Raytheon discute venda de radar AESA com dois países operadores de F-16

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RACR - AESA F-16 - imagem Raytheon

A Raytheon informou nesta segunda-feira, 9 de novembro, que está se aproximando da primeira venda internacional do RACR (Raytheon Advanced Combat Radar – Radar de Combate Avançado da Raytheon), após receber a aprovação para avançar nas discussões técnicas com dois clientes potenciais. Trata-se de dois países que pretendem modernizar suas frotas de F-16 nos próximos dois anos (os nomes não foram revelados).

O programa RACR, que foi projetado para todos os F-16 e está aprovado para exportações, vem sendo desenvolvido dentro do prazo, segundo a empresa. O primeiro voo de um F-16, equipado com um exemplar de hardware de produção do RACR, está programado para a primeira metade de 2010.

O programa já teria demonstrado várias das capacidades do radar nos modos ar-ar e ar-terra assim como sua integração com o display central dos F-16, produzido pela Raytheon. Trata-se de uma nova tela colorida que permite ao piloto conduzir operações simultâneas, com uma visão geral aprimorada da arena de combate.

Ainda segundo a empresa, o RACR tem 90% de comunalidade, em hardware e software, com o radar AESA que equipa os F/A-18 Super Hornet (AN/APG-79), um sistema já em operação com diversos esquadrões da US Navy (Marinha dos EUA) e no qual a Real Força Aérea Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force) está treinando. 

No ano passado, a empresa já instalou o RACR duas vezes em aeronaves F-16, na Lockheed Martin e na Base Aérea de Edwards (da USAF – Força Aérea dos EUA), demonstrando a facilidade de instalação do equipamento em modernizações dos caças do tipo, graças ao design modular. A Lockheed Martin e a Raytheon têm trabalhado em conjunto nos últimos seis anos para desenvolver o RACR para os F-16.

RACR - AESA F-16 - imagem 2 Raytheon

FONTE / IMAGENS: Raytheon

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