Um novo contrato para agilizar a manutenção da aviônica dos Typhoons
Contrato de 150 milhões de libras, recebido pela BAE Systems, abrange os Typhoons da Alemanha, Espanha e Reino Unido, pelos próximos 5 anos
A BAE Systems informou nesta quinta-feira, 13 de maio, que recebeu um contrato de cinco anos no valor aproximado de 150 milhões de libras (aproximadamente 220 milhões de dólares, ou 390 milhões de reais) para prover serviços de apoio para reparo de equipamentos aviônicos do Typhoon, das frotas das forças aéreas da Alemanha, Espanha e Grã-Bretanha.
Segundo a empresa, o contrato modifica o atual método de contratação para reparos, colocando um incentivo à BAE Systems para resolver os problemas técnicos mais rapidamente, e também para reduzir o volume da atividade de reparos. A empresa deverá fornecer uma gama de serviços de reparo a custos menores, com maior confiabilidade do equipamento, sem comprometer a segurança e transferindo os riscos à indústria – diferentemente da forma tradicional de riscos absorvidos pelo cliente.
Ainda segundo a BAE Systems, a redução dos custos de apoio, ao longo da vida útil da frota do modelo, foi um requerimento-chave do contrato para a versão 3a (Tranche 3a) concedido no ano passado. Também em 2009 a empresa recebeu, do Ministério da Defesa do Reino Unido, um contrato de cinco anos no valor de 450 milhões de libras (aproximadamente 658 milhões de dólares, ou 1,167 bilhão de reais), para a manutenção e apoio à frota de Typhoon da RAF (Força Aérea Real).
Outros contratos recebidos foram para apoio, por cinco enos e meio, dos radares e subsistemas de defesa (defensive aids sub systems – DASS) dos Typhoons da Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido (superando 400 milhões de libras, o que dá aproximadamente 585 milhões de dólares ou 1,04 bilhão de reais), e outro para apoiar a frota da aeronave na Real Força Aérea Saudita (Royal Saudi Air Force – RSAF), incluindo treinamento de pilotos e técnicos no Reino Unido.
FONTE / FOTOS: BAE Systems
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Pela foto entao o typhoon tem uma retractable sonda de reabastecimento.
Nao eh tao bonito como este Gripen aqui:
http://www.aviationspectator.com/files/images/Saab-JAS-39-Gripen-fighter-019.preview.jpg
Mas melhor que este Rafale aqui:
http://img406.imageshack.us/img406/5179/raf21vl0.jpg
[]s!
Linda foto do Typhon, avião imponente.
Interessante esse sistema de “terceirizar” a manutenção, reparos e modernização de sistemas das aeronaves para uma única empresa. Penso que com o ganho de escala a manutenção deve ficar mais barata. No mais, acho mesmo que uma Força Aérea não deve ter de se preocupar com manutenção de aeronaves, e sim em utilizá-las. Pegar o armamento pronto e usá-lo. A parte “burocrática” da coisa deve ficar mesmo com a iniciativa privada, que normalmente faz melhor e mais barato. Para isso dar certo é necessário confiança nos parceiros e na empresa. E o projeto Eurofighter demonstra que tais países confiam uns… Read more »
658 milhões de dólares por 5 anos de manutenção. Vale lembrar que isso não inclui combustível, que aliás é uma parte considerável do custo da hora de voo.
Como esse valor se compara com os preços do Rafale oferecidos ao Brasil?
Na primeira foto, dá para ver o que seria o bocal do canhão Bk-27 do Typhoon, na raiz da asa direita. Esse local abre para o canhão disparar? Alguém tem uma foto que mostre esse bocal aberto?
drcoakroach disse:
14 de maio de 2010 às 11:50
Pela foto entao o typhoon tem uma retractable sonda de reabastecimento.
_ Bem, acredito que vc fez confusão com IRST Pirate do EF2000 Typhoon e as sondas de reabastecimentos, não?
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst.html
Agora, esta sonda de reabastecimento do Gripen C/D recebeu fortes críticas da FAB no primeiro FX, e deve ser mudado em caso de vitória do Gripen NG.
[]s
“…esta sonda de reabastecimento do Gripen C/D recebeu fortes críticas da FAB no primeiro FX,…”
A FAB fez alguma campanha de ensaio aonde foi comprovada a deficiência da solução adotada???
Não, não fez campanha alguma !!!
Então, não passa de achismo e mta falta de profissionalismo.
Prezado Wolfpack,
Pois vc se enganou, nao confudi nao.
O que mostrei eh que o Gripen e o Typhoon tem retractable probes, e o Rafale tem aquele trambolhao na frente, tsc, tsc, tsc, erro muito feio…
Gripen refueling aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=wXM33HEWc5Y
Uma materia sobre exercicios aqui:
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3add101668-904e-4ccc-915a-5b3d2352be1e&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest
Quanto ao seu comentario sobre a FAB, subscrevo Mauricio R.
[]s!
Não sou só eu que acredita que o desenho da sonda de reabastecimento é inadequado no Gripen C/D por estar muito próxima da entrada de ar dos motores e por estar em uma posição lateral ao do piloto, logo um reabastecimento se torna mais complicado com o piloto tendo que dar atenção a três campos visuais ao mesmo tempo. Se contar que falamos em um monoreator. A Suécia não precisa desta sonda de reabastecimento, pois seus aviões têm autonomia para cobrir seu espaço aéreo, logo esta sonda foi colocada para atender ao mercado externo. Mais uma vez prova-se que o… Read more »
Pergunta a quem conhece mais….
Quantos aviões estariam cobertos por este valor….Se tiverem muitos aviões, ok…do contrario, não esta meio caro?
drcoakroach, cara, onde nas duas fotos acima ou no texto aparece a sonda de reabastecimento dos Typhoons?
Você errou e não tem a coragem de admitir como todos os defensores do Gripen NG o fazem, postam argumentos muito rasos e levantam teorias sem fundamentos.
[]s
ah, obrigado pelo vídeo que demonstra claramente o problema de desenho desta sonda de reabastecimento do Gripen JAS39. Piorado na versão biplace, onde a sonda fica posicionada atrás do campo de visão do piloto, um absurdo.
Agora se vc deseja sonda de reabastecimento bonitinha, ai temos que fazer um concurso de Miss Refueling Probe Award rsrsrsrsrsrsrsrs.
Acredito que a FAB sabe mais sobre REVO do que todos nós juntos e eles não aprovaram este desenho do Gripen C/D no FX1.
Wolfback,
A referencia era justamente uma ironia de que na foto do typhoon NAO aparece a sonda por ser retractable, um foto limpa, justamente o oposto do trambolhao do Rafale. Se vc nao entendeu faz sentido, ok comigo. Agora ficar dizendo que eu confundi IRST com probe eh trolagem, da mesma forma que vc fez quando escreveu:
“Agora, esta sonda de reabastecimento do Gripen C/D recebeu fortes críticas da FAB no primeiro FX, e deve ser mudado em caso de vitória do Gripen NG.”
Ou vc coloca fonte, ou eh prova de trolagem sua.
[]s!
“…o desenho da sonda de reabastecimento é inadequado no Gripen C/D por estar muito próxima da entrada de ar dos motores…” A solução foi prototipada e ensaiada em voo e vc insiste em desqualifica-la, assim sem mais e nem menos??? Seria interessante saber da SAAF, que é quem usa essa capacidade se ela é adequada ou não, de acordo c/ a boa engenharia aeronáutica. “Mais uma vez prova-se que o Gripen foi desenvolvido para atender os requisitos de um país pequeno…” Ah tá, então retiremos a sonda REVO do Rafale e vejamos como o mesmo vai da França ao UAE???… Read more »
“…demonstra claramente o problema de desenho desta sonda de reabastecimento do Gripen JAS39…”
Qual problema, o vídeo mostra uma acoplagem perfeita.
“…onde a sonda fica posicionada atrás do campo de visão do piloto, um absurdo.”
Absurdo aonde??? A cesta fica ao lado da cabeça do piloto, que vê a mesma se aproximando da aeronave, o tempo tdo.
Ah, o abastecedor é da SAAF.
“Quantos aviões estariam cobertos por este valo…”
Tdos os Typhoons de Alemanha, Espanha e Reino Unido, umas 400 células aproximadamente, independente de qual tranche de produção.
Aproveitando que a Europa está precisando de dinheiro urgente, seria uma ótima barganha alguns bigodudos de prateleira com tecnologia necessária para nossas necessidades urgentes.
Abs.
A FAB não aprovou o conceito de sonda de reabastecimento do Gripen no concurso FX1. Deve ser fantástico o procedimento de REVO com um KC130 da FAB em um piloto de Gripen C/D tendo que olhar para trás para o cesto de reabastecimento e manter a atenção a frente e no alto para evitar uma colisão com os Hercules mais lentos que os 707. O desenho da sonda de reabastecimento do Rafale está provada em combate sobre o Afeganistão e é um desenho limpo, sem mecanismos que aumentam a carga desenecessária, e itens de manutenção. Um mecanismos a menos para… Read more »