Gripens da África do Sul vão voar menos
O jornal sul-africano News 24 disse que as verbas militares para o país são absolutamente insuficientes e que os Gripen ficarão no chão por falta de fundos.
Segundo o jornal, o plano estratégico do governo da África do Sul para os próximos 3 anos prevê 550 horas de voo para os Gripen este ano, reduzidas para apenas 250h em 2011 e 2012. As horas de voo maiores este ano são para voos de segurança por causa da Copa do Mundo.
A Força Aérea da África do Sul (SAAF) tem 11 Gripens já entregues, de um total de 26 encomendados, sendo 9 JAS-39D e o restante do modelo C.
Segundo um especialista sul-africano, a OTAN requer 240horas de voo por piloto por ano (em média, 20 por mês) para mantê-los plenamente operacionais e a SAAF só terá dois pilotos capazes de atingir essa meta.
O problema da falta de recursos também deverá afetar outras forças, como a marinha. Segundo a reportagem, no total, a marinha terá 10.000 horas de mar disponíveis em 2011-2012 e 9.000 horas por ano em 2012 e 2013. Dividindo-se essas horas por apenas oito embarcações, incluindo as modernas fragatas e submarinos da Marinha da África do Sul, seriam 55 dias de mar para 299 dias de porto. Incluindo mais navios, esse número poderia chegar a apenas 23 dias de mar.
NOTA (fotográfica) DO BLOG: se não dá pra deixar os Gripens da SAAF mais “voados”, o único consolo é deixá-los mais “rodados”… (fotos SAAF da chegada, por via rodoviária, dos primeiros exemplares monopostos transportados da Suécia à África do Sul por via marítima, no mês passado)
Pois è ne não podem voar ,pois a hora-voo não foi pensada antens de comprar .
Os politicos compram e depois os militares com verbas insuficientes NÃO CONSEGUEM MANTER os vetores operacionais .
Famoso rainha de hangar .
PS ;alguma semelhança como Brasil e os rafales ;;
E logo com os “baratinhos” Gripen , imaginem se fossem Rafales. Iriam 0 Km pro espeto.
Falta total de planejamento. Será que nosso MD não esta indo pro mesmo caminho escolhendo o Rafale ?
Se o governo e a FAB tem tanto receio quanto aos americanos na transferência de tecnologia, eu não entendo o porque do Gripen que tem muitos componentes americanos quase 50% ser o preferido da FAB…Se a FAB e o governo tem receios do hornet deveria ter do Gripen tb… vai entender… So falta o Brasil comprar o Gripen e os EUA barrarem diversos componentes… o que não é nada improvável.. muito pelo contrário.
Muito interessante esta notícia, mas o que mais gostei de ver foi o “negão” sentado na asa do Gripen. Sou branco espanico, mas é muito bom ver que o racismo está acabando na South Africa e que finalmente os negros estão conseguindo empregos melhores em seu próprio país, onde foram durante muitos anos dominados e segregados pelos ingleses e alemães.
Que chegue logo o dia em que tenham pilotos afros na SAAF.
fabio em 11 mar, 2010 às 18:02
Fábio,
Conforme mais que debatido no blog, as tecnologias sensíveis estão sob o controle da Saab, as demais, se ocorrer embargo, podem ser substituídas por outro fornecedor.
Abs.
Cristiano GR,
Já existem. http://www.gripen.com/en/MediaRelations/Pressreleases/2002/SApilot_gripen.htm
fabio em 11 mar, 2010 às 18:02
Fábio, as unicas pessoas que ficam com esta lenga, lenga de embargos, são o Sr. Nelson Jobim, Marco Aurélio “top, top” Garcia e Celso Amorim. Se fosse pela vontado do CA, os vespões já estariam rasgando os céus brasileiros a muito tempo. Afinal, a FAB sabe que praticamente todas as suas aeronaves, ou são americanas, ou utilizam componentes americanos. E o mais engraçado, ela que é a maior interessada não parece ter medo.
É os 4000milUSD hora, provam ser conto da carochinha… e arrisco a dizer que os custo destes gripens ultrapassam os 10mil!
Sds!
Não vou comentar sobre pilotos africanos brancos, africanos pretos, e essas coisas. E se permitem, acho que os colegas devem fazer o mesmo.
Quanto à hora de vôo, deviam parar com isso de ficar escolhendo muito, se preocupando muito com preço disso, daquilo, tecnologia irrestrita (hahahahahaha!!!) e comprar logo.
Não estou defendendo comportamento impulsivo. Eu quero dizer que se ficarmos demorando muito e querendo escolher demais o tempo e as oportunidades vão acabar.
Parece que a maioria do pessoal não leu a matéria na integra, ou então eu é que não entendi nada do que foi escrito.Entendi que as aeronaves foram da Suécia p/ A. do Sul, via marítima, razão pela qual estavam sendo transferidas do porto p/alguma base via rodoviária, razão pela qual não entendo alguns falarem em custo da hora de vôo.
Não se preocupe Chico, que os nossos irão rodar com biocombustível… A SAAB faz de tudo pra vender esta idéia do Gripen NG e têm gente que compra e ainda pede pra entregar em casa nem que for de caminhão…
A ‘roubalheira’ foi tanta, por causa da copa ,que não sobrou nem pra ‘gasosa’é um absurdo aeronaves vindo de navio.É lament´vel pois a força aérea desse país já foi matéria da RFA,que pena.
Lamentável desculpem.
Quem não aguenta voa Cheetah!
Esse corte de verbas na Africa do sul, pode prejudicar o programa do missil A-Darter?
Gostaria de saber quantas horas um piloto de Caça da FAB voa em media por ano, se alguém souber me diga por favor.
A questão dos Gripen ficarem no chão da África do Sul é conseqüência da crise econômica internacional que começou no final de 2008 e jogou o PIB para baixo em 1,8%. A inflação está em dois dígitos e a taxa de desemprego passa de 20%. Além disso acrescente os gastos astronômicos da Copa do Mundo, que periga fortemente a ser um desastre financeiro. A SAAF escolheu o Gripen por três oficialmente por razões: 1. transferência tecnologia; 2. qualidade do avião, especialmente em relação a avionica e sistemas de armas e 3. custo (manutenção e hora de vôo).
Francisco AMX em 11 mar, 2010 às 21:21
“É os 4000milUSD hora, provam ser conto da carochinha… e arrisco a dizer que os custo destes gripens ultrapassam os 10mil!
Sds!”
É Franscisco, apesar de ser gripeiro, o custo de 4K é exagerada, mas acho que fica bem abaixo dos 10K, já como relatado, seu projeto desde o início teve como meta a redução deste item. Acredito que deva ficar abaixo ou no máximo a de um F-16.
Abs.
Fsinzato, eu sou mais em acreditar que ele fique acima do F-16, mesmo com o projeto pensando assim, os custos do Gripen estão na zona do Euro, a SAAB detem a tecnologia do avião, mas paga pelos componentes diversos como sensores, radar… a maior parte dos royalties pagos vem da zona do Euro, inclusive o motor, que apesar de pagar royalti para os americanos, é fabricado na Suécia… os custos de se produzir algo na Suécia são maiores que nos EUA… O F-16 tb foi concebido com o fator custos preponderante, ao todo foram quase 5000mil unidades… a pouco a… Read more »
bandeira em 11 mar, 2010 às 22:41 e Christiano em 11 mar, 2010 às 23:42, A notícia sobre as horas de voo que estarão disponíveis nos próximos anos devido a contenção de custos é uma coisa e a nota do Blog é outra, e por isso mesmo está classificada como nota do blog… A nota do Blog simplesmente faz uma brincadeira com esse fato ao mostrar fotos de um deslocamento rodoviário após um transporte por via marítima. Qualquer relação de uma coisa com outra, que vá além da brincadeira, fica por parte da imaginação dos leitores Por motivos que dizem… Read more »
Fica no ar a pergunta: qual o custo (real ou estimado) das horas voo do Grifo sulafricano ???
A única certeza é que náo são 4k/h … Se especialistas da Noruega calcularam o custo do NG em 8k/h usando uma extrapolação dos custos dos C/D, então podemos dizer que o custo de hora-voo do Grifo é uma verdadeira caixa-preta, já que o NG só fica pronto em mais 3/4 anos …
Ooooooooooops !!! Desculpem o exagero !!!
O custo hora-voo do Grifo não é uma caixa preta, é apenas um segredo industrial (rs)
Cadê as garotas propaganda do Gripen? ele não foi feito sob medida para forças aéreas com poucos recursos??? Amigos,essa notícia só mostra que o que a SAAB diz em relação aos valores do Gripen não passa de especulação. Muitos dizem que o Gripen é o caça ideal para a FAB porque ele é o mais barato de se manter, mas esquecem que com os recursos que a FAB tem hoje ela mal consegue manter os F-5, AMX, F-2000 e cia voando,ou seja, o governo, independente do vetor escolhido no F-X2, terá que disponibilizar à FAB.Caso contrário não teremos uma força… Read more »
Está história dos 8.000 dolares de custo de hora do Gripen que eu saiba foi coisa da Isto É, nunca li em nenhuma revista estrangeira ou Blog sobre este valor e nem vi a Noruega emitir um comunicado disso. O Gripen pedeu lá por uma única coisa, tava brigando com o F-35. Eu li numa das edições da Official magazine of the South African Air Force que o 85 Combat Flying School calcula a hora vôo em torno de 5,500 U$S, e não oito mil. É claro que devemos levar em conta que os SulAfricanos estão voando (quando podem) com… Read more »
acredito que realmente fora uma ação economica do pais em todo caso ,fora as especulações da imprensa crei que somente o governo sabe seus motivos para esta atitude , em todo caso : curioso, para que telos c não pode usalos ? vms esperar para ver o q acontece, eu acho não sei porque , não tenho fonte em nem escutei nada , mais tem dedo dos americanos na parada , eperem e veremos depois me digam .
O mundo inteiro ta na penúria, senhores. Crescemos lendo livros que citavam a escala da guerra Fria, tempos bons aqueles, em um ano um avião novo fica pronto, no ano seguinte dez mil estavam prontos, e os russos já estavam respondendo do outro lado !! Agora, tudo acabou. Passamos o dia ouvindo sobre os novos inimigos: Taleban, Al qaeda, sadam hussein, Khamenei, o pobre coitado do cabelo espetado norte coreano e poxa, Chávez e Fidel !!! Car***, será que não tem mais inimigos nesse mundo ?? É a isso a que se resumiu as forças armadas, como forças assimétricas inúteis… Read more »
Aí estou colocando a disposição da FAB , os aviões que fabrico aqui em casa , são equipados com motor da VEMAG,atiram bolinhas de papel umidecidas em saliva e soltam bombas de gás(resultado de muita batata-doce)comprimidos em tubos de aluminio,alcançam de 0 a 100 km em 1:50hrs,seus aviônicos são de última geração(utilizam vizores digitais reaproveitados de algums relógios que vieram via Paraguai) e termino dizendo que o caça é indetectável aos radares inimigos ,tudo baboseira esta converssa toda de GRIPEN , F-18 ,RAFALE .É por estas e outras que o BRASIL SEMPRE SERÁ DEPENDENTE DE TECNOLOGIA , POIS NÃO INVESTE… Read more »