FAB apresenta novos helicópteros de combate
Nesse sábado (17), o Comando da Aeronáutica vai incorporar ao acervo de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) três helicópteros AH-2 Sabre, de fabricação russa, de um total de 12 aeronaves adquiridas. A solenidade militar irá ocorrer na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), em Roraima (sic, na verdade é Rondônia), às 11 horas da manhã, com a presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
O AH-2 Sabre é um helicóptero de combate que possui grande capacidade de fogo e pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros, interdição aérea e de apoio a tropas terrestres. A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35 e seu projeto já foi testado em combate em diversos conflitos. Os novos helicópteros irão equipar o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8ºGAV), Unidade Aérea recentemente transferida da Base Aérea de Recife (BARF) para a BAPV.
FONTE: CECOMSAER, via Ministério da Defesa
COLABOROU: Leandro RQ
Finamente…
Adoro essa maquina!
Demoro em! RSRSRSRSRS
temos um ótimo helicóptero, só que é pouco!
A MARINHA também que ter!
VAMOS PENSAR GRANDE BRASIL!!!!!!!!!!!!!!
VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Em que pese algumas críticas, cuja tese se baseia no fato de que tais aeronaves foram impostas à FAB como barganha para conclusão de contratos de exportação de carne para Russia… Gosto dessas aeronaves, resta saber o apoio logístico do fabricante para manutenção de sua capacidade operativa num território tão inóspito quanto o Amazônico.
Acho, no entanto, que seria mais útil ao Exército, dada a configuração de sua misão básica.
Será que o parecer da SELOM foi favorável à compra?
que pouquim kara,eu me desanimo. mas me animo pensando que isso é melhor do que nada!
Esquece esses caras Poggio, a maioria de nós está no blog por paixão pela FAB, por aeronaves, pela defesa e pelo Brasil.
Outros pela 1Tim 6:10.
Já resolveram o problema de usar o capacete americano, ou vão usar o modelo russo…
Serão os primeiros helicópteros de ataque verdadeiros do Brasil. Quem faz o serviço até hoje com “Esquilo”, não pode reclamar.
Sejam bem-vindos Sabres!
Fico emocionado em ver essa foto.
Até que enfim nossas Forças Armadas passam a contar com um helicóptero de combate desse nível.
Concordo que são poucos, mas já é um começo.
Tenho certeza que em breve o EB vai querer alguns também.
E a própria FAB vai ampliar a frota.
Podem apostar. Na hora que ele começar a “trabalhar” pra valer, nossos militares vão ficar entusiasmados com seu desempenho.
PS: Obrigado pela citação ao meu nome 🙂
Por que com esses helicopteros foi tao rapido? compraram outro dia e ja tao ai. agora os caças….. Fica akele lenga lenga de quem vai transferiri mais know-how
Eu so nao gostei da pintura, ficou muito feio, sem fala que deixou ele com um visual menos agressivo :~~
Eles vão dar trabalho, estes heli já possuem história, as forças sovieticas no Afeganistão tiveram um suporte muito bom com os antecessores deste MI.
Estamos descobrindo uma nova fonte de armas eficientes, simples e sobretudo que caibam dentro do orçamento ´pifio’ de nossas FAs.
Mas vejamos como os Sabres irão operar no teatro amazonico e como nossos aviadores irão de dar com esta nova máquina, a torcida é grande, pois capacidade de assimilação, nossas FAs possuem de sobra.
Concordo com o Ozawa.
Será uma excelente oportunidade para verificarmos como será o apoio logístico dos russos. Isso pode servir como experiência para futuras aquisições das nossas FA´s.
Outra coisa…
Ao contrário do F-15, eu gostei da pintura.
Gosto é gosto… 🙂
É a primeira vez em toda a história os ex-eternos inimigos Blackhawk e Hind estarão juntos em uma só Força!
Quantas forças aérea utilizam um helicóptero exclusivo de ataque? Este tipo de arma não seria melhor para o Exercito?
Muito bom!!! Que sejam bem utilizados!!!
F15,
Concordo contigo, os Sabres foram adquiridos bem depois da decisão sobre o FX2 e já estão entrando em operação lá no norte de nosso pais e sobretudo sem a bendita transferencia de tecnologia.
Creio que a facilidade tenha sido pela oportunidade da FAB testar e operar um equipamento inédito em seu inventário, lembremos que estes são os primeiros helis de origem russa a serem operados em nosso pais, os Sabres serão um teste valioso e que certamente causara uma nova ótica no alto comando da FAB.
Concordo contigo, creio que uma pintura mais dissimulada, cairia bem aos Sabres.
Muito bom, espero que possamos ver os sistemas de combate,mísseis, etc, pois a FAB custa a mostrar mais que SBAT-70 e AIM-9 B.Alguém sabe se vieram equipados com aqueles filtros dos gases, pois na foto não aparece?
Porto Velho em Roraima?
Pelo amor de Deus não me digam que foi veiculado dessa forma por um orgão oficial….
Guilherme Poggio o SELOM foi favorável a compra desse verdadeiro tanque voador,tomará que o exercíto adquira mais,deles e agora que os problemas com os software estão resolvidos e se os russos não derem mole com a manutenção,poderão ter mais um cliente na america do sul,e quem sabe um dia a FAB adquira o Ka-50 Black Shark
Desculpe o Exercíto adiquira o Ka-50 Black Shark
Sera que alguem pode encaminhar isto para o topico que lhe compete…ate tem uma do Brasil…
http://enjoyhere.net/link/2521/?utm_ref=People
sds
Caipira, bom olho. Sim, o erro foi oficial e nós comemos mosca também. Obrigado, colocamos observação no texto.
até que enfim, as margaridas vão aparecer, sera mesmo neste sabado, olha foram tantos percalços que eu nem estou acreditando. so um pequeno detalhe uma pequena correção porto velho fica em Rondonia e não não em Roraima. e os lotes restantes chegam quando pois o cronograma de entregas ja esta furado em uns oito meses.
Por que o nome?
Obaaaa…
Agora sim…da pra encarar uns pilantras que vem pela Amazônia…equipando nossos profissionais que ralam para nos defender enquanto eu digito aqui.
Parabéns ao Ministério da Defesa (e Ministro Nelson)…enfim estão dando ordens para os funcionários públicos cumprirem.
Com certeza os custos de aquisição serão compensados de conforme Política Econômica discutida com os chefes de estado.
Assim todos ganham! Civis e Militares!
Tranquilo Galante!
Vergonha para quem emitiu a nota hein…
Caipira, isso acontece nas melhores famílias. Quem trabalha em jornal sabe.
F-15,
Os Mi-35 chegarm mais rápido(entre compra e recebimento) porque foram comprados sem transferência de tecnologia. Foi uma compra direta por isso foi mais rápido.
Penso que teria sido melhor adquirir um helicóptero de ataque “puro”,como o AW-129, por exemplo.
Mas sei que os Mi-35M cumprirão muitíssimo bem sua missão na FAB e serão um divisor de águas.
RodrigoBR, veja isso:
No programa de aquisição das aeronaves, também foi inserida a transferência de tecnologia, para a construção de Banco de Dados Visuais para o simulador de vôo.
http://www.aereo.jor.br/2009/03/04/cronograma-de-chegada-dos-mi-35m-da-fab/
Obrigado Galante !
esse helicoptero é sensacional serve de ataque e transporte!!!otima escolha para fab pena que só 12 tinha que ser uns 20 no minimo!!!!o exercito mais 20 para defesa nacional!!a rusia tem helis(mi 35)misseis(tor, s300)caças(su35,t-50) sao excelente equipamentos para pais!!porque nao compra?nao da para entender!!!sao o que á de melhor no mercado de defesa!!!e brasil nao compra!!mi35 para fab e exercito, tor para fab, s300 para exercito.nos teriamos uma proteçao da nossa soberania nacional!!
Vejo muitos aplausos, mas e a manutenção? Tudo nosso é francês e americano, agora vem esse alvo de mujahedins que tanto tomou pau no Afeganistão…
por que se demora tanto tempo entre se adquir um equipamento seja para compra e sua efetiva ativaçao?
isso porque o Sr.Claudio Humberto lançou notinha há pouco tempo sobre os helicopteros russos que ninguem viu ninguem quer.
Espero que essa sombra da era Collor não ganhe mais destaque nesse blog.
Poxa,
até eu estou surpreso com meu mau-humor hoje!
sobre a pintura,
gostava se fosse toda verde oliva, parecida à pintura recente dos helicopteros do exercito,
mas é daí?
Ate que enfim ,parabens a fab .
nosso crocodilo voador ta na area !!!
Embora sejam apenas 12 aeronaves, são 12 Mi-35M.
Não são qualquer coisa. São boas aeronaves.
Espero que com o sucesso de integração desses tanques voadores… Que se pense na compra de mais unidades.
Algo a se pensar para um futuro próximo…
Confesso que não sou o maior fã dos equipamentos Russos, mas que o bichão é invocado, isso é.
Detestei essa pintura. Não tem lógica para um avião de ataque. Não camufla de ângulo nenhum no ambiente em que eles irão operar: nem de cima, nem de baixo nem pelos pados, nem de frente. Muito melhor seria a camuflagem escura usada nos BH.
Quanto ao MI-35 aguardemos. É um senhor teste para o armamento russo. Pode ser o começo de um ótimo relacionamento. Ou o fim definitivo.
Sds.
Eu preferia o AW-129, mas estou otimista quanto aos MI-35M.Serão um divisaor de águas na FAB.
O Mi-35 tah ótimo. Pra ficar excelente só falta a pintura ser tão bonita e funcional como a do M-35 do exército “bolivariano” da venezuela! 🙂
Dêem uma olhada:
http://pbrasil.files.wordpress.com/2008/12/mi35.jpg
novinho é raro ver fotos assim de um Mi-35
a pimtura é da FAb é não do exercito então essa é a padrão para todas as aeronaves
E o sistema de armas?
Escafandrista disse:
15 de abril de 2010 às 20:33
Não há muitas infos oficiais ainda, mas o que sei é que os mísseis deverão ser da Mectron, assim como a munição do canhão também será “nacionalizada”.
Quanto ao “capacete”, conseguiram corrigir o problema de interface com o rádio.
No entanto, segundo um colega, somente dois Mi-35 estão em reais condições operacionais. A terceira célula ainda não. Seria contra as normas da força, mas o grande timoneiro quer “inaugurar” à qualquer custo, então……
Sds.
Esqueci de mencionar, segundo o mesmo colega, há ainda por solucionar dois probleminhas: A literatura técnica, que está em russo e a geração de energia (insuficiente)……
Sds.
Uma coisa que achei preocupante é a falta de supressores de calor nas laterais do heli, será que o nosso mi-35 é tão básico assim?
Tbm concordo que essa camuflagem ficou bem fraquinha.
Ia fazer a mesma perguntas….Cade as armas?
Fugindo um pouco do assunto, não seria o caso de a FAB renomear as designações dos Esquadrões, por exemplo 2º/8ºGAV fica muito vago, não ficaria melhor se fosse designado como 2º Esquadrão de helicópteros de ataque?
Sobre os AH-2, o que digo é que no Brasil as coisas são mais complicadas sempre mas devagar as coisas vão se ajeitando os Militares são compentes , só não pode faltar dinheiro.
RodrigoBR, interessante a pintura venezuelana.
Essa pintura BR não reflete a agressividade da aeronave. Sinceramente ficou muito ruim!! 🙁
vlw