Militar completa 10 mil horas de voo em C-130
Dez mil horas de voo em aeronave C-130 Hércules, cargueiro da FAB. Isso é o equivalente a 416 dias inteiros nos ares. Essa foi a impressionante marca alcançada, nesta semana, pelo Suboficial Aureliano Araújo Barcellar Neto, de 51 anos de idade, especialista em mecânica, do efetivo do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), completou, nesta semana nada menos do que 10 mil horas de vôo na aeronave C-130 Hércules, cargueiro da FAB.
Os voos foram realizados nos últimos 30 anos e simbolizam uma carreira de devoção ao serviço. O quantitativo não contabiliza os períodos de reabastecimento ou de trabalhos técnicos em solo.
Dentro dessas 10 mil horas, são recontados, na memória privilegiada do militar, voos marcantes como a primeira missão da FAB na Antártica, no ano de 1983. “Pelo ineditismo e pela dificuldade da missão, sabíamos que era uma oportunidade diferenciada”, ressalta. Ele destaca também, em sua trajetória, a sua primeira missão de reabastecimento em voo com o KC-130, que realizou na década de 80. “São muitas as missões que marcam uma carreira. Sem dúvida, as ações humanitárias no Brasil e no exterior são inesquecíveis”.
O atual comandante do esquadrão, Tenente-Coronel Marco Aurélio, destaca o espírito de prontidão do militar. “Ele é uma pessoa que adora o voo. Tem um perfil necessário para atuar neste esquadrão”.
O Suboficial Barcellar deve aposentar-se no ano que vem, mas não gosta muito de falar sobre esse assunto. “Essa hora chega para todos. Sei que sentirei falta do cheiro de querosene que fez parte da minha vida”.
FONTE: CECOMSAER
Parabéns ao suboficial. Essa marca é realmente histórica. Se quiser continuar voando vai ter de procurar um 727 ou DC 10 que são os únicos no Brasil que ainda utilizam mecânicos de voo.
Âlexandre,
Você queria dizer “Engenheiro de voo”?
Parabens as 10.000 horas de voo
é com gente como ele que eu quero ser pilotando a vida toda pela FAB
Olá Poggio
Na FAB se fala mecânico de voo. Realmente na aviação civil chamam de engenheiro de voo ou simplesmente “Flight” ou “FE” de Flight Engineer. Mas no fundo executam a mesma função. Em algumas empresas aérea no passado o Flight era piloto e era chamado de co-flight. Muitos pilotos entravam nessa função aguardando para passarem para co-piloto. A Transbrasil fez muito isso. Mas depois de 10000 hrs acredito que nosso amigo suboficial vai querer é pescar. Um grande abraço.
Só para completar tenho muitos amigos que eram sargentos da FAB e largaram na década de 80 para serem Engenheiros de Voo. Alguns se tornaram pilotos e estão voando por várias empresas. Alguns chegaram a comandantes e outros são co-pilotos aguardando serem promovidos. Abraços.
Parabéns “sub” e espero que consiga continuar fazendo o que ama, em alguma empresa aérea.
Sucesso na futura fase de sua vida e sempre “Céu de Brigadeiro” ao “fabiano”.
Parabéns ao Suboficial!
Parabens a esse soldado,é para poucos…
Parabéns!
Parabéns!
Parabéns caro amigo, saúde e paz na sua vida….
Parabéns realmente a este profissional!
___X___
E que bom que pelo menos aqui, até agora, neste post, ninguém aparece dizendo que demonstração de carinho é “baitolagem”…
Parabens companheiro!!!! espero que possa faser oque ama!!1
Parabéns meu amigo pela grande marca.