O mundo dá voltas: a jato!
Turbofan Pratt & Whitney “Pure Power” PW1000G selecionado para o jato comercial russo Irkut MC-21
A Pratt & Whitney informou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, que a Irkut Corporation da Rússia selecionou o motor PurePower® PW1000G para sua aeronave comercial MC-21. Segundo a P&W, esta é a terceira aeronave a selecionar o motor “Pure Power”, que promete significativas reduções no consumo de combustível e ruído, assim como baixas emissões e custos de operação, em comparação a motores disponíveis atualmente. Outros aviões que deverão ser equipados com o modelo, até agora, são o novo jato regional da Mitsubishi e a série C da Bombardier.
O Irkut MC-21 é uma família de aviões comerciais com capacidade que vai de 150 a 210 passageiros. O primeiro voo está planejado para 2014 e a entrada em serviço para 2016. O programa MC-21 permitirá à Pratt & Whitney extender o PW1000G para a classe de 30.000 libras de empuxo.
O diferencial do motor, segundo a P&W, é sua caixa de redução avançada que permite ao fan operar a uma velocidade reduzida em relação ao compressor de baixa pressão e à turbina. Isso, juntamente com um núcleo (core) totalmente novo permite melhorias em eficiência da queima de combustível e emissões de poluentes na casa de dois dígitos, custos mais baixos de operação, além de uma redução de 50% no nível de ruído. Os testes do núcleo deverão prosseguir ao longo de janeiro de 2010, com testes completos do motor seguindo-se na metade do ano.
O programa MC-21
Segundo a Irkut, o programa foi iniciado em julho de 2007, quando o comitê executivo da United Aircraft Corporation (UAC) designou a Irkut Corporation como o líder do programa, a ser implementado de maneira conjunta com os bureaus de design russos. Em agosto de 2007, os resultados do primeiros estágio (Gate 1) foram analisados e aprovados por uma comissão da UAC liderada pelo seu presidente Alexey Fedorov, dando sinal verde para a continuidade do projeto. O МC-21 está sendo projetado para linhas de curta e média distância, para substituir aeronaves Tu-154 e aviões comprados de segunda mão nas frotas de companhias aéreas russas. Também é esperado que vá competir no mercado internacional.
FONTES E IMAGENS: Pratt & Whitney e Irkut
SAIBA MAIS:
Irkut, chinese, Boeing ,Airbus on this market 150-210(B 737,A319),Embraer?
Mergers to come one day or another .For sure.
150-210=A320-321 mistake!
Até o Russos usam motores ocidentais … aqui o NG tem sido crucificado por usar reatores americanos … vai entender !
Elementar meu caro Kaleu…
antiamericanismo.
Aliás a Internet está abarrotada de artigos sobre o antiamericanismo inclusive por parte da França.
Leitura no minimo…interessante.
abraços
KALEU
belo comentario .. ,na torcida pelo gripen ng
Seria interessante a Embraer utilizar um motor com essa tecnologia no KC-390, pois iria ampliar a grande vantagem operacional em cima do C-130J. Porém, seria interessante optar pelo futuro modelo da Rolls Royce, para não corrermos o risco de perder vendas à países não alinhados com os EUA, como ocorreu com o a venda do Super Tucano à Venezuela. E isso não é ser anti-americano, é ser pragmático com relação aos negócios.
Ser pragmatico é uma coisa…
Outra coisa são preconceitos expostos aqui ou mesmo abordagem de
certos assuntos visando denegrir os EUA sem correlação com o tema da matéria.
sds
Kaleu, O fato de os russos usarem motores ocidentais em seus novos modelos de aeronaves comeciais tem explicação: 1º – a industria russa neste segmento não conseguiu acompanhar o frenético ritmo de desenvolvimento observado no Ocidente. Isso ficou mais acentuado depois do fim da URSS, pois a Rússia não tinha dinheiro em caixa para bancar tais projetos, fazendo com que eles ficassem engavetados, ou mesmo os cancelando por definitivo. 2º – O fato dessa aeronave vir à usar propulsores americanos ou ingleses, facilita a entrada desta aeronave em mercados até hoje fechado para seu fabricante…. Mas não é apenas na… Read more »