Uma nova chance para o Gripen na Índia
O caça sueco Gripen NG, um dos concorrentes do programa indiano MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft), ganhou uma nova chance. O Ministério da Defesa da Índia informou quea companhia Saab terá uma nova oportunidade para apresentar o Gripen NG no próximo mês de maio.
No mês passado, o caça sueco deveria seguir para a Índia e participar de diversos testes naquele país. No entanto, a Saab alegou que o mesmo não estava disponível e enviou no seu lugar dois aviões do modelo D. Tecnicamente, isto representaria uma violação das regras da concorrência.
Mesmo o bom desempenho do Gripen D no mês passado em solo indiano não modificou a decisão das autoridades indianas quanto aos testes da versão NG sob condições ambientais locais. Na próxima semana um grupo de estudo da Força Aérea da Índia seguirá para a Suécia para avaliar a capacidade de combate BVR do Gripen NG.
LEIA TAMBÉM:
Caro
E ainda criticam por aqui o avião de papel, na India onde estão acostumados com grandes aquisições parece pensarem diferente.
Abs
Harry, parece que você não entendeu. Há um ultimato: se ele existe fora do papel tem que ser apresentado até maio porque não foi aceito a versão D.
Caro Guilherme,
um erro no segundo parágrafo (disonível escrito na realidade deveria ser disponível.
Abraço.
Obrigado (IN) Fury. Já corrigi.
Ultimato para uns novas chance para outros.
Caro Rosan Amaral
Não tem dúvida que o gripen agradou aos indianos, tanto que não descartaram quando não se apresentou o gripen-NG,
deram então uma nova oportunidade e estão encaminhando grupo de estudo da Força Aérea da Índia para a Suécia para avaliar a capacidade de combate BVR do Gripen NG.
É de se acreditar então que o projeto Gripen-NG tenha deixado ótima impressão nos indianos.
Abs
Concordo com Harry, se os indianos não estivessem interessados no Gripen NG eles não dariam uma nova oportunidade para a SAAB enviar o Gripen NG para testes. Eles simplesmente eliminariam o Gripen da concorrência.
Os pilotos da Força Aérea da Índia segundo varios sites ; ficaram extremamente impressionados com as capacidades do gripen versão D.
Bom vamos ver o que acontecera no MMRCA .talvez possa respingar por aqui ,alguma noticia de la .
sds
Sem entrar na discussão se é ultimato, interesse ou caridade, vou apenas citar as palavras do comando da IAF, para tentarmos entender melhor o que ocorre: Explica um marechal do ar sénior que está envolvida na tomada de decisões, “Temos uma janela de tempo até o meio deste ano, durante o qual cada um dos seis caças no concurso serão submetidos a três estágios de testes e inspeções. Na medida em que o Gripen NG estiver pronto para testes dentro desse período, vamos avaliar a aeronave. Todos os seis fornecedores terão condições equitativas “. (Explains a senior air marshal who… Read more »
Também recordo ter lido em um site especializado que os Indianos ficaram impressionados com o desempenho do demonstrador Gripen, vale lembrar que como disse o companheiro anteriormente, se os Indianos achassem realmente que o avião de “papel” fosse ruim já o teriam desclassificado e por justa causa, se deram mais uma oportunidade é por que vem nele um excelente avião, sem falar que realmente eles estão muito mais preparados e acostumados a comprar armamento, nós por sua vez estamos nos comportando como amadores, muita firula, pouca objetividade e o pior de tudo indo na contra mão das coisas, nessa história… Read more »
Caro amigo hornet ,sei que não são suas essas palavras ,foram traduzidas mas não vejo desvantagens nenhuma em ser monomotores ,o F-16 sem duvidas alguma foi uma das + bem sucedidas e letais aeronaves dos Estados unidos ,que agora com o projeto f-35 tambem monomotor preve +de 3000 unidades que serão fabricadas . . sobre o fx-2 A escolha é, de fato, complicada. Envolve intrincadas questões militares, de segurança, de transferência de tecnologia; possiblidade de montagem no Brasil, preço. Afinal, são 36 aeronaves sofisticadas e caríssimas – um negócio de bilhões de dólares. e outro fator que me preocupa é… Read more »
latino,
pois é, mas a IAF, pelo visto, não pensa assim. Ela acha uma desvantagem. Enfim…
E eu coloquei o link para quem quiser conferir.
abração
Caros O conceito de que um caça bimotor é mais confiável que um monomotor esta sendo difundido pelos interresses escuso de quem vende. O F-35 por ser monomotor o coloca em desvantagem em termos de confiabilidade?????. A questão de monomotor versus bimotor na aviação de caça está mais relacionada ao tamanho e peso da aeronave do que à confiabilidade. O motor do gripen-ng é o GE F-414G turbofan que é derivado do F-404 com milhões de horas acumuladas com um histórico de confiabilidade demonstrada. As modificações para versão G incluem um novo sistema e software de controle digital do motor… Read more »
Hornet
bom so o tempo podera nos dizer ,se eles acham desvantagem mesmo ,
abraço amigão ;tava meio sumido .
Interessante o blog so coloca notícias para exaltar o gripen e nunca mostra os defeitos. Quanto ao pobre coitado do outro quando aparesse 90% é so para meter o pau.
Segue o maior benchmark da história. Estes Indianos são os caras mais espertos do mundo. Estressam as aeronaves disponíveis no Mundo em seus testes, sabem de ante-mão a capacidade operacional de cada uma, joga um jogo inteligente, porém todos sabemos e até americanos suecos, franceses ingleses e russo que quem levara este FX será o MIG35. Vamos aguardar, enquanto isso, os Indus testam e testam todas as marcas possíveis e disponíveis, assim alimentam seus banco de dados…Nunca se sabe qual será a próxima compra do Paquistão…
aparesse = aparece
O Gripen carrega tudo isso de carga mesmo, o so foi para a ”foto”?
Ta parecendo um F-16 num exercicio na Arabia, acho que tem foto dele no blog mesmo, encheram o bicho de bomba e missel.
Latino, ando muito sem tempo (trabalho). sim, só o tempo dirá. Entretanto, na matéria que citei está como está. De qualquer, pelo o que acompanho do MMRCA (e até que acompanho faz tempo), só uma zebra (daquelas!) fará com que dê um monomotor na India. O favorito disparado é o MIG-35….com possibilidades remotas para o Typhoon, Rafale e o Super Hornet. Enfim… E a India, recentemente, também deixou claro que existe uma relação entre o MMRCA e a futura compra para a marinha indiana, o que deixa o Gripen e o F-16 sem chances nenhuma (aquela história do Sea Gripen… Read more »
ops! correção.
De qualquer = De qualquer modo
Os EUA bloqueiam nosso etanol, nosso algodão, nosso aço e vcs querem um caça cheio de componentes americanos? isso é que não dá pra entender…
Se é pra atualizar a FAB, mas também, capacitar a indústria de defesa e exportar…tem que ser Francês…pq é simplesmente assim que o mundo está nesse momento. O tabuleiro nos empurra para a França. Que, espero, também seja pressionada para rever suas tarifas agrícolas.
Caro Ronaldo
Então é melhor o cabra escolher invés de profissão de piloto de motorista de onibus,
Em último caso dele insisti em ser piloto lembra-lo do assento ejetável e Kit salvavidas.
Abs
O tão vangloriado e poderoso Mosquinha NG…
Realmente…ele tem muitas chances nesse MMRCA….rssss
Sem protótipo real voando e mostrando carcaça cheia de gambiarras…. fica mesmo muito difícil…
Qnto ao Gripen ser monoreator, o HAL Tejas tb o é. Os indianos já andaram se manifestando em relação ao SH, Typhoon, desclassificaram o Rafale uma vez e agora se manifestaram em relação ao Gripen NG. Interessante essa relação entre o MMRCA, pois o Mig 35 tb não passa de um protótipo, e uma possível encomenda da Aviação Naval indiana, pois esta c/ os problemas do Tejas está em franco reaaparelhamento mas c/ o Mig-29K. “Os EUA bloqueiam nosso etanol, nosso algodão, nosso aço…” E a França move céus e terras contra o nosso agronegocio, nesse pto eles não são… Read more »
Bom quando se fala em levar o Gripen NG, estão falando de levar o Gripen Demo( que esta testando o motor do NG e outros componentes) não, ou o NG já saiu do papel e eu nem fiquei sabendo!!!
Mauricio R
Mas e aí, os adoradores do queijo fedido tem algum Rafale C F 3 completinho p/ exibir???
R: Tem sim, se você procurar aqui mesmo poder aéreo, você vai encontrar uma matéria sobre um evento ocorrido nos Emirados Árabes Unidos recentemente, sobre a versão do Rafale F-3 ter vencido em simulação de combate os caças F-16, F/A-18 E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon, só perdendo para o F-22 😀 😀 😀 😀 😀 :D.
Um grande abraço.
Quem disse que o Gripen não é um bom avião, esta completamente enganado, pois ele cabe perfeitamente em países como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, entretando não serve de forma alguma para ser o único caça da FAB, ele serviria se viesse com algum outro vetor HI, justamente para fazer o casamento Hi-Low, agora de forma alguma ele poderia ser o caça padrão da nossa força aérea, além de carregar 2 toneladas de armamento a menos que os outros concorrentes,tem raio de ação menor. Os gripeiros vão cair de pau dizendo que ele pode ser armado em x minutos, pode pousar… Read more »
“…um evento ocorrido nos Emirados Árabes Unidos recentemente, sobre a versão do Rafale F-3…”
Aquele exercício que somente os sites franceses alardearam e que depois se viu que não era nada do que falavam, mas era um tremendo de um fake!!!…
Sabem que o Brasil deve fazer! ELE compra 40 vaiões Rafale, 40 Gripen GN e 40 Pak FA – TA 50, e 40 super Hornet F 18, JÁ seria um grande passo para a avição DE defesa Brasileira.
Eles não tem o Gripen NG ainda, então não vão conseguir colocá-lo na Índia novamente.É mais perda de tempo, isso mostra realmente que o avião é de papel como pensávamos.Eles vendem algo que ainda não existe.
Estou curioso para saber como os suecos vão homologar o Demo para ir até até a Índia. Ele nunca saiu da Suécia justamente por isto.
Realmente Hornet, os indianos tem tanto medo dos americanos que encomendaram o P-8 Poseidon, outras opções existiam.
Pqp…Cada uma que eu escuto aqui.
Aliás…O caro, complicado e inferior Typhoon conseguiu mais uma venda, enquanto a moça francesa que vocês tanto amam só é levada a sério aqui e por políticos ahahahaahah
“R: Tem sim, se você procurar aqui mesmo poder aéreo, você vai encontrar uma matéria sobre um evento ocorrido nos Emirados Árabes Unidos recentemente, sobre a versão do Rafale F-3 ter vencido em simulação de combate os caças F-16, F/A-18 E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon, só perdendo para o F-22 😀 😀 😀 😀 😀 😀 . ” É engraçado como uma mentira postada em um obscuro blog francês, repetida ä exaustão pelos defensores da jaca francesa, quase que adquire status de verdade….. “Aliás…O caro, complicado e inferior Typhoon conseguiu mais uma venda, enquanto a moça francesa que… Read more »
É uma pena que essa concorrência termine depois da nossa. Seria um referencial para a nossa escolha, inclusive se desse Gripen NG lá, praticamente eliminaria o argumento de poucos caças produzidos contra o NG. De qualquer forma, eles tem o Tejas como o Lo, o Su-30MKI como o HI atual, o SU-50 como o Hi futuro e o MMRCA como MID??, deverão ter em 2025 uma das forças aéreas mais completas do mundo. Vejo que eles podem diversificar as tecnologias, para não ficarem totalmente dependentes dos Russos. Nesse aspecto, os 3 Eurocanards e mais o F-18 levam vantagem. Apesar de… Read more »
Caro Clevston disse:
4 de abril de 2010 às 8:04
” Eles não tem o Gripen NG ainda, então não vão conseguir colocá-lo na Índia novamente.É mais perda de tempo, isso mostra realmente que o avião é de papel como pensávamos.Eles vendem algo que ainda não existe. ”
Não esqueça de fazer uma mandiga (feitiço)
Quem sabe uma galinha e uma vela preta, da resultado, he, he,
Abs
mandiga, errado
mandinga, certo
Pra pararem de chorar…
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/12/Typhoon-no-HUD-do-Rafale1.JPG
Gripen for India, the independent choice… Lá como cá a SAAB investe mais em palavras que em sua própria aeronave… Querem ganhar no papo. Sendo que no slogan acima, nem a palavra NG aparece… Poderiam utilizar aquele mesmo vídeo do NG Brasil mudando o ator, e o slogan NG India.
[]s
O Typhoon sendo engajado pelo rafale novamente…
http://www.patricksaviation.com/uploads/photos/35557.jpg
http://www.patricksaviation.com/uploads/photos/35558.jpg
Bulldog em 4 de abril de 2010 às 0:57 Parabéns pelo comentário realista e com uma boa noção de geopolítica. Fato que a maioria decide descartar no momento de compras tão complexas como são as de defesa. Vejam o comentário do Hornet sobre o que acham os indianos, são os mesmos fatores que o Brasil também alegou, será que alguém vai criticar a Índia por temer os embargos militares americanos também. É como eu disse desde o começo da discussão F-X2, estamos escolhendo um equipamento ocidental fora dos embargos americanos e também da dúvida que temos dos equipamentos russos na… Read more »
Pessoal, o lobby Suéco chegou em seu ápice. Nunca antes vimos tamanho movimento em direção a uma proposta como esta. Só faltam pagarem para aparecer na dança dos famosos no Faustão ou estamparem o patrocínio na camisa do Flamengo ou Corinthians.
http://www.defesanet.com.br/docs1/gripen_ng_br.pdf
Alguém pode levar estes suecos a sério?
Eu vi essa obra prima é a coletanea das opiniões dos escpecialistas, mais brilhantes do Brasul,só faltou daquele professor de Sorocaba que defendeu o caça Caboclo!
Os suecos são tão bonzinhos….
O próximo lobby será na Universal com o lunático Edir Macedo e seus 300 pastores em rede nacional….rezando pela vinda do iluminado NG para o Brasil…
“O pragmatismo nos empurra para a França, que tem um bom equipamento, que vem sofrendo um grande boicote dos EUA nas concorrências internacionais, esse é o grande fator de o Rafale não ter sido vendido ainda, ou alguém se esqueceu do gigantesco lobbie americano nas decisões da Coreia do Sul e Cingapura.”
Jsilva, o Typhoon está aí firme e forte vendendo, o Gripen C/D tb pegou uma fatiazinha do bolo somente o Rafale encontrasse encalhado.
[]s
Será que é difícil de entender que 2 motores serão, sempre melhor que um? se o F-35 tivesse 2 motores ele teria, naturalmente mais persistência em combate, simples assim, estão confundindo uma possível economia com persistência, não se está falando apenas em confiabilidade! e se o Gripen tivesse 2 motores? ele seria melhor com certeza!
Sds!
Como eu posso definir o Gripen NG, que ele é o caça invisível da Mulher Maravilha hahahahahahaha. É claro que eles levaram o Gripen D e não o NG para a Índia, pois como eles podem levar um caça que não existe hehehehehe. Altos funcionários da IAF, embora felizes com algumas características do caça, também destacam o lado negativo Gripen NG: Um elevado nível de eletrônicos dos EUA, assim como armas americanas e o motor GE-414, também americano. E, o F-16in e o Gripen NG são os únicos dois aviões monomotores no concurso, o que os coloca em desvantagem em… Read more »
“…se o F-35 tivesse 2 motores ele teria, naturalmente mais persistência em combate, simples assim,…”
O F-35 teria maior persistência em combate, se carregasse mais armas e se carregasse mais combustível.
E mais uma coisa, o blog não notificou a ausência do Gripen NG na Índia(pelo menos não que eu tenha visto aqui), só quando ele recebe uma nova chance para ir lá. Alias, o blog parece que evita falar de noticias negativas sobre o caça sueco, no final do ano passado o governo da Coréia do Sul abriu processo contra a Saab por envolvimento de vazamento de informações confidenciais sobre o programa de reequipamento de caças daquele país, e o blog não notificou isso ate agora: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u634628.shtml Eu estava torcendo para o F-18, e não deveria dizer isso, mais perante… Read more »
O Rafale F-3 existe, o SU-35 existe, o Mig-35 existe, o PAK FA T-50 também existe, só o Gripen NG que não existe hahahahahaha.
Hornet disse:
3 de abril de 2010 às 23:43
Caro amigo Hornet, acho que depois desta tua postagem, o caso do Gripen ter esta tal de “2°Chance” acaba, pois foi claro demais o oficial da IAF.
E ainda para aqueles que diziam em alta voz que a IAF tinha dado esta 2° chance porque gostou do projeto do Gripen NG… resta agora o silêncio!
Ótimo material Hornet, como sempre!!
Abçs, Valeu!!
“…o SU-35 existe, o Mig-35 existe, o PAK FA T-50 também existe,…”
Não, nenhum deles está em serviço ativo, mas tão somente são protótipos que por diversos motivos poderão ou não realmente entrar em operação.
Mauricio R.
Estes caças existem sim, eles ainda não entraram em linha de produção(SU-35 ano que vem, Mig-35 em 2013 e T-50 em 2015), mais existem, ao contrario do Gripen NG que não entro entrou em linha de produção e nem tem protótipo, só uma verção do Gripen Demo para testar a turbina hahahaha. E alias, esqueci de mencionar mais um, o F-35 também hahahaha.
Mauricio R.
Quer que eu indique uns vídeos dos caças pra você ver qual que existe e qual que não existe?