Cockpit ao gosto do freguês
Na imagem à esquerda, o cockpit do Super Tucano modificado para cumprir os requisitos da Força Aérea de Cingapura, com um terceiro MFD (Multi-Function Display) no meio do painel. Na imagem à direita, o painel original.
Essa modificação foi feita no Super Tucano 5936 da FAB, usado no tour de 2005.
FONTE: Embraer
Os teatros de operação em Cingapura seriam tão diferentes dos da Amazônia para julgar essas mudanças?
Nossa, num primeiro momento achei que era do PAK-FA… 🙂
Pois é..
Enquanto no F35 é apenas uma grande tela o “moderníssimo” PAKFA, se utilizar o mesmo painel apresentado ainda irá utilizar telas de LCD…
Ainda tem gente que diz que os comunas estão no mesmo patamar tecnológico dos gringos ..tsc tsc tsc…
Só rindo.
Rodrigo
a questão é? a supertela do F35 será eficiente???
Th98! vc foi certeiro ao ponto!
e se pifar a grande tela do F-35?
Provavelmente a FAB pagou mais caro pela nossa versão… mais pelada… que a da Colombia, e certamente com o de Cingapura tb…
Lindo painel! tomara que o dos AMX-M e dos A-4M venham parecidos com este!
Quanto ao PAK-FA, muita coisa vai mudar, o painel divulgado acredito eu, só foi usado para poder voar com a aeronave, muito provavelmente, será desenvolvido um painel com caracteristicas diferentes e que certamente irá agradar a todos; outro detalhe, o importante é o painel cumprir a função que lhe será prevista, de que adianta ter um super-hyper-mega-ultra painel modernessimo se só for para dar dor de cabeça com manutenção e gerar altos custos de desenvolvimento….
O problema é se um tiro ou estilhaço qualquer apagar a telona do F-35.
Quanto mais displays, maior a redundância e segurança contra danos em combate. Talvez os russos não estejam tão errados.
“Os teatros de operação em Cingapura seriam tão diferentes dos da Amazônia para julgar essas mudanças?”
Não, são as necessidades de treinamento da RSAF é que são diferentas das da FAB.
Em Cingapura o ST se fosse escolhido, seria somente uma plataforma de treinamento.
Mas lá, venceu o PC-21.
É…. se pifar a tela do F-35 …..
Belo cockpit o do ST, mas parece ser apertado heim 😀
[]’s
“…outro detalhe, o importante é o painel cumprir a função que lhe será prevista,…”
Alguém aqui sabe como é a redundância do cockpit do F-35???
Um adendo off topic, meus amigos, creio que o ST será o sucesso de vendas que Embraer Fab esperava para o AMX, que por uma série de fatores técnicos e inclusive o fim da Guerra fria e sobra de estoques de outras aeronaves o impediu…
Espero que o St voe alto e que prove seu valor em missão.
Quanto a Singapura, fiquei muito feliz, falta agora, EUA, UK, Índia, Iraque, Afeganistão e quem sabe OTAN.
Vamos aguardar…
Sds
Realista, você tem esses dados, quanto custou o ST para cada cliente?
[]s
alguem aew pode me dizer qual a função daquela chave ou retangulo vermelho do lado do HUD?
qnd eu vejo aquela tela do f-35 eu fico lembrando dos video do povo que quebra as tela lcd sem querer
eaoihaeoihaeiohaea
tipo os wiidiotas do mundo canibal e outros que tem pela net.
essas telas grandes são muito fracas a qualquer pancadinha, se o cara der uma joelhada na hora de entrar dentro já era tio. vai fica co avião no chão.
por mim voltava aqueles cockpit antigão, cheio de botão 😀
eaoheaoaehoheaoae
aqueles lá sim, parece até nave espacial 😀
Rodrigo, são os precedentes… entende… rsrssrs
Aqui a EMBRAER não tem concorrente… eu não colocaria a mão no fogo para garantir isso… mas, quem sabe, um dedo… rsrsrsrs
Não tenho ctz, mas provavelmente o painel do PAK é o msm do SU-35BM (2 telas MFD).
Galileu disse: alguem aew pode me dizer qual a função daquela chave ou retangulo vermelho do lado do HUD?
Não me lembro ao certo, mas quando eu jogava WOI, quando eu liberava a Landing gear, ascendia o botão em vermelho quando a aeronave estava em um determinado ângulo de inclinação. Provavelmente era quando estava em ângulo muito fechados para pousar.
vlw
Acredito que se o LCD dos paineis de qualquer avião hoje em dia der
pane,se for possivel usar o modo texto ao inves do grafico,ainda pode ser que a missão dependendo do que for,por ex aerofotos,prossiga,
caso contrario a aeronave retorna,pane de painel deve ser rara em relação as panes de sistemas e armamento.
A única utilidade que conheço para tela grande em caça é mostrar imagens de FLIR e designadores de alvos que estão ficando cada vez com mais definição.
Bom hoje é sexta feira,e me disseram que o terceiro LCD,é para
medir o nivel de cachaça dos aviões de Pingapura,será?rsrsrs
G-LOC os aviões atuais estão usando o HUD enorme para visualizar
as imagens do FLIR,o Rafale tem um HUD enorme,deve ser mais
confortavel pelo HUD….Bom,alguns nem tem mais o HUD,tem pros e contras….
Uma coisa meio off…
Os de Singapura tem ar condicionado?
Pq o desgaste fisico contribui e muito no cumprimento de uma missão.
O painel do Pak-Fa ainda é prototipo, estão usando o feito para o Su-35BM.
Sobre a quebra do LCD do F-35, este não necessariamente precisa usar um LCD, pode usar um display OLED, muito mais eficiente, onde só irá apagar a área danificada.
O todo poderoso F-22 tem um Cockip tão moderno quanto este novo modelo do ST.
Bem, lembrem-se de que o ST bi ou A-29B, tem um paínel trazeiro que em muito se parece com este da foto à esquerda (ST de Cingapura).
O cockpit trazeiro é composto de três Hud’s.
Sds.
Galante
Qual é a preferência de ter o “controle” no centro ou do lado direito?
Vi que nos F-18 são no centro, já nos F-16, são do lado.
Isso pode afetar em que nível num possível “dogfight” e na forma como o piloto manobra a aeronave.
Qual é considerado o melhor.
Temos exemplo já dos A320, A380 que não tem o manche comum, tem o controle, um alavanca do lado.
Isso complica dependendo se é uma aeronave de combate, civil etc????
Alexandre Galante disse:
23 de abril de 2010 às 17:38
“O problema é se um tiro ou estilhaço qualquer apagar a telona do F-35.
Quanto mais displays, maior a redundância e segurança contra danos em combate. Talvez os russos não estejam tão errados.”
______________________
Não seria ideal nesse caso usar muitos display pequenos para tipos de funções diferente?
Nada muito exagerado, mas depender de uma unica tela. E se ela queimar? Você perderia TUDO!!!!
É como eu sempre digo aqui. Yudo no Brasil é meia boca.
Os ST dos outros países, quase sempre é melhor que os nossos.
Podemos somar a isso, outros armamentos como os ASTROS II da malásia.
Ô país mediocre…
Bruno Rocha,
com um capacete desses , quem precisa de displays?
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:F-35_Helmet_Mounted_Display_System.jpg
Abraço a todos
Max disse: 24 de abril de 2010 às 1:25 Imagine um peso desses na sua cabeça vc tendo que racionar pra não perder a awareness, puxando manobras de alto fator g(isso g em todos os eixos) e aumentando o fator estressor jah elevado na coluna cervical. Eh meio dificil naum? Agora considere por anos seguidos vc fazendo isso. Naum tow dizendo q o hmd eh desnecessario,assim como uma enorme tela touch, flir de melhores resoluções, motores mais economicos… Tudo soh funciona devidamente qndu operado em sistema, tanto q o conceito de guerra moderna evoluiu pra o ncw e atribuir a… Read more »
Icaro,
Então você acha que a ultima geração de capacete aeronautico ,verdadeiro state of art
que vai ser usado pela força aérea Americana e Marinha ( o usado pela RAF vai ser um pouco diferente) é apenas um trambolho pesado que vai causar torcicolo nos pilotos?!
Você sabe a quantidade de diferentes sensores conectados a esse equipamento?
Em momento algum eu disse que basta apenas um capacete para se ter um desempenho adequado em combate.
Eu estava apenas fazendo graça com a aparência assutadora do equipamento.
Se tem uma coisa que não sou é simplista
meu caro!
Ok entendi q era graça agora…
Naum me leve a mal, soh q a interpretação de seu comentario deu me a entender q apenas o capecete seria a chave dos sistemas. O capacete com display montado no caso jhmd eh uma importante peça dos sistemas das aeronaves de combate tripuladas , ms naum eh a unica e q tbm como qlqr outra peça do sistema possui suas limitações tecnicas e/ou operacionais .Foi isso q quis mostrar no meu comentario anterior.
Deixa eu ver se entendi: “e se pifar a tela do F-35”? E “se o cara meter o joelho na hora de entrar”? E se, e se, e se…
E se a mãe do Lula fosse homem? Aí não teríamos o Rafale né?
Senhores: melhores argumentos pra ousar tentar desqualificar o melhor caça tripulado de todos os tempos vá… “SE” não existe…
No mais, é ótimo que o cockpit do Su-50 seja mesmo emprestado do jato acrobático russo. Porque a se manter o que vimos até agora, vai ter de mudar o nome para PAK-FAke…
Sds.
Alexandre Galante e demais colegas, Concordooooo! Foi óoooootimoooo você ter dito isso. Sou um ignorante absoluto em matéria de aviões, caças etc, mas… eu amo lógica. E eu gostaria de usar a mesma lógica que você apresentou. Há quem negue de forma veemente dizendo que hoje em dia e tal a segurança etc, a modernidade etc, que é mito etc… A questão a qual me refiro são os caças mono-reatores. Eu sei da segurança, e tecnologia mas falo na lógica!!!! Se uma turbina tiver que ser desligada por ter sido alvejada por estes mesmos estilhaços etc. conforme citado por você,… Read more »
Alexandre e demais colegas,
Repito: apoio, concordo, também acho, compactuo, assino embaixo.
Redundância para não haver erro de interpretação (risos).
“A única utilidade que conheço para tela grande em caça é mostrar imagens de FLIR e designadores de alvos que estão ficando cada vez com mais definição.” Nada disso! Serve p/ assistir DVD, surfar na net, atualizar o Facebook… o piloto do F-35 va estar totalmente conectado hehehe! Pessoal, algum dia vai “estourar” por ai uma arma de pulso eletromagnetico, e vai simplesmente “desligar” tudo o que estiver no ar. Jah pensou, vc pilotando seu vetor super-mega-hiper, com super data-link, fly-by-tought, e HUD 3D 360 graus… daih de repente o sistema faz boot, ou simplesmente apaga? Uhhh… emocao! Daih a… Read more »