F-35: entregue a primeira seção central de fuselagem de produção
No último dia 30, a Northrop Grumman Corporation anunciou a entrega da seção central de fuselagem do primeiro F-35 Lightning II de produção. A entrega foi feita no dia 22 de abril para a Lockheed Martin, empresa líder do programa Joint Strike Fighter, no qual a Northrop Grumman é uma das principais parceiras. Esta primeira aeronave F-35 de produção, denominada AF-6, é da variante “A”, de pouso e decolagem convencionais, destinada à USAF (Força Aérea dos Estados Unidos).
Segundo a empresa, foram realizados investimentos significativos em robótica para acelerar a produção das seções centrais. A instalação de furadeiras robóticas durante a fase de produção inicial, de baixa cadência, deverá reduzir o tempo do trabalho de furar em até 70%.
A entrega desta primeira seção central de fuselagem de produção marca a transição da fase de desenvolvimento e demostração (SDD – system development and demonstration) do programa para a fase inicial de baixa cadência produtiva. Durante a fase SDD completou-se o desenvolvimento de engenharia para a seção central, assim como o desenvolvimento e validação do design do sistema de produção, do ferramental e dos processos e procedimentos de manufatura.
A Northrop Grumman é responsável, dentro do programa do F-35, pelo design e produção das seções centrais de fuselagem das três variantes da aeronave: de decolagem convencional; de decolagem curta e pouso vertical; e a de uso em porta-aviões (clique aqui para ler matéria sobre o trabalho da Turquia para se consolidar, mundialmente, como segundo fornecedor das seções centrais de fuselagem para a variante de pouso e decolagem convencionais).
A empresa também desenvolve e produz o radar do F-35 e outros itens-chave da aviônica, como os subsistemas eletro-ópticos e de comunicações e os softwares dos sistemas de missão e de planejamento de missão. Além disso, lidera a equipe responsável pelo desenvolvimento dos cursos de treinamento para pilotos e equipes de manuteção, assim como dirige o uso, suporte e manutenção das tecnologias de baixa observação (furtivas) por essas equipes. Espera-se que a produção do F-35 ultrapasse as 3.100 unidades.
Fonte e fotos (duas primeiras): Northrop Grumman Foto de baixo: jsf.mil
É aquela história: muito se fala, muito se reclama, muito se comenta, mas o programa JSF continua caminhando muito bem obrigado, e nenhum parceiro até hoje desistiu do mesmo… Muito pelo contrário, alguns novos ainda ingressaram recentemente (ex da Noruega).
É pros russófilos-vermelhuxos de plantão repensarem alguns conceitos sobre a mais do que nunca contestada capacitação da indústria bélica militar dos Estados Unidos…
Felipe Cps…
ahahahahah. Você é hilário.
“É pros russófilos-vermelhuxos de plantão…”
Cada um tem a sua opinião amigo… ahahahhahahah. Legal mesmo!!! Más o fato de alguém preferir aeronaves russas não os torna “vermelhuxos”…
Abração Brother.
Bom, para quem acha que um programa industrial da complexidade de uma moderna aeronave de caça, ser resume a cortar umas chapas, apertar uns parafusos, integrar alguns sistemas já existentes e depois colocar um motor novo e mais potente, esta seqüência de postagens do Blog sobre como anda o processo de produção do F-35 mostra uma casquinha do trabalho envolvido. Acho que a complexidade que estes aviões estão atingindo mostra um momento singular, algo como: ops, apesar de possível fomos muito longe!!! Um novo paradigma esta surgindo…… E concordo com o Felipe, o povo gosta de soltar o verbo contra… Read more »
Essa aeronave parece ser maravilhosa, mas é muito feia. Olhem a foto, parece um ser deformado, é ridícula
O Programa do F-35 é uma excelente oportunidade pro Lula conversar com o Obama e agregar a Embraer no mesmo, fazendo a “coisa certa” como “cara” e esquecendo esses caças de 4ª geração que rondam essas paragens. Vamos logo pro “estado da arte” da produção de aeronaves de caça! A Embraer tem muito a ganhar com essa parceria, pois tem quadros capazes de assimilar muito bem as novas tecnologias envolvidas, ao contrário da Turquia que não é “expert” nem em automóveis, haja vista que a pouco tempo produzia um Renault aparentado com a antiga Ford Belina (1ª versão do Ford… Read more »
Zorann: o loco, nem é tão feia assim, só é… “diferente”, rsrsrs
Zero: num é seu caso broe, mas é que tem uma negada que “baba ovo” pra cada tranqueira e desce a lenha no F-35 só porque é “americano” (e olha que nem é tanto assim)…
Carlinga: quanto à Embraer no JSF: acho que o “momentum” já passou, infelizmente… Agora vai precisar de mais do que uma conversada do “Molusco-O-Cara” com o Obama… Também, quando perguntada, a LM foi fazer doce…
Abraços.
Carlinga, vc está falando do Renault 12 ou 19, que também foi montado na Argentina?
Quanto à Embraer no F-35, concordo com o Felipe Cps. O tempo já passou e o foco é outro.
Henrique Souza (e demais): o Blog tem procurado realmente mostrar o desenvolvimento do F-35, pois entende que o futuro do mesmo tem enorme importância no reequipamento da USAF e das forças de diversos países. Assim, ao digitar F-35 no campo Busca, do Blog, diversas matérias aparecerão.
Saudações a todos.
Alguem sabe me disse se a Austrália tem armas nucleares ( A Austrália necessita de fortalecer maciçamente a sua capacidade nuclear para enfrentar o crescimento da China e o possível declínio da influência americana na região”, destaca o livro branco hoje divulgado, segundo a síntese feita pelo jornal “The Age”.) isso esta no blog do vinna.
Carlos.
Ao que consta a Austrália não possui um arsenal nuclear. Más faz parte do Commonwealth no qual a Inglaterra que tem armas nucleares comanda…
Abraços.
F35 rules… Más como já disse, muitos países que entraram no programa ainda temem o seu atraso e estão estudando outras opções… Más é um programa importantíssimo para os EUA. Só lembremos que esta e a primeira montaem da versão “A” e em baixa cadência. Faltam a “B” e a “C” recomeçarem… E tem um porém. Será que a versão de exportação do F35 não terá alguns sistemas degradados fazendo com que ele se assemelhe a um caça de geração 4,5 ou 4++ como alguns preferem chamar? É algo a se discutir e lí sobre isso na revista FORÇA AÉREA…… Read more »
Ops…
Desculpe pessoal! meus tópicos apareceram como Uno Zero más é o Zero Uno quem postou ok? kkkkkkkkkkkkk…
Putz…foi mal.
Carlos: a Austrália não tem armas nucleares nem vai ter jamais, porque a Chefe de Estado dela tem (a Rainha Elizabeth II de Inglaterra).
Abs.
Felipe.
Tens razão Felipe…
Felipe Cps isso esta no blog do vinna da uma olhadinha nisso e ler.
Sim o JSF vai para frente por ser um avião mais barato e moderno que o F-22A. Só que ainda os Estados Unidos tem que construir muitos F-22 e F-35 para superar suas forças de F-16 e F-15.
“russófilos-vermelhuxos de plantão”
Essas são as palavras de um alieneado que levou anos assistindo filmes de origem americana como Rambo e documentários do History Channel e Discovery Channel.
Um detalhe à industria bélica da China, Europa e Rússia estão ganhando mais mercado que as industrias dos Estados Unidos e isso tá deixando eles putinhos.
O que é “alieneado” caro Raphael Barros? Seria uma mistura de “alien” com “noiado”??? Procurei no dicionário e não encontrei… Aprenda a escrever antes de falar mal dos outros mestre. E preste especial atenção de quem você fala mal, porque não está a falar com nenhum moleque de escola secundária. Quanto ao mérito de seu coment “indústrias bélicas”, V. Sa. proferiu mais uma de suas intervenções já “clássicas”: A Européia tá tão boa que o Rafale num vendeu nada, o Eurofighter bem perto disso, e a Saab pode vir a ser comprada pela Embraer. A chinesa só produz seus produtos… Read more »
Puxa vida… “xexelentos” foi demais pra mim! Mas a verdade é que esse caça pode sim se tornar um novo sucesso de vendas como foi o F-16. É um projeto tecnicamente arriscado, principalmente a versão V/STOL, mas vai surpreender muita gente quando estiver em serviço. Na verdade são 3 aviões diferentes, apenas com o mesmo nome e externamente parecidos. Aliás, a negativa da LM e do governo americano em oferecer o F-35 ao Brasil não se deu por restrições ao avião em sí (o que eles mais querem é vender esse avião!) mas foi devido ao fato de que a… Read more »
primeiro vamos aguardar pra ver o desempenho deste caça, que definitivamente é inferior ao f-22, mas ninguém aqui sabe como ele agirá diante de caças modernos como Rafale r thyphoon, qualquer coisa que disseem agora é chute. Sabe-se que o valor desse caça é de 113 milhões de euros e que a Inglaterra diminuiu o número de pedidos e a Holanda resolveu esperar mais para ver se adquiri este caça que é extremamente caro, quase o dobro do preço do rafale e mais do dobro do gripen. + de 3.000 unidades de f-35 duvido muiiiiito mesmo, acho que não chagará… Read more »
Outra prova de que os caras estão muito à nossa frente ( resto do mundo). Este aparelho dentro da doutrina dos EUA faz apenas a rapina em cima do estrago dos misseis de cruzeiro disparados por subs, Destroyers e bombas lançadas pelos B-2, UCAV’s respectivamente, contra estações de radar, bases aéreas, centros de comando e controle, estações de rádio e tv, pontes, etc… Vejam, os F-35 são a segunda ou terceira onda de ataques e enfrentarão um inimigo bastante debilitado pelo ataque prévio citado acima, com o detalhe da alta furtividade e apoiados por F-22, mais furtivos ainda. Após essas… Read more »
Embora não seja exatamente a mesma parte do conjunto. Impressiona a diferença de diâmetro e complexidade entre o F-35 e o Saab que aparece na matéria da venda da empresa para Embraer.
Escrevente,
poderia “escrever” de novo ? rsrs … não entendi nada … vc tá falando do diâmetro das duas aeronaves ? … é isso ? … e a complexidade é do vetor ou do negócio Embraer X SAAB ? …^pergunto pq nessa matéria não consta diâmetro nem complexidade do Gripen …
abraço
Kaleu
Felipe Sps, vc tá brabo memo em brow ???
liga não … tem gente que escolhe caça por ideologia … apoiam aquela mumia do Chaves … acham que Cuba é um paraíso … Berlim nunca teve muro … que o Lugo, Rafael Correa e Evo NÃO são umas bestas quadradas … acham até que as Farc são democráticas … fazer o que né ??? … cada um, cada um …
abraço
Kaleu
Felipe Sps não é Cps rsrsrs desculpa aí !
Rodrigo Marques, o F-35 então é um F-117 (caça bombardeiro) com capacidade de figth (BVR) e dog figth, atuando como mult-role e superioridade aérea ?
kaleu,
Apesar da desiginação “F” o F-117 não foi um caça bombardeiro, ele se utilizou de bombas de precisão para atacar diversos alvos no Iraque em 91 e 2003, Panamá Servia e Afeganistão. Então ele foi um bombardeiro, correto? Que eu saiba nao houve registros deste aparelho derrubando outros aviões.
Tanto é que a superioridade aérea no Iraque foi garantida pelos F-15, F-14 e F-18.
Já o F-35 é um multi-role ( teoricamente ele vem substituir o F-15, F-14, F-16 e F-18), porém acredito que no caso dos EUA será apoiado pelo F-22, esse sim um caça puro sangue.
Abraços
Ah Kaleu, desculpe a “brabeza” é que tem hora que cansa ler certas asnices…
Grande abraço.
“desiginação” não existe, é designação 🙂
Substituir F-15 nada! Quem vai fazer isso é o F-22 ( Desculpem, são muitos F’s )
Sobre os F-117 eles ja foram aposentados ?
Nada como ler os posts acima tentando adivinhar o que fará a Força aérea americana com seus programas de substituição de caças.
Os conflitos estão mudando de perfil, aumentando a complexidade e a quantidade de vetores, especificações e aplicações cotinuarão mudando para adaptação aos novos tempos.
Os aviões do futuro não precisam cumprir exatamente as mesmas missões dos aviões que hoje estão em serviço.
Esse F 35 é formidavel.
Americanófilo
Bom dia a todos Welligton, para o amigo Felipe Cps o preconceito parte de nós que gostamos de equipamentos militares russos, porém nunca nos referimos as aeronaves americanas da forma que ele se refere as russas como, lixo, porcaria e outras coisas mais, além de zombar quando essas se acidentam como se isso não ocorresse com aeronaves ocidentais, fazer o que, o assunto é o processo de construção da aeronave americana aí vem um colega e começa a falar dos “lixos” russos, coisa que não tem nada haver com o artigo publicado, é como falei em alguns post anteriores que… Read more »
Que monte de bobagem que vcs russófilos falam não? Nem vou responder, apenas digo que não sou “fã” de país nenhum, muito menos dos EUA, mas quanto a eles eu tenho que reconhecer a grandeza. Gosto mesmo é do meu país. Quanto à Rússia e China por mim poderiam ser riscadas do mapa sim; como acho que o Véio Tio Samuel também poderia riscar o Zimbábue (outra ditadura), por exemplo, do mapa. Num gosto de ditaduras, e não tem nada de bom nelas, ao contrário do que o Russófilo-Mor fala. Tudo que eles fazem ou é lixo, ou é roubado/espionado… Read more »
Vejam só como são dois pesos e duas medidas: – o programa do F-35 conta com a liderança da maior potência econômica/militar da atualidade (e por no mínimo mais ¼ de século) e a participação (em dinheiro e conhecimento) de mais que 10 países, não por acaso democrática e economicamente desenvolvidos, e outros querendo participar; – o avião já voou, o motor já esta funcionando e os sistemas sendo integrados; – a fase industrial de larga escala já esta sendo implementada, e a expectativa de produção vai fazer a de todos outros caças recentes (tirando o Thyphoon) parecer coisa de… Read more »
Concordo com o que o amigo Escrevente escreveu (pleonasmo pouco e bobagem….hehe). Nestas últimas fotos do Gripen e do F-35, tb fiquei impressionado com a diferença na área transversal da sessão.
Apesar de não parecer, o F-22 e F-35 são muito volumosos. Volume refletindo em grande capacidade interna de: armas, combustível e aviônicos.
Calma galera.
Vamos continuar debatendo no campo das idéias e não ideológico. Vamos com um pouco mais de calma, ok? Afinal, a bi-polaridade acabou faz tempo e o que TODOS os países buscam hoje são interesses comuns.Senão, países democraticos não estariam tendo relações bi-laterais entre sí e mesmo com países de regimes fechados. O que importa são os interesses envolvidos e se for benéfico para ambos a ideologia sempre vai ficar em 2o plano… Sempre.
Abraços.
Lendo uma matéria sobre o F-35 na REVISTA FORÇA AÉREA, um dado que me deixou deveras intrigado. Será que o F-35 na versão de exportação não será degradado em seus sensores e outros equipamentos em relação aos F-35 entregues para a USAF e US Navy?
Se caso isso acontecer, muitos especialistas acreditam que o F-35 de exportação poderá se transformar num caça de geração 4,5 ou 4++ como alguns preferem citar, não valendo a pena o alto investimento neste vetor. Será mesmo que isso ocorrerá?
Fica a pergunta no ar…
André Castro ,
os F-117 foram aposentados após algumas modernizações. Por exemplo, os promeiros possuiam pequenas “antenas” ( rádio e tubo de pitot ??) externas no “bico”, que foram removidas nos modernizados. Acredito que os altos custos de manutenção e a evolução da tecnologia stealth com o B2, F-22 e agora o F-35 tenham sido determinantes para sua aposentadoria.
Aqui mesmo existem informações sobre ele e fotos das primeiras versões
http://www.aereo.jor.br/?p=5289
acho precipitadi falar que o f-35 será um grande caça, acho que deveríamos aguardar, até mesmo para ver a agilidade, a capacidade de carga no modo stelth e aguardar para ver se os IRSTs serão o suficiente para realzar um combate BVR de igual para igual.Somente quando os f-35 estiverem disponíveis para nações que não sejam EUA e Inglaterra e esses caças fizerem exercícios de guerra contra os sukhois, os Rafales, Thyphoon e gripen, somente nesse caso é que realmente saberemos a capacidade deste caça, até lá é tudo conversa fiada, chute, nimguém sabe como a crise irá afetar os… Read more »
os f-16 foram um sucesso porque tinha um baixo custo de aquisição e manutenção, os f-35 não tem nada disso, com um f-35 dá pra comprar 2 gripens e a manutenção desses 2 gripens custa o mesmo que o de 1 f-35.
Caça de VERDADE MESMO chama-se RAPTOR F22 este sim uma grande aeronave.
Os EUA lançaaram este caça para ganhar mercado nada mais que isso.
A joia da coroa mesmo chama-se RAPTOR F22
E este ninguém tem ou terá a não ser os proprios americanos.
Se isso ocorrer, sera o 3º golpe que a Lockheed Martin resebe do Governo Norte Americano, ja que a Lockheed Martin ate a medade dessa decada tinha a intenção de venda mundialmente somado as 2400 unidades americanas com mais 75 israelences, um total de 6000 unidades. Mais veio o 1º golpe do governo que vez restrições ao F-35 impedindo que os paises importadores do caça não resebecem transferencia de tecnologia nem para manutenção, que seria feita pela propia Lockheed Martin, o que resutol que o Reino Unido que iria garantir que o F-35 totalizaria somado as unidades americanas e israelences… Read more »
Welligton e Leonardo, concordo com vocês e assino embaixo.
O Felipe cps é um *troll, ainda por cima carregado de pré-conceitos, que com suas provocações e ofensas aos que não se encaixam em sua visão estreita das coisas, acaba muitas vezes prejudicando bastante o bom debate que ocorre neste forúm.
*Definição de troll:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)
Felipe Cps em 07 mai, 2009 às 9:17 Beleza meu velho? Quanto a frase embaixo, vou fazer um comentário à respeito ok? “Tudo que eles fazem ou é lixo, ou é roubado/espionado do ocidente. Basta dizer que o maior ícone da indústria soviética de todos os tempos foi um projeto copiado/roubado da Alemanha Nazista (o Sturmgewehr 44).” Ao término da 2a GM Felipe, tanto os EUA quanto a URSS roubaram planos e plantas de aviões e caças a jato e “convidaram” cientistas e engenheiros Alemães para “trabalharem” nas respectivas indústrias bélicas desses países. Não sou anti-americano ou seja lá o… Read more »
Zero Uno,
complementando, não esqueçamos que o inventor do avião, como vôo comprovado, foi o brasileiro Santos Dumont, más os americanos não aceitam e fazem propaganda dos irmãos Wright como sendo os inventores..
Então pelas contas teremos:
2400 encomendas a 113 milhões de euros? Isso dá mais ou menos 300 Bilhões de euros? Mais armamento, treinamento e manutenção? Pobre Lockheed Martin…
Aliás, sobre este tema, de quem inventou o quê, especificamente sobre o avião tem uma entrevista na folha, está muito boa.
Trecho:
“É muito complicado, num desenvolvimento tecnológico, dizer quem foi o pai da criança. Quem inventou o navio? Qualquer um. Um produto tecnológico são várias descobertas que vão culminar num determinado momento”, diz. O “momento” do avião é complicado de determinar.”
A entrevista completa:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15410.shtml
pelas notícias os EUA pretendem comprar 2.400 f-35, e como eles pretendem vender 3.100 significa que países como Inglaterra, holanda, noruega, israel, japão e austrália, terão que comprar cada um em torno de pelo mens 100 caças f-35, ou seja cada país desses terá que gastar + de 11 bilhões de euros na compra desse caça e não ter direito nem a fazer a manutenção deles.kkkkk parece piada, claro qu ninguém vai fazer isso, só se for um louco, será que um país como a noruega tem 11 bilhões de euros para investir neste caça? será que a holanda também… Read more »
lembro que os EUA terão déficit de 1,8 trilhão de dólares para o ano que vem, imagina gastar esses 400 bilhões de dólares em um caça.
Tadeu.
Todos sabemos disso. Más deram aos irmãos Whrit “oficialmente” o título de inventores do avião. Quem fez isso foi a Suprema Corte dos EUA. Más na Europa o nosso Santos Dumont é tido como O Inventor do mais pesado que o ar.
Isso acontece. Más os Americanos fazem máquinas maravilhosas também… Não há como se contrapor a isso. A indústria aeroespacial deles é avançadíssima e, na história, sejamos francos: Nada se cria, tudo se copia. E por aí vai…
Abraços.