vader

Ivan disse:
23 de junho de 2010 às 18:10

Em que pese mais moderno, o F-35 Lightning II não será melhor que o F-22 MLU Raptor na missão de superioridade aérea.

Há controvérsias Ivan. Há controvérsias.

Abs.

Bosco

De modo geral a maior persistência em combate (mais mísseis e maior autonomia) além do supercruzeiro, dão ao F-22 maiores vantagens na arena ar-ar. Quando estiver integrado ao AIM-9X e ao JHMCS estará tão capaz quanto qualquer outro no “combate visual”, em que pese um maior nível de consciência situacional do F-35 proporcionado pelo uso do DAS e do HMDS. Vale lembra que o AIM-9X só é levado externamente no F-35. Ivan, O Pak Fa não é capaz de levar 6 KS-172 e sim e sim uma versão R-37 (salvo engano). De resto concordo com sua análise sobre o futuro… Read more »

grifo

Quando entrar em operação o F-35 pode até ser superior em vários cenários de combate ao F-22, resultado do fato dos seus sistemas eletrônicos estarem naquele momento no “estado da arte”, 10 anos a frente do que existe hoje no Raptor.

No entanto em uma próxima modernização e atualização dos seus sistemas o F-22 recuperaria certamente a superioridade, se é que a perdeu antes.

Vale notar que ambos são muito superiores a todo o resto e devem continuar sendo, apesar das promessas de PAK-FA e J-Ching Ling.

gerson carvalho

Caros amigos, nada como um bom aperto.

“O chanceler brasileiro, Celso Amorim, insinuou que a França estaria aberta a uma nova mediação do Brasil
STOYAN NENOV/REUTERS”

como nosso amado presidente deu sinais que os caças poderiam ficar pra depois a frança já mudou de opnião em relação ao irã, afinal ela só tem a perder pra atender os caprichos dos eua.

Ivan

Bosco,

Muito bom “ver” vc pelo Aereo.

Grande abraço,
Ivan.

Vader

gerson carvalho disse: 24 de junho de 2010 às 9:24 “como nosso amado presidente deu sinais que os caças poderiam ficar pra depois a frança já mudou de opnião em relação ao irã, afinal ela só tem a perder pra atender os caprichos dos eua.” Ah tah bão… a França vai “cancelar” seu voto favorável às sanções no CS da ONU, sair da OTAN e cancelar a aliança com os EUA que tem desde a independência americana (séc XVIII) por causa dos 36 caças do Dr. Lobim… Verdade, com os EUA a França só perde. Ela tem mesmo a ganhar… Read more »