Cinza vulcânica causa acúmulo de vidro em caça da Otan
BRUXELAS (Reuters) – Técnicos encontraram partículas de vidro acumuladas no motor de um caça F-16 da Otan, resultado da erupção vulcânica da semana passada na Islândia, que causa riscos à aviação e levou à interdição do espaço aéreo em grande parte da Europa, disse uma autoridade dos EUA na segunda-feira.
“(Caças) F-16 aliados estavam voando e eles de fato encontraram um acúmulo de vidro”, disse esse funcionário, que pediu anonimato e não deu informações sobre hora, data e local do incidente, nem a qual país o avião pertence.
“Este é um assunto seriíssimo, que num futuro não tão distante vai começar a ter um impacto real nas capacidades militares (…) se a questão das cinzas vulcânicas não desaparecer.”
A formação de vidro é resultado do resfriamento das minúsculas partículas expelidas pelo vulcão. A cinza vulcânica é abrasiva e pode corroer superfícies aerodinâmicas e afetar motores, sistemas eletrônicos e parabrisas. (Reportagem de David Brunnstrom)
FONTE: Reuters, via G1
NOTA DO EDITOR: A OTAN diz que a cinza vulcânica na atmosfera não afeta sua operacionalidade. Será?
nossa não sabia que isso éra tão grave assim.
Essa nuvem vai abaixar em quantos meses ????
Quanta bobagem…
Guilherme Poggio disse:
20 de abril de 2010 às 11:24
Quanta bobagem…
Bobagem, porquê, Guilherme???
Queria ver se fosse vc que se estivesse
em alguma aeronave e ela desse algum
problema em suas turbinas e caisse céu abaixo.
Vc diria “Quanta bobagem???”
Duvido muito…
PilotoVirtual
Bobagem, porquê, Guilherme???
Explique a seguinte frase do texto:
A formação de vidro é resultado do resfriamento das minúsculas partículas expelidas pelo vulcão
(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Partículas de silício, Guilherme…
Depois de esfriarem elas dão pau nos motores…
Abraços…
PilotoVirtual disse:
Partículas de silício, Guilherme…
Depois de esfriarem elas dão pau nos motores…
Caro piloto vitual, não questionei isso.
Meu questionamento são as explicações técnicas para formação das cinzas. Não são nada mais além de cinzas em suspensão em grande quantidade. Mas isso é assunto para outro blog.
E durante o vôo também, mesmo estando quentes…
Abraços cordiais…
Ah, se eu estou errado, me corrija per favore, mi amico…
Artigo sobre Volcanic ash:
http://en.wikipedia.org/wiki/Volcanic_ash
Leiam a partir do “Harzards”.
“On December 15, 1989 a KLM Boeing 747-400 (Flight 867) flying from Amsterdam Schiphol Airport to Anchorage International Airport got similar problems near Mount Redoubt (Alaska).
The damage was 80 million US$, 80 kg ash in each turbine and 3 months work.”
Onde se lê “Harzards” –> Hazards.
Concordo…
Até algum outro Blog(qual?) , mi amico…
PilotoVirtual disse:
Concordo…
Até algum outro Blog(qual?)
tipo Discovery Channel