Vader, é o monoposto mesmo no vídeo. Veja de novo.
ZE
Visitante
14 anos atrás
Galante, não tente nos enganar.
Seja mais sério !!!
Todos sabem que o Gripen não existe.
O Gripen C/D/NG não existem.
[ ]s
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Parabéns meu amigo Galante!!!!!!
Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.
Mais uma vez….parabéns, pena que o DEMO NG não existe para ser mostrado..
curvo
Visitante
14 anos atrás
Caro Robson já descobri com quem São Thomé aprendeu a ser desconfiado, nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!
Aí meu Deus !!!!! (hihihihihihihihihi) Vai ser teimoso e desconfiado assim lá em Brasília meu !!! (hahahahaha)
Sugestão para o Galante, sê houver novos convites para a SAAB vê se leva o Robson junto, quem sabe assim ele tocando no “Bicho” “TALVEZ” se convença de que existe “SIM” (hhahahahahahehehehehehehehihihihihihihi) !!!!!!!!!!!!!!!
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Esse som é melhor que qualquer música.
Vader
Visitante
14 anos atrás
Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…
Galante, acho que vc tem razão, eu que tô ficando cego mermo. 🙂 Foi mal.
curvo
Visitante
14 anos atrás
Robson, falando sério, você o post do Galante falando “Sim ele existe” ou o “Gripen DEmo decolando de Malmen” ?
Qual o problema de chamar Gripen Demo ? O Rafale no início foi RAFALE – A, o Sukhoi stealth PAK-FA (futuro SU-50 ?), porque esse preconceito todo com o pobre do Gripen Demo N/G ?
Sê no ponto em que está só colhe elogios, já imagiou totalmente pronto !?
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
HAHAHAHAHAHAHAHA
curvo disse:
16 de junho de 2010 às 21:44
“”…nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!””
QUE FOTOS??????rsrsrsrsrsrsrs
Vader disse:
16 de junho de 2010 às 21:50
“”Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…””
UAI SÔ. Eu não reclamo das bbices que vocês falam….
Reamente não existe um DEMO NG!!!
Existe Galante????rsrsrsrs
vou repetir:
>>Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.
Fica bravo Felipe CPS rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr
Tá muito frio aí em campinas????
O Hornet colocou uma foto exclusiva do Gripen NG….
veja o link no post dele…
Um abração Hornet….
rsrsrsrsrrssr
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Só uma pergunta básica de quem não acompanha o caso,
Esse Gripen NG (Esse com com um “gripen” na desenhado na cauda) já está equipado com o F414G?
ZE
Visitante
14 anos atrás
Roberto F Santana disse:
Sim, Roberto.
[ ]s
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Então meus amigos, só não vê quem não quer.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei.
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:00
QUANDO realmente sairá o reultado deste inacreditável FX-2???
Hornet
Visitante
14 anos atrás
“só não vê quem não quer.”
No caso do Gripen Ng isso é a mais pura verdade. Tem que ter fé e acreditar pra ver. Sem fé não se vê Gripen NG nenhum…hehehe
Robson br,
só estamos tentando ajudar. É só juntar a foto do link com um pouco de fé e pensamento positivo que tudo se resolve.
repita comigo: sim eu creio, ele existe!!! Não se pode ser incrédulo nessas horas…hehe
abração
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:15
“só não vê quem não quer.”
rsrsrsrsr
REALMENTE…só não vê quem não quer…..
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Robson Br,
o pessoal do NEE (Unicamp) diz que é até julho (basta ter um “brecha” na agenda do povo que compõe o CDN que os caras se juntam e tornam público). Mas seria o resultado público, pois o resultado de fato já está no MD e já foi avaliado pelos comandos da FAB e da MB.
abração bro!
raul
Visitante
14 anos atrás
Inacreditável será se o Frankenstein NG vencer. A Suécia está oferecendo ao Brasil o desenvolvimento conjunto do Gripen NG. Então se ele já existe, como alguns afirmam, a proposta sueca é falsa. É muito triste ver que tem gente que acredita na transferência de tecnologia de um avião montado com peças vindas em grande proporção de fora da Suécia e pertencente a outros modelos de aeronaves. O Rafale realmente não é um produto 100% francês, mas os componentes principais, como motor e radar são, e boa parte dos outros componentes também. Sem falar que o Rafale é um avião totalmente… Read more »
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Uma boa noite a todos….
e parabéns Galante pelo filme….
ZE
Visitante
14 anos atrás
Roberto F Santana disse:
16 de junho de 2010 às 22:13
“22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei”.
Roberto, você gostou.
Eu gostei.
A FAB, gostou.
A COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate, que produziu um relatório com mais de 30.000 páginas e colocou o GRIPEN NG em PRIMEIRO LUGAR e o RAFALE em ÚLTIMO) gostou.
A FIESP, gostou.
A CUT, gostou.
Mas o Lula e o Jobim (dois experientes pilotos de caça. Ambos com PHD em Engenharia Aeronáutica), não.
[ ]s
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Partindo desse princípio, então não existe:
F-5E mas sim F-5A modificado.
F-16C mas sim F-16A modificado.
F-15C mas sim F-15A modificado.
Su-um puhado de números, mas sim Su-27 modificado.
F-18D mas sim F-18A modificado.
Vocês chamariam um Gripen D que tinha um motor de 18100 libras e agora tem um de 22.000, de que?
A propósito…fé é a adesão da inteligência ao objeto conhecido.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
ZE,
A culpa não é só do Presidente e nem do Ministro.
Na política todos são dedos de um mesma mão…
rique
Visitante
14 anos atrás
O que não faz uma boca rica.Chama até Gripen SUina de PAK-fa…
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Tem gente aqui que vivia dizendo que o Pak FA era engodo, mentira, que os russos não tinham avião nenhum, e tal, e viviam e vivem afirmando que o NG ou E/F existe, mas o único fato concreto que existe hoje é o protótipo do PAK voando e o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F,….se escondendo por aí! Já falei que não iria criticar o NG, mas primeiro ele tem que voar, como protótipo! “depois nóis conversa”! por hora é um gripen D modificado, “frankstainzado”, como quiserem, mas não é… Read more »
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Roberto, todos estes caças que vc citou, tiveram um protótipo e receberam este nome por ser isso mesmo! não se pegou um F-5A e se “tunou” para ele ser o E.
Sds!
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
Galante tem um vídeo do Gripen Demo decolando? nesta sua viagem?…
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Negativo Francisco AMX, Um protótipo não significa necessáriamente sair de uma célula nova e exclusiva para tal. Um exemplo o Mirage NG,(digo o serial number mesmo, a célula) antes de se-lo, foi Mirage III depois Mirage 50 e modificaram para ser o “protótipo” do NG. Você, sem querer entra em contradição e responde a pergunta que outros se negam a aceitar, quando diz: “o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F” O protótipo ou a pré-série. Com a aceitação da venda, virão os da série.Discutir e não aceitar esse NG tal… Read more »
“Roberto F Santana em 17/06/2010 às 0:26” Parabéns pelo seu comentário, Roberto. Independentemente de preferências pessoais sobre esse ou aquele caça etc (é um saco ter que escrever esse preâmbulo, mas, sabe como é…), o que muita gente escreve aqui sobre a célula de um modelo mais antigo, depois de passar por várias modificações, não poder ser chamada de um protótipo de uma nova versão é um atentado ao que mostra a história da indústria aeronáutica mundial. Protótipos e demonstradores servem justamente para ir incorporando modificações, antes da versão de pré-produção. E são chamados de “demos” ou “protótipos” por isso… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Somente um adendo,
Certa vez vi na BBC um sujeito falando em derisk.
Que é, o que acho que a Saab está fazendo e que causa tanta confusão.
Se bem entendo, a companhia está abrindo, ou espichando se agradar alguns, um de seus produtos para não correr grandes riscos.
Como a Northrop fez com o F-20, que aliás o primeiro dos três era um E modificado.
Se não fizer isso pode “quebrar a cara” como foi o caso do Mirage 4000.
P.S. Só falta alguém dizer que o 4000 era um 2000 “tunado”.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Amigos,
Peço desculpas ao Francisco AMX,ZE, Robson, Hornet e outros.
Lendo mais mais sobre o assunto, tenho que admitir, talvez eu tenha sido imprudente em meus comentários.
Essa história está estranha.
Sem dúvida, a Saab usa de um artifício.
Por enquanto não entro nessa seara.
Desconsiderem o que falei.
Hornet
Visitante
14 anos atrás
Roberto F Santana, de minha parte nem precisa pedir desculpas ou coisa assim. Estamos aqui pra trocar idéias mesmo. E essa nomenclatura da SAAB é meio confusa mesmo. Mas o que o Chicão falou está certo: não existe um protótipo ainda. Existe o DEMO, que quando chamamos pelo nome correto é Demonstrador do NG. Ou seja, é um demonstrador de tecnologia. O que é bacana e tal. Mas não é ainda um protótipo. Em tese isso seria legal para o FX2, mas o timing da SAAB está fora dos eixos. Desenvolver um projeto de caça de 4,5 geração neste momento… Read more »
DrCockroach
Visitante
14 anos atrás
Galante, Beleza de video! O Gripen D e NG foram em Leh, e passaram nos testes enquanto outros 4 falharam. Ou seja, a Saab colocou o dela na reta duas vezes, e passou ambas as vezes. Jah dos outros 5 concorrentes, somente um outro passou. Vc escutou algum rumor sobre quais teriam falhado? A informacao do ZE de que na concorrencia Indiana, tres farao parte do shortlist e, entao, o ganhador serah o que tiver a proposta de valor mais baixo eh muito interessante. Isto realmente coloca o Gripen NG (IN) como serissimo candidato nesta disputa, o que confirma os… Read more »
Robson Br
Visitante
14 anos atrás
Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 1:04 Durante o FX, o primeiro, estive várias vezes com o pessoal de Anápolis, mas resposta que tive veio de um major que estava na AFA e que tinha sido de F-5 e AMX. O que ele me disse, que apesar do pessoal da FAB ter gostado muito do Gripen, pois viram muitas semelhanças com o modo de operar do F-5, o pessoal de Anápolis descartou o caça. Inclusive a SAAB implantou uma sonda em cima da entrada de ar esquerda para tentar melhorar o alcance do caça, mas recebeu… Read more »
Antonio M
Visitante
14 anos atrás
‘…O tempo do NG já passou. Eles perderam esse tempo, simplismente pelo fato de não achar ninguem até agora para bancar o desenvolvimento….” Ainda não, o material que o Galante trouxe mostra isso. Isso combina muito mais com o Rafale, que está no mercado faz 20 anos e não ganhou nenhuma ainda. O que demora é a decisão de nossos governantes, que não tem coragem de decidir pois se comprometeram com o fornecedor errado antes do tempo. E isso de célula é balela. A Dassalt então é e primeira “criminosa” pois sua linha Mirage III então poderia ser chamada de… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Antonio M,
Permita-me uma correção no seu off-topic com relação a Galileu,
Leitura rápida:
Quanto ao Robson e ao Hornet,
Agradeço suas ponderações.
Antonio M
Visitante
14 anos atrás
Obrigado mesmo Roberto por sua atenção, mas isso vai virar outra guerra de versões. Afinal, Galileu não fez o telescópio? Quantas conclusões mais poderiam ser tiradas e não foram? A Igreja o perdoôu e tudo bem então ma, lembre-se que a “a terra foi quadrada” durante muito tempo. http://www.abril.com.br/noticias/geral/igreja-catolica-faz-missa-memoria-galileu-pela-1a-vez-445-anos-269878.shtml “…O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, afirmou em mensagem enviada aos presentes que Galileu é descrito como um “homem divino”, e acrescentou que o italiano foi um homem de “ciência” e de “fé”…” Dizer que o Gripen NG não existe soa como dizer que a terra ainda é quadrada… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Antonio M,
Gripen NG existe e o trabalho do Galante prova isso.
Foi até lá procurou e achou, tomara que ele tenha outras oportunidades como essa e inicie uma série de viagens para avaliar os outros.
Por outro lado, os nossos amigos levantam uma qustão importante:
O que é esse NG?
Da onde veio?
É complicado…
Antonio M
Visitante
14 anos atrás
“…O que é esse NG?…”
É a proposta de consórcio para desenvolvimento dessa versão que no máximo poderá ou não ter esse nome para exportação, sendo que para a força aérea sueca será E/F. Simples assim.
O nosso AMX era a mesma coisa: Alenia, aerMachi e a “empresa incógnita” X que acabou sendo a Embraer. Por que não virou AME? Sabe-se lá porque, o que importa?!?!?
E até hoje usam o X para a incógnita. Vide o FX1, FX2 …
Vader
Visitante
14 anos atrás
Antônio M e Roberto F: Cansei de falar aqui: não é porque você chama elefante de borboleta que as orelhas dele irão virar asas. A SAAB pode chamar de Demonstrator o que ela quiser. O fato é que não se trata de um Gripen D, mas sim do protótipo do Gripen F, desenvolvido a partir do projeto Gripen NG. Quem define o que é protótipo? Quem disse que “um protótipo tem que ter X unidades, ou X% de modificações, para assim ser considerado”? Mera discussão semântica. E das bobas. Boa pra confundir desavisados. Só. Chega a ser engraçada, de tão… Read more »
Antonio M
Visitante
14 anos atrás
É isso mesmo, valeu Vader!
Vader
Visitante
14 anos atrás
Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 8:48 “O que é esse NG? Da onde veio?” Como assim? Mais discussão semântica? Gripen NG quer dizer “Next Generation”, traduzindo: “próxima geração”. É nada mais nada menos que o incremento das capacidades de combate de uma aeronave que já era excelente, e está se tornando uma das melhores do mundo. Por outro lado, essa vai praqueles que gostam de discussões semânticas e bisonhas classificações arbitrárias: O que diferenciará o Gripen NG de uma aeronave de 5a geração será basicamente a ausência de cabides internos. Isso porque RCS baixo o… Read more »
Pessoal, estava verificando que fóruns internacionais como o Key Publishing e fóruns na Índia e China, linkaram a matéria da apresentação sobre o Gripen NG e estão discutindo as novidades trazidas nos slides. Aliás, a referida matéria bateu recorde de acessos no Poder Aéreo. Só aqui no Brasil tem gente que ainda insiste em dizer que o NG não existe, que não havia novidade na apresentação. Depois de tanto material e evidências que trouxemos, é muito chato ter que ficar lendo a mesma ladainha de sempre dos torcedores do Rafale. Quero deixar claro aqui, que depois da viagem da Suécia… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Caro Vader e Antonio,
Usei o recurso de se usar uma pergunta simples para tentar voltar a discussão às suas raízes.
Às vezes, coisas simples se perdem durante o debate e acamos fugindo da parte objetiva.
Não é semântica, só chamo a atenção para o conceito.
Roberto F Santana
Visitante
14 anos atrás
Caro Alexandre Galante,
Penso que seria justo uma visita sua aos outros concorrentes.
Quanto ao patrocínio, creio que o Poder Aéreo não teria dificuldades, pelo menos passagens aéreas.
Desculpe pela falta de discrição mas…já bateu a porta da BR Aviation?
Roberto, já nos colocamos à disposição dos outros concorrentes, só falta o convite deles.
Você acha que ficaríamos tristes em ter que visitar a Boeing e a Dassault? 😉
ZE
Visitante
14 anos atrás
DrCockroach disse:
17 de junho de 2010 às 2:14
Amigo, DRCockroach, eu não sei se vai haver um short list com 3 caças ou não na Índia.
Porém, um dos REQUISITOS do programa indiano de reaparelhamanto de caças, é o MENOR PREÇO (eu disse, menor preço).
Desta feita, podemos, desde já, descartar o vetor francês.
Lindo =D
O Galante se divertiu… 🙂
Errr, Galante, desculpe se estou falando besteira, mas tem certeza que não era um Gripen D? Pensei ter visto dois lugares…
Vader, é o monoposto mesmo no vídeo. Veja de novo.
Galante, não tente nos enganar.
Seja mais sério !!!
Todos sabem que o Gripen não existe.
O Gripen C/D/NG não existem.
[ ]s
Parabéns meu amigo Galante!!!!!!
Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.
Mais uma vez….parabéns, pena que o DEMO NG não existe para ser mostrado..
Caro Robson já descobri com quem São Thomé aprendeu a ser desconfiado, nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!
Aí meu Deus !!!!! (hihihihihihihihihi) Vai ser teimoso e desconfiado assim lá em Brasília meu !!! (hahahahaha)
Sugestão para o Galante, sê houver novos convites para a SAAB vê se leva o Robson junto, quem sabe assim ele tocando no “Bicho” “TALVEZ” se convença de que existe “SIM” (hhahahahahahehehehehehehehihihihihihihi) !!!!!!!!!!!!!!!
Esse som é melhor que qualquer música.
Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…
Galante, acho que vc tem razão, eu que tô ficando cego mermo. 🙂 Foi mal.
Robson, falando sério, você o post do Galante falando “Sim ele existe” ou o “Gripen DEmo decolando de Malmen” ?
Qual o problema de chamar Gripen Demo ? O Rafale no início foi RAFALE – A, o Sukhoi stealth PAK-FA (futuro SU-50 ?), porque esse preconceito todo com o pobre do Gripen Demo N/G ?
Sê no ponto em que está só colhe elogios, já imagiou totalmente pronto !?
HAHAHAHAHAHAHAHA
curvo disse:
16 de junho de 2010 às 21:44
“”…nem com fotos e mais textos tú te convenceu !!!””
QUE FOTOS??????rsrsrsrsrsrsrs
Vader disse:
16 de junho de 2010 às 21:50
“”Robson, não quer dar um tempo com essa bobice? Tá chato…””
UAI SÔ. Eu não reclamo das bbices que vocês falam….
Reamente não existe um DEMO NG!!!
Existe Galante????rsrsrsrs
vou repetir:
>>Todos nos sabemos que o gripen A/B, C/D existe, inclusive um “”D”” modificado em que alguns chamam de “”DEMO NG””.
Fica bravo Felipe CPS rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr
Tá muito frio aí em campinas????
Robson Br,
não seja cético.
Exclusivo: foto do Gripen NG em primeira mão:
http://carpinteirodouniverso.files.wordpress.com/2009/06/aviaodamulhermaravilha.jpg
abração bro!
AÍ FELIPE CPS…
O Hornet colocou uma foto exclusiva do Gripen NG….
veja o link no post dele…
Um abração Hornet….
rsrsrsrsrrssr
Só uma pergunta básica de quem não acompanha o caso,
Esse Gripen NG (Esse com com um “gripen” na desenhado na cauda) já está equipado com o F414G?
Roberto F Santana disse:
Sim, Roberto.
[ ]s
Então meus amigos, só não vê quem não quer.
22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei.
Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:00
QUANDO realmente sairá o reultado deste inacreditável FX-2???
“só não vê quem não quer.”
No caso do Gripen Ng isso é a mais pura verdade. Tem que ter fé e acreditar pra ver. Sem fé não se vê Gripen NG nenhum…hehehe
Robson br,
só estamos tentando ajudar. É só juntar a foto do link com um pouco de fé e pensamento positivo que tudo se resolve.
repita comigo: sim eu creio, ele existe!!! Não se pode ser incrédulo nessas horas…hehe
abração
Hornet disse:
16 de junho de 2010 às 22:15
“só não vê quem não quer.”
rsrsrsrsr
REALMENTE…só não vê quem não quer…..
Robson Br,
o pessoal do NEE (Unicamp) diz que é até julho (basta ter um “brecha” na agenda do povo que compõe o CDN que os caras se juntam e tornam público). Mas seria o resultado público, pois o resultado de fato já está no MD e já foi avaliado pelos comandos da FAB e da MB.
abração bro!
Inacreditável será se o Frankenstein NG vencer. A Suécia está oferecendo ao Brasil o desenvolvimento conjunto do Gripen NG. Então se ele já existe, como alguns afirmam, a proposta sueca é falsa. É muito triste ver que tem gente que acredita na transferência de tecnologia de um avião montado com peças vindas em grande proporção de fora da Suécia e pertencente a outros modelos de aeronaves. O Rafale realmente não é um produto 100% francês, mas os componentes principais, como motor e radar são, e boa parte dos outros componentes também. Sem falar que o Rafale é um avião totalmente… Read more »
Uma boa noite a todos….
e parabéns Galante pelo filme….
Roberto F Santana disse:
16 de junho de 2010 às 22:13
“22.000 libras num caça desse tamanho…
Gostei”.
Roberto, você gostou.
Eu gostei.
A FAB, gostou.
A COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate, que produziu um relatório com mais de 30.000 páginas e colocou o GRIPEN NG em PRIMEIRO LUGAR e o RAFALE em ÚLTIMO) gostou.
A FIESP, gostou.
A CUT, gostou.
Mas o Lula e o Jobim (dois experientes pilotos de caça. Ambos com PHD em Engenharia Aeronáutica), não.
[ ]s
Partindo desse princípio, então não existe:
F-5E mas sim F-5A modificado.
F-16C mas sim F-16A modificado.
F-15C mas sim F-15A modificado.
Su-um puhado de números, mas sim Su-27 modificado.
F-18D mas sim F-18A modificado.
Vocês chamariam um Gripen D que tinha um motor de 18100 libras e agora tem um de 22.000, de que?
A propósito…fé é a adesão da inteligência ao objeto conhecido.
ZE,
A culpa não é só do Presidente e nem do Ministro.
Na política todos são dedos de um mesma mão…
O que não faz uma boca rica.Chama até Gripen SUina de PAK-fa…
Tem gente aqui que vivia dizendo que o Pak FA era engodo, mentira, que os russos não tinham avião nenhum, e tal, e viviam e vivem afirmando que o NG ou E/F existe, mas o único fato concreto que existe hoje é o protótipo do PAK voando e o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F,….se escondendo por aí! Já falei que não iria criticar o NG, mas primeiro ele tem que voar, como protótipo! “depois nóis conversa”! por hora é um gripen D modificado, “frankstainzado”, como quiserem, mas não é… Read more »
Roberto, todos estes caças que vc citou, tiveram um protótipo e receberam este nome por ser isso mesmo! não se pegou um F-5A e se “tunou” para ele ser o E.
Sds!
Galante tem um vídeo do Gripen Demo decolando? nesta sua viagem?…
Negativo Francisco AMX, Um protótipo não significa necessáriamente sair de uma célula nova e exclusiva para tal. Um exemplo o Mirage NG,(digo o serial number mesmo, a célula) antes de se-lo, foi Mirage III depois Mirage 50 e modificaram para ser o “protótipo” do NG. Você, sem querer entra em contradição e responde a pergunta que outros se negam a aceitar, quando diz: “o Gripen D “tunado”, que seria, depois de modificada e experimentada sua estrutura nova o Gripen E/F” O protótipo ou a pré-série. Com a aceitação da venda, virão os da série.Discutir e não aceitar esse NG tal… Read more »
“Roberto F Santana em 17/06/2010 às 0:26” Parabéns pelo seu comentário, Roberto. Independentemente de preferências pessoais sobre esse ou aquele caça etc (é um saco ter que escrever esse preâmbulo, mas, sabe como é…), o que muita gente escreve aqui sobre a célula de um modelo mais antigo, depois de passar por várias modificações, não poder ser chamada de um protótipo de uma nova versão é um atentado ao que mostra a história da indústria aeronáutica mundial. Protótipos e demonstradores servem justamente para ir incorporando modificações, antes da versão de pré-produção. E são chamados de “demos” ou “protótipos” por isso… Read more »
Somente um adendo,
Certa vez vi na BBC um sujeito falando em derisk.
Que é, o que acho que a Saab está fazendo e que causa tanta confusão.
Se bem entendo, a companhia está abrindo, ou espichando se agradar alguns, um de seus produtos para não correr grandes riscos.
Como a Northrop fez com o F-20, que aliás o primeiro dos três era um E modificado.
Se não fizer isso pode “quebrar a cara” como foi o caso do Mirage 4000.
P.S. Só falta alguém dizer que o 4000 era um 2000 “tunado”.
Amigos,
Peço desculpas ao Francisco AMX,ZE, Robson, Hornet e outros.
Lendo mais mais sobre o assunto, tenho que admitir, talvez eu tenha sido imprudente em meus comentários.
Essa história está estranha.
Sem dúvida, a Saab usa de um artifício.
Por enquanto não entro nessa seara.
Desconsiderem o que falei.
Roberto F Santana, de minha parte nem precisa pedir desculpas ou coisa assim. Estamos aqui pra trocar idéias mesmo. E essa nomenclatura da SAAB é meio confusa mesmo. Mas o que o Chicão falou está certo: não existe um protótipo ainda. Existe o DEMO, que quando chamamos pelo nome correto é Demonstrador do NG. Ou seja, é um demonstrador de tecnologia. O que é bacana e tal. Mas não é ainda um protótipo. Em tese isso seria legal para o FX2, mas o timing da SAAB está fora dos eixos. Desenvolver um projeto de caça de 4,5 geração neste momento… Read more »
Galante, Beleza de video! O Gripen D e NG foram em Leh, e passaram nos testes enquanto outros 4 falharam. Ou seja, a Saab colocou o dela na reta duas vezes, e passou ambas as vezes. Jah dos outros 5 concorrentes, somente um outro passou. Vc escutou algum rumor sobre quais teriam falhado? A informacao do ZE de que na concorrencia Indiana, tres farao parte do shortlist e, entao, o ganhador serah o que tiver a proposta de valor mais baixo eh muito interessante. Isto realmente coloca o Gripen NG (IN) como serissimo candidato nesta disputa, o que confirma os… Read more »
Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 1:04 Durante o FX, o primeiro, estive várias vezes com o pessoal de Anápolis, mas resposta que tive veio de um major que estava na AFA e que tinha sido de F-5 e AMX. O que ele me disse, que apesar do pessoal da FAB ter gostado muito do Gripen, pois viram muitas semelhanças com o modo de operar do F-5, o pessoal de Anápolis descartou o caça. Inclusive a SAAB implantou uma sonda em cima da entrada de ar esquerda para tentar melhorar o alcance do caça, mas recebeu… Read more »
‘…O tempo do NG já passou. Eles perderam esse tempo, simplismente pelo fato de não achar ninguem até agora para bancar o desenvolvimento….” Ainda não, o material que o Galante trouxe mostra isso. Isso combina muito mais com o Rafale, que está no mercado faz 20 anos e não ganhou nenhuma ainda. O que demora é a decisão de nossos governantes, que não tem coragem de decidir pois se comprometeram com o fornecedor errado antes do tempo. E isso de célula é balela. A Dassalt então é e primeira “criminosa” pois sua linha Mirage III então poderia ser chamada de… Read more »
Antonio M,
Permita-me uma correção no seu off-topic com relação a Galileu,
Leitura rápida:
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=ciencia&artigo=coisas_galileu&lang=bra
Quanto ao Robson e ao Hornet,
Agradeço suas ponderações.
Obrigado mesmo Roberto por sua atenção, mas isso vai virar outra guerra de versões. Afinal, Galileu não fez o telescópio? Quantas conclusões mais poderiam ser tiradas e não foram? A Igreja o perdoôu e tudo bem então ma, lembre-se que a “a terra foi quadrada” durante muito tempo. http://www.abril.com.br/noticias/geral/igreja-catolica-faz-missa-memoria-galileu-pela-1a-vez-445-anos-269878.shtml “…O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, afirmou em mensagem enviada aos presentes que Galileu é descrito como um “homem divino”, e acrescentou que o italiano foi um homem de “ciência” e de “fé”…” Dizer que o Gripen NG não existe soa como dizer que a terra ainda é quadrada… Read more »
Antonio M,
Gripen NG existe e o trabalho do Galante prova isso.
Foi até lá procurou e achou, tomara que ele tenha outras oportunidades como essa e inicie uma série de viagens para avaliar os outros.
Por outro lado, os nossos amigos levantam uma qustão importante:
O que é esse NG?
Da onde veio?
É complicado…
“…O que é esse NG?…”
É a proposta de consórcio para desenvolvimento dessa versão que no máximo poderá ou não ter esse nome para exportação, sendo que para a força aérea sueca será E/F. Simples assim.
O nosso AMX era a mesma coisa: Alenia, aerMachi e a “empresa incógnita” X que acabou sendo a Embraer. Por que não virou AME? Sabe-se lá porque, o que importa?!?!?
E até hoje usam o X para a incógnita. Vide o FX1, FX2 …
Antônio M e Roberto F: Cansei de falar aqui: não é porque você chama elefante de borboleta que as orelhas dele irão virar asas. A SAAB pode chamar de Demonstrator o que ela quiser. O fato é que não se trata de um Gripen D, mas sim do protótipo do Gripen F, desenvolvido a partir do projeto Gripen NG. Quem define o que é protótipo? Quem disse que “um protótipo tem que ter X unidades, ou X% de modificações, para assim ser considerado”? Mera discussão semântica. E das bobas. Boa pra confundir desavisados. Só. Chega a ser engraçada, de tão… Read more »
É isso mesmo, valeu Vader!
Roberto F Santana disse: 17 de junho de 2010 às 8:48 “O que é esse NG? Da onde veio?” Como assim? Mais discussão semântica? Gripen NG quer dizer “Next Generation”, traduzindo: “próxima geração”. É nada mais nada menos que o incremento das capacidades de combate de uma aeronave que já era excelente, e está se tornando uma das melhores do mundo. Por outro lado, essa vai praqueles que gostam de discussões semânticas e bisonhas classificações arbitrárias: O que diferenciará o Gripen NG de uma aeronave de 5a geração será basicamente a ausência de cabides internos. Isso porque RCS baixo o… Read more »
Pessoal, estava verificando que fóruns internacionais como o Key Publishing e fóruns na Índia e China, linkaram a matéria da apresentação sobre o Gripen NG e estão discutindo as novidades trazidas nos slides. Aliás, a referida matéria bateu recorde de acessos no Poder Aéreo. Só aqui no Brasil tem gente que ainda insiste em dizer que o NG não existe, que não havia novidade na apresentação. Depois de tanto material e evidências que trouxemos, é muito chato ter que ficar lendo a mesma ladainha de sempre dos torcedores do Rafale. Quero deixar claro aqui, que depois da viagem da Suécia… Read more »
Caro Vader e Antonio,
Usei o recurso de se usar uma pergunta simples para tentar voltar a discussão às suas raízes.
Às vezes, coisas simples se perdem durante o debate e acamos fugindo da parte objetiva.
Não é semântica, só chamo a atenção para o conceito.
Caro Alexandre Galante,
Penso que seria justo uma visita sua aos outros concorrentes.
Quanto ao patrocínio, creio que o Poder Aéreo não teria dificuldades, pelo menos passagens aéreas.
Desculpe pela falta de discrição mas…já bateu a porta da BR Aviation?
Roberto, já nos colocamos à disposição dos outros concorrentes, só falta o convite deles.
Você acha que ficaríamos tristes em ter que visitar a Boeing e a Dassault? 😉
DrCockroach disse:
17 de junho de 2010 às 2:14
Amigo, DRCockroach, eu não sei se vai haver um short list com 3 caças ou não na Índia.
Porém, um dos REQUISITOS do programa indiano de reaparelhamanto de caças, é o MENOR PREÇO (eu disse, menor preço).
Desta feita, podemos, desde já, descartar o vetor francês.
[ ]s
Zé, aliás o futuro das exportações do Rafale é sombrio, já o futuro das exportações do Gripen é brilhante.
Não há espaço no mercado de exportações de caças para o Rafale, justamente pelo alto preço de aquisição e operação.
Já o Gripen se encaixa como uma luva na maioria das Forças Aéreas do mundo.