Pif-Paf vence Torneio de Defesa Aérea
A Unidade de caça Pif-Paf, do 2º Esquadrão do 1º GavCa, sagrou-se bicampeã do Torneio de Defesa Aérea (TORDEFAe 2010) encerrado nesta segunda-feira, 19, na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade de Comunicação e Controle, Argus, ficou com o título de tricampeã da tradicional disputa, que envolve oficias e graduados, promovida de 2 em 2 anos pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).
Durante três dias, pilotos, mecânicos, controladores de vôo e aeronaves foram testados em simulações de ameaça do espaço aéreo. “Simulamos todas as situações possíveis para medir o nível de operacionalidade e o resultado foi muito positivo”, avaliou o Major-Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.
Participaram da competição 60 pilotos de 10 Esquadrões, pertencentes a nove organizações da FAB, e nove Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM).
Pela primeira vez em duas décadas desde a criação do TORDEFAE, a Marinha do Brasil participou do Torneio. A Marinha foi representada pelo Esquadrão de VF-1, Unidade de Interceptação e Ataque. “É o momento de nivelar doutrina e trocar conhecimentos”, afirma o Major Brigadeiro Machado.
No total, participaram do TORDEFAE 40 aeronaves de caça nos modelos F-5, Mirrage (sic) F-2000, Super Tucano A-29 e Xavante AT-26, da FAB, e os A-4, da Marinha do Brasil. Aeronaves E-99, de controle e alarme, também foram engajadas na missão.
FONTE: FAB
Realmente os F-5EM dão “pau” até nos MIRAGE 2000.
Fico feliz de ver o VF-1 da marinha participando de tantos treinamentos, tenho a impressão que as coisas estão melhorando por lá.
Vamos ficar mais felizes ainda quando sair alguma notícia sobre os sistemas que seram instalados nos A-4. Viva ao VF-1!
Realmente é bom ver caças da marinha voando em tantos treinamentos.
At-26 vai dar baixa quando ?????
“Mirrage” ???
A propósito, alguém saberia nomear quais esquadrões participaram do torneio??
bbc-poa, volta e meia a FAB e o MinDef erram o nome do Mirage nos textos.
Parece texto de gente que não tem intimidade com o assunto.
Veja aqui também o erro repetido:
http://www.aereo.jor.br/2008/08/28/ultimos-f-2000-sao-recebidos/
Bem vinda MB!
Agora AT-26!!! Desculpem minha ignorância, mas utilizam o pequeno pterodátilo para qual função? Boi de piranha?? rs…
Legal…pena a foto ser de um F-5E e não “M”…
“Mirrage” dói nos ouvidos…
Giordani, Se olhar com bastante atenção (o reflexo sobre a pintura da aeronave não ajuda, mas os detalhes denunciam), verá que é um F-5EM, pelos seguintes motivos: – antena de RWR próxima à tubeira – sonda de reabastecimento em aeronave do segundo lote (comprados usados, sem sonda) – novas antenas sob o nariz da aeronave – apenas um canhão (há uma pequena diferença, mesmo na foto, entre o formato do tubo do canhão e o do pequeno tubo de entrada de ar que tomou o lugar do canhão retirado) – apesar da foto não ampliar (pena que raramente a FAB… Read more »
“…erram o nome do Mirage…”
Não é bem um erro, é que escrevem igual como se fala! rsrsrsrsr!!!
Muito bom esse torneio. Tive a oportunidade de acompanhar o ultimo TAC em CG. Os caras são muito feras. Agora um comentario q eu ví ai onde diz q o F-5 ganha do Mirage, pra mim esse cara não sabe de nd. 1º pq depende do pilto não so da aeronave, e 2° se for dois pilotos do msm nivel a superioridade aerea do Mirage é 10 vezes melhor.
>.>! Desculpa ai se você acha que sabe mais do que eu…… deveria aprender mais sobre sentido “figurado”.
“… Agora um comentario q eu ví ai onde diz q o F-5 ganha do Mirage, pra mim esse cara não sabe de nd. 1º pq depende do pilto não so da aeronave, e 2° se for dois pilotos do msm nivel a superioridade aerea do Mirage é 10 vezes melhor…” Respeitosamente, acho que você está enganado.Na última Cruzex os F-5M do 14 venceram a maioria dos combates contra os M-2000C dos franceses.O conjunto de equipamentos de missão dos nossos F-5 é de uma geração bem mais moderna que dos M-2000C.O mesmo vale para o Derby em relação ao Super… Read more »
É isso ai Flanker, realmente no que se diz respeito a desempenho por parte de motor e manobras o Mirage tem melhores condições, uma vez que tem mais empuxo e podem manobrar a 9G, porém como você disse, o F-5EM tem uma suite eletrônica mais moderna o que o capacita a combater em pé de igualdade com aeronaves mais modernas. Ponto para o “Mike”.