F-5E capturado e testado pela URSS
Raro vídeo de um F-5E capturado sendo testado pelos russos durante a Guerra Fria. Segundo uma fonte, ele teria sido testado contra o MiG-21, obtendo a vitória na maioria dos combates simulados.
COLABOROU: Ricjam
Raro vídeo de um F-5E capturado sendo testado pelos russos durante a Guerra Fria. Segundo uma fonte, ele teria sido testado contra o MiG-21, obtendo a vitória na maioria dos combates simulados.
COLABOROU: Ricjam
pensava eu que só os estadunidenses tinham esse privilegio
Serviu para modificar alguma coisa importante na familia MIG, ou só como experiencia ocidental, alguém saberia dizer ?
Saudações,
Maravilha de video ,nunca tinha visto um f5 capturado no vietnã com a estrela vermelha da uniaõ sovietica pintada .
sds
Muito bom vídeo! Nosso bicudão já tirou alguns sorrisos e sustos dos vermelhos.
Será que eles testaram os UH-1 também?
Muito interessante e não deixa de ser um tipo de transferência de tecnologia, sugiro ao responsável um típico sobre os confrontos entre a USAF e a PVO, principalmente nas missões de ELINT sobre a antiga União soviética na decada de 1950.
AGORA FICA CLARO PORQUE OS NORTE VIETNAMITAS NÃO TINHAM UM F4 PHANTOM. JÁ VIU A TRAGÉDIA QUE SERIA PARA OS AMERICANOS CASO PERDESSEM UMA AERONAVE DE PRIMEIRA LINHA?
Os Senhores poderiam, por favor, contar-me como esta aeronave foi prar nas mãos da URSS?
Renato, ao final da guerra do vietnam, esta aeronave, além de alguns OV-10 Bronco, Uh-1 e outros modelos, pertenciam a força aerea sul-vietnamita. Foram encontrados intactos e levados à URSS para análise.
Os F-4 não foram para as mãos dos Norte vietnamitas pelo fato dos EUA não terem repassados essas máquinas para os sul vietnamitas. A URSS, não teria muito a temer dos Phantoms, e sim dos futuros F-15 e F-14, pois os Phantoms poderiam ser superados com certa facilidades pelos MiGs da época. O problema estava nos pilotos dos MiGs (norte vietnamitas), que não tinham o treinamento dos norte americanos, mas mesmo assim, deram muita dor de cabeça a USAF. Quando um piloto soviético desertou e foi parar no Japão com um MIG-25, os pilotos de F-4 da força aérea japonesa,… Read more »
F5E na União Soviética? Agora eu sei da onde surgiu o MIG28 do filme Top Gun rsrs
“…pois os Phantons poderiam ser superados com certa facilidades pelos MIGs da época.” Os egípicios aliados dos soviéticos á época, discordam da sua percepção deste fato. Em mãos israelenses o Phantom era extremamente eficiente e temido. Os soviéticos levaram p/ o canal o Su-15 Flagon, então o mais capaz interceptador do IA-PVO e nem assim intimidaram aos israelenses. E como no Vietnã, os Migs nunca passaram sequer perto de impedir aos israelenses de atingirem e manterem superioridade aérea. Nesse sentido o missíl “Gainful”, foi um pouco mais eficiente, por um certo tempo. “…além de alguns OV-10 Bronco…” Não seriam O-2,… Read more »
Podiam ser superados sim. E foram superados em várias situações, mas os pilotos sul vietanamitas não souberam tirar proveito dos seus mortíferos MIGs-21 diante dos Phantons, coisa que até os americanos admitiram, e não podemos comparar os pilotos israelenses com os adversários da época, e nem com os de hoje, sem tirar o mérito dos pilotos da Arábia Saudita e Egito, pois Israel tem uma grande perda operacional devido aos treinamentos que chegam quase a realidade, e isso na guerra faz toda a diferença. Os Phantons foram máquinas magníficas, mas eram superáveis por adversários bem treinados e os soviéticos eram… Read more »
O SU-15 não era um caça e sim um excelente interceptador (feito para interceptar B-58 e B-52), uma missão tipica seria decolar, acelerar tudo e sob orientação do controle de solo se posicionar, disparar seus mísseis e retornar. Seu similar na USAF era o F-106
Naquela época, o que a URSS tinha para combater o F-4 era MIG 21 e MIG 23, claro que os os MIG 17 e 19 ainda davam algum trabalho mas o cavalo de batalha para combate da extinta URSS era o 21 e também o 23.
Esqueci de dizer que o principal caça sovético no final dos anos 60, eram os MIG-25, e isso não saiu (completamente) no meu comentário.
Desculpem.
Jacubao
Queria dizer Sul Vietnamitas é claro. Falha minha. Mas acho pouco provável que se dessem F 4 para uma Força Aérea tão fraca como a do Vietnã do Sul ainda mais numa guerra que eles sabiam que não venceriam. O F 5 para os americanos era excelente mas apenas para uso externo. Fizeram um esquadrão de F 5 americano no Vietnã para testes mas não aproveitaram o equipamento em escala. Motivo? Com certeza tinham coisa melhor em seu inventário.
Com certesa Alexandre.
Um abraço meu amigo.
Li uma reportagem onde o especialista afirma que mais importante do que ficar comprando aviões novos, é o tempo disponível para voá-los e conhecer a máquina a fundo para poder extrair todo seu potencial e criar/manter doutrinas eficientes. Até afirmou que a FAB ainda não chegou ao ápice com os Supertucano, AMX e F5M e isso faria a diferença em combate real, mesmo contra aviões de projeto mais atual. E se o F5 já se mostrou um bom equipamento nessa época, então valeu a pena sua modernização por aqui; A FAB com os F5 a tanto tempo, agora F5M, podemos… Read more »
Bom dia a todos
Com toda certeza não da para comparar o nível de treinamento dos pilotos israelenses, entretanto, no início da década de 70 por várias vezes os MIG-25 que estavam deslocados no Egito efetuaram missões de reconhecimento sobre Israel sem que o F-4 os engajasse, a história só mudou com a chegada dos F-15.
Um abraço.
Esse F-5 era da Força Aérea Popular do Vietnã (A Rússia opero vários aviões capturados dentre eles 2 F-14 do Irá e para teste ate o F-117 Abatido). Esse F-5E (nº série 73-00867) foi transferido para a União Soviética para os vôos de avaliação, ou seja, contra o MiG-21bis da Época.
.
Fotos do F-14 na Rússia.
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/33169/
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/18707/
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/33168/
O fato dos MiG-21 terem abatido quase duas vezes mais aeronaves que as perdidas em combate aereo no Vietnam é bastante significativo. Mas o grande mérito dessa conquista vem mais da tecnica de vôo dos pilotos norte-vietnamitas e das táticas de combate em escarmuça que utilizavam. Evacuar suas aeronaves de aerodromos que estavam prestes a ser bombardeados e depois voltar a operar deles logo após uma reconstrução de emergência muitas vezes surpreendia os americanos. Quase nunca voavam em grandes formações e atacavam e corriam de volta às bases aereas já identificadas pelos americanos. Mas ainda assim, atesta a capacidade dessas… Read more »
Só uma coisa não está fechando…pelo que sabia o Vietnã do Sul não chegou a operar o F-5E, mas sim o F-5A/B e que acabaram, como butim, nas mãos dos comunistas…
Possíveis aeronaves enviadas à antiga URSS
Guerra do Vietnã
.
A37 Dragonfly [23]
.
F-14 [3] Irá
.
F-111 [2]
.
F-5 Tiger II [41] esse foi o mais fotografado do que foi 73-00867]
.
UH1 [50]
.
AD-6 Skyraider [5]
.
CH47 Chinook [6]
.
C119 [36]
.
C130 Hercules [6]
Obs;
Entenda que algumas aeronaves não tinham condição de vôo igual ao F-117 abatido, somente para análise e estudos na antiga URSS
Os russos não tiveram acesso a nenhum F-4 vietnamita, mas tiveram acesso aos F-4 derrubados. Varias armas e sensores foram desenvolvidos com esta tecnologia. Posso citar o radar do Mig-23 e as bombas guiadas a laser russas
Radar do MiG-23 teve muito mais a ver com uma derivação do radar do Su-15 que uma “cópia” do radar do F-4, mesmo porque este último era muito mais potente e eficiente que o radar do MiG-23.
Eles usaram o conceito mas não a tecnologia.
Lembro que me falavam ” O Brasil tem Mig28″ !! E eu insistia: Primeiro que nao tinhamos aviões russos, segundo, não existe Mig28, ou é o 27 ou o 29 !
Então vi de novo o Top Gun e entendi o que tavam me falando. A galera viu o f5 no filme, acreditou no nome e depois viu o avião na FAB !!!
Na época era a maior frustração de minha vida convencê-los…
ricjam disse:
14 de março de 2010 às 9:06
Sua foto parece quesaiu daqui hehehehe
http://ipic.su/img/img3/fs/f-14usa2.1320774714.jpg