MV-22 sobrevoa pique-nique e causa dez vítimas
Durante um pique-nique no parque Clove Lakes (Staten Island, estado de Nova York) um MV-22 dos Fuzileiros Navais dos EUA sobrevoou alguns civis durante a aproximação para o pouso. Ao passar sobre as pessoas, o fluxo de ar descendente proveniente dos gases de exaustão e das pás dos dois rotores arremessou diversos objetos sobre os espectadores, incluindo galhos e detritos. Dez pessoas ficaram levemente feridas, incluindo uma criança de um ano. Um pouco antes, dois Black Hawk e um Chinook fizeram um pouso nas proximidades sem maiores incidentes.
FONTE: The Washington Post
Ainda vai demorar para entenderem que o Osprey não é helicóptero!
Acho que depois desta, já entenderam…
O que eu não entendo é o porque do MV-22 por alí no meio de um parque com os civis.
Neta epoca do ano ocorre na costa leste dos EUA o “Fleet Week”
com parada naval e demonstrações de aeronaves.
O local havia sido preparado para receber o pouso de helicopteros e
do MV-22 mas algumas pessoas encontravam-se proximas demais e o MV-22 parece ter atingido um bolsão de ar que agravou a situação.
abs
A velocidade e temperatura dos gases resultantes dos propulsores do V-22 é bem maior que a de um helicóptero convencional.
Um Chinook movimenta uma maior massa de ar, mas de baixa velocidade.
Se fosse um Harrier ou um F-35B o churrasco do pique-nique teria ficado bem passado. rsrsrs
Este Turboshaft do Osprey é bem diferente de um turboshaft comum, realmente o gás dele sai em velocidade alta e muito quente.
Vi um post que ele está destruindo o convôo dos CVN americanos.
Bosco…
“Mission baby accomplished” ???
Rodrigo…
os MV-22 não fazem parte da ala aerea de um CVN, e sim dos navios anfibios, principalmente dos LHD/LHA e até onde sei estão operando normalmente.
abs
hasduhasduhasduhasd 😀
boa Bosco!
Se fosse as tubeiras do F-35 o churrasco dos gringos ia passar do ponto….
[]’s
Dalton…
Ratificando o comentário do Rodrigo…
Eles estão destruindo o convôo dos LHD/LHA…
Teve um post sobre isso no Naval ou no Aereo… nao me lembro em qual dos dois..
abs
Alfredo…
novos procedimentos estão sendo testados para operar os MV-22,
um deles se me lembro bem, há varias fotos na internet,
mostra os MV-22 com a nacele de bombordo projetada para fora do convoo durante operações de pouso e decolagem.
abs
Imaginem vocês, como não fica a situação do Osprey no resgate aeromédico, em locais onde não existe muito espaço para pouso…
Fora o problema de posicionamento de armamento defensivo na ora do desembarque.
Estou começando a achar que o Osprey será o primeiro e o último de seu tipo nas forças armadas americanas.
Clésio Luiz.
Você levantou um ponto interessante, em um resgate aeromédico, ou resgate no qual se usa uma corda ou cabo, em regiões de deserto ou muita areia, ou resgate no qual se retira a vitima da água com um cesto, seria impossível, se levantaria tanta água ou areia, que poderia até matar a vitima (rsrsrs). Se quebrou até grandes galhos de árvores. É realmente acho que não se pensaram nisso, ou não se testou estas possibilidades.
O MV-22 irá substituir os CH-46 que são a espinha dorsal do transporte de assalto ,porém não substituirá os demais helicopteros, como os CH-53, UH-1, SH-60, portanto para certas missões helicopteros continuarão sendo usados.
O MV-22 pode voar quase duas vezes mais rapido, tem mais que o dobro do alcance e voa mais alto que os CH-46, o que significa que pode desembarcar tropas e/ou carga mais rapidamente e mais distante e retornar para buscar igualmente mais rapido.
abs
Nossa…hahaha..
A cena em que aparece a parte de baixo dele visto pelo meio das árvores, me lembra Half life², com akeles choppers futuristas correndo atrás de vc rs
Complementando o que o Dalton falou, o V-22 não foi planejado pensado o resgate com uso de guincho.
O tempo de permanência sob a aeronave em vôo pairado deve ser o mínimo possível e usado geralmente apenas por equipes treinadas na amarração de eventuais cargas externas.
Clésio Luiz disse:
Não acredito nisso. Ainda não explorarão um projeto que é parecido com o conceito de asa rotativa, é claro, não é helicóptero, mas com o mesmo sistema de mudar a posição dos rotores.
Os rotores não são de pas, mas “peletas”. Lembras a fan de uma turbina.
explorarão = exploraram
Bosco disse:
1 de junho de 2010 às 19:47
Já que o sr é muito esperto me diga uma coisa. É que sou novo e não conheço o mundo como o senhor (isso é um elogio. Não estou lhe chamando de “velho”) 🙂
Há ou houve projetos para desviar essa corrente de ar quente dos motores do V-22 como os “reversores” de turbinas de aviões comuns, para desviar esse ar quente para que não… digamos, torri alguém ou que não carbonize o chão. Acho que seria uma boa saída.
Uma pergunta aos colegas.
Existe outro país, além dos EUA, que opera os MV-22?
Bruno, Já houve projetos de aeronaves compostas com rotores conversíveis em que apenas os rotores mudavam de ângulo, permanecendo o “motor” na posição horizontal. Era o XV-3. Esse conceito reduz a temperatura do fluxo, embora não reduza muito a grande velocidade dos gases, que só pode ser reduzida pelo aumento do diâmetro dos rotores e pela redução da velocidade dos mesmo. Mas, pelo jeito, os gases vindo dos turbopropulsores ajuda na sustentação/empuxo. Talvez por isso esse conceito não tenha sido empregado. Como você, eu também acredito que o conceito “tilt rotor” tem grande potencial no futuro. Há estudos que apontam… Read more »
Caras, pode até ser útil, mas isso aí é mais feio que bater na mãe… 🙂
Num gosta não Vader, acho muito lindo.
http://www.af.mil/shared/media/photodb/photos/080820-F-5957S-910.jpg
[]s
http://www.youtube.com/watch?v=dwKI9gy9AQM
Putz Rogerião, acho horrível e digo mais: tivesse de operar um Pel Fzo a partir dum trem desses e faria nas calças de medo, rsrsrs…
Abs.