FAB suspende voos da ‘Esquadrilha da Fumaça’
A FAB (Forças Aéreas Brasileiras) anunciou neste sábado (3) que suspendeu as apresentações da Esquadrilha da Fumaça durante o fim de semana. O esquadrão se apresentaria em São José dos Pinhais e Londrina, no Paraná. Segundo a FAB, na segunda-feira os integrantes da Esquadrilha da Fumaça se reunirão para decidir como ficará a agenda do grupo.
O cancelamento das apresentações ocorreu após o acidente em Santa Catarina que matou o capitão Anderson Amaro Fernandes. A vítima estava em uma aeronave T-27. O acidente aconteceu depois de uma manobra conhecida como “parafuso”. De acordo com nota da FAB, o capitão será sepultado às 17h deste sábado, em Fortaleza.
O avião se apresentava por volta das 17h de sexta-feira com outras seis aeronaves para a população da cidade. A nave se chocou com a lateral da pista durante uma manobra cerca de 20 minutos depois do início do show aéreo. Os cerca de 5.000 espectadores entraram em pânico, mas ninguém se feriu.
FONTE: R7
NOTA DO BLOG: “Forças Aéreas Brasileiras”?
LEIA TAMBÉM:
já era previsto
que eu saiba… so temos UMA FAB… que por sinal ta bem judiada… imagina se tivesse 2 FAB’s eauhaeuhaeuhaeuh ae ia lascar tudo msm
=D
havia mais de 40.000 pessoas na verdade
http://www.youtube.com/watch?v=BPgc13Ec9nw
triste
Nao vao tirar a bruxa no local ?
É a melhor coisa a fazer nesse trágico momento.
Certamente, embora o preparo profissional reconhecido de nossos pilotos, tal atitude é a mais acertada no momento. Todos são humanos e o abalo psicológico é normal, além do que a situação será alvo de detalhada análise por seus integrantes.
Não é por problemas de natureza psicologica ou sentimental, mas sim saber o que aconteceu: se o acidente foi por falha humana (erro na execução da manobra ou falha de manutenção) ou material (fadiga, peças com defeito oculto e etc.).
Todos são humanos mas piloto militar tem de saber lidar com estes fatos.
claudio disse: 4 de abril de 2010 às 7:53 Não afirmei que a suspensão foi por motivos sentimentais. Obviamente a análise detalhada do equipamento, dos aspectos da manutenção e execução das manobras, como colocado com muita propriedade pelo senhor, serão alvos de detalhada investigação. Que são pilotos militares por excelência, isto é fato consumado e indiscutível. Mas tambem são humanos, com emoções, famílias e laços afetivos. Já tive a triste missão de presenciar colegas morto ou feridos em ação. E digo-lhe, que por mais que sejamos preparados e prontos a lidar com fatos desta natureza, eles vão contra a natureza… Read more »
É……
A record coitada… não tem um editor-chefe pra ver esses erros crassos não??
Será que não é hora do super-tucano no 1º EDA?
claudio disse: 4 de abril de 2010 às 7:53 Concordo, os efetivos militares devem ter uma outra preparação psicológica para encarar estes momentos, afinal em guerra o que mais se vê é companheiro morto… não estou querendo insinuar que não sejam assim agora os nossos militares, mas que um fato assim dramatico como este da morte do Capião, não seja a razão principal da FAB para manter os aviões e a esquadrilha inteira em terra, mas espero eu que seja um fato mais relacionado à aeronave, tentando acertar se existem algumas causas mecânicas, elétricas, hidraulicas e eletrônicas para explicar a… Read more »
Por quê ele não conseguiu ejetar? Alguém sabe?
Ta explicado pq tanta confusao no FX-2… Uma FAB quer um, as outras querem o outro rsrsrs
Sou fã e acho muito legal a Esquadrilha da Fumaça, mas penso que piloto militar deveria se preparar é para o combate. Talvez fosse a hora de repensar o papel do EDA na FAB. Talvez fosse melhor que o EDA passasse a ser alguma coisa civil, não mais militar. Talvez ligado a algum órgão do Ministério da Defesa, algo assim. Ou que a Embraer se obrigasse a manter um esquadrão de demonstração, até para promover seus produtos, coisa que evidentemente não cabe mais à FAB fazer, dado que a Embraer é uma empresa privada. Sem palavras pra lamentar a enormidade… Read more »
Vader
Fim da EDA! Achei que já tinha lido muita besteira na minha vida mas essa superou todas. A EDA , um veleiro na Marinha ou a Cavalaria cerimonial nunca foram prioridades meu caro. Vc deveria ficar sem palavras mesmo pois assim nos pouparia de escutar essas palhaçadas.
Para o Lúcifer também. Manobra rebatizada de “Rosca sem fim”!!! Só se a rosca for a sua. Isso é brincadeira que se faça com um tragédia dessas. Hoje eu tô com a corda toda!!!!
Tá com a corda toda e tá falando bobagem caro Alexandre. Não propus o fim do EDA, mas sim que a FAB deixe de arcar com seus custos (para promover o produto de uma empresa privada) pois, acredite em mim, os há, e não são poucos. Ou baratos. Idem o RCG pro EB ou o Cisne-Branco pra MB. E pilotos militares devem ser treinados para ações militares e não para acrobacias. Idem uma tropa de cavalaria ou a tripulação de um vaso de guerra. Mas pense você o que quiser, minha opinião foi dada: enquanto não tivermos forças armadas à… Read more »
Tem outra coisa: quanto você acha que não custou para a nação a perda de um militar extremamente gabaritado como o pranteado Capitão Anderson Amaro Fernandes? Ou você acha que pilotos de alta performance nascem em árvores? Que dão em pencas, igual banana-nanica? São milhões e milhões de reais investidos no treinamento de um piloto militar que perdeu sua vida (levando junto esses milhões) por causa de uma estúpida demonstração aérea. É para isso que um militar treina, estuda e dedica sua vida inteirinha? Quer ser piloto de acrobacias? Compre um avião e saia viajando e expondo sua arte. Não… Read more »
Meu amigo. Quase todas as forças aéreas do mundo tem um time de demonstração. Assim como quase todas as marinhas tem veleiros. Vc não acha que deve ter algum motivo? Todos os pilotos da EDA são pilotos de combate. E se vc vê a EDA apenas fazendo acrobacias, então vc não entende nada de motivação. Quantos pilotos de combate ingressaram na FAB porque viram a EDA. Se vc foi militar deve saber que a tradição é uma das coisas mais sérias dentro das forças armadas. Se dependesse desse raciocínio, os nossos marinheiros não saberiam nem dar nós em um cabo.… Read more »
Alexandre disse: “Quase todas as forças aéreas do mundo tem um time de demonstração.” Não é verdade. Mas as que os tem, tem antes de tudo uma Força Aérea de qualidade. “Quantos pilotos de combate ingressaram na FAB porque viram a EDA.” Existem outras formas de propaganda muito mais eficazes. Menos perigosas. E mais baratas. “Se vc foi militar deve saber que a tradição é uma das coisas mais sérias dentro das forças armadas.” Sim, é séria. Só que tradição nunca ganhou guerra alguma. Deixemos para ter tradição depois que estivermos preparados para ganhar uma guerra. Pois se perdermos esta… Read more »
Então eu te pergunto. Quantas forças aéreas compraram o Tucano porque entre outras propagandas viram uma demonstração da EDA em feiras no exterior??? Não se esqueça que este piloto que faleceu estava retornando de uma feira aérea no Chile que talvez tenha ajudado a fechar algum contrato. Ou então mostrou para o mundo inteiro a perícia e a excelente formação de um piloto brasileiro. Achar que esse militar morreu desnecessáriamente em um show aéreo fútil é matar esse homem novamente. E fique feliz que ele morreu em uma demonstração e não em combate pois isso sim é que seria duro.… Read more »
O seu discurso é de pacifista total. Vc jamais deveria ter entrado nas forças armadas. Vc acha o voo da EDA perigoso, que os marinheiros içam velas dos veleiros militares e que tradição não ganha guerra. Vc deveria ter feito um teste vocacional. Deveria ter entrado para o Greenpeace onde estaria mais ambientado.
Se tradição não ganha guerra, pode apagar o Senta Pua da aeronaves da FAB e colocar uma propaganda do HSBC, assim vai haver algum retorno financeiro. E aproveitar para pedir para os pilotos não fazerem um voo “perigoso” para não se machucarem. Tradição é uma coisa treinamento é outra. Sds
Caro Vader, acho que estás pisando na bola nesta. Não é verdade. Mas as que os tem, tem antes de tudo uma Força Aérea de qualidade. Como a Força Aérea Brasileira. Existem outras formas de propaganda muito mais eficazes. Menos perigosas. E mais baratas. Sem querer menosprezar os riscos envolvidos nas demonstrações da EDA, ali se trata de uma atividade de menor risco se comparado por exemplo com os esquadrões de caça. Não acho que a FAB esteja expondo desnecessariamente a vida de ninguém. Sim, é séria. Só que tradição nunca ganhou guerra alguma. Tradição já ganhou mais de uma… Read more »
Alexandre disse: 4 de abril de 2010 às 23:58 “Quantas forças aéreas compraram o Tucano porque entre outras propagandas viram uma demonstração da EDA em feiras no exterior???” Nenhuma? Nunca? Então leia sua próxima frase: “Não se esqueça que este piloto que faleceu estava retornando de uma feira aérea no Chile que talvez tenha ajudado a fechar algum contrato.” Viu só? A sua segunda frase destruiu o argumento da primeira: se nunca se vendeu nenhuma aeronave por conta do EDA, porque que a demonstração no Chile ajudou a fechar contrato? A verdade é que o EDA até se justificava enquanto… Read more »
É Vader Lamento, mas vc deve ter sido um militar lamentável. Diria mais , frustrado. Não entende nada do que se fala. Cita militares inglêses contra argentinos. Nesse caso meu caro os argentinos não tinham nem tradição nem treinamento enquanto os inglêses tinham TODO o treinamento e tradição. Pelo seu discurso da para perceber que vc acha a atividade militar perigosa. Pois foi a única coisa certa que vc falou. O errado é achar que não deveria ser assim. Voar na FAB meu amigo é muito perigoso. Voas um F5, AMX, na EDA ou um Caravan na Amazônia é perigoso… Read more »
Ah meu amigo, já falei o que tinha pra falar, te dei argumentos e você só deu agressões e ilações tolas. Tenha uma boa vida.
Estou com uma duvida ,e se alguem me responder eu agradeço.Ja aconteceram varios acidentes em que um freio de mergulho poderia
ter ajudado ou não?Me parece que este T-27 veio muito rapido,
o tucano inglês tem um freio de mergulho na barriga,exigencia deles…
Minhas sinceras condolências à família, mas aproveito para reafirmar minha posição no sentido de ser contra esse tipo de atividade por parte da FAB ou de quem quer que seja.