Sistema de comando por voz para o M-346
A Adacel, empresa norte-americana especializada em softwares e simuladores para a área aeroespacial, anunciou na último dia 30 de novembro um contrato com a italiana Alenia Aermacchi S.p.A. para integrar seus sistemas de reconhecimento de voz nos jatos Aermacchi M-346.
A Adacel fornecerá tanto o hardware como o software para integrar o seu sistema dentro do pacote de aviônicos do M-346. O sistema DVI (Direct Voice Input) foi desenvolvido para reduzir a carga de trabalho do piloto. O sistema de reconhecimento de voz permite que o piloto e a aeronave conversem entre si, eliminando uma série de tarefas que exigiriam comandos de acionamento manual por parte do piloto.
A Adacel já desenvolveu programas de comando por voz para diversas aplicações, incluindo os sistemas em uso pelos F-35 Lightning II e pelos Apache modernizados do Exército Americano.
FONTE: Adacel
O M-346 Master ainda vai dar muito o que falar.
Acredito que será o novo LIFT europeu.
Uma versão sua para caça/ataque leve deveria ser considerada com maior seriedade. Os russos, da Yakovlev, já pensaram nisso.
Aeronave bimotora, mas sem pós-combustão, econômica, supercruise (mach 1,2), fly by wire, tomada de ar protegidas (pode operar em pistas remotas), controles Hotas nas laterais da cabine, espaço para um pequeno mas moderno radar, 3 (três) toneladas de carga externa… enfim, um grande potencial.
Que tal um F/A-346???
Ivan.
Ivan,
Sempre gostei desta tua busca da ‘namoarada’ ideal.
Mas, não tenho idéia de quanto custa um 346. Você tem?
Ainda não, mas vamos descobrir mais cedo ou mais tarde…
Ivan,
Falam, veja bem, falam, em 20 milhões de dólares a versão LIFT.
Mais uns dez para um caça operacional?
Sds.
Casag,
Possivelmente sim. Mas fabricado no Brasil como seria?
Será que teria mercado na América Latina?
Abç,
Ivan.
Casag,
Para os debates sobre LIFT / Caça Leve AINDA não é necessário indicar fontes, referências cruzadas e curriculum dos pilotos de testes… he he he.
O debate, como o possível caça, ainda está leve.
Abç,
Ivan.