F-X2 na Isto É: ‘próximo capítulo’ passa pela MB
Para quem já não acreditava no anúncio do resultado do programa F-X2, eis uma informação: o relatório final foi enviado aos comandos da Aeronáutica e da Marinha. Está sendo avaliada a possibilidade de uso do francês Rafale no porta-aviões São Paulo.
FONTE: IstoÉ edição 2119 – coluna Brasil Confidencial (Octávio Costa)
NOTA DO PODER AÉREO: ainda bem que, para a mesma revista, o NAe São Paulo “ao menos boia”… Para ver uma polêmica nota assinada por outro colaborador da revista, a longa resposta da Marinha do Brasil e outros textos e fotos sobre a operação do Rafale no São Paulo (quando ainda era o Foch da Marinha Francesa) clique nos links abaixo, do Poder Naval (e mantenha os debates sobre F-X2 aqui, no Poder Aéreo). O título original da nota acima era “Próximos capítulos”.
NOTA 2: segundo uma fonte da MB, quando a França ofereceu à Marinha do Brasil a transferência de dez aeronaves Rafale F1, chegou-se à conclusão de que o custo operacional dos aviões era equivalente a 85% do orçamento da Força Aeronaval. Ou seja, para operar os aviões, a Marinha teria que deixar sua frota de helicópteros no chão, algo que praticamente já ocorre hoje, com o contigenciamento de verbas de custeio.
- Ao menos… boia
- Resposta da Marinha à nota da Isto É sobre o NAe ‘São Paulo’
- De um ângulo diferente
- Para Dassault, só Rafale opera no São Paulo
- Rafale operando no PA ‘Foch’
- Escolha do Rafale para a FAB pode também beneficiar a MB
- Rafale para a Marinha no futuro?
- O NAe São Paulo há sete anos…
- Fantástico vídeo do Rafale a bordo do PA ‘Foch’, atual NAe ‘São Paulo’
- O Rafale a bordo do PA Foch
Interessante esta nota, o relatório final sendo enviado para uma assinatura do Comando da Aeronáutica, que com certeza é Rafale, mas essa da MB adquirir os M para uso no A-12 seria novidade, visto que as discussões diziam que a MB não estava interessada ao menos para uso no Opalão…
Agora é aguardar, sem prazos.
[]’s
Alguém tem que lembrar à Marinha de Guerra que o Rafale não pode operar no São Paulo. Na verdade, ele pode operar no São Paulo, só que meia bomba. Obrigatoriamente, ele terá que operar com MENOS combustível ou com MENOS armamento, ou uma junção dos dois. Para que comprar um caça caríssimo (a versão naval do Rafale é ainda mais cara do que a versão C do Rafale), se ele SÓ PODE OPERAR DE FORMA DEGRADADA NO SÃO PAULO ????? Notinha sem pé, nem cabeça. Aliás, é tão sem pé nem cabeça que alguém já pensou de onde virá o… Read more »
Ah tá, Rafale M na Marinha do Brasil… a JACA F3 em sí já é cara, imaginem a JACA naval…
Eita revistinha mequetrefe essa tal de Isto É…
Diante de tudo o que já aconteceu -inclusive a mudança da ‘diplomacia’ em relação ao Irã-, até chego a pensar que isso é notícia plantda para mudar o eixo das discussões e demonstrar a inviabilidade econômica e financeira do Rafale, abrindo espaço para a entrada maciça dos SHs. Se for assim, ótimo, pode até sobrar fôlego para irmos ao PAK. Mesmo com os SHs e os americanos juntos, o salto tecnológico que daremos não é de ser desconsiderado.
Caso hipotetico: Um grande empresa internacional tenta verder bilhoes de dolares em equipamentos militares p/ uma Rep. das bananas (pelo menos do ponto de vista dela). O executivo da empresa decide, entao, convidar o ministro da Defesa p/ uma janta num Chateau de propriedade da mesma. Surpreendentemente (ou nao?) o ministro aceita o convite mas tem o cuidado de nao inclui-lo na agenda oficial (o encontro foi revelado por dois jornalistas investigativos posteriormente). O que o executivo da empresa pensou sobre a atitude do Ministro? a) Um ministro inocente, sem experiencia, nunca lhe ocorreu que nao deveria, em hipotese alguma,… Read more »
Olha a MB decidindo o FX2 antes da FAB…hehehehe
abraços a todos
DrCockroach disse:
21 de junho de 2010 às 11:48
Excelente comentário Dr. Barata.
Abs.
Ué, alguém tinha dito que o FX-2 (ou RIP-2, como queiram) não era para ser definido apenas pela força aérea ? Ahhh tááá com a reforma o Opalão vai poder lançar Rafale ? Huuuuum e o restante da armada (helis, subs, corvetas, etc…) nada mais funcionará ? Pois não haverá Din-Din para mais nada !!! Hahahahahaha (quase sufoquei … snif snif hahahahaha) Alguém tem de dizer que o pré-sal ainda não está comercialmente ativooooooooooooo !!!! Nem estará tão cêdo, não neste modêlo que aí está !!! Quiá,Quiá,Quiá,Quiá,Quiá,Quiá,Quiá,Quiá Alguém disse também que a decisão sairia no 1º semestre , faltam menos… Read more »
Desde quando a Marinha decide alguma coisa dentro da Força Aérea?
Caro ZE, Isso é lenda, no post ( http://www.naval.com.br/blog/2010/02/12/sim-ele-opera-no-sao-paulo/ ), exatamente no minuto 2:29 você pode verificar o Rafale operando com 2 Magic, 4 Mica e 3 tanques de 1250kg no FOCH… Repetindo o que falei para você naquele post: “Concordo que deve haver algum limite de carga para a utilização plena, mas para aqueles que diziam que o Rafale só operava no FOCH com uma configuração ar-ar leve … 2 Magic, 4 Mica e 3 tanques de 1250kg já estaria de bom tamanho … Eu também não vi nem o pós-combustor ativo … estou enganado?” — Repetindo também: “Fuzila… Read more »
curvo disse:
21 de junho de 2010 às 12:12
“Alguém tem de dizer que o pré-sal ainda não está comercialmente ativooooooooooooo !!!!
Nem estará tão cêdo, não neste modêlo que aí está !!!”
Você está bem enganado em relação a essa afirmação …
Um abraço.
Com que dinheiro, Fuzila?
Você sabe que a MB está embarcando helicópteros Esquilo nas fragatas porque não tem dinheiro pra voar Super Lynx, que ficam dentro dos hangares?
Dá uma passada em São Pedro de Aldeia pra ver a situação real.
“Alexandre Galante disse:
21 de junho de 2010 às 12:53
Com que dinheiro, Fuzila?
Você sabe que a MB está embarcando helicópteros Esquilo nas fragatas porque não tem dinheiro pra voar Super Lynx, que ficam dentro dos hangares?
Dá uma passada em São Pedro de Aldeia pra ver a situação real.”
Nesse ponto eu não discordo (deveria ter dito isso) …
Tecnicamente o rafale é viável no São Paulo.
Financeiramente somente se muita coisa mudar … com o atual orçamento é inviável …
Um abraço.
Fuzila, Caro Fuzila, a catapulta do Nae São Paulo está 100% operacional ? Vai estar 100% operacional ? Quando ? A MB teve de passar o chapéu para pagar a 1ª parc. dos Subs., com isso muito navio tenha de ficar docado, já imaginou se partir para Rafail ????? Para a MB (hoje e desde que o Nae SP esteja ok) basta os caças atuais e seria ótimo alguns F-18 Hornet, acima disto creio eu só quando vier o novo Nae, e no andar atual da carroagem isto vai demoraaaaarrr …. Quanto ao pré-sal você tem alguma notícia de bastidores,… Read more »
Fuzila disse: 21 de junho de 2010 às 12:24 Fuzila, veja bem, eu NÃO disse que o Rafale NÃO pode operar no São Paulo. Como você bem postou, está claro que o vetor francês pode operar no nosso navio aeródromo !!!! Porém, ele pode operar no São Paulo de forma full ??? Ou este vetor caríssimo teria alguma restrição ???? Não tenho agora como procurar, mas há matérias algures na internet falando sobre as catapultas do São Paulo e a IMPOSSIBILIDADE do Rafale operar no mesmo de forma full !!!! Não poder operar é uma coisa. Poder operar de forma… Read more »
Fuzila, Sou Gripeiro, todos sabem. Entretanto vc está certo ao afirmar que o Rafale pode operar a partir do São Paulo, com armamento ar-ar e, possivelmente, menor quantidade de combustível. Certamente com alguma reforma nas catapultas poderia operar o Rafale em missões ar-ar, com tanque cheio e 6 (seis) mísseis. Quantos tanques extras (1,2 ou 3) seria uma incógnita. Mas há alguns problemas. O financeiro, ou melhor, orçamentário, como vc lembrou, é o principal obstáculo. De que adiantaria embarcar uma dúzia de Caças de 1ª linha se não há dinheiro para manter as escoltas e os helicópteros em condições plenamente… Read more »
Vamos fazer o seguinte: o Brasil convida os franceses para virem aqui com o Rafale, colocarem uma configuração de combate ar-ar neles, e fazerem pouso e uma decolagem a partir do São Paulo. ANTES de comprar.
Como os franceses sabem que não existe a menor condição do avião operar ali, nos livraríamos de mais uma proposta caracú francesa.
Bom, pra mim, o problema todo relacionado a essa questão é o timing das prioridades e da alocação de recursos pra lá de vultosos a essas prioridades (o mesmo timing que torna, a meu ver, também pouco provável o Gripen NG Naval para a MB – para quem quiser ver essa minha opinião, basta ir ao post da semana passada a respeito do NG Naval). 1 – Se a MB resolver se equipar no curto prazo com caças navais de última geração, então alguém reformulou a END e o Plano de Renovação de Meios. As prioridades até agora são outras… Read more »
Alexandre Galante disse:
21 de junho de 2010 às 12:53
Com que dinheiro, Fuzila?
Você sabe que a MB está embarcando helicópteros Esquilo nas fragatas porque não tem dinheiro pra voar Super Lynx, que ficam dentro dos hangares?
Temos Super Lynx que não voam por falta de dinheiro???
Caramba ! como é que vai ser voar caças novos sejam quais forem com um orçamento tão restrito?
E pelo jeito vão ser os modelos mais caros da “licitação”.
A impressão que fica é que somos mesmo uma republica de bananas, bananas corruptas ,populistas e ufanistas.
Que tristeza!
Não é difícil operar o Rafale no São Paulo, simplesmente ele NUNCA vai operar full. Não temos dinheiro para operar seis mísseis, com três tanques externos ou com o interno completamente cheio, não temos dinheiro para operar o Rafale, a não ser que se pare de vez toda atividade da marinha em beneficio de termos as francesas ( Jaca e Opalão) lépidas e sozinhas mar a fora. Bom, um amigo aqui do blog em um de seus devaneios disse que não falta dinheiro, que nunca fomos tão ricos, que há uma fartura enorme, etc,etc…. Quero ver onde está essa grana… Read more »
Desculpem a pergunta, mas será que o douto colunista sabe que o Rafale M é quase outra aeronave quando comparado ao F3 (ou o que o valha)?
Duvido.
Começa por aí.
Sds.
“Desde quando a Marinha decide alguma coisa dentro da Força Aérea?”
Prezados Tito e Galante:
Complementando: Desde quando general dah parecer sobre logistica da FA? Saiu materia aqui no Blog sobre o relatorio do MD lah no Congresso.
P/ favorecer que a proposta + cara ganhe, vale tudo!
E o re-re-re-relatorio segue sendo re-escrito…
[]s!
Engraçado que falta dinheiro para as FAs e, por exemplo, a FAB vai aumentar seu efetivo… em mais de 11mil cabeças!…. na Marinha não estão aumentando o contingente tb?!
Francisco AMX disse: 21 de junho de 2010 às 16:57 Francisco, daí você vê !!! O Orçamento das nossas Forças Armadas DIMINUIU esse ano. E isso é um FATO INCONTESTÁVEL !!! Portanto, amigo Francisco, você já pode depreender que menos aviões irão voar. Menos horas serão voadas. A prontidão da nossa Marinha será (já está) sendo comprometida. Menos patrulhas serão feitas. Menos rancho será servido para os soldados e marinheiros (como se fosse possível servir menos do que já vem sendo servido há anos !!!). Efetivo numérico não quer dizer nada. Na verdade, quer dizer, no nosso caso, uma coisa… Read more »
Na verdade são nessas horas que eu penso no Sea Gripen como opção para a MB , de qualquer forma o opalão esta com os dias contados e certamente precisaremos de um novo porta aviões no futuro ( dai entraria
uma belonave mais moderna com uma frota embarcada de uns 30 gripens)
pensem na economia que faremos operando o gripen ao invés do Rafale.
Mas também é verdade que se a verba da MB não aumentar teremos aviação naval no futuro , mesmo sendo os gripens muito mais econômicos do ponto de vista operacional.
Apesar do negativismo expresso em muitos comentários eu, particularmente, acredito que seria interessante a padronização entre caças da FAB e da MB. Com relação ao orçamento, nada de novo. Se não for aumentado não adianta pensar nem em Rafales, nem em NG´s, nem em SH´s. Acredito que a tendência seja de aumento progressivo dos investimentos dentro de uma planificação feita pelo MD. Só tenho certeza de que nada será feito de um dia para outro. Porém acredito que muito ainda será feito em relação às FA´s e seus respectivos orçamentos. Creio que os ventos sejam favoráveis e que essa modernização… Read more »
EPEREM SEMANA QUE “VEM”
ISTO e, ou melhor já foi,
RaFAIL será decidido agora pelo EB.
E na outra pela PM
E na ultima semana pela GM (Guarda Municipal).
Só rindo mesmo…..
Aparentemente vamos ter caças,porém como todos disseram acima,ter o caça não quer dizer nada,tem que voar com ele,senao eh melhor ficar de F-5 e A-4,ou dar td pra Venezuela pq ela vai vir logo logo e pegar…
Senhores, Esta “nota” da “Quanto é” ainda vai dar merla !! Estava faltando alguém para colocar esta assertiva ou falsa afirmação na imprensa. Fruto de tentativa de indispor uns contra outros (ou uma força contra outra), no processo do FX-2 (ou RIP-2 como bem disse o colega Curvo…Rssss). Dita afirmação, de que Rafales ou qualquer outro avião que não os A-4, podem operar no A-12 para “ajudar” ou “corroborar” a escolha do NJ sobre o caça francês, já vinha sendo investigada há algum tempo. Trata-se de indisciplina e as forças, MB e FAB, já sabem quem as plantou, pois quem… Read more »
Esqueci de incluir…… sobre tal fato, a tentativa de falsear dados e informações que no futuro poderiam causar enorme prejuízo as FFAAs e ao país, o Senhor Presidente da República está ciente e, disseram-me, ficou p…. da vida.
Sds.
Coisa triste Baschera. Coisa triste. Só isso que posso dizer do que você nos conta. Tristes tempos estes em que vivemos. Tristes tempos.
Sds.
Baschera disse: 21 de junho de 2010 às 21:44 Baschera, se isso for verdade, o que está acontecendo é um verdadeiro absurdo. OBS: Por falar em ficar P. da vida, o nosso digníssimo Presidente, ficou P. da vida com o Sarkô, pois o mesmo prometeu ligar para o Ahmadinejah para agradecer a libertação daquela estudante francesa acusada de espionagem. Não preciso dizer que o iraniano nunca recebeu tal ligação do francês. Junta-se a isso o voto a favor das sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU e podemos perceber que o Lula deve estar muito P. da… Read more »
Vader e ZE,
Saudações….. aos amigos.
Parafraseando a “Chiquinha”, personagem do humorístico mexicano “Chaves” ou “El Chavo”……
“Pois é, pois é, pois é, pois é” ….
Isto é o que pude colocar….. mas que é triste, é mesmo !!
Sds.
Baschera meu amigo,
essa nota não tem nada de novo. Desde o início a MB acompanha o FX2 e se não me engano desde abril (ou por aí) já se tem essas informações (as que estão na nota).
abração brother
ps. Um off topic….uma foto bonitinha tirada pelo OSF do Rafale:
http://img641.imageshack.us/img641/7910/capture1kb.jpg
em tempo: me refiro ao envio do relatório aos comandos da FAB e da MB (eu já havia dito isso aqui no blog)…enfim…
++++++
quanto ao Rafale poder operar no São Paulo, sabemos que pode, possivelmente com alguma restrição, mas pode. A Marine Nationale já o fez sem maiores problemas.
abração de novo
Caro Baschera, então a turma do Chateau esqueceu de mandar suspender a notinha na IstoÉ, e acabou aparecendo o rabo da maracutaia…. Mais um episódio lamentável nesta novela.
Depois do “general-aviador” Elito, agora temos também um “capitão-de-mar-e-guerra-e-ar”. Está mesmo difícil arrumar quem banque tecnicamente a jaca, não? O MPF está de olho…
Hornet, não é que apareceu um “click” do F-22 no OSF! rsrsrsrs nada de anormal, me parece que o negócio foi na faixa WVR… dentro de uns 20/25km? …. o SH já não clicou o F-22? no HUD!… o que chama a atenção é que se o OSF localizou o F-22 a esta distância, deste ângulo, é que parece que o F-22 não teria localizado o Rafale… poderia? penso eu que sim… o Spectra teria participação nisso? espero que sim! já li que o OSF pode vetorar o Mica IR sem que este emita seu sinal para o sistema de… Read more »
Chicão, repito o comentário que fiz no outro post, dos riscos do Gripen, sob a tal foto colacionada:
“Perceba a atitude evasiva do F-22! 🙂
Perceba como o piloto está aparentemente desesperado para fugir da poderosa JACA! 🙂
Perceba como ele quase quebra seus braços ao puxar o manche! 🙂
Veja seus afterburner ligados no máximo! 🙂
Perceba como ele deveria estar no mínimo a 9 G´s! 🙂 ”
Sds.
PS: tá na cara que essa “foto”, se verídica (o que duvido), foi tirada em ambiente de “passeio”.
Ah, aliás, e me desculpem o off-topic, mas a França acaba de ser eliminada (………………….)
NOTA DOS EDITORES:
OFF TOPIC DESCULPADO, MAS EDITADO DO MESMO JEITO.
Vader
Boa !
E se Deus for brasileiro nem o FX-2 (RIP-2) eles levam ….
Vader, e se não foi? eu, no meu post, coloquei dúvidas sobre a veracidade e os meios… já vc praticamente afirma… rsrsrsrs O OSF pode detectar, efetivamente a 80km… e se, essa foi no exercício dos EAU? lembro que nem sempre o OSF poderá ser usado! mesmo o piloto frances detectando o F-22 pelo OSF não quer dizer que ele poderá atacá-lo, usando este meio… é complexo o uso do OSF para ataque… porém ele serve muito para a supremacia situacional quando o caça não tem apoio de AWACS… nunca vou defender supremacia do Rafale sobre o F-22, não sou… Read more »
Prezados,
Para os saudosistas:
” – o nêgaaaahhhaaa?!!!!!!!!!
– Ohhhhhhhhiiii…
– Desce mais ampola ai qui o meu gripen num levo essa…
– Qui tristeza… num foi dessa vêis qui nóis ponho a faixa de vencedor nêga…
– O nego Joca tá triste nêga… mais nóis num disisti… um dia nóis ganha !
Só para distrair.(risos)
Sds.
Chicão,
tem outra foto, com o pós-combustor do F-22 ligado. Bem legal também.
http://img99.imageshack.us/img99/1221/capture2ak.jpg
de todos os caças “fotografados” pelo Rafale, o F-22 me pareceu ser o mais fotogênico…hehehe
Quem sabe um dia o NG, quando e se estiver operacional em algum país e for convidado a treinar com os caças de verdade do mundo, também não aparece (foto) no HUD de um Rafale da FAB…hehehe
abração
Um video aqui com o piloto do F-22 que esteve nos exercicios de Al Dhafra. Percebam os termos dele p/ descrever o desempenho do F-22: – imbativel (undefeatable); – estatisticas de desempenho off the charts; – os outros pilotos ficaram impressionados; – voou contra outros pilotos com 3000 hrs de voo, e really no competition; – voou contra todas os outros jets e nao perdeu nenhuma missao; http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/12/f-22-undefeated-at-al-dhafra-2.html Well, palavra do piloto do F-22 que esteve lah, lado dele eh claro, mas o nosso amigo me pareceu muito sincero e convincente. []s! P.S.: Gripen NGBR agora, Gripen 5 geracao em… Read more »
“DrCockroach disse:
22 de junho de 2010 às 14:33
– imbativel (undefeatable);”
—
Mas o piloto do F-22 não desmente o resultado divulgado dos exercícios realizados nos Emirados Árabes.
Segundo os relatos dos franceses, o F-22 só ganhou uma vez do Rafale no WVR. Todos os outros engajamentos deu empate …
Dessa maneira, o F-22 permaneceu imbatível …
Apesar do tom de deboche do blog (rs) , foi exatamente o que foi divulgado … ( http://www.aereo.jor.br/2009/12/21/sobre-o-desempenho-brilhante-do-rafale-no-atlc-dos-emirados/ )
Vale lembrar (para os amantes do Typhoons) que até hoje estes relatos não foram desmentidos …
Abçs.
Fuzila, salvo engano foi desmentido sim pela Eurofighter, categoricamente. E também pela USAF, embora esta mais em tom de “deixa eles falarem”…
“Vader disse:
22 de junho de 2010 às 15:38
Fuzila, salvo engano foi desmentido sim pela Eurofighter, categoricamente. E também pela USAF, embora esta mais em tom de “deixa eles falarem”…”
—
Se for o caso, lamento a possível informação imprecisa, pois ainda não cheguei a ler um relato da Eurofighter.
Foi publicado aqui no blog?
Fuzila: não me recordo com certeza, mas creio que sim.
Vader e Fuzila, Creio que não saiu aqui não. Pelo menos eu, quando vi pela primeira vez a resposta da Eurofighter em seu site, já havia passado um certo tempo, e era “notícia velha” – não vi sentido publicar na época. Tão velha como essa própria discussão sobre o desempenho do Rafale no exercício no Oriente Médio, que é um debate que fica batendo no teto das informações disponíveis e não segue para mais lugar nenhum. Acho que os fabricantes de caças precisam acordar e fazer, urgentemente, mais lobby junto aos operadores de seus produtos, para novos e bombásticos exercícios… Read more »
Hahaha, tem razão Nunão. Discussão totalmente idiota, que vez por outra retorna ao blog.
Abs.
Aí vai: WAR OF WORDS: RAFALE VS TYPHOON “After the Dubai Air Shows on the web circulated a series of unofficial reports about exercises held in the UAE with both Rafales and Typhoons. The fact that these reports are unofficial could be a sign of our French competitor frustration in not having signed the much anticipated contract with UAE or possibly even to fulfil a basic need to develop positive stories about the currently unexported fighter. The unofficial reports were circulated using French Air Force Rafale pilots who used their blogs to say that Rafale won 4 vs 1… Read more »