Sobrevivente do acidente com o voo 1907 da GOL rompe silêncio
Daniel Bachmann, ex-funcionário da Embraer, estava a bordo do Legacy
Três anos e sete meses depois de sobreviver a uma das maiores tragédias da história da aviação brasileira, Daniel Bachmann decidiu romper o silêncio. O ex-funcionário da Embraer estava no jato Legacy que se chocou sobre a floresta amazônica com um Boeing da Gol que ia de Manaus para Brasília. O acidente, ocorrido em 29 de setembro de 2006, deixou 154 mortos.
O avião era pilotado pelos americanos Joe Lepore e Jan Paul Paladino. Bachmann acompanhava os clientes e um repórter americano na entrega de mais um jato executivo da Embraer. Ele e os outros que viajavam na aeronave não viram quando o Boeing 737 que viajava na direção oposta se chocou contra a asa esquerda do Legacy 600. “Que diabos foi isso?”, disse um dos pilotos. A pergunta ficou arquivada nas gravações de voz de tudo o que se passou na cabine durante a viagem.
O ex-funcionário da Embraer disse que não imaginou naquele momento que o problema tivesse sido causado por uma colisão. Eles só pensavam em sobreviver. “Houve um som de alarme, o mapa tinha caído no chão. Foi quando olhamos pela janela e vimos um pedaço da asa faltando”. Nos minutos seguintes, da cabine dos passageiros, Bachmann viu uma súbita troca de comando. Era a primeira vez que Joe Lepore pilotava um Legacy. “O co-piloto falou: ‘Então eu assumo’”.
Jan Paul Paladino preparava o pouso de emergência e todos se preparavam para morrer. “A asa estava abrindo, a chapa em cima estava levantando, os rebites saindo e combustível escorrendo em cima da asa”, lembra o brasileiro. A descida improvisada na base aérea da Serra do Cachimbo era cambaleante e pouco depois do pouso chegou a notícia da tragédia.
Mudança
Bachmann se mudou de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde fica a sede da Embraer, para a pequena Owasso, no estado de Oklahoma, no interior dos Estados Unidos. Foi na nova casa da família que Bachmann recebeu o Fantástico para uma entrevista exclusiva. Casado, três filhos, ele queria recomeçar a vida.
No Brasil, não se sentia à vontade pra dar entrevista. Lembrava do acidente a cada instante, teve problemas cardíacos e temia acabar como bode expiatório, principalmente depois que deputados disseram que ele mentia pra defender os pilotos.
“Eu não conheço detalhes específicos sobre os processos que cada piloto faz. Quando eu cheguei, a aeronave estava ligada, pronta para partir e eu estava entrando com os clientes”, disse. Apesar disso, Bachmann avalia os problemas na comunicação da cabine do Legacy com a torre do aeroporto de Brasília. “Talvez, ao longo da comunicação que eles (pilotos) tiveram, quando receberam de Brasilia “manter”, interpretaram manter ordem que tinham recebido em São José de ir até Manaus a 37 mil”.
“Manter”, segundo a interpretação dos pilotos, era manter a altitude de 37 mil pés no trecho entre Brasília e Manaus. Mas “manter”, segundo o controlador, era manter o plano de voo original e mudar de altitude, o que tiraria o Legacy do caminho do Boeing. O ex-funcionário revela que as falhas persistiram até o último minuto. “Houve uma falha de comunicação também entre o controlador da torre na Serra do Cachimbo e o piloto. Uma questão de inglês e de medida, o comprimento: 2600 pés ou 2600 metros de pista, então o piloto teve que assumir a menor das duas, na dúvida”, disse.
Processos
Os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram acusados por uma série de imperícias e negligências durante o procedimento de voo. Na Justiça brasileira, chegaram a ser absolvidos em primeira instância e recebidos como heróis nos Estados Unidos. Mas a Associação dos Parentes e Amigos das vítimas conseguiu reverter a decisão no tribunal e ainda pediu uma nova perícia das caixas pretas dos aviões. E o resultado levou à abertura de um novo processo contra os pilotos americanos.
Segundo o perito Roberto Petrarka, a caixa preta do Legacy revelou que eles nunca chegaram a acionar um equipamento fundamental para voar, conhecido como T-CAS. O T-CAS é um sistema anticolisão e a visão do piloto. Em velocidades e altas velocidades, a visão do piloto não consegue ver outro avião se aproximado. E o T-CAS faz isso em 360 graus, de qualquer posição que venha o avião, que possa significar um risco de colisão.
Dentro da cabine, um dos pilotos chegou a perguntar se o T-CAS estava desligado. “Desligado”, o outro confirmou. E a caixa preta do Legacy registra desde a movimentação da aeronave em solo até momentos após a colisão.
Em abril deste ano, as informações da nova perícia foram encaminhadas pra agência que controla a aviação civil americana, o FAA, com o pedido de que Lepore e Paladino tivessem seus brevês cassados. A resposta do órgão foi que não tomaria nenhuma providência com relação aos dois pilotos.
Em outubro de 2009, outros dois pilotos americanos tiveram suas licenças imediatamente suspensas pelo mesmo órgão, porque passaram o ponto de pouso e seguiram por outros 230 quilômetros por completa distração.
“As 154 pessoas que morreram não são ninguém?”, pergunta Roseane, parente de uma das vítimas. O marido de Rosane estava no Boeing da Gol. A filha do casal, hoje com 7 anos, ainda guarda o perfume e as pantufas dele no corredor. “Essa ferida só vai fechar quando os responsáveis por essas mortes paguem na forma da lei por esse crime que eles cometeram”.
Apenas 23 das 154 famílias das vítimas ainda não chegaram a um acordo sobre a indenização pela tragédia. Se condenados, a pena para Jan Paul Paladino e Joe Lepore é de um a três anos de detenção.
FONTE/FOTO: G1/Bombeiros Sinop
LEIA TAMBÉM:
“No Brasil, não se sentia à vontade pra dar entrevista. Lembrava do acidente a cada instante, teve problemas cardíacos e temia acabar como bode expiatório, principalmente depois que deputados disseram que ele mentia pra defender os pilotos.”
Canalha…No mínimo cúmplice por HOMICÍDIO COM DOLO EVENTUAL…
Pra defender o próprio emprego na Embraer, mentiu descaradamente na CPI livrando a cara dos “pilotos” americanos.
Como que devem estar se sentindo os parentes dos 154 passageiros MORTOS…
Eu me pergunto…e se fosse ao contrário, pilotos brasileiros no Estados Unidos derrubando “cento e poucas” pessoas inocentes? Como seria, o que aconteceria? Certamente a justiça lá é bem mais rápida. Está na hora de revermos nossa Política Externa, deixarmos de ilusão e encararmos o fato de que se não punimos então, não podemos esperar que os “gringos” o façam!
Se o acidente houvesse ocorrido em solo norte americano ou até mesmo na Europa e os pilotos fossem brasileiros, estariam presos e condenados e o nosso Governo, não tería movido uma única palha para defendê-los, ao contrário do terrorista italiano…
Mr. Paladino(que ironia!) e Mr. Lepore podem dormir descansados, nunca serão condenados e verão suas famílias e filhos crescerem…e se lembrarão(e escreverão livros e ainda lucrarão!!!) disso como uma aventura sobre uma densa floresta de um país não civilizado…
De fato, não dá para entender como liberaram esses dois com o inquérito em andamento, mas convenhamos, essa tragédia não tem apenas esses dois como culpados.
Os controladores de voo admitiram que haviam pontos cegos na região da colisão e também foi comprovada a precariedade das comunicações Torres x pilotos.
O que me deixa intrigado ( por ignorância, admito) é a atitude dos pilotos do Boeing. Pergunto, eles nao possuíam a bordo um T-CAS?
Se o t-cas de uma aeronave estiver desligado, de nada adianta o da outra aeronave estar ligado. O t-cas se comunica com o outro para poder funcionar.
Em resumo os pilotos americanos derrubaram o avião da Gol e mataram 154 brasileiros.
E esse “safado” ai foi cúmplice de tudo, pq ficou de boca fechada na época das investigações.
Só no Brasil acontece isso…
Simplismente, UM GRANDE MENTIROSO, CANALHA, COVARDE….
Eu pergunto, que valores ele ira passar para os seus filhos?
Porque se forem esses, ele esta morando no lugar certo.
Crime?
Acidente agora é crime?
Quantos latidos eu ouço!
É o complexo de vira-latas e antiamericanismo estúpido em plena forma.
Brasileiro, de um modo geral, não passa de um recalcado.
Que coisa mais lamentável!!
“Bachmann se mudou de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde fica a sede da Embraer, para a pequena Owasso, no estado de Oklahoma, no interior dos Estados Unidos.”
Quem será que bancou essa mudança? Com certeza fio a Embraer, que seria a maior prejudicada em toda essa história. Pessoal, não adianta, aqui quem manda é corrupto. É a lei do espertalhão. Igual essa de que foi aprovado a lei da Ficha Limpa. Tudo lenda. Pra virar lei realmente, tem q passar pelo STJ. E por lá, ela não passa incólume.
Rodrigo, o Boeing da Gol tem o TCAS também, mas, se o do Legacy estava desligado, não havia como os dois “dialogarem”. Em se tratando de segurança de operações, a Gol não deixa nada à desejar.
Abs.
Rodrigo Marques disse:
24 de maio de 2010 às 11:11
Simples. Políticos fracos. Senado fraco.
Deram aquele menino para o papai americano e agora ele não deixa a avó ver a criança. Tipicamente americano essa “metidagem”.
Sem entrar no mérito da questão, por não ter subsidio para tanto, mas uma coisa eu creio que é quase certa: idependente se os pilotos são brasileiros ou americanos, o que ocorre é que no Brasil, infelizmente, as práticas são em direçao da mais completa impunidade. Se fossem pilotos brasilieiros a coisa estaria no mesmo pé. A lentidão, as “brechas”, os recursos e tudo mais que existe em nosso ordenamento jurídico levam a crêr que uma punição exemplar para casos como este, em nosso pais, é quese impossível. Ou alguém já viu algum figurão ou pessoas com dinheiro condenados presos… Read more »
Fabio e Pimenta,
Grato aos dois por me sanarem a dúvida.
Brasil il il il! os canalhas foram recebidos com heróis!!
isso quer dizer os americanos estão se lixando pros Brasileiros mortos,
o que foi feito? nada! não, porque não quiseram e sim por falta de capacidade em elucidar o crime ops! digo acidente, ai me vem uns dePUTAdo fazer CPIzinha etc e tal bla bla…
acorda Brasil larga de ser trouxa os Yankee sempre estão a um passo a nossa frente…
que bos….
Senhores Tem gente que só fala besteira. Um chamou o cara de canalha, cúmplice de homicídio. O homem não era nem piloto, é um representante comercial. Queria o quê? Que ele desse uma explicação técnica na CPI onde um bando de deputado safados queria aparecer. Esse sujeito era um mero passageiro que não tinha nenhuma capacidade técnica de dar opinião. Ainda mais quando as investigações estavam no início. Ele era funcionário da empresa do setor comercial. Queria que ele falasse sobre coisas técnicas ou culpasse os pilotos,os controladores e a empresa antes do fim das investigações??? Os pilotos não foram… Read more »
o mais dificil e aceitar que somente ontem descubrimos que fomos mais uma fez enganados pelos americanos e pior ainda por causa da nossa justiça lenta…
os pilotos americanos são totalmente culpados por falta de pericia falta de profissionalismo, e por mentirem…
E se os pilotos não fossem americanos, a raiva por seria menor?
Também não tenho conhecimento das obrigatoriedade de equipamentos de segurança que devem estar ligados dependente/independente do tráfego da região mas, que dois aviões colidem no ar na mesma altitude em plena selva amazônica, nem mesmo era um grande centro, não foi apenas por erros dos pilotos, envolve muito mais gente e eventos.
Mas perder os entes queridos em uma situação dessas, reconheço também que fica fácil formar opinião e o que essas pessoas querem é uma explicação, uma satisfação para diminuir suas dúvidas, sua dor.
Não sou contra os USA, mas tem coisas que me deixam pasmo… como receber alguém que é suspeito de uma barbaridade desta ser recebido como herói? pq sobreviveram? sei que isso acontece aqui tb, mas ainda somos “terceirão”… muita ignorância ainda… mas lá? este sentido patriótico americano cega, muitas vezes… Fica nítida a falta de familiaridade e competência dos americanos (pilotos) e a responsabilidade da EMBRAER em liberar um avião, sem o devido treinamento???? Este sujeito do vídeo está completamente comprometido! é um safado sim! e quando fala, sua culpa e constrangimento são latentes! a desculpa de ir para os… Read more »
ficou muito “recebimento” acima, no meu texto, desculpe a concordância a nômola…
O que tem em Owasso?
Alguém aqui leu a conclusão do relatório do Cenipa??? Alguém teve acesso ao depoimento desse cidadão para as autoridades?? Estão até afirmando que ele foi para os EUA as custas da Embraer. Realmente ou vcs tem muita informação ou estão pré julganto um monte. Se ele foi para os EUA é por que provavelmente era um dos únicos lugares em que uma pessoa com a experiência em vendas internacionais de aviões poderia ir após sair da Embraer O anti-americanismo tupiniquim é o que faz sermos os otários que somos. Até meter o menino Sean no meio já meteram. Só não… Read more »
Tem povo aqui que parece cego. Ou bobo. Ficam com esta conversa idiota de que um piloto americano fazer isto aqui sai impune, mas um piloto brasileiro se fizesse isto lá fora estaria preso até agora. Simplesmente aqui o piloto ficaria livre de qualquer forma, independente da nacionalidade. E não se sabe o que aconteceria se o acidente fosse lá fora. Ficam chamando o ex-funcinário da Embraer de cúmplice. Não sei se o cara tem bom carater, se é honesto ou o escambau, mas cúmplice ele não foi. Pode estar obstruindo a justiça, mentindo em juizo, falso testemunho ou o… Read more »
Alexandre disse: 24 de maio de 2010 às 12:32 “O homem não era nem piloto, é um representante comercial. ” Aonde eu moro, o vendedor tem de ter um conhecimento mínimo de como funciona o produto que quer comercializar. “Ele era funcionário da empresa do setor comercial.” Exatamente, por isso acobertou o erro fatal dos “pilotos” americanos. Por medo de perder o emprego na Embraer, que se lixem as famílias dos 154 mortos. “Os pilotos não foram os únicos culpados.” Foram negligentes por não terem ligado o TCAS do Legacy. “O anti-americanismo tupiniquim é o que faz sermos os otários… Read more »
Vou tecer algumas pequenas observações. Originalmente relatórios de acidentes aeronáuticos CIVIS não tem implicações criminais, pela sua natureza são exatamente o inverso. Tem o objetivo ORIGINAL de serem informativos, de conteúdo público para evitar que algo do tipo novamente aconteça. Da NSCA 3-6 “As investigações de que trata esta NSCA têm como única finalidade a prevenção de acidentes aeronáuticos através do estabelecimento dos fatores contribuintes presentes, direta ou indiretamente, na ocorrência, e da emissão de recomendações de Segurança Operacional que possibilitem a ação direta ou a tomada de decisões para eliminar aqueles fatores ou a minimizar as suas conseqüências. Não… Read more »
Carlos Ivan Vc é piloto? Se fosse não estaria falando esse monte de besteira. Se for, está sendo bobo. Vc leu o relatório do Cenipa? Vc sabia que o TCAS poderia ser desligado sem querer com o pé? Erro de projeto que só veio a tona após o acidente. Vc acha que o representante comercial sabe voar??? Não misture as coisa. Não culpe aquele que menos teve participação no episódio só por que vc não gosta de americanos. Ninguém aqui duvida da culpa dos pilotos. Mas acusar o representante comercial é ridículo. O que o cara tem haver com o… Read more »
Henrique Souza
Um cara que “esta obstruindo a justiça, mentindo em juizo e dando falso testemunho ” está colaborando diretamente para a impunidade dos responsáveis.
E dessa forma ele está agindo em cumplicidade com os interesses dos pilotos, pois colabora para que a justiça não seja feita.
Só um detalhe, não li todos comentários daqui, mas li uma matéria uma vez que dizia que 90% dos acidentes aéreos são Falhas Humanas (Piloto). Na minha opinião é 99% falha humana (piloto), é claro é complicado as autoridades assumirem, é mais fácil dizer que foi a aeronave. Acho cômico quando aparece na TV, “O piloto tinha milhares de horas de vôo” E daí a hora que o “bicho pega” o cara “arrega”. um exemplo de pouco tempo é o acidente da TAM em congonhas, o piloto errou e na hora de decidir o que fazer ele “arregou” quis dar… Read more »
T-CAS desligado, isso já mostra que eles estavam mal intencionados, é claro que não pretendiam causar o acidente (este poderia ter tomado suas vidas) mas o T-CAS estava desligado e eles sabiam disso, portanto não queriam “aparecer” para os outros, só resta saber o por que. Quanto ao funcionário da EMBRAER, para mim esta bem claro que ele tem culpa no cartório, mudou pro EUA, sei, mais tranqüilo lá, sei também, ele foi pra baixo da saia de quem ele livrou a pele. Se fossem Brasileiros no comando do avião, minha opinião seria a mesma, o que importa é que… Read more »
Olha, desse acidente lembro de uma coisa. Quando ocorreu o mesmo, ambos “cowboys do céu” tiveram seus passaportes confiscados, onde deveriam ficar aqui no Brasil até o fim do processo. Acontece que logo a tragédia, toda a imprensa olhou e apontou um culpado: Governo! Era por culpa do caos aéreo, da falta de controle e tal. Foi assim por umas duas semanas ou menos, onde aquele fdp do tal Senador Arthur Virgílio do PSDB e um outro cara do DEM que não me lembro viviam aparecendo na TV dizendo que o PT estava usando os americanos de bodê espiatório, que… Read more »
È como eu disse, no Brasil, é muito dificil, se não quase impossível, uma investigação como esta mandar alguém pra cadeia, seja americano, brasileiro ou marciano. (é a dolorosa realidade de nossas leis “boazinhas” e de nossa justiça lentissima… entre outras mazelas)
Carlos Ivan, eu concordo plenamente com o que você disse, quando alguém vê um erro e se cala, é tão culpado quanto aquele que o cometeu, este sr. podia ter continuado calado, mas dentro do homem existe um parâmetro de Deus (consciência), que o acusa quando ele age de maneira errada, e este motivo que o esta fazendo rever os valores que num passado recente o fez errar. Emprego, comodida, ele agora esta vendo, que o peso é maior do que qualquer benefício momentâneo. Agora justificar esses pilotos, alegando que quem esta contra eles é antiamericano, é de uma covardia… Read more »
Aqui no Brasil piloto que erra não vai para cadeia. Mas também não vai empresário que sonega imposto, funcionário público que prevarica, médico que comete erro, advogado que pratica evasão fiscal, comerciante que vende sem dar nota fiscal, motorista que dá propina para PM pois não pagou IPVA. E muitos outras coisas mais. Em qual dessas categorias muitos dos que criticam aquse enquadram. Dizer que o piloto desligou o TCAS pois estava mal intencionado é brabo. Esse definitivamente não é do ramo. Quer dizer que o cara desliga para tentar se matar? Foi proposital? O piloto da TAM quis dar… Read more »
Despois de assistir ao documentario exibido no discovery sobre a tragedia cheguei a conclusao de que os controladores de voo foram os principais responsaveis pelo acidente. O transponder estava desligado, tudo bem falha dos pilotos, mas as investigacoes mostraram que o legacy nao possui um sistema de alarme eficaz para alertar aos pilotos sobre o desligamento acidental do sistema. Além do mais, era dever dos controladores alertar os pilotos sobre o problema, pois essa perigosa situacao fica visivel na tela do controlador que, com o desligamento do transponder, passa a receber dados apenas do radar primario, que aponta a direcao… Read more »
Eu vejo aih dois pesos e duas medidas. Uma para Norte-Americanos (Ingleeses, Franceses, etc) e outra para profissionais Brasileiros. Ambos os lados (leia-se: governos) estao fazendo erraado. [modulo cinico ON] Mas cada um deve agir de forma a defender da melhor forma o interesse dos seu (assim como seus proprios interesses). [modulo cinico OFF] Se eu fosse piloto, teria certeza que esse T-CAS estah ligado, ateh para taxiar! ———————————————————- Poggio, peguei essas aqui, no paragrafo 10: “Em velocidades e altas velocidades, a visão do piloto não consegue ver outro avião se aproximado” => 2Xs ‘Velocidade’; provavelmente o 1o era ‘altitude’;… Read more »
Quanto comentário sem pé nem cabeça. Os caras sobreviveram por pura sorte. Se a asa do Legacy tivesse tocado a asa do 737 30 ou 40 centímetros mais para cima, o Legacy teria perdido a asa e os dois aviões iriam para o chão. E os dois aviões estavam se deslocando a mais de 800 quilômetros por hora em sentido contrário!! Do jeito que muita gente aqui fala parece que os pilotos americanos derrubaram um avião brasileiro só porque eles acham que nós somos inferiores… As hipóteses mais aceitas para o desligamento do TCAS foi a de que o piloto… Read more »
Estava esquecendo de dizer que a postura americana em casos como esses é muito mais eficaz e pragmática do que a nossa.
Eles buscam identificar as causas do acidente para evitar que outros ocorram. Aqui ficamos procurando culpados para punir, sem nos preocuparmos em tratar das causas estruturais do acidente.
Embora isso possa ser imperícia, está longe de transformar o piloto em um assassino, como o pessoal com complexo de vira-lata gosta de dizer. Caro Eduardo, na verdade a imperícia (acrescida de inobservância de regra técnica da profissão) enquadraria o piloto no crime de homicídio culposo. Você pode achar injusto, mas esta é a lei aqui no Brasil. Pilotos não são inimputáveis. Estava esquecendo de dizer que a postura americana em casos como esses é muito mais eficaz e pragmática do que a nossa. A postura americana é em geral tratar estes casos na esfera civil, e cobrar indenizações milionárias… Read more »
O problema é que no Brasil a gente quer sempre ou o rigor absoluto e inflexível (mas como ele na pratica é utópico), partimos dele para a zorra total, onde tudo é possível e nada é punido. Não há meio termo! A questão então passa a ser o enfoque adequado ao caso. Primeiro a transferência de esfera criminal para a civil. Os pilotos americanos dificilmente iriam para a cadeia mesmo nos EUA, mas a indenização adequada as vitimas é uma coisa que dificilmente os culpados escapariam em um tribunal americano. Culpados A empresa proprietária do avião que escalou pilotos que… Read more »
Amigos,
Para refletir sobre indenizações milionárias.
– Sabem quem paga? A sociedade, você, eu.
– O valor da indenização entra no custo da(s) empresa(s), o seguro sobe, a passagem sobe, etc. Só afeta a empresa se esta ficar com má fama (não pela indenização, mas pela insegurança).
– Tem gente (parente, advogado) que quer ficar milionário, aproveitando o azar do passageiro que estava naquele voo.
– Será que vida de passageiro de ônibus vale menos que a de passageiro de avião?
Abraços,
Justin
“Just N Case supports Rafale”
Alexandre disse:
24 de maio de 2010 às 16:10
Já vi que o colega é piloto…
De vez em quando também tenho que respirar fundo, por causa dos radicalismos de internet.
Você viu o relatório do CENIPA deste acidente ? Eu não vi, uma pena de uns anos para cá os relatórios se tornarem praticamente confidenciais 🙁
Rodrigo disse:
24 de maio de 2010 às 23:02
…
“Você viu o relatório do CENIPA deste acidente ? Eu não vi, uma pena de uns anos para cá os relatórios se tornarem praticamente confidenciais 🙁 “
Rodrigo,
Isto é o que está disponível no site do CENIPA:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relfin/relatorios/pdf/MIDAIRCOLISION_GOL1907_N600XL.pdf
Abraço,
Justin
Valeu, será uma leitura interessante por alguns dias!
Para reflexão: – Dois aviões de massa completamente desproporcional se chocam a 800km/h em sentido contrário . O menor arranca a asa do maior e sai pràticamente ileso. Acreditar nisso só em filme de super-herói ame- ricano ou se o trenó do Papai Noel estivesse naquele dia fatídico voando por aííííííííí com o piloto bêbado.; – Aqueles dois aviões nunca se chocaram !!!!!!!!!!!!; – Entre os mortos estavam doutores brasileiros em bio-energia. ; – A mentira dita milhares de vezes soa como verdade.; – Por que o ” caos aéreo ” no Brasil só existiu durante o tempo em que… Read more »
Caio, mais uma teoria de conspiração?
Foi um acidente amigo, deve-se apurar as causas e tomar providencias para que não aconteça mais, ai então se punir os culpados.
Abs
Para refletir sobre indenizações milionárias. – Sabem quem paga? A sociedade, você, eu. Caro Justin Case, se você se refere a indenizações milionárias impostas ao Estado, eu concordo contigo. Estas indenizações punem toda a sociedade (isto é, os contribuintes) sem que haja qualquer incentivo real para mudança no comportamento da parte infratora. Nas no caso de indenizações impostas a empresas, como companhias aéreas, eu discordo totalmente. Elas penalizam os proprietários/acionistas da empresa, não a sociedade. – O valor da indenização entra no custo da(s) empresa(s), o seguro sobe, a passagem sobe, etc. Só afeta a empresa se esta ficar com… Read more »
Tito ( Titus )
Desculpe-me mas, não é CAIO e sim ” CAIUS “.
As idéias devem ser discutidas por mais absurdas que pareçam , rotulá-
las é sair pela tangente. Na história essa prática já provocou erros crassos e muita perda de tempo.
Ademais , já dizia minha vovó: nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai.
Você não é TITO por acaso.
Respeitosas saudações.
Olá Rodrigo
Sim sou piloto de 737, por isso fico muito triste quando vejo algumas declarações do tipo “se eu fosse piloto tenho certeza….” É duro pois vários problemas que ocorrem em vários setores da aviação geralmente estouram na cabine. Como piloto nunca julguei um médico por sua atividade técnica pois não tenho a menor idéia. Fico feliz de ver que o amigo se interessou em ver o relatório do Cenipa que o colega Justin Case indicou. Verás que as coisas são muito mais complexas que a imprensa apresenta. Tenha uma boa leitura amigo.
Alexandre eu estou pra checar o PPH rss
Que bom Rodrigo
Tenho certeza que com o Pré-Sal vc terá muitas oportunidades. Já tem até piloto de avião migrando para helicóptero. Não demora muito a exigência da Petrobrás das 500 horas irá cair abrindo muitas oportunidades. Bons voos e boa sorte na profissão. Abraços