Início do treinamento no EC-725
Teve início o primeiro “Ground School” do EC-725 no Brasil, um curso obrigatório para que os pilotos possam voar nessas aeronaves, que começarão a ser entregues às Forças Armadas brasileiras no final deste ano.
Ministrado pelo instrutor Jean-Luc Gaultier, da Eurocopter Training Services, o curso teórico está sendo realizado no Centro de Treinamento da Helibras, em Itajubá, no período de 5 a 18 de maio, e o treinamento em vôo será ministrado no simulador e na aeronave, tendo como objetivo habilitar os futuros instrutores para os demais profissionais que serão formados para operar o modelo no Brasil.
Esta primeira turma é formada por 4 pilotos e 1 engenheiro das Forças Armadas brasileiras, além de pilotos e engenheiros da Helibras.
Olá,
Antes tarde do que nunca, teremos as primeiras aeronaves no fim do ano, apesar dos problemas enfrentados é razoavel ter pelo menos pilotos!
Vamos ver o que vai acontecer nesse contubardo processo.
Abraços,
com é que se treina em 50% de uma aeronave???
Deve ser bem desestimulante um militar fazer um curso de um helicóptero que será desarmado!
Deve ser bem desestimulante um militar fazer um curso de um helicóptero que será desarmado!
O pior é que teremos somente três helicópteros entregues este ano (1 para cada FA), e nenhum entregue no ano que vem. Cada FA vai ter que ficar quase dois anos com unzinho só, sem ter o que fazer com ele.
Enquanto isso o CLS vai contando…
A velocidade das entregas é pequena porque estamos construindo a fábrica, pelo menos é maravilhoso que os pilotos e engenheiro estejam sendo treinados aqui no Brasil, essa é a melhor notícia.
Agora não entendi quanto ao fato de ser desestimulante para pilotos voarem em Helos ou plataformas desarmadas? Boa parte dos helos e aviões das FA´s são desarmados, quer dizer então que ser piloto deles é ruim? Se bem que a maioria dos EC-725 deverá ter suas metralhadores laterais.
[ ]´s
Boa matéria postada pelo Alexandre Galante.
A contrário dos comentários postados, que querem uma rapidez maior (até certa forma com razão !!!), penso que esse projeto (da aquisição dos Helicópteros) está se concretizando conforme o que foi contratado. É bom que o processo de aquisição não seja muito rápido, pois nosso País pode não ter capacidade de assimilar o conhecimento.
Abraços….
O
Paulo Rick disse:
14 de maio de 2010 às 13:50
acabou de completar meu comentário. A fábrica ainda está sendo construída.
E precisa de uma “fábrica” nova, p/ montar 50% de um kit CKD???
Pessoal, a coisa tá feia, qualquer coisa que vier é lucro.
Sou EC-725 desde pequenininho! Quem tá indo fazer curso está animado, porque vai voar coisa nova.
Eu preferia H-60 Blackhawk? Claro!
Mas se vem EC-725, tô feliz e comemoro, mesmo não sendo o ideal.
Boa Galante!
A velocidade das entregas é pequena porque estamos construindo a fábrica, pelo menos é maravilhoso que os pilotos e engenheiro estejam sendo treinados aqui no Brasil, essa é a melhor notícia. Caro Paulo Rick, acho que você não entendeu a minha crítica. Não estou reclamando da velocidade de entrega, ao contrário. Por mim os aparelhos poderiam (e deveriam) começar a ser entregues somente em 2012, quando a linha de montagem no Brasil estivesse pronta. Eu questiono é porque as FFAA vão receber 3 helicópteros este ano, um só para cada FA, e ficar com eles sozinhos por quase dois anos.… Read more »
olha que foto linda.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/08/ec-725-cougar.jpg
Bem, quem lê os meus posts sabe que eu nunca critiquei o programa dos nossos submarinos. Agora, me dá nojo, calafrio, raiva, vergonha, ojeriza, horror, a compra dessa porcaria que nos enfiaram goela abaixo !!!!! OLHA QUE O PREÇO, A “TRANFERÊNCIA DE TECNOLOGIA”, AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO… NÃO PODERIAM SER PIORES. Eu tenho total certeza que poucas vezes na história, nós tomamos tanto no orifício…bem naquele lugar, quanto dessa vez !!! Eu não vou nem comentar sobre esse lixo de helicóptero. Chegar em casa, e me deparar com esse troço é dose para leão. Vou tomar um atiácido, já me… Read more »
Pela foto termos três oficiais da FAB e um do EB fazendo o curso.
E a Marinha do Brasil??
Olá,
Rodrigo-> O EC-725 pode não ter todas as armas solicitadas mas terá armas….
Grifo-> A entrega de uma aeronave para cada, força vejo como dois motivos basicos:
1) Fins eleitoreiros, para o Lula/Dilma posar com o bixo;
2) A Forças podem ir tendo um treinamento operacional basico e ir desenvolvendo uma doutrina sobre o aparelho que é de ultima geração e trará mudança significativas.
No fim acho que a chegada agora dessa aeronave soma pontos a força, mas não gosto da forma como as coisas estão sendo conduzidas.
Galante parabens pelo post,
Abraços,
Bem, a m. já está feita mesmo, resta agora elogiar…
Bom, parece que agora não tem retorno.
“Se não tem tu, vai tu mesmo!”
Quem venham os EC-725 😀
[]’s
“”Esta primeira turma é formada por 4 pilotos e 1 engenheiro das Forças Armadas brasileiras, além de pilotos e engenheiros da Helibras.””
MEU AMIGO GALANTE!!!
Gostaria que os que disseram que não havia ninguem com CPF para assinar o contrato aparecesse para fazer um comentário.
rsrsrsrsr
OUTRA COISA: até agora as compras de H-60 Blackhawk também foram grandes.
Tem gente que só sabe reclamar!!!
O EC-725 pode não ser o melhor helicóptero do mundo, mas é melhor que a maioria dos que operamos hoje.
Outra coisa, será que teríamos condições de operar um helicópetro mais moderno como o NH-90 (que dizem ser uma bela porcaria) ou o Merlin ?
Enfim, como disse o Vader, a m. já ta feita, vamos pelo menos torcer pra que seja uma m. que dê certo. Reclamar não vai adiantar nada!
Abs.
Brasileiro nunca está contente mesmo. Se chegam, é porque chegam. Se vão ser entregues só a partir de 2012, é porque está demorando muito.
O mais importante aqui é vermos o treinamento sendo realizado, e a entrega de três aeronaves (uma para cada força), ao meu ver, servirá para instrução dos pilotos de cada uma das Forças.
Os BH´s também tem problemas e é um helo de manobra, como helo de transporte é pequeno, precisavamos mesmo de um helo de transporte mais pesado e o EC-725 é ele, além disso, já foi testado e aprovado no Afeganistão, é muito superior aos Cougar e SP que já temos. Os BH´s vão vir pelo troco, um afago para nossos queridos aliados no norte. Porque no resto ficarão a ver navios, literalmente! 🙂 Na verdade será um pouco mais de um ano com 03 helos, porque eles vão chegar no final de 2010, e os outros devem começar a serem… Read more »
Robson, podes ter certeza de que, quem assinou ( CPF) não foi o que estava escalado inicialmente.
Nesse país tudo se ajeita e foi o que aconteceu.
Entubamos!
Esta é a realidade. Foi como o Galante disse, o ideal seria o SH-60 ou Blackhawk/Seahawk, mas como quem manda são os politicos e eles decidiram assim, então vamos aproveitar, pois pelo menos serão novos.
Bravos pilotos brasileiros!
Terão que ter muita perícia, e principalmente coragem, para pilotar estas sucatas altamente inseguras da mal cheirosa Rússia.
Boa sorte pessoal!
Eu não entendo o pq de tanta reclamação…
Tem gente que esquece de como eram os nossos primeiros Black Hawks, e as dificuldades que o pessoal da AvEx teve com eles no Equador.
Alguem saberia me explicar, por que operar dois modelos de Helicopteros de categorias semelhantes, mas filosofias de uso e manutenção totalmente diferentes???? Por que se iniciou a compra de H-60 se depois mudamos para o EC-725?? E por que ainda compramos H-60 se já sabemos que vamos fabricar EC-725???? Seriam aeronaves tão diferentes assim??? Que compence ter os dois modelos em nosso inventario???? LBacelar disse: 14 de maio de 2010 às 22:17 Se tivemos dificuldades com os H-60, por que o FAB e Marinha ainda querem esta aeronave????? Não estou criticando seu comentario, apenas gostaria de entender os motivos desta… Read more »
“…sobre o aparelho que é de ultima geração e trará mudança significativas.” Penúltima geração, depois vem o NH-90. “…será que teríamos condições de operar um helicópetro mais moderno como o NH-90 (que dizem ser uma bela porcaria) ou o Merlin ?” Nossa senhora, que exemplo explicito de vira-latismo!!! Então por causa de sabe se lá que “dificuldades”, aceita-se a esmola francesa??? É uma vergonha!!! “…precisavamos mesmo de um helo de transporte mais pesado e o EC-725 é ele, além disso, já foi testado e aprovado no Afeganistão…” Nossa grande prova!!! Somente 3 células desta tranqueira foram enviadas ao Afeganistão!!! Piada!!!… Read more »
Finalmente…
Alguem saberia me explicar, por que operar dois modelos de Helicopteros de categorias semelhantes, mas filosofias de uso e manutenção totalmente diferentes???? Melhor direcionar esta pergunta para a “secretaria de compras” do MD, que enxergou a necessidade de comprar estes helicópteros não só na FAB mas também nas outras forças. Por que se iniciou a compra de H-60 se depois mudamos para o EC-725?? E por que ainda compramos H-60 se já sabemos que vamos fabricar EC-725???? Porque a FAB precisa de um helicóptero com o qual ela possa contar. O H-60 é um helicóptero mais do que provado, de… Read more »
Ed, já que você está tão bem informado me fale quais serão as armas dos EC725 ?
Nossa qual é o problema dos leitores desse blog??? sera qui ainda lembram da final da copa do mundo brasil x frança??? pq tamanho trauma com produtos franceses??? Nossa reclaman de tudo se o brasil nao comprasse reclamariam,se comprasse 1.000 BH falariam qui o Lula é vassalo da america… Poxa Brasil ta com dois super helicpoteros BH e EC725 e o povo só reclama.. os os especialistas do blog acham qui entende mais de helicopteros qui os engenheiros da helibras ou as Forga brasileiras e francesas.. tenham dó né
Fernando, O problema é que existem aqui alguns fanáticos pelos EUA, deveriam se mudar para Miami, o local ideal deles. Mas vamos aos fatos e não fofocas e achismos. Nós precisamos de muitos helos, helos de transporte, e o EC-725 é isso um helo capaz de levar 28 soldados equipados e o BH´s levam 11 soldados, quer dizer quase 03 vezes menos. Segundo a END, agora, a ênfase é para a capacitação e construção local, e por isso foi aceita a proposta que oferecia isso. Ao contrário dos outros que queriam prateleiras. Não tem sentido falar em armas para helos… Read more »
Os BH´s são um dos helos mais caros de comprar e manter, sua hora de voo é considerada muito cara para a classe, por isso, a Colombia que recebe eles de graça, comprou MI-17, a Argentina que operava um para a Presidência vendeu o mesmo por conta do preço de manutenção.
Mesmo o Chile, que é grande usário de material dos EUA, não quer o BH, na última concorrência por lá, o BH era o mais caro das ofertas, sendo o MI-17 mais barato e os COUGAR com oferta intermediária.
[ ]´s
grifo disse: 15 de maio de 2010 às 8:15 Grande colega! Fiz umas perguntas dificeis de responder mesmo!!!! Vou ter de encontrar o “genio do crime” que teve essa brilhante idéia e torturá-lo até ele confessar seu crimes! Mas não tinha uma forma de vida inteligente nas nossas FAs, que deveria ter percebido está situação…digamos…estranha, que estaria acontecendo? Não acho os Pumas e suas variantes ruins. Também não acho que o H-60 seja tudo isso que se fala por ai!!!! Quanto a transportar 28 passageiros ser uma vantagem. Não acho que ele iria muito longe com está configuração! O maximo… Read more »
Mauricio R. disse:
14 de maio de 2010 às 23:07
“Nossa senhora, que exemplo explicito de vira-latismo!!! Então por causa de sabe se lá que “dificuldades”, aceita-se a esmola francesa???
É uma vergonha!!!”
Amigo, não há nada de vira-latismo no meu comentário. O que há é realismo.
Teria sido melhor comprar 50 EH-101 Merin? Claro que sim. Mas sem dinheiro para mantê-los, de nada iriam servir.
Ah sim, iriam servir pra uma coisa: Satisfazer o ego de pessoas como vc.