Voo de teste do PAK FA em Zhukovsky
A Sukhoi noticiou que o PAK FA voou ontem em Zhukovsky, dando prosseguimento ao programa de ensaios em voo da aeronave. O voo foi comandado por Sergey Bogdan, piloto de teste da Federação Russa.
FOTOS (4 últimas): Sergey Lisenko
SAIBA MAIS:
Oxi mininu, piloto de “peste” é?
Heheh, tinha que ser piloto da peste! Valeu, é o sono.
Pintadim já! Só um que tá voando por agora?
Mesmo assim, tão novinho, ainda no forno, feito com computadores MUITO melhores que da época do desenvolvimento do F-22, ainda acho[não sou expert] que o PAK é menos furtivo que o F-22 e F-35. Mas não estou falando de capacidade, todo mundo sabe do que os Sukhoi são capazes.
Quais são as dimensões externas? Me parecem MUITO maiores que as dos F-22 e F-35. Alguém tem os números?
Interessante, os russos estão usando insígnias de baixa visibilidade também?
Ainda tem bastante coisa a ser modificada, ao que parece os motores estão sem TVC, por favor, me corrijam se estiver equivocado.
Não é o mais bonito dos Sukhois contudo, o bixo impoem medo!
Mudo meu nome pra “Nabuco” se ele levar mais que 6 BVRAAMs.
Olá,
Que beleza, coloca medo em qualquer concorrente, claro que falta ainda muitas modificações a serem feitas.
Pelo menos está voando já, se bobear entra em operação antes de um certo caça pode ser cancelado por falta de compradores.
Abraços,
É show de bola o T-50, e pensar que a FAB dispensou o convite de participar desse belo projeto. Será que alguém em Brasília achou que ele é “demais para nós”????
Não há como negar a beleza das linhas desse PAKFA… Caro Bosco, digo, Nabuco, rsssss Acredito que ele deverá ter pelo menos 8 AAMs = 6 BVRs + 2WVR no mínimo..mas dependendo dos misseis não duvidaria de 8 BVRs….. Caro Omega, Por enquanto é visível que o PAKFA não é tão furtivo como o F-22, especialmente o mascaramento dos motores, quem sabe na versão final isso seja resolvido ou é assim mesmo. Caro Edcreek, Mesmo que certo caça, seja cancelado por falta de compradores, seu desenvolvimento continuará, e que resultará em versões ainda mais atuais do que a proposta para… Read more »
Leonardo disse:
30 de abril de 2010 às 7:58
Os motores estão com TVC!
Veja aqui: http://paralay.com/pakfasu/560.jpg
Bosco disse:
30 de abril de 2010 às 8:15
No interior dos dois compartimentos internos cabem 8 (4×2) misseis BVR tipo RVV-AE (R-77).
Cara linda fotos essas!!!
Uma virou papel de parede aki no trampo e até q o pessoal gostou..rsss
Abraço a todos!!
Valeu Ivan,
Uma imagem diz tudo!!!
Um abraço.
É Bosco, parece que tu vai ter que mudar de nome!
Abraço
NJ disse que o F35 era demais para nós…
Imaginem o PAKFA..
“Omega disse:
30 de abril de 2010 às 4:09
Mesmo assim, tão novinho, ainda no forno, feito com computadores MUITO melhores que da época do desenvolvimento do F-22, ainda acho[não sou expert] que o PAK é menos furtivo que o F-22 e F-35. Mas não estou falando de capacidade, todo mundo sabe do que os Sukhoi são capazes.”
Pois é, também não sou expert mas com essas turbinas a mostra ele deve ser menos furtivo mesmo.
Abraço.
Como eu gostaria, que o Brasil entra-se no PAK FA, e deixasse o fx2 ou melhor, o enterrase de vez. E assim sairiamos desse marasmo, mas como tudo gira em torno de verba, dificilmente consegueriamos manter este ou qualquer programa de grande porte (avançado). Que oportunidade única que estamos perdendo, passando bem na nossa cara e não podemos fazer nada, apenas lamentar.
Parece que o programa de desenvolvimento do pak-fa ta andando…, essa nova cor ai fica bem melhor do que a 1º
Botaram até o nome FireFox abaixo
da asa em um compartimento ao
lado dos motores (foto 2)…
RsRsRsss!!!
Perdão… o nome foi AirWolf…
(tuuudooo a verrr)
Se o Blog permitir, coloco aqui um link para o Portal Terra, onde há um levantamento sobre as principais aeronaves em uso pelas principais empresas de aviação do Brasil:
http://www.terra.com.br/economia/infograficos/aeronave/index.htm
Putz, que bicho lindo! Cada vez que olho o projeto, acho mais perfeito!
Bem que podiamos entrar com 25%…
Mas enquanto este NoJo de ministro estiver apitando na nossa defesa, nos estamos eh lascados. Estou na torcida para ele cair foda no proximo governo.
Abs!
Paulo..
Tb vi o Link no portal Terra, muito interessante..
Será possível a Venezuela operar PAK-FA dentro de alguns anos?
Acho que os russos vao arrumar um jeito de financiar e colocar logo-logo um desses por aqui.. os americanos vao ficar p…
Valeu
Não esqueçam que o PAK FA não precisa ter o mesmo nível de furtividade do F-22 e F-35 para ser efetivo.
Mais detalhes aqui:
http://www.aereo.jor.br/2010/02/01/um-pouco-sobre-secao-reta-radar-rcs-e-tecnologia-stealth/
Ainda não vi nenhuma foto dele com o trem de pouso recolhido. Acredito que seja para desviar a atenção para o fato de que ele é “finhinho” (cumprido mas baixinho). É uma folha. Bosco, para você que é phd uma pergunta: esta fato reduz leitura em radares?
A questão do Brasil entrar no projeto passa por sérias restrições dos americanos , não temos tanta independencia assim .
Imagina se o Tio Sam permitiria uma maquina dessas perto de seu quintal . E eles tem como nos impedir é só ver a dependencia da EMBRAER com relação a equipamentos americanos portanto esqueçam .
“Rafael disse: 30 de abril de 2010 às 10:12
Paulo..
Tb vi o Link no portal Terra, muito interessante..
Será possível a Venezuela operar PAK-FA dentro de alguns anos?
Acho que os russos vao arrumar um jeito de financiar e colocar logo-logo um desses por aqui.. os americanos vao ficar p…
Valeu”
Se isso ocorrer será que os americanos liberariam o F22 pra nós ?
Roberto, F-22? Mesmo que liberassem, como pagaríamos? Quanto custa a unidade? E não esqueça que a produção de F-22 será encerrada com a entrega da 187a. aeronave.
Se liberarem o F-35, já vai ficar difícil pra gente.
Chique o T-50 hein,se tivesse uns 150 no Brasil,o Chavez ia ter um piripaque…kkkk
Vamos ver o que o futuro nos reserva….
Rosan, acredito que não recolhem o trem de pouso por se tratar do protótipo, pq já pensou se recolhe e na hora de pousar ele “trava”? O piloto simplesmente ejeta e tchau milhões de rublos dos contribuintes junto.
O trem de pouso é fixo? Não retrai? 🙂 Bem, brincadeiras à parte, a cada dia que passa eu me convenço mais e mais que o tal PAK-FA pode vir a ser uma ótima aeronave, mas nada de “sobrenatural”, ou seja: não veio para competir nem com o F-22, muito menos com o F-35. Porquê? 1 – o bocal de suas turbinas (que são as definitivas, como anunciado em entrevista do representante da Saturn) não contam com redução de assinatura IR (como o F-22). Ou seja, por esse quadrante é facilmente detectável. Pode-se alegar que o F-35 também não tem… Read more »
Quanto é que eles tão pagando pra fazer esse paint job ?
Linda aeronave e imponentissima! Vai dar trabalho para os 5º geração da vida.
Parabéns a Rússia e a Índia pelo DESENVOLVIMENTO dessa IMPORTANTISSIMA aeronave.
Concordo com você Vader,
Eles pelos menos poderiam ter coloca umas carenagens no trem de at.,
tipo a do Stuka.
Mas isso virá mais tarde.
Como disse o Marcos: “Que oportunidade única jogamos fora”…
Senhores, que adianta Gripen, Rafale ou Hornet? Ainda que transfiram a tecnologia, aprender-se-á primeiro a produzir um caça de 4ª geração, para depois enveredar em um caça de 5ª, enquanto os EUA, potencial inimigo do Brasil a médio prazo, já terá os de 7ª geração!!! (Dentro de 30 anos poderá haver conflitos generalizados por água, leia-se Amazônia)Sim, porque já trabalham no de 6ª neste momento. Para fazer um mínimo de frente aos EUA, somente a chance desperdiçada chamada PAK FA!
Concordo com o Vader. Vi uma foto do T-50 ao lado de um SU-35, sendo menor, o que me faz pensar (e apenas especulando) que terá o tamanho final pouco maior ou pouco menor que o F-35. Não de desenvolve tecnologia assim e tão pouco tempo. Fala-se em PAK-FA há coisa de 5 anos, quando o F-22 já era discutido no final da década de 70, quando aindas e tratava do furtivo F-117. Comenta-se (especulações) que os russos tem uma carta na manga, mas ainda em estudos, um sistema de furtividade que alia compósitos à, se não me engano, um… Read more »
Vader disse: 30 de abril de 2010 às 12:24 1 – o bocal de suas turbinas (que são as definitivas, como anunciado em entrevista do representante da Saturn) Resposta: As turbinas atuais são provisórias (AL-41F ou izdelie 117C). A turbina de 5ª geração está em fase de projeção. 2 – Usa compositos de material diferente dos stealth ocidentais, um material que “atingiu os requisitos pleiteados”, segundo a Rosoboronexport, mas nada além. Resposta: Você está falando assim, como que os compositos ocidentais fossem um padrão mágico, santo e inalcansável. Não se esquesa que o Su-47 Berkut foi fabricado a partir desses… Read more »
Desculpem o off-topic, mas um amigo meu acabou de me passar um link muito interessante, para quem não conhece acesse:
http://www.flightradar24.com/
Site muito interessante e divertido.
Olá, Nick O tal caça terá a pá de cal aqui no Brasil se não for comprado. Quanto ao caça Françês tem mais de 70 voando na força e um pedido total já confirmado de 180, e com a programação de atualização do mesmo já pronta por varios anos. Não estaremos comprando algo sozinhos.Já se comprase-mos o outro(o que nunca ocorrá) seria um caça batata-quente(analogia direta a jaca 😉 ). Sobre a França entrar no T-50, já que agora a Mãe Russia virou compradora de avionica avançada Francesa e de Navios “Porta-Helicopteros” da mesma origem, a alguns anos diria que… Read more »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esquece Ed, já era o NG e o Rafale..
Plano B já está em curso tem mais ou menos 20 dias.
Alex Nogueira,
Meus parabéns!
Gostei muito da dica!
Dá pra ver o tráfego nos EUA?
Ah, pessoal! Parem com bobagem! Que carenagem pra trem de pouso a la Stuka! Isso nem o Pucara tem! O trem de pouso esta travado, mas nao eh fixo. Qquer aeronave em teste passa por este estagio. Recolher o trem de pouso e abaixa-lo novamente constitui um teste a parte, e normalmente isso nao eh feito no primeiro voo. Qndo eles tiverem terminado a fase atual dos testes, vao fazer o recolhimento do trem de pouso. Qnto ao glass cockpit, seria um bom item para a EMBRAER colaborar no projeto. Daih basicamente soh falta ver o problema de IR das… Read more »
EUA, ok!
I got it.
A EMBRAER tb tinha feito uns testes com uma especie de revestimento stealth… lembro de ter lido isto em algumas noticias de jornal, faz cerca de 10 anos. Falou-se em testes com aeronaves, e depois nao apareceu mais nada.
Alguem se lembra disso?
Sabe se este projeto realmente existiu, ou que fim levou?
O contexto eh que, se existe este know-how seria outro item que poderia entrar no PAK FA
Abs!
Concordo plenamente com o Ivan.
Se me lembro bem tinha gente que tb nao acreditava que o avião existia, depois se podia voar por ae vai.
Agora julgar um avião ainda em fase de teste pela foto do seu cockpit……..
Meu caro Ivan from Russia,
Esse avião tem canhão, vai ter?
Roberto disse:
30 de abril de 2010 às 13:35
Veja o item número 7 (sete)
http://vif2ne.ru/nvk/forum/files/Tchisti/(100207175948)_PAK-FA_shema.jpg