Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D
A Gripen International informou em 23 de março, terça-feira, que a Ala F7 da Força Aérea Sueca, cujos esquadrões em 1997 tornaram-se as primeiras unidades operacionais nas versões A e B do caça Gripen, começou sua conversão para os modelos mais recentes da aeronave.
A conversão para as versões C e D tem como objetivo primário, segundo o informe da Gripen International, o suporte ao treinamento de pilotos da Força Aérea Real Tailandesa, que recentemente chegaram à Suécia.
A Ala F7 está baseada em Såtenäs, onde os simuladores também estão sendo modernizados para as novas versões: o MMT (Multi Mission Trainer – treinador multimissão) já está convertido e, em breve, o FMS (Full Mission Simulator – simulador completo de missão) deverá estar também.
FONTE / FOTO (J. Lidman): Gripen International
VEJA MAIS:
Ninguém quer o mirabolante Gripentelho NG…
Tadim dos suecos…
Mad Dog em 24 mar, 2010 às 11:25
O Gripentelho NG só existe como “wallpaper” dos PCs…
Ele é tão real quanto o Curupira rsrsrsrs….
Cara olhando rapido eu podia jurar que eu vi um F-5 na foto, desse angulo o F-5 parece bastante com o gripen o que mais diferencia os dois e o canard
Esqueci de botar o acento no é, pode parecer besteira mais dificulta a compreenção.
Pois é, por que o Grippen se o Brasil é um país rico??!??!?!! Vamos de Rafale que custa duas vezes mais, a hora de voô custa uns míseros U$87000,00, para que pagar menos??!?!?! Sem falar que a França vai passar TODA tecnologia que quisermos. Ô se vai…..
A Suécia, com montes de crianças abandonadas nas ruas, indigentes e drogados, assaltos, violência, mortes no trânsito, os aposentados ganhando miséria etc. Tem péssimos serviços públicos de saúde, educação, moradia etc. Para que querem caças não é mesmo?!?!
Favor lerem mais as notícias, pois a Suécia vai sim comprar NG´s e, a noticia saiu aqui no Poder Aéreo, recomendo a leitura mais detalhada deste aos nossos amigos ai de cima rsrsrsrsrs
Curvo em 24 mar, 2010 às 12:56
A Suécia vai comprar os cacas se a FAB pagar a conta do desenvolvimento do Gripe Ng, quer dizer Gripen Ng. Do contrário, o PROJETO GRIPEN NG, vai ser engavetado e não a própria Força aerea sueca vai querer o caca da SAAB.
E comprando o Rafale o Brasil estará pagando a conta do desenvolvimento do seu programa de mkt ……
Pois é.. “…Ainda segundo o site, o Gripen NG não foi enviado porque a Força Aérea da Suécia decidiu adquirir o novo modelo do caça da Saab e ordenou uma série de modificações no demonstrador. Desta forma, a agência de certificação aeronáutica da Suécia ordenou uma série de testes no avião antes que o mesmo possa deixar o espaço aéreo sueco para se dirigir à Índia. …” País sério é assim, onde o dinheiro público “tem dono” e não em nosso país onde um deputado foi flagrado dizendo “Vamos usar dinheiro público, que não é de ninguém”. Não estamos acostumados… Read more »
E mais duas correções/adendos:
“…pagando a conta do desenvolvimento do seu programa de mkt e de publicidade ……”
“adquirindo know-how para participar de projetos de 5º geração e também da versão naval do próprio Grippen NG …”
A Suécia vai comprar o NG? Claro que não, a unica noticia oficial que foi lançada no site da FA Sueca e no site da SAAB é que 130 JAS39 C/D Gripen serão modernizado para o padrão E/F ou seja o padrão tecnológico do NG, mas utilizando a F404 como turbina e sem a troca do trem de pouso. Ou seja NÂO comprarão o NG o parlamento Sueco não autoriza a entrada de mais caças em serviço para os próximos 30/40 anos!!! Muitos falam do AMX, mas pelo menos o governo italiano comprou alguns aviões, caso que dificilmente ocorrerá na… Read more »
A SAAB é uma empresa privada, se quiser desenvolver o NG qual o problema? Se envolve autorização do governo sueco e ele permitir, o Brasil/Embraer entrando nessa parceria para fazê-lo além do uso no FAB, um produto de exportação, qual o problema? A Suécia ainda sente a crise mundial, acham que vão gastar dinheiro público não no “avião que não existe”, mas em guerra que não existe de fato? Ou pensam que a população lá tem o mesmo grau de desinformação daqui? A anos a França tenta vender o Rafale e não consegue. O Gripen NG sendo mais barato de… Read more »
“A proposta da SAAB prevê que a linha de produção completa das 36 aeronaves Gripen NG Brasil será implantada no Brasil.
O governo da Suécia propõe incorporar a nova geração do Gripen na sua Força Aérea no mesmo cronograma do solicitado pela FAB, ou seja, a partir de 2014, isso significa que as exportações de produtos (80% da fuselagem) e serviços deverão ter início dentro de pouco tempo.”
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_sb.htm
[]s!
Antonio M em 24 mar, 2010 às 12:40
US$ 87.mil por hora…. tem gente que acredita em preços dados por jornais e revista que apresentam a foto do Gripen nas suas páginas, com a Veja que tenho aqui em casa… não tenho mais, está com a minha mãe agora a revista.
Isso é propaganda pura e simples!!
Valeu!!
Está aqui mesmo:
“…O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000). Como comparação, temos o custo da hora de voo do F-5 usado pela FAB, segundo o EMAER, que era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006. …”
http://www.aereo.jor.br/2009/12/31/quanto-custara-o-rafale-para-o-contribuinte-brasileiro/
Repetindo:
“…espera-se reduzir esse custo …”
E já que a esperança é última que morre ……
E desculpem….
correto= R$ 87.500 e não US$
Antonio M em 24 mar, 2010 às 14:36
““…O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000). Como comparação, temos o custo da hora de voo do F-5 usado pela FAB, segundo o EMAER, que era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006. …””
MEsmo assim vou esperar por alguma fonte oficial, FAB, Tribunal de contas da União, Etc… Para tirar as minhas conclusões em relação ao preço.
Valeu!!
Francoorp, custo da hora de vôo do Rafale é esse mesmo, a fonte é a Assemblée Nationale, esse assunto é antigo aqui, me estranha você não estar ciente dele.
[]s
Basta clicar no link da matéria do blog: “…Mais um documento da Assemblée Nationale revela que o custo operacional do Rafale é de 12 a 13% superior ao do Mirage 2000, o que é considerado um bom número, já que o Rafale é bimotor e mais sofisticado. Mais um documento da Assemblée Nationale revela que o custo operacional do Rafale é de 12 a 13% superior ao do Mirage 2000, o que é considerado um bom número, já que o Rafale é bimotor e mais sofisticado. O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de €… Read more »
E baseado nesses dados, como já especularam por aqui, quanto a FAB está gastando para voar os Mirage 2000 ?!
Tem gente que acha que as “invenções e mentiras do blog ou da imprensa” só não valem para o preferido deles. É a tal história, o avião é de papel e ainda querem vendê-lo… Qual avião o, KC 390?
Sim verdade, acabei de ler e de lembrar desta coisa do custo, mas vamos por partes, com 36 unidades dúvido que este custo se abaixe, mas com uma escala de 100-120 unidades seria possivel pra nós, creio.
Eles tem um custo elevado de mão de obra e materiais fabricados, aqui estes custos são sensivélmente menores, lembrando que não é só querosene o custo de hora vôo…. alguém aqui lembra o que aconteceu com aquele projeto de Etanol de aviação???? Quem sabe até nisso poderíamos reduzir os custos do Rafale!!
Valeu!!
Lobo, ia comentar a merma coisa, deste angulo o Gripen me lembrou muito um bicudão.
Off-topic:
Nunão, o blog não vai fazer um tópico sobre a “volta”, na verdade ele nunca saiu de cena, do U-2? seria interessante!
Um Abraço!
“Para Saab, decisão do Brasil sobre caças será política.
Svensson destacou que o Gripen ficou em primeiro lugar na avaliação sobre preço e tecnologia, mas lembrou que isto pode não ser suficiente para garantir o negócio.
“É uma decisão política que no fim será tomada pelo presidente Lula”, concluiu.”
Os suecos finalmente reconheceram e jogaram toalha…
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=116224
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Vamos parar com essa história de “coitadinho do Brasil que tem crianças pobres nas ruas” como argumento para não comprar o Rafale. Existe toda uma industria da pobreza e muitas coisas erradas no nosso país e não falta de receita para diminuir a desigualdade social. NÃO SEJAMOS INJENUOS! Quanto ao Rafale, digam o que disserem mas todos sabemos que é o MELHOR AVIÃO DA CONCORRENCIA! Para finalizar, quem conhece o “meio” das FA sabe que o que milico quer é material novo para trabalhar, esse papo de preferência institucional pelo… Read more »
Ronaldo, na verdade não dá para ter críticas ao NG, ele simplesmente não existe! ao contrário do SH e do Rafale, que podem ser mensurados seu desempenho e preços… Porém, se não conseguem ver, que não existindo, que sendo promessa, é um grave problema da proposta Sueca, o que podemos fazer??? Para alguns, o eminente risco de projeto que, de prometer ser e realmente ser em produto e prazo, não faz diferença! não é problema! mesmo já tendo nós “tomado choque”, com um avião dos anos 60, que não tem radar, não pode lançar um míssil para se auto-defender, teve… Read more »
Se a Força Aérea Suéca vai converter seus Gripens C/D para padrão E/F, que são os aviônicos da proposta NG, e se eles não precisam aumentar o alcance dos caças por terem um país de dimensões estreitas, dando o Gripen C/D conta do recado, e se o Gripen é um caça modular como dizem, pq raios a Suécia vai querer e bancar o NG??? pq??? Entendam amigos, quem vai pagar por todo o NG seremos nós! conta simples! cada centavinho! pagaremos por um caça de projeto 4geração! hoje?! com o PAK-FA na nossa porta??? e com possibilidades de o Brasil… Read more »
/\
||
||
Fala sério!
Foi mal errar a sequência, me referia às postagens do Ronaldo.
Francisco AMX em 24 mar, 2010 às 17:11
Francisco AMX,concordo em gênero, número e grau.
Francisco AMX,
Não adianta mostrar a REALIDADE para alguns, tudo é uma questão de fé….se acreditaram na propaganda do NG ,quem somos nós para convencer do contrário?…o inconsciente humano é muito mais forte do que se supõe.
Gripen é o q o Brasil precisa,desenvolver do zero,ou quase,o amx teve muitos problemas , e mesmo assim deu um salto na Embraer,o Gripen com certeza vai dar ao Brasil o Progresso necessário nesse setor.
e se o Gripen é um caça modular como dizem, pq raios a Suécia vai querer e bancar o NG??? pq??? Caro Francisco AMX, esta é fácil. A Suécia vai encomendar o Gripen NG porque quer desenvolver a indústria do seu país. É estratégico para eles ter a capacidade de fabricar aviões de combate. Com o Gripen NG vamos adquirir a mesma capacidade. Com o Rafale, vamos estar ajudando a bancar o P&D dos outros, sem gerar empregos nem capacitar o país. E para piorar, pagando mais e ainda ficando com o pior avião. hoje?! com o PAK-FA na nossa… Read more »
Vamos aos fatos, e não a bobagens: 1. O desenvolvimento do Gripen NG é financiado pelo governo da Suécia, através de um banco estatal (Nordea). Não existe risco financeiro no processo. 2. O desenvolvimento do Gripen NG segue diretrizes operacionais da Flygvapen, da Administração de Material de Defesa (FMV) e da Agência de Certificação (SMV) do governo sueco. O que o projeto NG pretende é aumentar o raio de ação (que é resultado de um rearranjo do trem de pouso), adoção de uma versão mais moderna do F-404 e atualização de sistemas eletrônicos (radar AESA – em operação desde novembro… Read more »
Griffo, e pq a FAS ainda não encomendou??? veja que não é fácil como vcs enxergam… se fosse encomendar já teria feito… pois estão esperando o trem passar…
Sds!
Penso ser necessario que alguns comentaristas entendam o que se segue: 1 – O A-1 (AMX) nao eh um aviao de CACA e sim de ATAQUE. Em consequencia, seu armamento eh compativel com sua missao. Como missao secundaria, faz RECONHECIMENTO. 2 – O Xavante nao eh um aviao de caca e sim um TREINADOR que pode fazer, com limitacoes, as funcoes de ataque e reconhecimento. 3 – Afirmar que o Gripen NG eh um aviao de papel, pressupoe fragil capacidade de argumentacao pois o mesmo pode-se dizer do KC-390, PAK-FA, ETC, ETC,. Por favor desculpem o desabafo, mas eu jah… Read more »
“Entendam amigos, quem vai pagar por todo o NG seremos nós! conta simples! cada centavinho! pagaremos por um caça de projeto 4geração! hoje?! com o PAK-FA na nossa porta??? e com possibilidades de o Brasil participar de um projeto de5 geração!”
Ué? Mas pq quer q paguemos uma fortuna muito maior por um caça de 4ºGeração (Rafale) que já vai chegar obsoleto em 2014? Vc deveria torcer então pelo fim do F-X2 e um F-X3 “stealth” e não pelo Rafale.
A “paixão” gera muitas contradições…
Sds.
Mateus e Francisco,
Realmente é muitíssimo parecido com o F5, visto deste ângulo.
Cuidado vocês dois: não deixem o governo saber dessa semelhança que mandam colocar um canard no F5 da FAB e lá se vai o FX2…
É verdade Luiz Eduardo,
Inclusive: As contradições geram mais PAIXÕES ainda…
Caros Amigos.:
Na Altura do campeonato, acho que o “Saab Gripen C/D” é uma ótima opção para o Brasil, já que neste modelo C/D podem ser usados os mísseis ar-ar de ultima geração “Iris T” e “Meteor”.
E outro ponto, está demorando tanto o FX2 que este avião seria muito bem vindo, já que ele é um vetor mais barato poderiamos comprar uns 72 aviões destes (60 monoposto e 12 biposto).
Abraços.
[…] Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D […]
[…] Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D […]