Alerta Aéreo Antecipado & Controle na Força Aérea Sueca
No dia 11 de junho o Poder Aéreo teve a oportunidade de conhecer de perto as aeronaves Saab 340 AEW&C da Força Aérea Sueca, juntamente com outros jornalistas que participavam do Aerospace Forum Sweden.
As aeronaves utilizam o mesmo radar Erieye empregado nos E-99 da Força Aérea Brasileira que compõem o SIVAM.
Pudemos entrar nas aeronaves, mas como ocorre normalmente, não foi permitido fotografar seu interior (ver vídeo do piloto abaixo).
Clique nos ‘thumbnails’ abaixo para acessar detalhes das diferentes versões do Saab 340 AEW&C em operação na Flygvapnet
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Aquele cara subindo a escada e com uma mochila nas costas, não seria o nosso amigo Galante?????
Acho que a plataforma da EMB-145 ficou melhor que esse turbo hélice da Suécia. Imaginem como ficaria no EMB-190?
Será que já não estaria na hora de planejar um upgrade no radar dos E-99?
Com a chegada de caças LO e VLO, acredito que há necessidade de se pensar em atualizar esse radar Erieye para ser capaz de detectar ameaças LO e VLO à distancias seguras.
Aproveitando, segue video dos 18 Gripens voando em formação para homenagear o casamento real lá na Suécia.
http://www.youtube.com/watch?v=Lv5N_ia04zg&feature=player_embedded
Tendo a achar que o jato é melhor para esse tipo de função.
Vader, concordo com vc, mas creio que para países com dimensões menores, como a Suécia, Emirados, Tailândia, etc., os turbo-hélices sejam mais viáveis e vantajosos.
Tanto que depois da fusão entre SAAB e Ericsson os suecos estão conseguindo mais sucessos de exportação com seu conjunto do que a Embraer com o seu.
Li há pouco tempo de que até a Argentina estaria interessada na solução sueca e não podemos esquecer que a única venda da Embraer depois da fusão ocorreu para a Índia, porém nesse caso os radares não serão suecos e sim indianos.
Paulo, um adendo. A Grécia também usa um Embraer 145 com Erieye.
Galante,
Quantos Saab 340 AEW a Suécia opera?????
E quanto ao uso do ERJ-145 AEW por parte dos gregos, o número é superior ao citado pelo colega Ricardo.
abraços.
Paulo Andrade Freitas disse:
20 de junho de 2010 às 11:50
Na verdade a Grécia tem 4 EMBRAER-145 AEW&C e o México tem 3 …
Aos colegas Fuzila e Ricardo. O que é interessante notar é que em ambos os casos, Grécia e México, as negociações com a EMBRAER aconteceram antes da fusão entre a SAAB e a Ericsson. Após a fusão a EMBRAER não fechou mais nenhuma venda dos seus aviões com os radares suecos. Já a SAAB, no entanto, fechou algumas vendas do conjunto 340-Erieye depois da fusão. Já a EMBRAER só fechou com a Índia e, nesse caso, o conjunto não engloba os sensores suecos. Basta verificar as datas das vendas para a Grécia, México e Índia e depois comparar com a… Read more »
“As aeronaves utilizam o mesmo radar Erieye empregado nos E-99 da Força Aérea Brasileira…”
não será ao contrário, os E-99 da FAB é que utiliza o mesmo radar do Saab 340???