Aumente o som e curta o barulho do motor GE F404.

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Luiz Ricardo

Lindo =D

Wilson Giordani de Souza

O Galante se divertiu… 🙂

Vader

Errr, Galante, desculpe se estou falando besteira, mas tem certeza que não era um Gripen D? Pensei ter visto dois lugares…

Alexandre Galante

Vader, é o monoposto mesmo no vídeo. Veja de novo.

ZE

Galante, não tente nos enganar.

Seja mais sério !!!

Todos sabem que o Gripen não existe.

O Gripen C/D/NG não existem.

[ ]s

Robson Br

Parabéns meu amigo Galante!!!!!!

Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.

Mais uma vez….parabéns, pena que o DEMO NG não existe para ser mostrado..

curvo

Caro Robson já descobri com quem São Thomé aprendeu a ser desconfiado, nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!

Aí meu Deus !!!!! (hihihihihihihihihi) Vai ser teimoso e desconfiado assim lá em Brasília meu !!! (hahahahaha)

Sugestão para o Galante, sê houver novos convites para a SAAB vê se leva o Robson junto, quem sabe assim ele tocando no “Bicho” “TALVEZ” se convença de que existe “SIM” (hhahahahahahehehehehehehehihihihihihihi) !!!!!!!!!!!!!!!

Roberto F Santana

Esse som é melhor que qualquer música.

Vader

Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…

Galante, acho que vc tem razão, eu que tô ficando cego mermo. 🙂 Foi mal.

curvo

Robson, falando sério, você o post do Galante falando “Sim ele existe” ou o “Gripen DEmo decolando de Malmen” ?

Qual o problema de chamar Gripen Demo ? O Rafale no início foi RAFALE – A, o Sukhoi stealth PAK-FA (futuro SU-50 ?), porque esse preconceito todo com o pobre do Gripen Demo N/G ?

Sê no ponto em que está só colhe elogios, já imagiou totalmente pronto !?

Robson Br

HAHAHAHAHAHAHAHA

curvo disse:
16 de junho de 2010 às 21:44

“”…nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!””

QUE FOTOS??????rsrsrsrsrsrsrs

Vader disse:
16 de junho de 2010 às 21:50

“”Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…””

UAI SÔ. Eu não reclamo das bbices que vocês falam….

Reamente não existe um DEMO NG!!!
Existe Galante????rsrsrsrs

vou repetir:
>>Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.

Fica bravo Felipe CPS rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr
Tá muito frio aí em campinas????

Hornet

Robson Br,

não seja cético.

Exclusivo: foto do Gripen NG em primeira mão:

http://carpinteirodouniverso.files.wordpress.com/2009/06/aviaodamulhermaravilha.jpg

abração bro!

Robson Br

AÍ FELIPE CPS…

O Hornet colocou uma foto exclusiva do Gripen NG….

veja o link no post dele…

Um abração Hornet….
rsrsrsrsrrssr

Roberto F Santana

Só uma pergunta básica de quem não acompanha o caso,
Esse Gripen NG (Esse com com um “gripen” na desenhado na cauda) já está equipado com o F414G?

ZE

Roberto F Santana disse:

Sim, Roberto.

[ ]s

Roberto F Santana

Então meus amigos, só não vê quem não quer.

Roberto F Santana

22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei.

Robson Br

Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:00

QUANDO realmente sairá o reultado deste inacreditável FX-2???

Hornet

“só não vê quem não quer.”

No caso do Gripen Ng isso é a mais pura verdade. Tem que ter fé e acreditar pra ver. Sem fé não se vê Gripen NG nenhum…hehehe

Robson br,

só estamos tentando ajudar. É só juntar a foto do link com um pouco de fé e pensamento positivo que tudo se resolve.

repita comigo: sim eu creio, ele existe!!! Não se pode ser incrédulo nessas horas…hehe

abração

Robson Br

Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:15
“só não vê quem não quer.”

rsrsrsrsr
REALMENTE…só não vê quem não quer…..

Hornet

Robson Br,

o pessoal do NEE (Unicamp) diz que é até julho (basta ter um “brecha” na agenda do povo que compõe o CDN que os caras se juntam e tornam público). Mas seria o resultado público, pois o resultado de fato já está no MD e já foi avaliado pelos comandos da FAB e da MB.

abração bro!

raul

Inacreditável será se o Frankenstein NG vencer. A Suécia está oferecendo ao Brasil o desenvolvimento conjunto do Gripen NG. Então se ele já existe, como alguns afirmam, a proposta sueca é falsa. É muito triste ver que tem gente que acredita na transferência de tecnologia de um avião montado com peças vindas em grande proporção de fora da Suécia e pertencente a outros modelos de aeronaves. O Rafale realmente não é um produto 100% francês, mas os componentes principais, como motor e radar são, e boa parte dos outros componentes também. Sem falar que o Rafale é um avião totalmente… Read more »

Robson Br

Uma boa noite a todos….
e parabéns Galante pelo filme….

ZE

Roberto F Santana disse:
16 de junho de 2010 às 22:13

“22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei”.

Roberto, você gostou.

Eu gostei.

A FAB, gostou.

A COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate, que produziu um relatório com mais de 30.000 páginas e colocou o GRIPEN NG em PRIMEIRO LUGAR e o RAFALE em ÚLTIMO) gostou.

A FIESP, gostou.

A CUT, gostou.

Mas o Lula e o Jobim (dois experientes pilotos de caça. Ambos com PHD em Engenharia Aeronáutica), não.

[ ]s

Roberto F Santana

Partindo desse princípio, então não existe:
F-5E mas sim F-5A modificado.
F-16C mas sim F-16A modificado.
F-15C mas sim F-15A modificado.
Su-um puhado de números, mas sim Su-27 modificado.
F-18D mas sim F-18A modificado.

Vocês chamariam um Gripen D que tinha um motor de 18100 libras e agora tem um de 22.000, de que?

A propósito…fé é a adesão da inteligência ao objeto conhecido.

Roberto F Santana

ZE,
A culpa não é só do Presidente e nem do Ministro.
Na política todos são dedos de um mesma mão…

rique

O que não faz uma boca rica.Chama até Gripen SUina de PAK-fa…

Francisco AMX

Tem gente aqui que vivia dizendo que o Pak FA era engodo, mentira, que os russos não tinham avião nenhum, e tal, e viviam e vivem afirmando que o NG ou E/F existe, mas o único fato concreto que existe hoje é o protótipo do PAK voando e o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F,….se escondendo por aí! Já falei que não iria criticar o NG, mas primeiro ele tem que voar, como protótipo! “depois nóis conversa”! por hora é um gripen D modificado, “frankstainzado”, como quiserem, mas não é… Read more »

Francisco AMX

Roberto, todos estes caças que vc citou, tiveram um protótipo e receberam este nome por ser isso mesmo! não se pegou um F-5A e se “tunou” para ele ser o E.

Sds!

Francisco AMX

Galante tem um vídeo do Gripen Demo decolando? nesta sua viagem?…

Roberto F Santana

Negativo Francisco AMX, Um protótipo não significa necessáriamente sair de uma célula nova e exclusiva para tal. Um exemplo o Mirage NG,(digo o serial number mesmo, a célula) antes de se-lo, foi Mirage III depois Mirage 50 e modificaram para ser o “protótipo” do NG. Você, sem querer entra em contradição e responde a pergunta que outros se negam a aceitar, quando diz: “o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F” O protótipo ou a pré-série. Com a aceitação da venda, virão os da série.Discutir e não aceitar esse NG tal… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Roberto F Santana em 17/06/2010 às 0:26” Parabéns pelo seu comentário, Roberto. Independentemente de preferências pessoais sobre esse ou aquele caça etc (é um saco ter que escrever esse preâmbulo, mas, sabe como é…), o que muita gente escreve aqui sobre a célula de um modelo mais antigo, depois de passar por várias modificações, não poder ser chamada de um protótipo de uma nova versão é um atentado ao que mostra a história da indústria aeronáutica mundial. Protótipos e demonstradores servem justamente para ir incorporando modificações, antes da versão de pré-produção. E são chamados de “demos” ou “protótipos” por isso… Read more »

Roberto F Santana

Somente um adendo,
Certa vez vi na BBC um sujeito falando em derisk.
Que é, o que acho que a Saab está fazendo e que causa tanta confusão.
Se bem entendo, a companhia está abrindo, ou espichando se agradar alguns, um de seus produtos para não correr grandes riscos.
Como a Northrop fez com o F-20, que aliás o primeiro dos três era um E modificado.
Se não fizer isso pode “quebrar a cara” como foi o caso do Mirage 4000.

P.S. Só falta alguém dizer que o 4000 era um 2000 “tunado”.

Roberto F Santana

Amigos,
Peço desculpas ao Francisco AMX,ZE, Robson, Hornet e outros.
Lendo mais mais sobre o assunto, tenho que admitir, talvez eu tenha sido imprudente em meus comentários.
Essa história está estranha.
Sem dúvida, a Saab usa de um artifício.
Por enquanto não entro nessa seara.
Desconsiderem o que falei.

Hornet

Roberto F Santana, de minha parte nem precisa pedir desculpas ou coisa assim. Estamos aqui pra trocar idéias mesmo. E essa nomenclatura da SAAB é meio confusa mesmo. Mas o que o Chicão falou está certo: não existe um protótipo ainda. Existe o DEMO, que quando chamamos pelo nome correto é Demonstrador do NG. Ou seja, é um demonstrador de tecnologia. O que é bacana e tal. Mas não é ainda um protótipo. Em tese isso seria legal para o FX2, mas o timing da SAAB está fora dos eixos. Desenvolver um projeto de caça de 4,5 geração neste momento… Read more »

DrCockroach

Galante, Beleza de video! O Gripen D e NG foram em Leh, e passaram nos testes enquanto outros 4 falharam. Ou seja, a Saab colocou o dela na reta duas vezes, e passou ambas as vezes. Jah dos outros 5 concorrentes, somente um outro passou. Vc escutou algum rumor sobre quais teriam falhado? A informacao do ZE de que na concorrencia Indiana, tres farao parte do shortlist e, entao, o ganhador serah o que tiver a proposta de valor mais baixo eh muito interessante. Isto realmente coloca o Gripen NG (IN) como serissimo candidato nesta disputa, o que confirma os… Read more »

Robson Br

Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 1:04 Durante o FX, o primeiro, estive várias vezes com o pessoal de Anápolis, mas resposta que tive veio de um major que estava na AFA e que tinha sido de F-5 e AMX. O que ele me disse, que apesar do pessoal da FAB ter gostado muito do Gripen, pois viram muitas semelhanças com o modo de operar do F-5, o pessoal de Anápolis descartou o caça. Inclusive a SAAB implantou uma sonda em cima da entrada de ar esquerda para tentar melhorar o alcance do caça, mas recebeu… Read more »

Antonio M

‘…O tempo do NG já passou. Eles perderam esse tempo, simplismente pelo fato de não achar ninguem até agora para bancar o desenvolvimento….” Ainda não, o material que o Galante trouxe mostra isso. Isso combina muito mais com o Rafale, que está no mercado faz 20 anos e não ganhou nenhuma ainda. O que demora é a decisão de nossos governantes, que não tem coragem de decidir pois se comprometeram com o fornecedor errado antes do tempo. E isso de célula é balela. A Dassalt então é e primeira “criminosa” pois sua linha Mirage III então poderia ser chamada de… Read more »

Roberto F Santana

Antonio M,
Permita-me uma correção no seu off-topic com relação a Galileu,
Leitura rápida:

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=ciencia&artigo=coisas_galileu&lang=bra

Quanto ao Robson e ao Hornet,
Agradeço suas ponderações.

Antonio M

Obrigado mesmo Roberto por sua atenção, mas isso vai virar outra guerra de versões. Afinal, Galileu não fez o telescópio? Quantas conclusões mais poderiam ser tiradas e não foram? A Igreja o perdoôu e tudo bem então ma, lembre-se que a “a terra foi quadrada” durante muito tempo. http://www.abril.com.br/noticias/geral/igreja-catolica-faz-missa-memoria-galileu-pela-1a-vez-445-anos-269878.shtml “…O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, afirmou em mensagem enviada aos presentes que Galileu é descrito como um “homem divino”, e acrescentou que o italiano foi um homem de “ciência” e de “fé”…” Dizer que o Gripen NG não existe soa como dizer que a terra ainda é quadrada… Read more »

Roberto F Santana

Antonio M,
Gripen NG existe e o trabalho do Galante prova isso.
Foi até lá procurou e achou, tomara que ele tenha outras oportunidades como essa e inicie uma série de viagens para avaliar os outros.
Por outro lado, os nossos amigos levantam uma qustão importante:
O que é esse NG?
Da onde veio?
É complicado…

Antonio M

“…O que é esse NG?…”

É a proposta de consórcio para desenvolvimento dessa versão que no máximo poderá ou não ter esse nome para exportação, sendo que para a força aérea sueca será E/F. Simples assim.

O nosso AMX era a mesma coisa: Alenia, aerMachi e a “empresa incógnita” X que acabou sendo a Embraer. Por que não virou AME? Sabe-se lá porque, o que importa?!?!?

E até hoje usam o X para a incógnita. Vide o FX1, FX2 …

Vader

Antônio M e Roberto F: Cansei de falar aqui: não é porque você chama elefante de borboleta que as orelhas dele irão virar asas. A SAAB pode chamar de Demonstrator o que ela quiser. O fato é que não se trata de um Gripen D, mas sim do protótipo do Gripen F, desenvolvido a partir do projeto Gripen NG. Quem define o que é protótipo? Quem disse que “um protótipo tem que ter X unidades, ou X% de modificações, para assim ser considerado”? Mera discussão semântica. E das bobas. Boa pra confundir desavisados. Só. Chega a ser engraçada, de tão… Read more »

Antonio M

É isso mesmo, valeu Vader!

Vader

Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 8:48 “O que é esse NG? Da onde veio?” Como assim? Mais discussão semântica? Gripen NG quer dizer “Next Generation”, traduzindo: “próxima geração”. É nada mais nada menos que o incremento das capacidades de combate de uma aeronave que já era excelente, e está se tornando uma das melhores do mundo. Por outro lado, essa vai praqueles que gostam de discussões semânticas e bisonhas classificações arbitrárias: O que diferenciará o Gripen NG de uma aeronave de 5a geração será basicamente a ausência de cabides internos. Isso porque RCS baixo o… Read more »

Alexandre Galante

Pessoal, estava verificando que fóruns internacionais como o Key Publishing e fóruns na Índia e China, linkaram a matéria da apresentação sobre o Gripen NG e estão discutindo as novidades trazidas nos slides. Aliás, a referida matéria bateu recorde de acessos no Poder Aéreo. Só aqui no Brasil tem gente que ainda insiste em dizer que o NG não existe, que não havia novidade na apresentação. Depois de tanto material e evidências que trouxemos, é muito chato ter que ficar lendo a mesma ladainha de sempre dos torcedores do Rafale. Quero deixar claro aqui, que depois da viagem da Suécia… Read more »

Roberto F Santana

Caro Vader e Antonio,
Usei o recurso de se usar uma pergunta simples para tentar voltar a discussão às suas raízes.
Às vezes, coisas simples se perdem durante o debate e acamos fugindo da parte objetiva.
Não é semântica, só chamo a atenção para o conceito.

Roberto F Santana

Caro Alexandre Galante,
Penso que seria justo uma visita sua aos outros concorrentes.
Quanto ao patrocínio, creio que o Poder Aéreo não teria dificuldades, pelo menos passagens aéreas.
Desculpe pela falta de discrição mas…já bateu a porta da BR Aviation?

Alexandre Galante

Roberto, já nos colocamos à disposição dos outros concorrentes, só falta o convite deles.
Você acha que ficaríamos tristes em ter que visitar a Boeing e a Dassault? 😉

ZE

DrCockroach disse:
17 de junho de 2010 às 2:14

Amigo, DRCockroach, eu não sei se vai haver um short list com 3 caças ou não na Índia.

Porém, um dos REQUISITOS do programa indiano de reaparelhamanto de caças, é o MENOR PREÇO (eu disse, menor preço).

Desta feita, podemos, desde já, descartar o vetor francês.

[ ]s

Alexandre Galante

Zé, aliás o futuro das exportações do Rafale é sombrio, já o futuro das exportações do Gripen é brilhante.

Não há espaço no mercado de exportações de caças para o Rafale, justamente pelo alto preço de aquisição e operação.

Já o Gripen se encaixa como uma luva na maioria das Forças Aéreas do mundo.