Você já leu?
Se ainda não leu, está perdendo o melhor livro sobre a Aviação de Caça do Brasil e da História dos nossos pilotos da FAB na Itália. É uma Obra-Prima.
O Brasil pode ter esquecido esses homens, mas nós não podemos esquecer.
Compre, leia, divulgue e presenteie. Ajude a resgatar esta parte importante da História do Brasil e da formação do seu Poder Aéreo.
O livro pode ser encontrado no Submarino, em outras livrarias e sebos.
Sensancional o livro… as estórias te prendem do inicio ao fim.
Eu recomendo.
Abs
Galante, bota &franq=267849 no final do link.
[]s
Tenho o livro. Muito bom!
Valeu, Rodrigo!
Valeu a dica Galante, acabei de comprar.
Abs.
Tito, vai virar livro de cabeceira, pode apostar. É muito bom!
@Marcos Aurélio
São “Histórias” Marcos, esse não é um livro de ficção.
Eu tenho aqui a edição original de 1980 desse livro. Comprei no ML.
Nossa!!! Fica na sempre a mão para consultas. A parte que eu mais gosto é – HORÁCIO – AQUELE QUE VIU OS TANQUES – onde conta a história do Horácio que viu tanques americanos muito a frente da linha alemã e quase os atacou, mas em cima da hora, notou a estrela branca e avisou ao Comando Aerotático. Este fez de tudo para que o Horácio atacasse, repetindo que não havia tanques aliados naquela posição e o Horácio negou a ordem até o final. O 1° Grupo de Aviação de Caça foi o primeiro a confirmar a chegada do V… Read more »
Quem deu o termo Senta a Pua foi o próprio Rui
Marcelo Tadeu, com certeza o livro daria uma minissérie no mesmo nível de “Band of Brothers” e “The Pacific” ou até melhor!
São ótimas histórias e personagens incríveis.
Eu tenho o livro!
Tenho também o “Voando nas alturas” do Chuck Yaeger
Excelentes os dois!
[ ]’s
Tenho 2, um mais antigo e maltratado que adquiri num bazar da biblioteca da faculdade e outro, novinho, que adquiri diretamente da FAB (Instituto Cultural da Aeronáutica, né isso?). Esse segundo é só para guardar para a posteridade e garantir que nossos herois serão reconhecidos para sempre.
É isso ai Galante.
Tomcat, tb tenho o “Voando nas Alturas” muito bom.
Li esse livro há mais de 10 anos, emprestado na bilioteca municipal da minha cidade. Um dos melhores livros que já li.
Permitam-me indicar outro livro fantástico para quem gosta de aviação: Terra dos Homens, de Antoine de Saint-Exupery, um relato das aventuras como piloto da Aeropostale, fazendo as rotas do correio aéreo pela Europa, África e América do Sul na década de 30.
Li há 25 anos, e nunca deixei de reler trechos. Marcelo, o capítulo do Horácio é o que mais enche o peito de ser brasileiro, mas todos são muito bons. O capítulo do próprio Rui, o das “escatoletas”, é maravihoso, assim como o do Danilo e o da Ópera. Melhor ainda, Como boas estórias de guerra, tem sua suficiente dose de reflexão, crítica, e de pacifismo. Não se compara, nem de longe, às memórias do Gen. Yaeger, que é um bom livro, com muitas histórias interessantes, mas que é marcado pela visão de mundo maniqueísta e infantil. Acho que a… Read more »
Temos excelentes livros sobre experiencia de pilotos publicados no Brasil, é só garimpar em sebos! Eu achei e adquiri os livros O Grande Circo do Pierre Clostermann, o poético estranho a Terra do Richard Bach e o Terra dos Homens de Antoine de Saint Exupéry. Vale a pena conhece-los
O livro é ótimo. Compreio-o em um sebo em 1980 (ou 1981), edição da Biblioteca do Exército. Além das histórias serem ótimas e da grande quantidade de informações, foi muito bem escrito. É um prazer lê-lo.
Então, caro Galante, fica uma sugestão: por que não criar uma seção, tópico, sei lá o nome técnico, de sugestões de livros relacionados com a aviação? Talvez, uma dica por semana, com algum comentário, aberto a sugestões dos curiosos?
SDS
Boa ideia, Pesado! Será acatada!
Caro Marcos Pesado,
Boa sugestão.
Assino embaixo;
Esse aí ainda não li, mas tenho um muito bom também: A Fôrça Aérea Brasileira na II Guerra Mundial do tenente-brigadeiro R.R. Nelson Freire Lavenére-Wanderley. Não sei de quando é. Provavelmente é mais velho que eu, o resgatei de jogarem no lixo quando era criança, lá pelos 9 anos.
Um dos melhores “causos” do livro, na minha opinião, é o do desfile de todos os esquadrões estrangeiros após se formarem no curso de caça no Panamá, onde os brasileiros, por força das circunstâncias, tiveram que trocar o Hino da Aeronáutica por outra música…
Não conto mais para não estragar a surpresa de quem ainda não leu. Impagável!!!
Por falar em sugestões de livros, alguém aí tem uma dica de leitura sobre o pós-guerra na Alemanha e no Japão, especialmente livros que falem sobre as medidas adotadas para reerguer os dois países?
Obrigado pela atenção.
Pô, dei muita sorte, pedi ontem e já me entregaram.
Marcos Pesado disse:
22 de abril de 2010 às 21:44
Ótima idéia amigo.
Caro Wilson! Procure informações sobre o Plano Marshall! Foi a política america para reerguer a Europa Ocidental, evitando que grupos comunistas instalassem o poder na Europa. Tem também o Plano Marshall adaptado para o Japão!
Ulisses disse:
24 de abril de 2010 às 19:23
Valeu Ulisses. Vou dar uma pesquisada.