Detalhes relevantes do Rafale para o FX-2
O Rafale nasceu da decisão da França de continuar sozinha no projeto do seu caça, ao invés de dividir os custos com a Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra, no projeto do Eurofighter.
O custo de desenvolvimento do Rafale foi alto, o que é natural para um projeto dessa sofisticação. O programa chegou a ser suspenso pelo governo francês, visando negociar a redução de custos pelo fabricante.
O custo total do programa em 2008 era em torno de €39,6 bilhões, o que dá €138,5 milhões por aeronave. O preço “flyaway”, em 2008, era de €64 milhões para a versão C (Força Aérea), e €70 milhões para a versão naval. Do total do custo do Rafale, 30% é referente à parte eletrônica.
As Forças Armadas francesas queriam inicialmente 294 Rafales: 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha. Mas somente 120 Rafales foram encomendados. Os caças foram entregues em três diferentes lotes, tendo o último pedido sido feito em 2004, para 59 Rafales.
Características
Um primeiro ponto notável no caça francês é o uso de canards com controle de voo fly-by-wire, o que garante máxima manobrabilidade.
A estrutura é convencional, com metade da fuselagem feita de fibra de carbono e kevlar no nariz e na traseira do avião. Liga de alumínio-lítio e titânio também são empregados em algumas partes.
A combinação de asas em delta com canards dá ao Rafale a capacidade de decolar em espaços muito curtos: 600m com carga de combate total e 400m configurado para combate ar-ar.
O Rafale pode puxar +9 g e -3 g em manobras, podendo atingir 11g em emergências. A velocidade de pouso é de 115 nós, graças aos canards.
Comparado aos outros
Um dos trunfos do Rafale perante seus equivalentes é custo de operação mais baixo por hora de voo (ver tabela abaixo). Os custos seriam equivalentes aos do Eurofighter.
Uma análise feita pela Eurofighter GmbH no quesito “efetividade na defesa aérea”, coloca o Rafale em quarto lugar depois do F-22, F-15 e Eurofighter, mas à frente do F/A-18 Hornet e F-16C.
Em simulações de combate contra o Sukhoi Su-35, segundo a Eurofighter, o F-22 venceria 91% dos engajamentos. O Eurofighter venceria 82% e o Ralafe 60%.
Todos os outros caças, F-15, F/A-18, MiG-29 e F-16C, perderiam mais vezes do que ganhariam, contra o Su-35.
Rafale versus F-15 e F-22
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Critério | Rafale | F-15 | F-22A |
Manutenção homem/hora por hora de voo | 10 | 15 | 12 |
Turnround pós-missão (minutos) | 15 | 25 | 20 |
Troca de motor (minutos) | 60 | 147 | 90 |
Equipe de solo (homens) | 8 | 16.6 | 8.7 |
Tempo entre manutenção (horas) | 3 | 1.2 | 3 |
Custo operacional | 100 | 147 | 111 |
FONTES: Jane’s All The Worlds Aircraft 1996-97 Special Report / Jane’s 2004/2005