O risco de partículas de cinza para a segurança de voo
A Força Aérea Finlandesa liberou fotos internas das turbinas de um F/A-18 Hornet, que voou no atmosfera carregada de cinza vulcânica na semana passada. As imagens mostram que até voos curtos podem causar danos substanciais ao motor de um avião.
As fotos mostram as cinzas acumuladas, que derreteram com a temperatura da câmara de combustão de cerca de 1.000 graus de calor. A fusão posterior das cinzas provocadas pelos canais de refrigeração de ar pode bloquear e levar a um superaquecimento dos componentes do motor e a deterioração do material. A deterioração de componentes rotativos do motor pode provocar sua separação e a destruição do motor.
Abaixo, o corte seccional da turbina GE F-404 do Hornet.
É algo tão perigoso para aviação, que sai bem claramente no METAR.
E ainda assim as companhias aéreas criticam os governos pelo exagero do fechamento, e arrancaram ontem a liberalização parcial de aerovias ainda impregnadas. Os acidentes decorrentes da exposição dos reatores dos aviões de linha acontecerão em semanas ou meses, senão corrigidos ou trocados os componentes afetados, e aí tanto governos como companhias procurarão dissociar a causa remota do efeito. Como dizem os bons e velhos Titãs, na recente “Amor por dinheiro”: “Acima dos homens, a lei E acima da lei dos homens A lei de Deus Acima dos homens, o céu E acima do céu dos homens O nome de… Read more »
alguém vai ter que comprar turbinas novas
Alguém tem que falar para os americanos pararem de fazer vulcões entrarem em erupção com o HAARP.
Ah! E avisa também pra eles pararem de fazer tsunamis e terremotos também.
EU quero saber porque a cinza vulcânica danifica os motores mais do que a areia dos desertos no caso de operação na Arábia Saudita por exemplo. Imagino que seja devido a maior concentração de silica.
Acabei de ver no Jornal Hoje (Globo) que turbo-hélices estão realizando voos na Escócia (apareceu a imagem dum ATR-42 ou ATR-72 decolando, não lembro ao certo). Isso significa que as temperaturas alcançadas dentro do motor turbo-hélice não são suficientes para derreter as partículas de silício.
Alguém sabe que temperatura os motores turbo-hélices alcançam?
Ô Bosco (das 12:21):
Estás doido, rapaz? O que é que tem a ver HAARP com turbina? Aliás, com MOTORES (de acordo com quem sabe: “turbina é cada um dos rotores vermelhos acima (1 estágio de alta pressão e 1 de baixa pressão).
Os rotores azuis são compressores (3 estágios de baixa pressão seguido de 7 estágios de alta pressão). Ou seja, turbina é apenas UM componente do conjunto todo que é o motor”).
Me lembra o caso de um avião que caiu por causa das cinzas de uma erupção na Indonésia, acho que era a National Geographic que transmitiu o documentário, segundo eles as cinzas se petrificavam na turbina.
Realmente para as turbinas civis seria o fim das esperanças.
Bosco disse:
20 de abril de 2010 às 12:21
Não sabia que acreditavas nestas besteiras de armas de terremotos, mas tenho certeza de que existisse e fossem os Yankees a possui-la, a usariam sem piedade alguma, já fizeram isso com as atômicas, usar algo assim é fichinha pra eles!!
Valeu!!
Very Good!!!