Aeroportos da Copa terão 15 terminais provisórios para 2014

13

Módulo operacional em Cumbica - imagem Infraero

Barra de Cinco Pixels

Para contornar gargalos, Infraero anuncia obras de ampliação para 12 cidades-sede; Cumbica vai ganhar 14 mil m² e capacidade para receber mais 3 milhões de passageiros

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clippingSÃO PAULO – Entre 2009 e 2014, a Infraero estima que o número de passageiros nos aeroportos brasileiros cresça 51% – de 128 milhões para 190 milhões. A estimativa é do Planejamento de Investimentos da Infraero para o período entre 2010 e 2016, um diagnóstico dos principais aeroportos, divulgado nesta segunda-feira, 24. A maior aposta para resolver os gargalos é a criação de 15 Módulos Operacionais Provisórios (MOPs) em 12 aeroportos chaves

No Estado de São Paulo, a mudança mais significativa deverá ser no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica, em Guarulhos. O local, segundo o planejamento da Infraero, vai ganhar o maior MOP, com 14 mil metros quadrados e capacidade para receber 3 milhões de passageiros por ano — o equivalente ao movimento atual do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Módulo operacional em Cumbica 2 - imagem Infraero

De acordo com a estimativa da estatal, Cumbica terá um aumento de 21 para 35 milhões de passageiros entre 2010 e 2014. Segundo a Infraero, os MOPs representam uma solução de baixo custo (R$ 2,5 mil/m²) às obras definitivas e poderão ser reaproveitados em aeroportos menores. As 12 cidades-sede da Copa têm 16 aeroportos, que compreendem 83% do tráfego aéreo do Brasil, informa o estudo.

O plano prevê também ações das companhias aéreas. A instalação de mais balcões de check-in e o aumento na utilização de terminais de autoatendimento nos MOPs, por exemplo, ficarão a cargo das empresas. O investimento total previsto é de R$ 6,4 bilhões em aeroportos de todo o País, sendo R$ 5,3 bi apenas para as cidades-sede da Copa de 2014.

Módulo operacional em Florianópolis -  imagem Infraero

Módulo operacional em Florianópolis 2 -  imagem Infraero

FONTE: Estadão

IMAGENS (projeto de implantação de módulos operacionais em Cumbica e módulo já existente em Florianópolis): Infraero – para baixar a apresentação completa da Infraero sobre a proposta de ampliação, disponibilizada em arquivo ppt no site do Estadão, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FelipeTP

Está tudo se arrastando. Espero que consigam fazer tudo até lá.

Giordani RS

Absurdo! Foi preciso uma copa do mundo para que obras necessárias a população sejam feitas! Ou seja! Os estrangeiros teem mais valor que nós? Se não fosse a CM a população, que vive 100% do Ano aqui, que paga os impostos, não seria beneficiada? Exemplo: Em Porto Alegre a linha de trem de superfície está sendo ampliada. E por quê? Por causa de copa do mundo?!?!?!? Essa ampliação é necessária a mais de 10 anos!!! Quanto ao fato de se arrastar, tudo isso faz parte de um grande esquema. Quando não houver mais tempo, serão desnecessárias as licitações…daí meus amigos…saco… Read more »

Vitor

E a ampliaçao do aeroporto do Espirito Santo. Sai ou nao sai? Se for ampliar todos esses daí antes entao aí que nao sai mesmo. As obras estao paradas a varios anos, no minimo 5 anos eu tenho certeza. Em vez de concentrar nesses aeroportos tinha que abrir mais pelo Brasil. A populaçao quer um transporte melhor já. Olha como os voos saem apertados. Ou sera impressao minha devido aqueles bancos sem espaço para as pernas?

Curvo

Terminais provisórios ????
Ou seja, após 2014, passa a Copa e tudo volta a ser abóbora de novo !!!
Êta governinhozinho ……

Edgar

Acho que nem em 2014 o Aeroporto de Vitória fica pronto. Aliás, Mr. President prometeu todas as vezes que frequentou esta humilde província capixaba concluí-lo, porém, largou o ES de lado e vão passar os anos e apenas a imensa coluna de barro armazenado permanecerá lá.

Aqui, o único terminal provisório que estará disponível em 2014 será o mesmo que ficou provisório durante todo o governo atual e desde sua fundação.

1,75 km de pista nem um Super Tucano pousa direito.

Lywis

Eu acredito que essa história de provisório é só oficialmente, na verdade vão fazer um arranjo oficialmente provisório que vai acabar sendo definitivo por mais uma década.

J Curitiba

Faria muito bem para o Brasil se a FIFA cumprisse sua ameaça e transferisse a copa de 2014 para a Inglaterra.

Tito

J Curitiba disse:
24 de maio de 2010 às 23:14

“Faria muito bem para o Brasil se a FIFA cumprisse sua ameaça e transferisse a copa de 2014 para a Inglaterra.”

Meu amigo, o problema é que alguns politicos iriam tirar proveito disso tambem.

Iriam botar a culpa “nus zamericano”, “nus zeuropeu”, “nus Japoneu” e ai por diante.

Abs

milton

transferir a copa para a inglaterra , tem cada um !

Paulo

Já tinhamos o PAC da Copa. Agora teremos o MOP. Nada mais do que uma gambiarra com “grife”.

Alex

fugindo um pouco do assunto, mas seria de grande avalia, ser transferido sim essa copa para outro PAIS, pois aqui tudo é feito de última hora, para levarem vantagem…

Antonio

ola Alguem acha que os gringos viram ao Brasíl para assistir a Copa, com nossos aeroportos do jeito que estão? O gringo embarcar la fora e não sabe se o avião tem pistas seguras para aterrisar no Brasíl, é só ver os acidentes aéreos em nossos aeroportos nos ultimos anos e comprovar a falta de estrutura da Infraero em todos os sentidos, desde as pistas escoregadias, até com a infra estrutura aeroportuária. Nada se fez até agora para melhoria neste sentido, estamos como antes, falou-se muito e só foi bla,bla……bla., e as mentiras ai estão para quem quiser acreditar nelas.… Read more »

Fabio Mayer

Aposto que esses terminais provisórios vão custar duas vezes o preço de terminais definitivos.

O Brasil padece de falta de planejamento,mas o seu pior problema é a falta de vergonha na cara dos governantes.