Dilma afirma não ter preferência por nenhum dos caças
Assunto não foi tratado durante encontro com Sarkozy
Andrei Netto e João Domingos
Sem os privilégios especiais, reservados aos chefes de Estado e de governo, a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, encontrou-se na tarde desta quarta-feira,16, em Paris, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. No encontro, que teve cerca de 25 minutos de duração, ambos teriam discutido temas como crise econômica, meio ambiente e comércio, sem tocar na compra dos aviões de caça Rafale, avaliada em R$ 12 bilhões. Junto da candidata, estava o embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani, mas não o cinegrafista contratado para acompanhar os passos da petista em sua turnê de cinco dias pela Europa.
Às 17h, Dilma reuniu-se com Sarkozy no Palácio do Eliseu. A petista chegou em carro oficial da embaixada, acompanhada pelo embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani, e foi recebida pelo ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, e não pelo presidente – que pelo protocolo só vai à porta frontal do palácio para recebe chefes de Estado e de governo.
Sarkozy não se pronunciou ao fim do encontro, que teve cerca de 25 minutos de duração, limitando-se a posar para fotografias e abanar para a imprensa. Tampouco o Palácio do Eliseu divulgou nota sobre o conteúdo das discussões.
Segundo relato da petista, ambos conversaram sobre os interesses comerciais entre os dois países, a ação conjunta no G-20, e sobre meio ambiente e sobre a Parceria Estratégica Brasil-França. O último tema inclui a venda de material dos caças Rafale, um negócio avaliado em R$ 12 milhões. “Falamos sobretudo sobre o interesse da França pelo Brasil e também do Brasil pela França, já que a relação comercial entre os dois países é muito grande, com investimentos recíprocos”, afirmou.
Sobre o interesse da França em vender os caças Rafale ao Brasil, Dilma assegurou: “Não, este assunto não foi tratado”. Questionada se, caso eleita, teria a mesma preferência já manifestada por Lula pelas aeronaves francesas, a petista, já de saída, negou. “Não, não tenho nenhuma preferência.”
A reunião serviu mais para a ex-ministra produzir imagens de TV para sua campanha do que para firmar futuros acordos políticos. Imagens do encontro, porém, foram feitas pelo cinegrafista João Lourenço Garcia Pena, um dos quatro integrantes da equipe de Dilma que a acompanham na viagem a Paris, Bruxelas, Madri e Portugal. Garcia Pena não pôde registrar o encontro de Dilma com Sarkozy no gabinete do presidente francês, porque a filmagem não foi liberada. Mas, do pátio do palácio, registrou a chegada e a saída de Dilma, as cenas com Sarkozy e até os beijinhos de despedida dos dois.
O cerimonial do Eliseu é rígido. O visitante tem de se despedir e entrar no carro imediatamente, para dar lugar ao de outro que chega. Dilma, por exemplo, falou apenas algumas frases logo depois do encontro. Em seguida, seus assessoras avisaram que o governo francês estava pedindo para que todos saíssem.
O cinegrafista de Dilma teve de correr para entrar no carro que o transportava. Um segurança gritava: “rápido, rápido”.
Tudo o que Dilma fez em Paris foi registrado por Garcia Pena. Depois da reunião com Sarkozy, o mais importante foi a conversa com a secretária-geral do Partido Socialista francês, Martine Albry, este no hotel de Dilma. Os assessores da candidata informaram que as imagens serão editadas e serão usadas no programa de TV no momento adequado.
FONTE/FOTO: estadao.com/
LEIA TAMBÉM:
Vai, Grifo, vai !
Ai Ai Ai !!! E se ela não preferir nenhum dos tres.
Bom não vai ter problema se ela preferir o PAK-FA.
Muito estranho essa ida à França.
A nota afirma que ela foi tratar do Rafale, enquanto a própria Dilma falou que não.
Como sempre afirmei aqui: infelizmente o Lula ou a Dilma vai escolher o caça francês.
Ótimo para a França, péssimo para o Brasil.
OBS: escolher não é comprar, pois aí o Ministério Público vai dar uma palavrinha.
[ ]s
É que ela prefere ( …… )
COMENTÁRIO EDITADO
Não vão escolher o Rafale, já está escolhido pelo MD. O presidente vai apenas ratificar a escolha junto ao CDN.
o Fx2 já acabou.
abraços a todos
Calma pessoal ,afinal, não estão encomendando fuscas.E esse assunto de armamentos, sempre causou brotoejas na milicada, por classificarem de confidencial. Nisso,pelo menos estão certos.
Lastimavelmente, entendo que o MP não vai poder interferir… apenas perguntar, questionar para saber sem sair disso.
“””Como sempre afirmei aqui: infelizmente o Lula ou a Dilma vai escolher o caça francês.
Ótimo para a França, péssimo para o Brasil.
OBS: escolher não é comprar, pois aí o Ministério Público vai dar uma palavrinha.”””
MINISTÉRIO PÚBLICO?????
Apenas vão dizer: está tudo certo.
Outro ato de “camaradagem” do Nosso Parceiro Estratégico:
“Sarkozy magoou Lula
Na visita ao Irã, em maio, Lula negociou pessoalmente com Ahmadinejad, e por telefone com Sarkozy, a libertação da francesa Clotilde Reiss.
O acertado era que, após a estudante ser solta, o francês ligaria ao iraniano para agradecer.
Pois bem…
Sarkozy não telefonou até hoje para Ahmadinejad.
Lula anotou”.
É, nada como ter um Parceiro Estratégico !!!!
[ ]s
Fonte:
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/
Caros editores, postem esta notícia no Blog.
[ ]s
Aqui jas o FX2
Por longa vida mas nenhuma realização
Descanse em paz!!!!
A Dilma ficou de cabelo em pé com a hospitalidade francesa , olha a foto dela!!!!
sette disse:
16 de junho de 2010 às 20:05
A posição da Dilma candidata não é a mesma da dilma ministra. Já foi muito ela ser recebida por 25 minutos pelo Sakorzy, pois ele, apesar de ter sua preferência no Brasil, não pode se manifestar em público.
Engraçado…. no começo eu era a favor do Rafaele…. agora to curtindo muito mais o Gripen.. mas ok… se ela quiser PAK FA eu apoio 😀
sette disse:
16 de junho de 2010 às 20:05
“A Dilma ficou de cabelo em pé com a hospitalidade francesa , olha a foto dela!!!! ”
Na verdade o colega quis dizer “peruca” em pé…… KKKKKKKK.
Um dos itens da parceria caracú, é que em vez de ir à Washigton DC pedir à benção, agora se vai á Paris baixar a saia…..
Báááá Tchê….. foi mal….quanta maldade !!
Sds.
Baschera disse:
16 de junho de 2010 às 21:16
“Um dos itens da parceria caracú, é que em vez de ir à Washigton DC pedir à benção, agora se vai á Paris baixar a saia…..”
UHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA!!! Bem isso Bascha, hehe… 🙂
Embora uma coisa eu te diga: se a Boneca de Ventríloquo baixar a saia Monsieur Sarkô poderá ter uma surpresa desagradabilíssima, ui… 🙂
Abs.
Vader disse:
16 de junho de 2010 às 21:42
Nisso nóis concorda….rsrsrsrsrsrsr
Vader disse:
16 de junho de 2010 às 21:42
“Embora uma coisa eu te diga: se a Boneca de Ventríloquo baixar a saia Monsieur Sarkô poderá ter uma surpresa desagradabilíssima”….
KKKKKKKKKK RSssssssssss…… UHAUHAUHAUHAUHAUHA……..
Imagine a cara do baixinho espantado e diz: Mais quelle est cette mademoiselle Dilma !!
Sds.
É pessoal, o Lula tá magoado com o seu Parceiro Estratégico, Sarkô.
Deve ser por isso que ele mandou a Dilma lá.
[ ]s
Imagina o Sarkozy acostumado a ver a Carla Bruni como veio ao mundo , vendo a Dilma Levantando a Saia e de “peruca” em pé … Ai Jesus!!!!!
Sei Lah, este “relacionamento” entre o Sarkozy e o Nosso Guia me faz lembrar daquela piada de dois malandros que vao p/ um quarto junto, um com 20 anos de praia e outro com 30. Acho que o Lula eh o malandro com 30 anos de praia. O Nosso Guia iniciou sendo huh… enr***** (quis dizer enrolado!! 8) ); mas tirou a ultima casquinha do Sarkozy, propaganda p/ aquela que falsifica CVs, p/ depois anunciar o Gripen.
Pode ser…
[]s!
O Sarkozy recebe ela, posa para foto da campanha, e não consegue nem uma declaraçãozinha a favor do Rafale? Tá feia a coisa para o caça francês… Pelo jeito a tal preferência, a parceria estratégica e as juras de amor foram pelo ralo.
Será que realmente o Rafale deixou de ser o escolhido ???
Essa decisão não sai este ano vai ficar com a Dima essa decisão se ela realmente ganhar a eleição.
Mas ela faz jogo duro não tem moleza.
Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo e ver o que vai acontecer.
Olha o Fx3 aí.
Abs.
“Embora uma coisa eu te diga: __________________”
Que nível, hein ?
athalyba
O comentário original já foi editado
“Embora uma coisa eu te diga: _________________________________… ”
🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Esta é uma simples visita, já que NJ e muito menos Lula tiveram a coragem de dizer, “olha o seu caça Dançou ou melhor Sambou”, vai ficar para a proxima.
Agora se eu ganhar quem sabe?
Só não pode é sair com outras tais como, TT irrestrita, parceiros estrategicos mandar os senadores falar coisas que eles não sabem e por ai vai.
Como simples candidata, ela não pode opinar sobre algo exclusivo a um presidente da república! ______________________
COMENTÁRIO EDITADO PELO MODERADOR POR ATACAR A OPINIÃO DOS DEMAIS PARTICIPANTES INCITAR A DISCUSSÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA
A “tchurmitcha” é muito ranzinza, não se pode nem fazer uma piada… 🙂