Brigadeiro Nicácio assume EMAER
Estado-Maior da Aeronáutica tem novo chefe O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva assumiu dia 26 a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Ele substitui o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto Macêdo. O Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, presidiu a solenidade de passagem de comando realizada no Salão Nobre da Base Aérea de Brasília. Estiveram presentes à cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do- Ar Juniti Saito; o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; autoridades do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), além de ministros do Superior Tribunal Militar.
O Tenente- Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva ingressou na FAB em 20 de março de 1965. Declarado aspirante a oficial aviador em 18 de dezembro de 1970, assumiu diversos cargos de destaque ao longo de sua carreira, entre eles, o de Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, Chefe do Estado-Maior de Defesa e Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).
“A Chefia do Estado-Maior é o último cargo para um oficial-general do quadro de oficiais aviadores da ativa e são poucos os que conseguem alcançá-lo. É o último degrau de uma carreira na qual a gente procurou trabalhar e fazer o melhor possível pela Força Aérea. Portanto, para mim, é um prazer enorme ter chegado a esse ponto e poder agora ajudar o Brigadeiro Saito ao longo dos próximos 12 meses. É sempre um novo desafio”, afirma o Tenente-Brigadeiro Nicácio.
Despedida
Em seu discurso de despedida do EMAER, o Tenente-Brigadeiro-do Ar- Antonio Pinto Macêdo salientou o aprendizado de vários preceitos desde o início de sua carreira quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar até chegar à Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica.
“Aprendi que o oficial da força aérea é formado valorizando a ética, a justiça, a honestidade, a verdade, a coragem e o exemplo. Aprendi também que esta formação propicia as maiores riquezas do militar e que a melhor maneira de nos preparamos para o futuro é concentramos todo o nosso entusiasmo, motivação e tenacidade na execução perfeita do trabalho de cada dia”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Antonio Pinto Macedo.
O Oficial-General deixa a FAB após 45 anos dedicados à Aeronáutica e certamente, segundo ele, faria tudo de novo se fosse necessário.
“Tudo começou aos 16 anos, numa madrugada de sábado para domingo de carnaval entrando na antiga escola de aeronáutica. De lá para cá, café da manhã, almoço, jantar, sonhos, insônia, foi tudo Aeronáutica. E com certeza, repetiria tudo de novo. Quando a gente sai com o sentimento do dever cumprido, com amizades conquistadas ao longo do tempo, não dá para ter tristeza. Pode ser até que ela chegue depois, mas, por enquanto, eu me sinto em casa, rodeado de amigos. A única coisa que eu lamento é hoje ser o dia da minha saída e não o da chegada na FAB”, disse o Tenente-Brigadeiro-do Ar- Antonio Pinto Macêdo.
FONTE: FAB
NOTA DO BLOG: o Brigadeiro Nicácio comandava o DTCAantes de assumir o EMAER. Anteriormente foi presidente da Infraero, cuja administração foi marcada pela tentativa de moralisar aquela estatal, inchada por nomeações políticas e indícios de supostos desvios de recursos.
O Brigadeiro Nicácio é o oficial general mais antigo da Aeronáutica na ativa e um dos nomes mais cotados para ser o novo comandante da Aeronáutica em 2011.
CURRÍCULO DO BRIGADEIRO NICÁCIO
DATA DE PRAÇA: 20 de março de 1965
DECLARAÇÃO DE ASPIRANTE: 18 de dezembro de 1970
PROMOÇÕES:
POSTO | DATA | POSTO | DATA |
ASPIRANTE |
18 DEZ 1970 |
TENENTE-CORONEL |
25 DEZ 1986 |
2º TENENTE |
01 AGO 1971 |
CORONEL |
31 AGO 1993 |
1º TENENTE |
31 AGO 1973 |
BRIGADEIRO-DO-AR |
25 NOV 1999 |
CAPITÃO |
23 DEZ 1975 |
MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR |
31 JUL 2003 |
MAJOR |
25 DEZ 1979 |
TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR |
31 MAR 2007 |
CURSOS ACADÊMICOS:
Curso de Formação de Oficiais Aviadores;
Curso de Aperfeiçoamento de Oficias da Aeronáutica;
Curso de Estado-Maior / Curso Superior de Comando;
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra;
Bacharel em Administração – Centro de Ensino Unificado de Brasília;
Curso de Análise Organizacional – Fundação Getúlio Vargas – Brasília;
Curso de Planejamento e Administração de Recursos Humanos – Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal; e
Curso de Especialização em Informática – CTIS Informática – Brasília.
CURSOS OPERACIONAIS:
Curso de Piloto de Bombardeio;
Curso de Piloto de Transporte;
Curso de Piloto de Helicóptero; e
Curso de Piloto de Ligação e Observação.
PRINCIPAIS CARGOS:
Oficial de Segurança de Vôo;
Oficial de Pessoal de Unidade Aérea;
Oficial de Operações de Unidade Aérea;
Oficial de Segurança de Vôo de Unidade Aérea;
Oficial de Treinamento de Unidade Aérea;
Comandante do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea do Recife;
Ajudante-de-Ordens do Ministro Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas;
Chefe da Divisão de Planejamento do Centro de Informações da Aeronáutica;
Oficial da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica;
Comandante do Grupo de Transporte Especial;
Oficial do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal;
Comandante da Base Aérea de Brasília;
Adido Aeronáutico junto a Embaixada do Brasil na França e Acreditado junto ao Reino da Bélgica;
Chefe da Seção de Planejamento Estratégico do Estado-Maior da Aeronáutica.
Chefe da 5ª e 6ª Subchefias do Estado-Maior da Aeronáutica;
Comandante do VII COMAR;
Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.
Chefe do Estado-Maior de Defesa
Diretor de Operações da Infraero
Diretor do DCTA
EXPERIÊNCIA DE VÔO:
Possui mais de 5.200 horas de vôo.
AERONAVES VOADAS:
L- 6
T- 21
T- 22
T- 37C
T – 6 TEXAN
T- 25 UNIVERSAL
T- 27 TUCANO
L- 42
B-26
C- 47 DOUGLAS
C- 95 BANDEIRANTE
C- 98 CARAVAN
VC- 90 VISCOUNT
VU- 93 (HS-125)
VC- 96 (BOEING 737)
VU- 35A LEARJET
H-13
VH- 4 JET RANGER
UH-1H
VH- 55 ESQUILO
CONDECORAÇÕES:
Medalha Militar de Ouro com passador de Platina;
Ordem do Mérito Aeronáutico – Grã-Cruz;
Ordem do Mérito Naval – Grande-Oficial;
Ordem do Mérito Militar – Comendador;
Ordem do Mérito da Defesa – Grã-Cruz;
Ordem do Mérito Judiciário Militar – Alta Distinção;
Ordem do Mérito Rio Branco – Oficial;
Medalha Mérito Santos-Dumont;
Medalha do Pacificador;
Medalha Mérito Tamandaré;
Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier; Policia Militar do Distrito Federal;
Ordem do Mérito Policial Civil do Distrito Federal;
Medalha Imperador D. Pedro II – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal;
Medalha Tiradentes – Polícia Militar do Amazonas;
Medalha Marechal Zenóbio da Costa;
Medalha da Ordem do Mérito da República Italiana – Comendador;
Ordem Nacional do Mérito da República Francesa – Oficial;
Medalha da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha;
Medalha Mérito Militar de Portugal – 3ª Classe;
Medalha Francisco José de Caldas – Oficial – República da Venezuela;
Título de Cidadão Benemérito de Envira – AM;
Título de Cidadão do Amazonas.
Medalha da Vitória- MD
Indiferente a isso, pois não diminui suas qualidades militares, na realação de aviões voados não aparece nenhum caça.
Robson Br
Fazendo um paralelo, um dos melhores ministros que a Marinha teve nunca comandou um destróier, submarino, porta-aviões ou fragata.
Posso estar enganado, mas isto me sou como uma intimidação ao Sato, será? No discursso o Brg. mostrou do que um verdaeiro militar é feito, sera que Sato entendeu? Só nós resta esperar.
Um dos melhores presidentes nunca tinha comandado um municipio, estado ou país. Também nunca estudou…..
uhauahuhauahauhauaahuahauh
êêêê tirsteza!!!!
M1 disse:
12 de abril de 2010 às 10:30
Disse tudo.
M1 disse:
12 de abril de 2010 às 10:30
kkkkkk, é rir para não chorar.
[]s
Só para acrescentar ao currículo, o brigadeiro Nicácio foi 01 da sua turma na EPCAR, 01 na AFA, 01 na EAO, 01 na ECEMAR… É um oficial brilhante e a FAB estará muito bem se como se espera ele realmente for o próximo comandante.
Não é jaguar! e…
Nossos oficiais generais tem muita farda bem apresentada, por isso se parecem mais com políticos que militares!
Galera,
observemos um detalhe. Não necessariamente um piloto de caça é o melhor administrador. Não existe essa relação. Pelo que já vi escrito e falado sobre ele, é um oficial brilhante.
Um abraço a todos.
O atual comandante da USAF , General Norton Schwartz, é o primeiro que não teve um passado como piloto de caça e bombardeiro, tendo voado principalmente aeronaves C-130.
Ele tem um curriculo ótimo, mas acredito que devam haver outros.
Gostaria que alguem me explicasse o processo de nomeação a esses altos postos dentro das forças armadas.
É o ministro da defesa que os nomeia? O presidente? A Força de alguma forma é consultada? Existe algum conselho?
Caro D’Almeida, a escolha dos comandantes de cada força é uma prerrogativa do Presidente da República, que também tem o poder de substituí-los a qualquer tempo. O Ministro da Defesa é formalmente “ouvido”. Não existe consulta a cada força. O comandante de cada força deve ser um oficial-general de último posto, da ativa ou da reserva. Desde que o ministério da Defesa foi criado, a prática de todos os presidentes tem sido nomear o oficial mais antigo da ativa no momento da posse. O brigadeiro Saito era o oficial mais antigo quando da posse do segundo mandato do presidente Lula.… Read more »
A maioria dos oficias da FAB não pilotou caças pois esses são em menor número que os de transporte ou patrulha. Mas esse Brig. possui um razoável número de horas de vôo para um militar. Além do mais é um dos últimos a ter voado B 26. Comandou o GTE e a Base Aérea de Brasília. Para mim seu currículo é excelente. Tem muito militar que pilotou caça e não tem nenhuma competência fora do cockpit. Parabéns ao Brig e boa sorte.
Para ser bem sucedido no cargo, basta ser bom administrador, bom político e ter boa visão de futuro.
O que ele voou ou deixou de voar é irrelevante.
Mas é sempre bom um piloto de rosca no comando, estes sabem o que fazem!
O cara voou o Esquilo Bi, este sim deve ter motivos de sobra para ter ódio dos franceses! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Brigadeiro exemplar na Força!
Foi ele que demitiu todos aqueles do pt que trabalhavam e ganhavam rios de dinheiro sem concurso público. Um pouco de moralidade nesse país sempre é bom.
Boa Tarde!
Sirkis disse:
12 de abril de 2010 às 14:18
Brigadeiro exemplar na Força!
“”Foi ele que demitiu todos aqueles do pt …””
correto PMDB
Robson Br disse:
12 de abril de 2010 às 14:24
O correto é do PMDB e do PT meu caro.
Abs.
Saudações Tito!
Obrigado pela correção.
Boa Tarde!
Tito disse:
12 de abril de 2010 às 15:36
Robson Br disse:
12 de abril de 2010 às 14:24
“”O correto é do PMDB e do PT meu caro.””
Não sou PeTista, por isso é indiferente.
Tinha gente do PT é claro, mas na divisâo do bolo, a infraero tinha ficado com o PMDB, por isso meu comentário.
Caros amigos, será que sendo tão brilhante oficil ele sabe onde andam os P3AM que nunca chegam?
Curioso… Medalha da vitória??????
Como? vitória sobre quem? em que contexto?
O Brigadeiro Nicácio é um excelente nome, tanto para o EMAR como para ser o próximo Comandante da Aeronáutica. Eu o conheci quando o mesmo comandou o VII COMAR. O fato de nunca ter sido piloto de caça não quer dizer nada. Teve um Comandante da Aeronáutica no governo FHC (Brig Baptista) que foi piloto de caça e só fez m….
E quem é o Sato, Marcos? O pai da Sabrina Sato? Será que você se referia ao Brigadeiro Juniti SAITO? 🙂
O Ten Brig Nicácio é homem muito bem preparado para o exercício de qualquer cargo que exija percepção, moralidade e sensibilidade nas relações com pares e subordinados. Sabe comandar e administrar. Pilota aeronave a jato (boeing). Tive o prazer de trabalhar com ele quando ainda era Tenente-Coronel.
Percebo que tem muita gente da ativa e da reserva com uma invejinha do Nicácio. Mas, o fato é que ele assumiu e ponto.
Quero parabenizar o Ten Brig Nicacio, Deus há de abençoa-lo com saúde e sensibilidade quando assumir o Comando da Aeronáutica e dentro do sentimento de justiça, reconhecer o direito de todos os sargentos do QESA, por uma promoção justa e só assim, saberemos e poderemos exaltar com muito orgulho o sentimento de Brasileiro e de ter servido em uma força que dignifica seus integrantes.
Marcos, tenho certeza que, caso assuma o Comando da Aeronáutica e tudo indica que isso irá acontecer, o Brigadeiro Nicácio irá se empenhar para solucionar a questão dos sargentos QESAs. Reconhecendo o direito justo da promoção para esses militares que tanto se dedicam e se empenham para o bom andamento e o engrandecimento da missão da Força Aéra Brasileira.