Gripen NG

Selex Galileo Raven ES-05 AESA 3Eddy de la Motte, Diretor do Gripen para a Índia, confirmou que pilotos indianos testaram o Gripen NG Demo com radar AESA há duas semanas. Os pilotos fizeram cerca de 10 voos na aeronave, em Linkoping.

Enquanto isso, a SELEX Galileo informou que o radar AESA Raven ES-05 vai bem e obrigado, com a performance planejada sendo atingida. Os modos ar-ar e ar-solo do radar foram integrados com sucesso no Gripen Demo e o radar produziu imagens SAR de alta resolução em longo alcance. A SELEX Galileo vai fornecer o radar Raven ES-05 e o IRST SKYWARD-G para o Gripen NG.

A-Darter no GripenEnquanto isso, na África do Sul, a Denel Dynamics informou que completou uma série de testes de solo do míssil A-Darter no Gripen. Esse míssil está sendo projetado em conjunto com o Brasil.

A África do Sul está integrando o A-Darter aos seus Gripen e o Brasil fará o mesmo com os F-5M e mais tarde, na aeronave que vencer o F-X2.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
drcoakroach

O Gripen estah pronto p/ receber o Meteor (o unico por enquanto) e logo pronto p/ o A-Darter, parte brasileiro. AESA instalado.

Show de bola. Go Gripen Go!!! 🙂

[]s!

luciano

Se acaso os indianos aprovarem o gripen ng erá ainda mais constragedor a escolha do rafale,não que ele não seja um bom caça,mais todo o setor industrial e também a FAB sempre tiveram bons olhos pelo gripen! creio que acaso se concretize a escolha pelo rafale os gringos terão toda razão em dizer que o programa não foi conduzido com clareza!!!!!

-Mesmo que nos sejamos donos do nosso poder de escolha!

Jonas

Uma boa escolha é comprar os Jas39 de Pratilheira (no futuro os transformamos em NG, como a Suécia e a Africa do Sul devem fazer) e entramos no programa do Gripen Stealth, de 5º Geração. Muitos dos avanços do NG deverão ser aproveitados pelo Stealth,e quando ficar pronto, teremos um caça quase nacional, de 5º geração, para poder exportar para todo o mundo. Assim, o que seria gasto para a “transferência tecnologica” do NG, vai ser gasto em desenvolvimento tecnologico no 5º Geração.

Pancho

Radar Aesa…
IRST…
Supercruise…
Meteor…
A-Darter…
Desenvolvimento conjunto…
Menores custos de aquisição e operação…
Geração de empregos no Brasil…
Possibilidade de exportação (o Rafale tb dá, mas quem vai querer comprar essa coisa?)

e o governo ainda apóia o Rafale… é, o dinheiro por fora sempre fala mais alto…

Vader

Numa notícia indiana que um colega postou aqui, falava-se claramente que os pilotos indianos tinham voado no Gripen com radar AESA “fully operational”. Nada mal prum “avião de papel neh”? Nada mal um “LIFT” ter radar AESA completamente operacional, supercruiser, baixíssimo RCS, todo o arsenal americano (Paveway, etc.) além de Meteor e A-Darter né? E olhem só que coisa: além de tudo é o mais barato. E o preferido da FAB, da CUT, da FIESP, da Embraer, etc. etc. etc… Quem não quer o Gripen? Jobim, MAG, CA e Lula. Como eles entendem muito de caças, preferem a JACA franchélica…… Read more »

Eduardo

O grande problema da compra do Gripen é a turbina que é americana, ou seja, o componente principal da aeronave, creio que se não fosse esse mero detalhe, certamente ja teriam feito a opção da escolha pelo gripen, outra coisa que esta pesando tb é a transferência de tecnologia, onde no pacote dos franceses esta o submarino nuclear, fora outras “cositas mas”
Dureza, o certo é comprar os SU-35, pra aguentar mais um tempo, e enquanto isso entrar no projeto do PAK-FA, aew sim, em 2017, teríamos o resultado final de um caça completo e de 5ª geração…

LBacelar

drcoakroach disse:
22 de abril de 2010 às 13:35

O Gripen C está pronto, mas o NG ainda não

E Felipe,

Nem a Jaca Franchélica e nem a gaivota de papel estão com o radar full

abcs

LBacelar

correção…

Pronto p/ Meteor

Edu Nicácio

Por mim, se o Brasil escolher o SH + Gripen ou Su-35 + PAK-FA tanto ou Rafale + nEUROn tanto faz… Precisamos, isso sim, é de aviões para ONTEM… Mas, esticando um pouquinho o assunto, imaginei três cenários: 1º – Composto por 120 Super Hornet + 240 Gripen NG + parceria Boeing-Embraer-Saab no desenvolvimento de uma família de 5ª geração (mono e bi turbina); 2º – Composto por 240 Su-35MB + entrada no PAK-FA (futuras 120 unidades) + parceria Embraer-Sukhoi-MiG no desenvolvimento de um “mini-PAK-FA” monoturbina para exportação; 3º – Composto por 240 Rafale F3 p/ a FAB + 120… Read more »

drcoakroach

“Mr Motte said that in mid-May 2010 the Gripen Demonstrator will be sent to India and confirmed that the Gripen Demo was flown with a fully operational AESA radar developed jointly by Selex and Saab Microwave (Formerly Ericsson Microwave).”
http://www.8ak.in/8ak_india_defence_news/2010/04/iaf-team-flew-the-gripen-demo-in-sweden-with-operational-aesa-radar.html

E ainda tem parceria com uma empresa nacional, o unico a fazer isto:
http://www.aereo.jor.br/2010/01/12/agora-e-oficial-selex-galileo-assina-memorando-com-a-atmos-sistemas/

[]s!

Pedro

Poxa… acho que essa decisão não saíra antes de outubro… se colocarem o rafale, como querem. A oposição terá prato cheio contra a DILMAnuncafoieleitaROUSSEFF. Poxa gostaria de ver o Rafale aqui, mas esse Gripen NG,enche os olhos sim. Tomara que um dia nosso País deixe de politicagem e comece a colocar á frente decisões em pró e á favor do povo,nós merecemos.

ABRAÇOS.

Rodrigo

Amigos o FX2 morreu!

Deixem ele descansar em paz.

Henrique Sousa

Gripen + Meteor?

Para mim esta ótimo.

Brandalise

“O grande problema da compra do Gripen é a turbina que é americana, ou seja, o componente principal da aeronave, creio que se não fosse esse mero detalhe, certamente ja teriam feito a opção da escolha pelo gripen (…)”

Olha, Eduardo… vou discordar em parte. A turbina nao eh problema: eh soh desculpa! Se nao fosse a turbina, seria outra parte do aviao. O que o Gripen nao oferece eh apartamento novo na Champs Elisees, viajem de cortesia na Air France, etc…

Abs!

Fabio

Com todo respeito as opiniões técnicas…

Mas o que menos tem importancia é qual o “vetor” sera comprado…TANTO FAZ…SH, Gripen NG, Rafale

O importante é que UM dos 03 seja o escolhido…e pra “ontem”…

Os três atendem a FAB…pronto!!

Ou logo logo…logo logo…não vai ter mais FX-2…e os F5-M vão ficar ai até 2040…

Parar de polemizar e comprar um logo!!

Marcos

A cada dia que se passa, está mais dificil para Nj e Lula convencerem Alguem, em sua vam filósofia JACALISTA.
Mesmo tendo certeza que teremos que engolir a Jaca, já começo a sonhar, com ao menos, com a possibilidade de alguma outra aeronave aparecer, e que consigamos manter (voando).

Edcreek

Olá,

Ghost Plane e o jogo de midia habitual, nenhuma novidade, quanto mais perto do anuncio do Rafale mais inundam a midia com lobbys.

Fica a criterio de cada um acreditar!!!!

Edcreek apoia o enterro das viuvas…..

Brandalise

Sobre a 3a alternativa porporta pelo Edu Nicacio: “Composto por 240 Rafale F3 p/ a FAB + 120 Rafale Marine F3 para a MB + entrada no projeto do nEUROn, de 6ª geração” Penso de uma forma um pouco diferente: O Rafale pousa e decola no Sao Paulo? Sim, jah vimos vedeos mostrando isso, mostrados no proprio blog. Mas nao se enganem: o Rafale nao pode operar no Sao Paulo. 1) Operaçao implica em combustivel full, carga completa de armas, e condiçoes climaticas adversas. O Rafale que vimos estava decolando limpo, e provavelmente sem a carga completa de combustivel. Aqueles… Read more »

Curvo

Concordo contigo Fábio, vamos parar de polemizar e rezar prá Deus nosso pai do Céu, dar uma luz em forma de marreta nas cabeças de NJ e LULLA e fazer eles comprarem Gripen NG (para 2014 ? acho que de repente viria até antes) e F-18 S/H para 2012, com tudo o que os pacotes prometem e, se aumentar a quantidade, também não aumentaria os offsets e abaixaria os preços ??? RAFALECO NÃO !!!

Contraditorio

Acho que o anuncio do F-X2 vai ficar para depois das eleições, e com isso ficará para o próximo presidente decidir o que vai fazer com a opção do Lula.

Shinigami

Este radar instalado no Gripen Demo não e o que esta sendo oferecido para o Gripen NG BR.
Ou a Saab mentiu antes ou esta noticia tenta iludir o publico.

Marcos

Fabio Descupe, mas discordo; Realmente necessitamos e muito de “uma” aeronave. Mas o que se está em debate não é so a aquisição e sim o que faremos daqui a 10 ou 20 anos. Ai neste contexto concordo com os enumeros Post aqui extremamente debatidos. E por que? Resumindo daqui 15 anos, estas aeronaves já estaram dobrando o cabo da boa esperança, ou seja, estaram velhas, e caras isto é se aparecer alguem para comprar(no caso do rafale é ainda Pior) A nivel de Brasil isto é muito serio, uma vez que aqui não existe uma regulação ou politicas claras… Read more »

Brandalise

Aos entendidos, profissionais da area:

Qual a velocidade maxima do Rafale? Jah vi varios valores, de mach 1.8 ateh mach 2.3, mas nenhuma informaçao direta, de uma fonte fidedigna. Pergunto porque realmente nao sei. Serah que alguem pode postar aqui a resposta, incluindo uma referencia (que nao seja de jornal, Veja, Epoca, etc)?

Vlw!

Rodrigo

Ed, o anúncio era hoje…

Esqueça aquele lixo francês, que você tanto apóia, também.

Como sempre não me canso de repetir..
Até um avião que não existe, consegue na hora da verdade abater a mocinha gaulesa.

Curvo

Caro Shinigami disse: 22 de abril de 2010 às 15:23
“Este radar instalado no Gripen Demo não e o que esta sendo oferecido para o Gripen NG BR.
Ou a Saab mentiu antes ou esta noticia tenta iludir o publico.”

De que ostra onde você tirou esta pérola, dá para compartilhar conosco ?

Curvo

Prezado Shinigami você leu “Agora é oficial: SELEX Galileo assina memorando com a ATMOS Sistemas” ? Postado aqui no site mesmo !!!
Não, então aproveite tem um link para ele abaixo do texto, aproveite que é muito esclarecedor !!! Principalmente pela participação de brasileiros no projeto, ok ?

Brandalise

Comentario do Shinigami: “Este radar instalado no Gripen Demo não e o que esta sendo oferecido para o Gripen NG BR. Ou a Saab mentiu antes ou esta noticia tenta iludir o publico.” Vamos desenvolver o vetor em conjunto. Varios elementos ainda nao estao prontos. Vao sendo agregados ao projeto na medida em que ele avança. Estou certo de que varios itens que estarao prontos “amanha” ainda nao estao escritos literalmente no contrato. Mas tb estou certo de que o contrato preve um radar. Se fosse um bloco de cimento no lugar do radar, o nosso “amado” Jobim jah estaria… Read more »

GSV

FX2—-> E A NOVELA CONTINUA…
CAPITULO “O GRIPEN RESPIRA”.

Pessoal o Lulinha já comprou o nosso Renault, e isto é fato!!!

Gostaria que essa compra fosse acompanhada da TT, pois tenho certeza que com 10Bi de verdinhas a Embraer conseguiria desenvolver um caça de 4º Geração no minimo!!! (Super Xavante).

Carlos Augusto

Doce ilusão, me engana que eu gosto. ” É o preferido da FAB, da CUT, da FIESP, da Embraer, da 25 de março, shopping Oiapoque de BH, do homem do baú, etc. etc. etc…

Curvo

Caro GSV

Creia se fosse tão fácil assim, Lula lá já o teria escolhido, “Escolhido” ele já foi ! Comprado é que são elas, explico-me, DILMA com mais de 8 pontos percentuais atrás do outro Candidato, opinião pública que gosta do tema “Aviação de combate” contra (podendo contaminar o restante da opinião pública), Ministério Público Federal batendo às portas, e mais outras tantas coisas que nem se deve falar …
Então pergunto aos entendidos de Paranoá, tá fácil ? Acho que não …

Edcreek

Olá, Rodrigo o São Paulino Santista 😉 Chamar o Rafale de lixo é exageiro o caça é otimo o problema são os valores envolvidos. Só um pouco de realidade, voçês acham que o Nelson Jobim e Lula vão querer ver a Saab denovo? depois de criar todo esse problema com vazamento de relatorios, respostas diretas ao Ministro Jobim abertamente na midia? Mais um vez digo que é Rafale ou nada e a Saab não terá vida facil no Brasil enquanto o Nelson Jobim e Lula estarem no governo ou por traz no caso da vitoria da sindicata chata. Já disso… Read more »

Curvo

Caro Edcreek

Me desculpe a ignorância no assunto, mas o que tem a haver a SAAB com o vazamento de relatórios da FAB,COPAC, etc…
Só teria cabimento tal afirmativa se houvesse alta espionagem, como tal “aparentemente” não é do feitio deles acho que você deveria apontar a metralhadora giratória para outras bandas, tal como já postado aqui, talvez ai pelos lados da Esplanada dos Ministérios, quem sabe ????
Sê você sabe compartilhe conosco das fontes, pode ser ????
AAAAhhh e a propósito são 16:38 ainda não saiu a escolha do vetor, algum problema no Alvorada ????

drcoakroach

O NJ nunca quiz ver a SAAB, e isto literalmente, pois nao aceitou visitar a Saab; por outro lado, manteve contatos privilegiados exclusivamente com a Dassault. A atuacao dele deveria estar sob suspeicao. Ainda espero que as declaracoes dele no Congresso sejam confrontadas com os fatos, o que poria um ponto final na discussao. Meu palpite, ele faltou com a verdade, mas nao posso provar… ainda. No mais, acho que ele perdeu o peh nesta parada, o muro de meias verdades rachou e muito. Que o Rafale eh o escolhido dele nao temos duvida, mas esta escolha nao irah adiante.… Read more »

GSV

Curvo disse:
22 de abril de 2010 às 16:17

Sabemos que não é uma escolha fácil de fazer a opinião publica engolir! Porém duvido que o Lula vai deixar passar uma compra de 10bi para o próximo Chefe do executivo!

Na minha humilde opnião a corrida esta assim:

1º Rafale
2º SH
3ºGripen mesmo com o Raven

Se a escolha fosse como nos F-5 hj o Brasil já teria alguns exemplares do caça de 4ºG voando sobre nossas terras

LBacelar

Que pena que o NG já perdeu essa disputa, mas com dois aviões verdadeiramente de combate na lista, a disputa fica desigual para o LIFT mais querido do Brasil.

Quem sabe na próxima quando a FAB resolver substituir o Super Tucano rsrsrsrs

E segue o enterro

Elenilson

Notícia para deixar as ‘gripetes’ extasiadas…olhinho vidrado e boquinha aberta…

Rodrigo

Ed, amiguinho. Chamo Rafale de lixo, porque até hoje fora os franceses, somente a ala política comunista deste Governo e o NJ querem esta porcaria. O pacote de armas oferecido pelos franceses é de dar vergonha e uma delas nem homologada está. Infelizmente não posso entrar em detalhes porque não vou entregar as fontes, mas o que para mim seria a grande estrela está fora. Não adianta falar que perdeu em outros países por questões políticas, que isto não existe: Inglaterra, México, Israel, Colômbia e outros contumazes compradores e extremamente alinhados com os EUA, sempre que surge uma melhor negociação… Read more »

Edcreek

Olá, Curvo São minhas opiniões pessoais embasadas no fatos acontecidos, não existe uma fonte especifica sobre isso, é apenas minha suposição. Mas para mim parece claro que com toda lama jogada no ventilador o pessoal do Planalto certamente está pu……., da vida com Saab, e não vai querer ve-los nem pintados de ouro. Se até o fim do mês não sair a compra as coisas vão se complicar de verdade ai teremos novamente mais um tampão, já fazem 15 anos e somos incapazes de comprar um caça novo, chega a ser ridiculo isso, porém segundo as informações que tenho a… Read more »

Curvo

Caro GSV disse:
22 de abril de 2010 às 16:54 .
De qualquer forma vai ser para o próximo, pois acho que o tempo é muito cuto para a assinatura do mesmo, por agora seria somente o MOU (será que é por isto a demora ? Uma forma de burlar o Mou e sair já com o contrato na mão ?)
Não creio que o Serra seja igual ao Lula (tão birrento) ao ponto de dar para traz na compra, mas se houver pressão para isto, com certeza vai !!! heheheh

Brandalise

A compra mais cara interessa muito! Se a Dilma nao vence, o PT jah arranjou um modo de por o novo governo em divida.

Inclusive, com as compras de submarinos, helicopteros e carros de combate, todos de uma vez, o governo atual jah armou a coisa. Isso eh muito financiamento arrumado para final de mandato! E ainda estamos emprestando dinhero pro FMI!!!

Se fosse pela necessidade das forças armadas, essas compras teriam sido iniciadas a muito tempo. Eh coincidencia que estejam sendo feitas justo agora?

Abs!

Alexandre

Rodrigo a que nome se dá a um caça que nem governo local o quer.
E que somente comprará se algum pais bom samaritano comprar.
Agora eu gostaria de saber quais são os pacotes de armas oferecidos pelos franceses pois o relatório é secreto e não foi informado qual seria.
E a proposta sueca qual armamento ofereceu?
Agora para o ng vencer o rafale só no papel ou no simulador de vôo pois só nesses dois ambientes o mesmo existe.
Afinal o que temos até agora é o gripen demo e não o ng.

Curvo

Abraços triplamente fraternais para ti meu caro Edcreek, Temos até que enfim posições realmente semelhantes (espero que seja um elogio para ti, com o é para mim), mas em duas posições discordamos (viva !! que seria do azul se todos gostassem do vermelho ?) uma que acho a proposta da SAAB como um todo muito boa, tem como contras tamanho pequeno e outras, mas que seriam contrabalanceadas pela entrada do F-18 S/H que por ter várias partes em comum cai ocusto de manutenção, embargos?, Proibições de vendas ?, caso saibamos nos comportarmos como verdadeiros “Players” democráticos e sérios, dúvido que… Read more »

Edcreek

Olá, Rodrigo Fora a parte sarcastica que até foi legal 😉 vi algumas informações relevantes no seu post, já entendi sua colocação sobre o pacote. Sobre ser “francófilos fanáticos”, pode falar a vontade não me considero isso, muito pelo contrario gosto da proposta Francesa e gosto de minimizar ao maximo a dependencia Note-Americana, já tivemos varios problemas que voçê bem conheçe com eles, voçê pode considerar normal sendo uma opinião sua, porém eu não considero normal é uma prerrogativa minha, como da maioria dos cabeças de alinhamento PTista, gato escaldado não fica em cima do muro. O Brasil comprando ou… Read more »

denner.miranda

Alexandre, você fala de falta de apoio governamental, por acaso você conhece a história do osório? do Astros?

Cor Tau

Esqueçam o Gripen Stealth…..A suecia esta comprometida com o desenvolvimento do Neuron…Ela não investira em caça de 5G pois ja esta comprometida com o desenvolvimento do Neuron…….O pais não tem condições de desenvolver 2 programas de tal magnitude ao mesmo tempo…………..Os manjado(EUA) mal conseguem manter o programa F-22 e F35…..

http://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

Sirkis

Saudações! Turma… o motor no NG é o F-414, sonho até mesmo da Dassault. Um dos melhores motores feitos até hoje e oferecido no SH e no NG. PELAMORDEDEUS, de onde tiraram que o motor foi embargado????? O NG é o único dos três com capacidade supercruise, só por isso o motor será um plus. Nada impede do Brasil comprar o Rafale e eles repetirem o que fizeram com o F-103, seguram o motor por meses deixando quase a frota inteira parada no chão. Enquanto isso, os americanos não seguravam os motores dos F-5E porque quase tudo a gente fazia… Read more »

hms tireless

As rafaletes ensandecidas, as mesmas que adoram dizer “fulano Supports jaca” agora não podem mais acusar o Gripen de ser um caça de papel pois voa, tem supercruise e Radar AESA totalmente operacional. E nessa balada creio que é o Rafale que possui, sim Um Radar AESA de papel…

Curvo

Caro Alexandre disse: 22 de abril de 2010 às 17:26 Dando pitaco em seara alheia se me permitir dira que : Comparando alhos com bugalhos acho que a Suécia com seu Gripen Demo esta “quase” como o Brasil estava para o tanque Osiris, com uma difernça muito grande creio eu, eles vão comprar novos (sim, eu acredito que sim !, aliás já teve algo postado vou verificar…) . Agora quanto ao pacote de armas, sê você diz que é secreto …. Mas devo lhe afirmar com certo pesar que existe sites com a descrição do pacote de armas dos Rafales… Read more »

hms tireless

Sirkis:

Cabe lembrar que o primeiro protótipo da Jaca estava equipado com, ironicamente, motores F-404 e ante os atrasos no motor M-88, a própria Dassault cogitou equipá-los com este extraordinário motor da GE.

Alexandre

Meu caro hms tireless o radar do aesa do gripen já está operaciponal?????
Em que força o mesmo está operacional????????
Gripen com supercruise em quais condições??????
Super cruise por super cruise o ef2000 também tem só que o mesmo só consegue com poucos misseis e sem tanque externo.
E pela milésima vez gripen demo não é o gripen ng, pois se o mesmo for cairia por terra aquela conversa de desenvolvimento de um caça em conjunto com o brasil.