F-X2: segundo jornal mineiro, relatório não está pronto e nem há prazo para entregá-lo

68

F-X_intro

Paulo Paiva

vinheta-clipping Atualmente, poucas nações têm a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar um caça supersônico. A Suécia é uma delas. O Brasil poderá ser a outra.

Agora existe uma oportunidade única para que o Brasil se torne um parceiro no programa de desenvolvimento do Gripen NG. Isso assegurará ao país acesso a todos os níveis de tecnologias-chave, proporcionando autonomia nacional para a operação e o desenvolvimento de futuros projetos de caças supersônicos.

“Uma decisão a favor do Gripen NG é uma decisão que envolve parceria e independência para futuras gerações do poder aéreo e para o desenvolvimento industrial aeroespacial, gerando milhares de empregos sustentáveis para o Brasil”.

O anúncio acima vem sendo publicado na mídia pela empresa sueca Saab, fabricante do caça supersônico Gripen NG, que disputa com o Rafale-C, da francesa Dassaul (sic), e o F-18 E/F, da Boeing, uma concorrência de US$ 10 bilhões para aquisição de 36 aviões pela Força aérea Brasileira (FAB). O fato de a Saab estar ocupando a mídia e abordando a ampla transferência de tecnologia dá uma ideia do angu de caroço que o assunto virou.

A compra dos caças, essenciais para a modernização da FAB, vem sendo discutida desde o final do último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. O abacaxi ficou com Lula que, em setembro passado, manifestou preferência pelo francês Rafale, durante visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil.

Os Rafale são os mais caros, mas estão envolvidos num pacote maior, incluindo submarinos e helicópteros franceses. A Boeing tem limitações para transferir tecnologia, que é o que verdadeiramente interessa ao país. E o Gripen, por enquanto, é apenas um projeto em estado avançado. Nunca foi testado em ação de combate. Mas é o que oferece maior transferência de tecnologia – e a FAB gostou.

Depois do afago ao Rafale e a divulgação de que a FAB prefere o Gripen, Lula adotou uma postura de cautela e pediu um relatório ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O Ministério da Defesa informa que o relatório não está pronto e nem há prazo para Jobim entregá-lo. Ou seja, possivelmente a decisão ficará para o próximo presidente da República.

O mundo mudou

O problema é que, neste intervalo, o mundo mudou – e o Brasil mudou com ele. A posição brasileira de apoio ao Irã na questão nuclear isolou o país dentro da Organização das Nações Unidas (ONU). E este fator poderá ser decisivo na escolha dos caças.

Os EUA lideraram as nações desenvolvidas nas sanções contra o Irã, assumindo posição oposta a do Brasil. Pode ser que isso afaste a Boeing da disputa, por dois motivos: retaliação do Brasil aos americanos; e desconfiança dos próprios americanos em relação ao Brasil. O Congresso dos EUA pode barrar definitivamente a transferência de tecnologia dos caças ao país.

Conselho de Segurança

A França alinhou-se aos EUA na questão iraniana. O afago do Brasil ao Rafale tinha, como contrapartida, a defesa, por parte de Sarkozy, à entrada definitiva do país no Conselho de Segurança da ONU. Ficará quase impossivel para Sarkozy fazer isso agora. Então, parece que o único que passou incólume pelas mudanças foi o sueco Gripen, o mais barato e favorito dos militares brasileiros.

Decisão política

A decisão da compra dos caças é eminentemente política, e não técnica. O fracasso do Brasil na questão iraniana, a desconfiança das grandes potências em relação ao país e o isolamento nacional na ONU certamente influenciarão na escolha, seja neste ou no outro governo. Pelo bem do país, essa novela tem que terminar logo. A Saab parece saber disto.

FONTE: O Estado de Minas, via Portal do Raul Jungman

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

A notícia faz muito sentido.

Mesmo porque, o FX2 se cobrir vira circo e se cercar vira hospício, então ….

E acho que vale salientar que o Vader postou essa notícia um pouco antes lá no artigo “Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG”.

abçs.

Vader

Achei muito interessante (muito realista) essa análise, apesar de ter lido primeiramente num site que não sou muito fã. Como disse ao Grifo ontem, não acreditava, mas começo a acreditar que o Gripen possa sim ser o escolhido do gf, especialmente por conta do apoio de Luiz Marinho e após o notório isolamento do Brasil no CS da ONU (eu disse CS da ONU – que é o que conta – não na Assembléia Geral, que não serve para nada além de palrar). Primeiro o NJ afirmou ter entregue o relatório ao CDN; aí, depois de uma longuíssima reunião com… Read more »

Franco Ferreira

Há um fator paralelo que não pode ficar esquecido: Esta é a única solução possível, inobstante as divagações intermediárias – a se aproveitar a licitação pública internacional alcunhada de FX-2!

Acrescem, se bem que com menor valor, os movimentos judiciais já implantados; os quais, queiram ou não, invalidarão qualquer decisão diversa da adotada pela FAB.

Franco Ferreira

Ozawa

Deus te ouça Vader, Deus te ouça e os anjos digam amém, a bordo dos Gripens…

CAL

Já estava demorando para isso acontecer!
Acho que vai ficar para o proximo governo ou quem sabe para a proxima década.
Eu só não entendo por que não fica nas mãos da FAB essa decisão, assim como a compra dos C-295 da Airbus.
Afinal como é que nesse caso não houve decisão politica?
Acho que está na hora da FAB buscar aquele F-5 da Jordania antes que vendam para outro país, se é que alguém vai querer é claro!

hms_tireless

Imagino que deve estar muito complicado para os alfaites de plantão elaborar um relatório que consiga o milagre de guindar jaca-donzela francesa à condição de primeiro colocado posto que, na avaliação que interessa, a mesma ficou em último.

hms_tireless

Vamos ver como os integrantes da Brigadas dos Mártires de al Rafah vão reagir…

Paulo Renato

Se fala em tantas coisas que realmente fica complicado.
Já que os Russos estão fora pois na minha opinião seria o vetor ideal para FAB, que venha um caça.

Mas caso essa decisão fique para o próximo Governo virando o FX3, não seria de tudo ruim.
Quem sabe os Russos tenham alguma chance.

Abs.

Robson Br

Que o FX-2 pode ser postergado ou cancelado eu até acredito, apesar de achar difícil. É mais uma notícia plantada sem pé nem cabeça. Não sei o porque a SAAB insiste nesta mentira. Em dois anos não conseguiu produzir nem um DEMO. Que transferência é essa, onde os principais componentes são justamente americanos, inclusive o Radar que esta sendo desenvolvido (se realmente estiver) com ajuda americana. Pouca coisa é sueca. Se o Brasil entrar, o que vai sobrar para ele. Se for sistemas, sera da ELBIT via Aeroeletônica. E o que mais???? VEJA AS CONTROVÉRSIAS DA MATÉRIA: >>Os Rafale são… Read more »

Robson Br

HORNET

cadê ocê meu fio.
Ajuda aí
rsrsrsrsr

DAlmeida

O Gripen NG ” Demo não esta sendo testado na Índia?
Poggio, segundo o Sr. Robson há uma farsa em andamento. Será verdade?

Robson Br

DAlmeida disse:
14 de junho de 2010 às 15:44

Até que alguem mostre o caça, não existe nada. Chame a imprensa e mostre ele. É só isso.

Pegar uma versão anterior (C/D), fazer umas gambiarras e falar que é DEMO é sacanagem.
MOSTREM O CAÇA!!!!!!!
CADÊ ELE???????????
VERDADE JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

Vader

Ahahahaha, ah não, quando a discussão cai em termos de “Gripen NG não existe” o melhor a fazer é desencanar da discussão, rsrsrs…

Só uma coisita caro Robson Br: se o Congresso americano não quiser, nenhuma aeronave a oeste do Volga voa ok? Nem mesmo o “todo-independente” Rafale de nossos “mui parceiros estratégicos” (mas que não tem o menor pejo de votar contra o Itamaralívia).

Sds.

Ivan

Robson Br,

Um pouquinho de paciência…

Se o F-X2 demorar mais uns 6 (seis) meses é capaz do Gripen E/F voar, porque o DEMO NG já está voando.

Mas talvez seja melhor cancelar logo o F-X2, deixar a Embraer se associar a Saab no Gripen NG e oferecer a FAB um caça nacional, do mesmo jeito dos ERJ, SuperTucano e E-195.

Ivan.

Hornet

Robson Br, a coisa é tão braba que agora as matérias pagas nem sequer se dão ao trabalho de escrever um texto novo, já copiam e colam direto dos links de propaganda da SAAB…hehehe essa matéria é paga, como aquelas do jornal do ABCD e por aí vai…Nada de novo no front. Está como eu disse que estava em outros posts. Só pra vc ver como a preguiça no lobby é uma coisa chata: confira alguns trechos da matéria do “jornal de Minas”, com o material de marketing da SAAB deste link: http://www.gripen.com/NR/rdonlyres/EDE8755C-B69B-4CEA-BF1C-CC53C4B5E01E/0/Gripen_NG_Brasil_P.pdf Ou seja, é a SAAB gastando o… Read more »

Robson Br

Ivan disse: 14 de junho de 2010 às 16:03 Isto não é o DEMO. É um C/D com várias gambiarras. É so para marcar presença e dizer que existe alguma coisa. É simples. O Galante esteve lá. Basta mostrar o caça. Você acha que no pico do FX-2 eles não mostraram nada, vão mostrar em seis meses. Tem que ter paciência mesmo. Bem mais que aguentar este FX-2. A SAAB não tem DINHEIRO e nem PARCEIROS para desenvolver este caça. O desespero é total da parte deles. NÃO EXISTE mais nenhuma venda prevista para este caça e nem para versões… Read more »

CAL

O negócio é entregar o projeto para Embraer mesmo e ver no que dá, a final fazer um frankinstain americano como a SAAB faz, acho que ela já tem um pouco de experiência e pode dar conta do recado!

hms_tireless

Robson Br disse: “Que transferência é essa, onde os principais componentes são justamente americanos, inclusive o Radar que esta sendo desenvolvido (se realmente estiver) com ajuda americana. Pouca coisa é sueca.” O Radar do Gripen NG foi desenvolvido, e já voa, pela SELEX italiana. E o Radar AESA da donzelinha francesa, por onde anda?. Ademais, a “ToT irrrestrita” dos franceses irá resumir-se a meia dúzia de convênios chinfrins assinados mas nunca executados. “Se o Brasil entrar, o que vai sobrar para ele. Se for sistemas, sera da ELBIT via Aeroeletônica. E o que mais????” No caso da Donzela nem os… Read more »

Robson Br

Hornet disse:
14 de junho de 2010 às 16:15

É isso aí amigão.
A gente tenta ajudar esta turma, mas não adianta. Quando a vista fica turva pela ideologia fica difícil.

Nem a ida do Galante lá fez eles mudarem de idéia.

Apesar de que as gripets estão sumindo a cada dia…. algumas continuam insistindo…

Robson Br

>>>>>O Radar do Gripen NG foi desenvolvido, e já voa, pela SELEX italiana
R.: O radar que está sendo desenvolvido pela selex (se estiver)tem como base tecnologias americanas. A verdade que só foi testado alguns módulos deste radar.
Como se fosse fácil desenvolver um radar de uma hora para outra.

Já que não mostraram O CAÇA, aproveitem e mostrem o radar também…

ACRESCENTO:

MOSTREM O CAÇA!!!!!!!
MOSTREM O RADAR!!!!!
CADÊ ELES???????????
VERDADE JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

Tito

“Enxugue o rosto meu amor não chore não
Rosto molhado pra você não fica bem
Teu novo amor lhe maltrata o coração
Teu sofrimento só me faz sofrer também…”

Homenagem as Rafaletes de todo Brasil.

🙂

CAL

Acho que a Embraer deveria assumir o projeto, trazendo engenheiros de fora do país, já que as outras empresas também estão cansadas de levar os nossos.

hms_tireless

“Como se fosse fácil desenvolver um radar de uma hora para outra.”

Fácil não é mas todos sabemos ser a SELEX GALILEO uma empresa tradicional no ramos. Mas o fato e que o que a SELEX e a Raytheon conseguiram, os franceses ainda patinam em conseguir.

Robson Br

Tito disse:
14 de junho de 2010 às 16:36

E as gripets também.

No fundo, somos todos refens da política…
rsrsrrsrs
NÃO ADIANTA CHORAR
pra que chorar…rsrrsrsrsrs

ZE

Todos sabem que torço pelo Gripen NG. Todos sabemos que a França, nossa Parceira Estratégica, acabou de nos sacanear, ao votar a favor das sanções ao Irã no Conselho de Segurnça da ONU. Todos sabemos que a França, ao fazer isso, simplesmente rasgou a PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA FRANCESA Plano de Ação Reiterando sua vontade de agir conjuntamente com vistas ao reforço do multilateralismo, à preservação da paz e da segurança internacional, à não-proliferação e ao desarmamento, à conservação do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável com justiça social; Todos sabemos… Read more »

ZE

(continuando) Mas mesmo assim, eu acho que o fator ideológico desse Governo é, infelizmente, muito mais forte do que os fatos.

Assim sendo, não importa o que acontecer, ele vai escolher o Rafale, no que pesa a opinião da COPAC, FAB, FIESP, CUT…

[ ]s

Baschera

Calma lá….os defensores do caro caça françês, quando lhes interessa justificar a escolha do NJ e do Presidente, imputam como sendo política e não técnica. Quando esta conduta fica adversa e não tem verdadeira sustentação, então todos os que vão de banda contrária são do PIG, ou isto não “ecxiste” e por aí vai…. Pows…. isto já cansou. O nosso brilhante Min. da Defesa precisa aprender que decisões políticas podem e devem ser embasadas em dados técnicos. Mas, dados técnicos não podem ser “torcidos” para respaldar decisões políticas, sob risco de o equipamento comprado não ser adequado ao cumprimento da… Read more »

Darth Silva

“Só uma coisita caro Robson Br: se o Congresso americano não quiser, nenhuma aeronave a oeste do Volga voa ok? Nem mesmo o “todo-independente” Rafale de nossos “mui parceiros estratégicos” (mas que não tem o menor pejo de votar contra o Itamaralívia).”[2] Esqueceram de quem é o chip do computador central do Rafale?E a tão falada suíte “SPECTRA”, é desenvolvida onde?Com tecnologia de quem? Se realmente se quer uma “transferência irrestrita”,não deviam ter excluído os russos do processo;agora, quem vier, está sujeito ao embargo americano…então, que venha o Gripen, que pelo menos, além de gerar empregos aqui,deixará know-how na nossa… Read more »

Ivan

Robson Br disse: 14 de junho de 2010 às 16:18 “A SAAB não tem DINHEIRO e nem PARCEIROS para desenvolver este caça. O desespero é total da parte deles.” Amigo Robson Br, Está é realmente uma grande notícia… O que talvez à primeira vista pode parecer um problema é, na verdade, uma grande oportunidade. Se, supostamente, falta dinheiro, é a grande chace de se engajar em projeto de uma aeronave moderna e de baixo custo operacional simplesmente com dinheiro… e nem é tanto assim… pois gastariamos alguns bilhões a menos que as outras alternativas. Mas não é bem assim. Há… Read more »

Robson Br

ZE disse:
14 de junho de 2010 às 16:55

Que me desculpe, mas não é defender a política dos franceses, mas parceria não é assinar um papel e ter que aceitar tudo que o parceiro fizer.

Quem errou foi o brasil que entrou em uma briga que não era dele.

País sério não faz escambo com fatos importantes.

Tito

Robson Br disse:
14 de junho de 2010 às 16:48

Realmente somos reféns da política amigo,
o que muitos não perceberam é que a arma apontada para nossa cabeça se chama Rafale.

Alias, alguns até sabem disso, mas estão apaixonados pelo sequestrador. 😉

Abs

ZE

Só uma outra coisa:

Ao contrário da Thales (Rafale) que NUNCA fez um único radar AESA na vida

A Selex Galileo (Gripen NG) já tem 5 modelos de Radar AESA PRONTOS !!! São eles:

PicoSAR Active Electronically Scanned Array (AESA);

Seaspray 7000E AESA Multimode Surveillance Radar;

Seaspray 7500E AESA Multimode Surveillance Radar;

Seaspray 5000E AESA Multimode Surveillance Radar;

Vixen 500E AESA Fire Control Radar.

E o novíssimo Radar AESA que já está sendo testado (desde o ano passado) no Gripen NG:

Vixen 1000ES RAVEN AESA Fire Control Radar.

[ ]s

Ivan

Robson Br disse:
14 de junho de 2010 às 17:09

Robson,

Nesto ponto concordo com vc.
Melhor se concentrar no seu.

Abç,
Ivan.

ZE

Robson Br disse: 14 de junho de 2010 às 17:09 Robson, ninguém, mas ninguém mesmo é obrigado a assinar um Acordo de Parceria Estratégica !!! A França e o Brasil, por livre vontade, resolveram confeccionar tal Acordo e assiná-lo. Neste acordo o Brasil se viu OBRIGADO a comprar os Submarinos e aquele LIXO de helicóptero chamado EC-725. III – Cooperação na área da defesa Esta cooperação privilegiada abrangerá: Os helicópteros, com o desenvolvimento e a produção compartilhados de helicópteros de transporte de tipo EC-725; Os submarinos, com o desenvolvimento e a produção compartilhados de quatro submarinos de tipo “Scorpène” e… Read more »

ZE

Ah, Robson, gostaria de deixar bem claro que TODOS NÓS temos as nossas respectivas opiniões, e elas devem ser respeitadas, concordemos ou não.

Desta forma, respeito a sua opinião, mas não posso concordar com a mesma.

[ ]s

gerson carvalho

Caros amigos, parece que a França não entendeu que nosso amado presidente gostaria que ela tivesse vetado o embargo ao Irã e por isso pode ser que o “Rafaale” tenha que esperar. Já a MB vai direto ao assunto e comprou logo sem licitação.

zmun

Espero que a diplomacia de Lula tenha amadurecido com esses episódio. Esse mundo vc faz de conta que confia, mas no final soh pode contar com si mesmo. Pricipalmente quando se negocia com potências. A proposta Suéca eh perfeita para o Brasil. Tanto tecnologica, comercial ou politica. Assinando com os suecos o Brasil estaria dando um grito de independencia tecnológica. A Suécia não tem força para impor nada. Seria realmente um acordo de iguais, onde um não pode impor nada ao outro, e um não depende do outro. A Saab sabe que não tem um governo por trás forte o… Read more »

Antonio M

Dizer que o Gripen NG não existe é absurdo, falta de analisar masi friamente.

Agora, questionarr o porquê do caça francês mais maravilhoso de todos os tempos NÃO VENDER é a pura realidade…..

Todos que o licitaram e não compraram são burros?

Antonio M

E basta lembrar que para certos componentes de um avião (não lembro qual0 assinou uma parceria com a Kawasaki para fabricar componentes no Brasil com uma linha de montagem da fábrica japonesa. OS japoneses queiram adiantar alguma coisa referente a lucros ou participação que mesmo no contrato a Embraer não estava obrigada a fazer isso e simplesmenete rompeu o contrato e passou ela memsa a fabricar os componentes. E será assim com a SAAB e com quer que seja, a Embraer tem maturidade de sobra (e um pusta depto jurídico) e resolvem como deve ser. Alegar que não temos maturidade… Read more »

zmun

Tem alguns argumentos pró-Rafale que eu não sei qual a razão. Se é desconhecimento ou vaidade para não admitir que estava errado.

Antonio M

gerson carvalho disse:
14 de junho de 2010 às 18:04

E parece que comprou da Itália. Está no blog naval……

zmun

Antonio M se vc se refere ao meu comentário quando fala em maturidade, gostaria de dizer que eu me referia a maturidade da diplomacia brasileira, e não da embraer, que extramamente profissional.

Aldo Ghisolfi

Che, porque ninguém chama o Marco Aurélio Garcia? Ele é o cara…

Diegao

Segundo a noticia veiculada acima,das duas uma : ou acabou-se o Fx-2 e vamos ficar de F-5 mesmo,afinal,o governo Lula já acabou praticamente,ou eles vao decicider pelo Gripen e jogaram todo aquele relatório do MD pela janela para usar o da Fab.

Antonio M

zmun disse:
14 de junho de 2010 às 18:44

Não sr. zmun, falei sobre que disseram sobre o Brasil e Embraer, que serão “enrolados” pela Suécia numa farsa rocambolesca e seremos roubados.

Mas, não se iluda com a atual diplomacia brasileira, que foi bem melhor. O problema não é maturidade e sim ideológico. São defensores de uma ideologia que já provou tantos fracassos mundo afora.

O Barão do Rio Branco e outros devem estar se retorcendo no caixão…..

zmun

Antonio M, concordo com tudo o que vc tem dito até agora.

Andre_Oliveira

O Brasil assinou acordos importantes de defesa com os EUA e com a França. Já mantém importantes contratos com a França e tem negociações importantes em todas as áreas com os EUA. Também com os EUA, E CONTRA ELES, o Brasil tem diversas questões até mais importantes que o Irã, na OMC e em outras esferas. CONSIDERO DESPERDÍCIO DE NEURÔNIOS COMENTAR QUALQUER COISA QUE NÃO A DECISÃO FINAL DO PROGRAMA. Qualquer um destes aviões será de fundamental importância para o país e os três cumprem os requisitos da FAB..

Francisco AMX

ZE, estes radares da Selex equipam quais caças, os que existem e estão operacionais, não vale projeto… quais? pq esta empresa não desenvolveu o radar do Typhoon? por exemplo, já que ela é tão “fodástica” assim! Vader, agora não entendi!>>> Mas o esquema não era para o “partido” ganhar din-din para a campanha??? pq mudar de “fornecedor” depois de tudo acertado??? pare ae!!!!! só se o outro, lá do artico, vai pagar tudo! vai “assumir” os “aposentados” da FAB, a EMBRAER e o GF??? é isso? rsrsrsrs – só mais uma perguntinha: quem vai pagar a conta agora? são 3… Read more »

Antonio M

Grato ZUm…

“…Tem alguns argumentos pró-Rafale que eu não sei qual a razão. Se é desconhecimento ou vaidade para não admitir que estava errado….”

Mas que o Rafale vale muito vale. 26000 euros a hora/voô é algo de valor muito alto mesmo !!! rsrsrsrsrsr!!!

zmun

A questão aqui eh a seguinte:

Sarkosy ofereceu uma parceria estratégia França-LULA. A França se comprometeu em apoiar lula numa possível candidatura a chefe da ONU. Lula pensa que pode transformar esse cargo em algo mais que a figura docorativa que eh hoje. Sacana como o lula eh, eh capaz de eu conseguir. Mas quem vai pagar a conta disso eh a sociedade brasileira. A popularidade de mais de 70% fez lula achar que tem super poderes.